Início Lugares Inesquecíveis Europa Dublin é repleta de histórias e paisagens fascinantes

Dublin é repleta de histórias e paisagens fascinantes

COMPARTILHE

Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. Foi fundada pelos vikings e está localizada às margens do rio Liffey. Seu nome deriva da palavra irlandesa Dubhlinn, ou “Lago Negro”. Tem uma população de 650 mil habitantes, mas a região metropolitana tem 1.900.000 de moradores. Atualmente, é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional irlandês. Dublin está à altura de muitas grandes cidades europeias em termos de vibração, vida noturna e atrações turísticas, e é a porta de entrada mais popular para os estrangeiros na Irlanda.

Dublin é desproporcionalmente grande para o tamanho do país, quase um terço da população irlandesa vive na grande Dublin! O centro, entretanto, é relativamente pequeno e pode ser explorado a pé com facilidade.

É a terra de George Bernard Shaw, Oscar Wilde, Bram Stoker, Samuel Beckett, James Joyce (autor de Ulisses), entre outros. Além de escritores, Dublin também é a cidade natal do ator hollywoodiano Colin Farrell e de grandes músicos como os das famosas bandas U2 e The Corrs. Várias bandas de rock hoje em dia se inspiram na cultura irlandesa e de Dublin, como Flogging Molly, Dropkick Murphys,  Orthodox Celts e High Kings. C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, passou grande parte de sua infância na cidade e também a descreve como inimaginável!

Dublin possui um clima temperado marítimo, caracterizado por invernos frios e verões suaves. A capital irlandesa tem menos dias chuvosos do que Londres. A temperatura máxima em janeiro é de 8 °C e a temperatura máxima em julho é de 19 °C. Os meses ensolarados são maio e junho; o mais úmido é dezembro; e o mais seco, fevereiro. Devido a se situar numa latitude norte, Dublin tem cerca de 19 horas de luz no verão e 9 horas no inverno. O verão costuma ser uma das melhores épocas pela variedade de programação ao ar livre. Mesmo assim, convém sempre levar um guarda-chuva ou capa, pois é um país que chove muito.

Procure visitar Dublin na primavera e curtir as tradicionais festas do St. Patrick’s Day!

A maioria dos visitantes chegam a Dublin por meio do Aeroporto Internacional de Dublin, situado cerca de 10 km ao norte. Esse aeroporto oferece uma grande quantidade de voos, tanto nacionais como internacionais e recebe a maior parte do tráfego aéreo de todo o país. Vários serviços regulares de ônibus cobrem a rota entre o aeroporto e o centro da cidade. As linhas de ônibus de viagem Airlink e Aircoach oferecem ligação direta com o núcleo urbano e principais hotéis, bem como com as principais estações ferroviárias e ônibus. Também há um serviço de táxi que cobre o trajeto entre o aeroporto e Dublin.

A capital irlandesa tem uma vasta rede de vias rodoviárias e ferroviárias. Na cidade, existem ônibus e metrô que possibilitam um fácil deslocamento pela cidade. Também é possível deslocar-se por mar, já que Dublin usufrui de um porto.

Dublin tem duas estações principais de trem. A Heuston fica a oeste do centro e é usada para viagens internas. A estação Connolly está a nordeste e serve as cidades da costa do leste. Para ir a Belfast, na Irlanda do Norte, ou conhecer o interior  do país procure utilizar os trens que são diretos, pois os ônibus fazem bastante paradas. Para Belfast, gastam-se cerca de 2h30 de viagem de trem e 3h de ônibus. As duas estações principais são conectadas por rotas de ônibus e bonde. O tempo da viagem entre as estações é de cerca de 15 minutos.

A única estação de ônibus, Busáras, serve ao país inteiro e fica ao lado da estação Connolly. Há, entretanto, algumas companhias de ônibus privadas que operam fora do centro de Dublin. Uma excelente opção é alugar um carro, que permite liberdade e conforto ao transitar pela capital irlandesa. Há guichês de locadoras de carro no aeroporto e áreas adjacentes.

Dublin também conta com um sistema moderno de bondes chamado LUAS que, através de duas linhas (vermelha a oeste e verde a leste), interliga o sudeste e sudoeste da cidade até o centro. Infelizmente, as duas linhas não se cruzam, mas um projeto está sendo montado para conectá-las.

A oferta de hospedagem é variada, sendo que as melhores ficam no distrito 1 e 2 onde ficam as ruas O’Connell Street, Kildare e Grafton, além da região do Temple Bar. O grande atrativo é que a partir dali é possível ir caminhando a museus, pubs, ruas de compras e outros. Ao redor da Estação Connolly, há vários lugares para dormir que são confortáveis, seguros e econômicos.

O rio Liffey corta a cidade ao meio. Na parte sul, estão os melhores lugares para comer e visitar. Dublin vem se tornando uma das mais animadas capitais e possui uma população com idade mais jovem do mundo. É reconhecida como a cidade dos pubs, com seus quase 1000 estabelecimentos deste tipo que garantem uma vida noturna agitada. Muitas dessas casas estão na Temple Bar, próxima ao Rio Liffey. Se você quiser conhecer pelo menos um pub vá para o Brazen Head que é o mais antigo da Irlanda e desde 1198 se mantém com a mesma estrutura!

Um passeio imperdível para quem aprecia cerveja é o tour pela Guinness Storehouse! Além de conhecer a história, no fim do passeio você vai poder visitar o bar no último andar do prédio, que tem uma vista de 360º de Dublin, incrível!

Porém, os pubs irlandeses não são só regados à cerveja, como também a whiskey (o uísque irlandês escreve-se com ‘ey’ no final). O destilado é de extrema importância para o país, porém há poucas destilarias na região abertas à visitação, como as famosas Jameson Distillery, em County Cork, e a Old Jameson Distillery, em Dublin. Ainda tem o Irish Whiskey Museum, que oferece visitas monitoradas, degustações e palestras sobre a história da bebida.

Para conhecer Dublin, o ideal são três dias. A maioria dos monumentos e atrações é acessível a pé e estão situados em uma área pequena no centro, além do fato de ser muito mais agradável poder admirar a arquitetura local sem pressa durante uma caminhada. Contudo, se você quiser ir mais longe, poderá usar as linhas de ônibus e bondes, que funcionam o dia inteiro e à noite também. Use e abuse do excelente transporte público.

Dublin tem o seu sistema de bicicletas com 450 bikes disponíveis em 40 pontos/estações espalhados pelo centro. Para alugar, basta dirigir-se a um terminal (cada estação tem um). É fácil, barato e os primeiros 30 minutos são gratuitos.

Ao iniciar o seu tour, um local imperdível é o Phoenix Park, o maior parque público fechado da Europa. Há muitos museus também, entre eles: o National Museum of Ireland que é dividido em temas; o Archaeology e o Natural History. O Natural History tem exposição de vários animais da região. Para quem gosta de arte, a Galeria Nacional da Irlanda é uma excelente opção, principalmente para ver de pertinho quadros de Monet.

A cidade também é a sede de grandes símbolos históricos que guardam antigas lembranças do povo irlandês. Estes podem ser vistos nos museus Nacional de Pinturas da Irlanda, Irlandês de Arte Moderna e Hugh Lane Municipal Gallery, incluindo os três Museus Nacionais da Irlanda.

O Trinity College, desde o século XVI, possui uma biblioteca fascinante com 3 milhões de obras! Além disso, a universidade tem um importante centro de pesquisas tecnológicas.

Entre os castelos, o Dublin Castle é um lugar maravilhoso com um jardim incrível! Outro local imperdível para ver e fotografar é a St. Patrick´s Cathedral, a igreja mais antiga da cidade.

Uma boa dica para conhecer os lugares mais emblemáticos da cidade, a melhor opção, é utilizar os ônibus turísticos, tais como o Dublin Sightseeing e o City Tour Hop on Hop off, que permitem ao visitante subir e descer do ônibus quantas vezes desejar nas zonas mais turísticas da cidade. O tour inclui mais de 30 paradas em pontos interessantes entre eles o Jardim Zoológico, a Galeria Nacional, o Museu Nacional de Cera, o Dublinia e muito mais. Além do ticket do ônibus valer por dois ou três dias, com várias saídas por dia em diferentes horários, o bilhete ainda dá uma opção transfer de ida e volta para o aeroporto. Os passes também podem ser adquiridos no próprio ônibus, com o motorista.

É possível comprar o Dublin Pass para dar uma economizada em entradas, que se compradas separadamente sairiam mais caras. Dá para adquirir passes válidos por 2, 3 ou 6 dias. Estes garantem facilidades como entrada gratuita para mais de 25 atrações como igrejas, museus, cervejarias, destilarias e estádios; um dia para andar de ônibus Hop on Hop off, entre outras. Também dispõe de ofertas especiais para restaurantes e atrações pagas. Além de tudo isso, o transfer do aeroporto para o centro da cidade é gratuito. O passe é ativado na primeira vez de uso.

Quem gosta de fazer compras não pode deixar de visitar a famosa Grafton Street, uma das principais e mais movimentadas ruas comerciais da cidade. Esta rua reservada para os pedestres é um ótimo local para uma caminhada e funciona como um shopping a céu aberto. Fica entre o parque St. Stephen’s Green e a Trinity College. A Rua Grafton está a uma curta caminhada de outra rua considerada mais econômica, a Henry Street.

Para os que gostam da atmosfera de feiras e mercados a céu aberto a dica é o Ha’Penny Flea Market, aos sábados, das 12 às 18h. Ali, você vai encontrar de tudo um pouco, além de ser um ambiente de muita descontração. Em dias mais frios ou de chuva, você pode optar por lojas de departamentos como a famosa  Arnotts e a Debenhams, na Henry Street, ou a Brown Thomas, na Grafton. Outra opção são os shoppings centers como o St. Stephen’s Green, o Hibernian Way, entre as ruas Dawson e Grafton, e o Powerscourt Centre, com várias opções de restaurantes e cafés.

Outras cidades na Irlanda
Wicklow
Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |   Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Peguei o navio errado em minha viagem pela Europa

O Dublin Pass faz com que você consiga poupar tempo e dinheiro na capital irlandesa!

A fábrica da Guinness é um destino de peregrinação para quem visita Dublin!

A Irlanda possui mais de 400 castelos restaurados e que abrigam hotéis!

A Irlanda não é um país só regado à cerveja, como também a whisky!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Limite de isenção tributária para entrada de produtos

Leve pouca bagagem na sua viagem

Reserve pela internet a melhor opção para seu bolso

Muitos pais se esquecem de que as crianças precisam de avisos

Procure trocar ideias sobre seu roteiro com quem já fez a mesma viagem

Pesquise sobre o lugar para onde você vai

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus