Início Lugares Inesquecíveis Europa Em Oxford encontra-se uma das dez melhores Universidades do mundo

Em Oxford encontra-se uma das dez melhores Universidades do mundo

COMPARTILHE

Oxford está localizada a sudeste da Inglaterra, no distrito de Oxfordshire, às margens do rio Tâmisa. Conta com uma população de 160 mil habitantes. O nome oxford, em inglês, significa “cruzamento do rio usado para passar o gado”. O primeiro registro escrito de Oxford data de 912 e, por 800 anos, a cidade foi lar da realeza e dos estudiosos. Possui cerca de 35 mil estudantes! É conhecida como cidade das spires, pontas afiladas das torres de igrejas e outros prédios que conferem um ar romântico ao local.

Um engano comum cometido por turistas recém-chegados é perguntar onde fica o campus da Universidade de Oxford que na verdade não existe, como em universidades modernas. O local é composto por cerca de 40 colégios espalhados pela cidade. Dentre os mais antigos e famosos colégios encontram-se o Magdalen College, o New College, o Christchurch, o St. Johns, o Brasenose e o All Souls.

A fama da cidade se deve ao fato de ser o berço da Universidade de Oxford, considerada uma das 10 melhores do mundo e a mais antiga de língua inglesa. Entre seus famosos alumni destacam-se futuros reis, presidentes e outros famosos estadistas, além de cientistas, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel, atores, etc. Dentre esses que passaram por suas salas de aula: C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Lewis Carroll (de Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Edmund Halley (astrônomo que deu o nome ao famoso cometa), Robert Hooke, Oscar Wilde, Stephen Hawkins, Adam Smith, Bill Clinton, Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho), Margareth Thatcher, Tony Blair e David Cameron. E teve também o professor alemão Albert Einstein, que chegou a dar algumas aulas ali na década de 30. O quadro negro com a fórmula desenvolvida pelo brilhante físico está preservado até hoje.

Um bate-volta de Londres a Oxford é um programa tranquilo de fazer usando o transporte público. Dá para ir de trem, mas a estação ferroviária de Oxford fica mais distante do centro do que a rodoviária. Vindo de Londres, pegue o trem na estação Paddington e salte na estação de Oxford. A viagem dura cerca de 1 hora e a maioria dos trens faz o trajeto direto sem conexões. O ônibus leva 1 hora e 40 minutos e há 2 opções. A primeira é o Oxford Tube, que faz o trajeto até o centro de Oxford em veículos confortáveis que saem a cada 15 minutos. Há vários pontos na capital inglesa (com uma placa indicativa no local) e os mais conhecidos são próximo ao Marble Arch (na Park Lane, altura da Green Street) e no Victoria Coach Station. O ingresso é geralmente comprado na hora com o motorista. A outra opção é o Megabus, com tarifas mais em conta. Também há vários pontos espalhados por Londres em frente às estações de trem. Em ambas opções, você descerá na estação de Gloucester Green (Oxford City Centre, Bus Station) e dali você pode sair a pé para ver a cidade!

Oxford está ligada a Londres pelo trecho sul-leste de 80 km da rodovia M40. Dependendo do tráfego, que pode ser pesado, a viagem varia entre 50 a 90 minutos. O estacionamento e as restrições de acesso são muito rigorosas nas ruas estreitas do centro de Oxford, policiadas tanto pelos guardas como pelas câmeras, e é difícil se movimentar de carro!

O modo de transporte preferido, principalmente para o estudante universitário, é a bicicleta. Parece que cada um dos quase 160 mil habitantes da cidade tem uma bicicleta. A maioria dos trens para Oxford permite que as bicicletas sejam carregadas gratuitamente. Felizmente, há ciclovias em praticamente todas as ruas perto do centro; no entanto, você às vezes estará compartilhando a rua com outros motoristas. Embora o tráfego de ônibus possa ser assustador, a familiaridade dos ciclistas com os motoristas locais torna o ciclismo mais seguro do que parece. A melhor opção é seguir os locais, pois eles sabem o que estão fazendo. O estacionamento de bicicletas está disponível em todos os lugares, mas certifique-se de fechar e guardar bem a bike, pois o roubo é comum. Evite o uso de cabo, pois são cortados frequentemente.

Caso tenha pouco tempo, uma opção é fazer um passeio guiado a pé que sai de St Aldates, perto do centro. Este tipo de turnê é uma excelente maneira de visitar algumas faculdades mais famosas, como Christ Church e Merton. Uma série de excursões começam nas proximidades da Broad Street. A central de informações turísticas da cidade oferece esse serviço, geralmemte realizado por pessoas credenciadas e conhecedoras a fundo da história e arquitetura local. O tour acontece diariamente às 10h45 e 13h e dura 2 horas.

Faça um tour a pé pelo centro de Oxford que é muito compacto e facilmente acessível. Muitas áreas do centro são para pedestres e todas as principais atrações turísticas estão bem sinalizadas. O principal risco é que os ciclistas menos considerados ignoram os cruzamentos de pedestres e muitas vezes fazem atalhos pela calçada. Lembre-se de olhar de ambos os lados ao atravessar a rua.

Uma sugestão é fazer o City Sightseeing Oxford Hop on-Hop off. O passeio pelo famoso ônibus de dois andares inclui 20 paradas, entre elas Christ Church College, Teatro Sheldonian, Queen’s College, Martir Memorial, Trinity College e Oxford Tourist Information Center. As partidas são a cada 15 minutos e o passeio dura 1h. Os bilhetes podem ser comprados a bordo.

O centro é um local agitado e dá uma noção de como é o espirito da cidade. Uma dica legal de passeio é dar uma volta pelo Covered Market, aberto desde 1774, que reúne cerca de 40 lojas  abrigadas em um simpático prédio construído no final do século XVIII.

Há dois imperdíveis tours temáticos: o Alice no País das Maravilhas e o Harry Potter. Consiste em visitar os lugares usados ​​como inspiração para os dois livros de Alice de Lewis Carroll, como a Igreja de Cristo e os prados circundantes; ou nos filmes de Harry Potter, incluindo a Christ Church, o New College e a Divinity School. Os passeios duram 2 horas.

Outro tour é o CS Lewis & JRR Tolkien Tour para os fãs dos escritores mais famosos do grupo literário de Oxford conhecido como The Inklings. O guia especialista irá mostrar-lhe o The Eagle & Child, pub onde Lewis, Tolkien e outros Inklings se reuniam às terças-feiras para falar sobre seu trabalho, bem como a igreja da Universidade onde Lewis deu uma série de sermões famosos durante a Segunda Guerra Mundial. Como Lewis e Tolkien eram de Oxford, neste tour você verá o Exeter College, onde Tolkien estudou, e aprender tudo sobre três outros colégios estreitamente associados a esses escritores: a Universidade, Merton e Magdalene. O passeio dura 2 horas. As saídas são na Oxford Visitor Information Center, na Broad Street, mas você deve chegar 10 minutos antes do início.

Oxford tem um grande número de B&Bs (Bed & Breakfast), localizados tanto no centro quanto nos subúrbios. A maioria dos hotéis no centro são bastante caros, e você paga quase os mesmos preços de Londres. É aconselhável reservar com antecedência se estiver viajando no verão, uma vez que a acomodação pode ser rara durante a alta temporada.

O escritório de informações turísticas no centro da cidade pode ajudar a encontrar acomodações disponíveis por uma pequena taxa. Um sugestão de baixo orçamento e bom custo x beneficio é se hospedar no Travelodge e Premier Inn têm hotéis econômicos nos arredores de Oxford, embora seja necessário ir de ônibus por 30 minutos para chegar ao centro.

A cidade tem bons lugares para hospedagem. Albergues oferecem acomodação no centro com um orçamento perfeito para viagens de estudante. Próximo à estação de Oxford e de todas as atrações do centro, existem vários locais acessíveis para qualquer pessoa com orçamento reduzido.

Oxford é cheia de edifícios históricos charmosos e é, portanto, um dos locais favoritos da indústria cinematográfica. Além de filmes do Harry Potter, Oxfordshire tem emprestado um cenário pitoresco para a série Downton Abbey. O Blenheim Palace estrelou filmes como James Bond e Missão Impossível. O Broughton Castle pode ser reconhecido em Shakespeare Apaixonado e outros grandes dramas de época.

Uma dica inusitada é visitar o The Turf Tavern, um pub mais escondido. Para chegar, tem que passar por uma alameda muito estreita chamada St. Helen’s Passage (antigamente chamada de Hell’s Passage). Enquanto espera seu fish & chips, não deixe de ler a história do pub, cuja construção inicial data do século 13! O pub The Eagle and The Child era um dos lugares preferidos de J. R. R. Tolkien.

Embora seja uma cidade universitária, algumas partes de Oxford têm mais crimes violentos do que muitas cidades maiores no Reino Unido. O índice de criminalidade nas ruas do centro é baixo, mas devem ser tomadas precauções apropriadas! Evite ser preso com brincadeiras de bêbados ou se envolver com alguma briga de rua.

Cidades na Inglaterra

Londres  | Oxford | Portsmouth

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A Inglaterra preserva o charme e a exuberância de seus palácios!

Procure além da rota Estados Unidos- Inglaterra

Os britânicos apreciam uma boa cerveja na temperatura de 12 graus Celsius!

Brighton é a cidade mais gay friendly do Reino Unido!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Cuide de seu cartão de credito no exterior

No coletivo não há espaço para individualidade

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Estratégia de Guerra dos Vikings

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

3 meses sem lavar minha calça jeans

 

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus