Início Lugares Inesquecíveis Gallup é considerada a capital indígena dos EUA

Gallup é considerada a capital indígena dos EUA

COMPARTILHE

Gallup é uma cidade no noroeste do Novo México, sede do condado de McKinley County. A população dali data de 2500 a.C. com o estabelecimento dos primeiros pueblos. Fica praticamente no meio caminho entre Albuquerque (226 km a oeste), no NM, e Flagstaff (298 km), AZ. Atualmente, abriga 21 mil moradores. A U.S. Route 66 passa pela cidade, que é inclusive mencionada na letra da música “Route 66” de Bobby Troup.

Quando os conquistadores espanhóis liderados por Francisco Vásquez de Coronado chegaram à região em 1540, encontraram uma cultura próspera e bem implementada dos nativos americanos. Esses assentamentos mostraram aos espanhóis métodos de construção, artesanato e agricultura que eram incomumente sofisticados!

Fundada em 1881, como uma pequena sede da empresa responsável pela construção da rota ferroviária transcontinental do sul, seu nome foi um tributo a David L. Gallup, responsável pelo pagamentos da Atlantic and Pacific Railroad. Os trabalhadores ferroviários logo começaram a “ir a Gallup” para pegar seu salário. Quando a construção finalizava na região em 1881, o novo assentamento foi formalmente nomeado pelo pagador. No seu primeiro meio século, a economia local foi amplamente respaldada pela mineração de carvão.

Além da ferrovia e das minas de carvão, o comércio com as tribos Zuni, Hopi e Navajo transformou-se em atividade importante. Os postos comerciais espalharam-se e a cidade ganhou status econômico. Na primeira metade do século passado, Gallup era conhecida como “Cidade do Carbono”, devido à abundância de minas carvoeiras. Em 1860 foi erguido o Fort Wingate, que ajudou a proteger o lugar durante confrontos ocasionais entre os cidadãos e os indígenas. A vinda da Route 66 fez com que aumentasse o número de motéis e outros serviços na região.

A essa altura, a Route 66 estava chegando cada vez mais perto da Califórnia, a meca do cinema mundial. Assim, é compreensível que tanto o Novo México, quanto o Arizona e várias cidades no caminho de Hollywood tenham sido utilizadas com frequência como cenários de filmes.

Também reconhecida como capital indiana do mundo, a atual Gallup apresenta uma parcela significativa da população (43%) local de nativos, abrigando as tribos de Navajo, Zuni e Hopi. Os mais numerosos são os Navajos, que hoje são amplamente considerados por conta de sua arte em lã, tapetes e cobertores, muito procurados. Um segundo grande assentamento nativo americano na região, o Zuni Pueblo, está a 35 km ao sul da cidade. Os Zuni são mais conhecidos por suas joias delicadas confeccionadas com pedras de turquesa ou coral e prata. Os Hopi são famosos por seu belíssimo artesanato em cerâmicas.

Gallup tem um clima agradável, com mais de 280 dias de sol durante o ano. A baixa umidade do ar e as temperaturas elevadas prevalecem. Porém, te aconselho a levar alguns casacos ou blusas para passeios noturnos.

Em Gallup, a atração principal da cidade tem ligação direta com a indústria do cinema! Devido à sua proximidade com o Monument Valley e outros cenários preferidos por Hollywood, o El Rancho Hotel foi o anfitrião de muitas estrelas lendárias como John Wayne, Kirk Douglas e Ronald Reagan. O icônico hotel erguido em 1936 parece uma daquelas mansões do sul dos EUA, toda trabalhada em tijolos, madeira e pedras. A lareira, os troféus de caça e a tapeçaria Navajo criam exatamente um ambiente meio ‘caçador’ daqueles de filme western. Por lá, ainda existem fotos autografadas das celebridades espalhadas pelos ambientes e cada quarto homenageia um ator diferente. A fachada do lugar tem um chamativo neon que diz: “Charme de ontem, conveniência do amanhã”. Outro local inusitado é o Lariat Lodge, motel de 1952 cujo letreiro tem um cowboy segurando um laço.

Um outro local do tipo must to see em Gallup é o Code Talker Mural. Explica-se: o governo dos EUA empregou índios navajos para transmitir mensagens codificadas em seu complicado e quase ininteligível idioma durante as Primeira e Segunda Guerras. Como reconhecimento da sua contribuição durante a guerra, os nativos foram condecorados (muitos postumamente) e foi pintado um belíssimo mural em sua homenagem! Além deste, existem mais oito murais espalhados pela cidade, que valem a pena serem admirados e registrados.

Visite o El Morro Theatre, teatro clássico da Route 66 erguido em 1928 em estilo colonial espanhol e todo decorado com motivos indígenas, lindo local para ver!

O Red Rock Park é ideal para piqueniques, trilhas ou simplesmente curtir o visual das formações avermelhadas de arenito formadas há 200 milhões de anos. O centro de convenções local organiza eventos e o local ainda dispõe de uma área para camping e museu.

Há dois eventos que a cidade promove, caso você esteja por lá nestas datas segue a dica: o The Red Rock Balloon Festival, durante o primeiro final de semana de dezembro, é uma corrida de balões com 100 participantes; e as Native American Ceremonies acontecem todo mês de agosto com muita música, dança e comidas típicas. Ainda tem rodeios indígenas e concursos de Miss, além de muita animação e um festival de cores!

Não deixe de conhecer o Zuni Pueblo, sítio histórico rodeado por casas feitas de arenito e local do primeiro contato dos europeus com os ameríndios; o Rex Museum, cujo acervo é composto por artefatos que narram a história da cidade e da região; e o Native Art at the Gallup Cultural Center, que exibe peças do belo artesanato dos povos nativos americanos, além de peças contemporâneas.

Para comer, o Angela’s Café é uma boa pedida para o café da manhã, a comida caseira é caprichada e tem um ótimo preço. No Jerry’s Café, merecem destaque para as tortillas crocantes acompanhadas com molho de chilli. O prato de encilladas com arroz e feijão é bem farto. O Earl’s Family Restaurant serve uma deliciosa comida mexicana. E, por último, o Sammy C’s Rock N’ Sports Pub & Grill é um local bacana para fazer uma refeição rápida. A porção de fritas e generosa! Os atendentes são eficientes.

Em termos de acomodação, o famoso El Rancho Hotel dispõe de piscina, Wi-Fi gratuito, ar condicionado, quartos grandes e confortáveis. Outras boas dicas são o El Capitan Motel, o Desert Skies Motel e o Hacienda Motel.

E aqui termina o estado do Novo México. Seguimos para o próximo estado, Arizona!

 

Cidades na Route 66 no estado do Novo México

Tucumcari | Santa Rosa| Las Vegas (NM) | Santa Fé | Albuquerque | Grants |

Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Quase no final da estrada no Novo México

São mais de 100 filmes feitos na estrada

O The Blue Swallow em Tucumcari

Albuquerque é a cidade mais agitada do Novo México

Santa Rosa é uma comunidade pitoresca no Novo México

O Novo México parece não ter fronteiras

Santa Fé a “terra da montanha mágica”

No pueblo de Tesuque o respeito à tradição é total

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Sempre têm muitas outras pessoas fazendo o mesmo

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus