Início Route 66 Califórnia Califórnia é o estado da “luz! câmera! ação!”

Califórnia é o estado da “luz! câmera! ação!”

COMPARTILHE

Califórnia é um dos 50 estados americanos, localizado na região do Pacífico. É o estado mais populoso do país, com mais de 38 milhões de habitantes e é o terceiro em extensão territorial. Possui o maior centro industrial dos Estados Unidos e é líder nacional na produção de produtos agropecuários. Por isso, a Califórnia é reconhecida como Golden State, ou “estado dourado”.

A origem do codinome ainda é tema de discussão. Este codinome pode ter vindo da corrida do ouro de 1849, quando as jazidas de ouro atraíram dezenas de milhares de pessoas de todo o país para a região. Outra possibilidade é uma referência à relva nativa do estado, que adquire uma cor dourada na estação seca. Ou é devido ao tempo quente e ensolarado durante a maior parte do ano!

A Califórnia possui uma grande variedade de condições climáticas, que mudam de acordo com a latitude, distância em relação ao oceano, altitude e presença de obstáculos geográficos (como serras e montanhas). A maior parte do estado possui um clima temperado mediterrâneo com apenas duas estações bem definidas: invernos chuvosos e verões secos; especialmente no sul e ao longo do litoral. A proximidade do oceano Pacífico torna os verões mais frios e os invernos mais quentes. Neblina é muito comum nas áreas costeiras do estado. O interior possui verões muito quentes e invernos frios.

Após o contato com os europeus, os espanhóis foram os primeiro a explorar e colonizar a área e, após a independência mexicana, esta tornou-se parte do México. Os norte-americanos anexaram a Califórnia na década de 1850, em uma guerra com o México.

“This is Hollywood! What’s your dream?” A Califórnia é a terra do sonho americano! Primeiro, representou o sonho de riqueza, da busca do ouro e de uma vida melhor. Cerca de 150 anos depois, transformou-se, ela mesma, numa fábrica de sonhos, a terra do “Luz! Câmera! Ação!”. Lugar interessante aquele, o último estado na Route 66.

A Route 66 passa por todo tipo de paisagem, do sul da Califórnia até as belas praias de Santa Monica. A estrada antiga sobrevive intacta na maioria dos seus 315 km no estado. Passando por trechos da Route 66 original, a estreita faixa de asfalto fazia-me imaginar como teria sido possível a presença de tráfego pesado ali no passado. A Califórnia é talvez a região mais rodoviária dos EUA e sem carro fica tudo muito complicado!

Needles é a primeira cidade californiana. Sua população é em torno de 5 mil habitantes. Ali, a rua que corresponde à estrada mãe recebeu um nome sugestivo, como não era de se estranhar: Broadway Street. Não havia dúvidas: eu estava realmente na terra do cinema! Os nativos americanos viveram no sul próximo ao Hoover Dam, onde é agora o Parks Dam. Atualmente, o Mojave e sua vasta paisagem de areia grossa e mais escura é utilizado principalmente pelo cinema. Ali foram rodados pelo menos três filmes de enorme sucesso: “Lawrence das Arábias” (1962), “Chinatown” (1974) e o primeiro da série “Guerra nas estrelas” (1977). Anote aí, as visitas obrigatórias próximas a Needles: a gigantesca cratera Amboy Crater, que fica em na cidade de Amboy, a 110 km de Needles em direção à Santa Mônica. O “rombo” é um vulcão desativado que tem 288 metros de altura e a paisagem em seu entorno é linda! A Mojave Desert Heritage and Cultural Association fica na cidade de Esses, a 60 km de Needles em direção à Santa Mônica. O museu está listado no Registro Nacional de Lugares Históricos e seu acervo é composto por uma série de objetos bem antigos, ligados à ferrovia e história da cidade.

Newberry Springs fica a 32 km de Barstow, na direção leste. A estrada é árida e seca. A cidade foi fundada em 1911 e sua população é de 2.895 habitantes. É conhecida por possuir um grande fluxo de água subterrânea no meio do deserto! Aliás, Water foi seu primeiro nome. Não deixe de ir à locação de filmagem do filme “Bagdad Café”, o Sidewinder Café! Tome um café e fotografe neste lugar! O local também serve um bom, mas não cinematográfico, hambúrguer com fritas.

Barstow tem cerca de 24 mil habitantes e em sua rua principal passa a Route 66. Como a rodoviária fica afastada do centro, uma boa opção é hospedar-se num hotel nas redondezas. A cidade tem algumas paradas obrigatórias bem interessantes. O Calico Early Man Site, que é uma delas, é um sítio arqueológico em um (agora) lago seco (Lake Manix) do Período Pleistoceno. O lago secou no final da Era do Gelo, quando a região tornou-se um deserto. O sítio ficou em evidência após a descoberta da mais velha ferramenta feita de pedra já descoberta na América a milhares de anos atrás. Estudos relatam que a ferramenta data de 200 mil anos, porém há controvérsias. De qualquer jeito, o local vale à pena ser visto! O Mc Donald’s Station, antigamente, era a estação de trem da cidade. Um pouco depois, era uma lanchonete da Mc Donald’s dentro de um vagão de trem. Hoje, é uma praça de alimentação em plena cidade deserta. A famosa lanchonete ainda permanece lá! Não deixe de ir à Casa del Desierto Harvey House! Imperdíveis também são o El Rancho Motel, o mais tradicional da Route 66, e o Route 66 Mother Road Museum, com fotografias históricas, artefatos, vagões e automóveis antigos que contam a história da estrada. Muito interessantes e são passeios que renderão ótimos registros! Visite aos muito bons Western America Railroad Msm e o Mojave River Valley Museum, que contam a história da ferrovia e da região, respectivamente. A 19 km a noroeste de Barstow, tem a cidade fantasma de Calico, fundada em 1881 e com cerca de 500 minas de prata. No entanto, com a queda no preço da prata, as minas fecharam e a cidade sumiu!

Victorville, fundada em 1878, tem aproximadamente 40 mil habitantes. Inicie com um tour a pé para conhecer a cidade. Faça uma caminhada pela Route 66 e desfrute da arquitetura e história dos estabelecimentos que estão ali na avenida principal da cidade! Mais à frente, tem o portão “Route 66 Old Town”. Vá ver a Oro Grande Bridge, a velha ponte que atravessa o Mohave River foi erguida em 1930 e o visual do local é lindo! Se você puder, não perca o Route 66 Bluegrass Festival, um festival de música que rola na cidade. Fique atento ao calendário no site. Além de música, tem vários expositores, venda de artesanato, camisetas, objetos da Route 66, atividades para crianças, comes e bebes. Outro local que tem que ir é o Emma Jean’s Café and Truck Stop, de 1947. Com ares vintage, ainda está em funcionamento. Servem café da manhã e lanches muito baratos!

San Bernardino é a cidade natal do ator Gene Hackman! Tem cerca de 216 mil moradores. Não deixe de fora do seu roteiro o California Theatre Of The Performing Arts, construído em 1928. O prédio em estilo renascentista é maravilhoso! Veja o Public Art “Route 66”, uma enorme parede de uma casa que foi inteiramente pintada com diversas paisagens. A Route 66 Gift Shop é uma daquelas lojinhas que repleta de artigos da Route 66! Sejam eles vintages ou não, a loja é um prato cheio para fotografar! Outras boas opções de passeio são o Historic Mc Donald’s Museum e o San Bernardino History and Railroad Museum. O Jovi’s Diner é um daqueles restaurantes de decoração retrô com referências à Route 66, pin-ups, atores de Hollywood e outros temas que adoro! Ótima pedida para o café da manhã, com deliciosas omeletes, e também para lanchar.

Pasadena é o começo da despedida da Route 66! Para começar a explorá-la, faça um walking tour pela Old Pasadena, o centro comercial da cidade. Os prédios antigos e a diversidade cultural, no mínimo, encantam. Visite o Norton Simon Museum of Art, belíssimo! Vá ver a histórica ponte Colorado Street Bridge. O Pasadena Museum of California Art e o Pasadena Museum of History possuem excelentes acervos. Vá ao Rose Bowl Stadium, estádio onde o time de futebol do Brasil foi pentacampeão.

Los Angeles tem em torno de 4 milhões de habitantes, é a segunda maior cidade americana, só perdendo para Nova York. A cidade é tem um sem fim de locais turísticos e representa um verdadeiro caldeirão fumegante de estilos culturais! Comece a sua lista pela Calçada da Fama, uma grande atração na cidade! Confesso que fiquei com a sensação de estar pagando um mico. Observar as pessoas comparando suas mãos com as dos artistas chega a ser engraçado. Fui por ser um local famoso, mas poderia ter evitado. O ótimo Elysian Park é limpo, bem preservado e super arborizado. Tem ciclovia, percurso para jogging ou caminhada e banheiros. O Los Angeles City Hall é o centro do governo da cidade de Los Angeles e abriga o gabinete do presidente ou prefeito, além das salas de reunião e escritórios da assembléia ou câmara municipal de Los Angeles. A imponente arquitetura do enorme prédio chama a atenção pela beleza! O El Pueblo de Los Angeles Historical Monument é um monumento histórico e de muita simbologia! O Mildred E. Mathias Botanical Garden é lindo e bem cuidado. Entre lagos, árvores, coloridas bromélias e canteiros, sente-se num dos bancos para relaxar e curtir a paisagem! Cito agora dois grandes locais imperdíveis. Um deles é o Chinatown. Durante as comemorações do Ano Novo chinês, o centro cívico e cultural explode em alegria, música, danças e comidas típicas. Durante o ano todo, o centro tem comércio, cultura e turismo vibrantes! O outro é o Little Tokyo, pedacinho de Tóquio em Los Angeles. Possui lojas e restaurantes japoneses autênticos! Faça uma boa caminhada pelos jardins japoneses e explore este magnífico local. O Southwest Museum of the American Indian abriga diversos artefatos, como cerâmicas e esculturas, que contam a história dos nativos americanos. Tem também o Dodger Stadium, estádio do time de baseball Los Angeles Dodgers, da MLB. Vá visitar! O Heritage Square Museum é formado por um conjunto de casas antigas que são lindas e que contam a história de L.A. na virada do século passado. O Los Angeles Theatre é lindo, imponente, de tirar o fôlego. Tanto seu exterior, como seu interior, serão talvez umas das coisas mais lindas que você já viu! A acústica das salas é impressionante! Vale sua visita! O Lummis Home-El Alisal é uma joia! Muitos jardins bonitos e bem cuidados. O Arroyo Seco Historic Parkway é a primeira avenida de L.A. que mais tarde se tornou uma autoestrada. Local histórico. A cidade ainda conta com os ótimos Museum of African American Art, o Wells Fargo History Museum e o Hollywood Wax Museum. Este último é muito divertido! Venha tirar uma selfie com Angelina Jolie, Tom Cruise, Morgam Freeeman, Jim Carrey ou até mesmo com Johnny Depp como o capitão Jack Sparrow! Para comprar, listo os seguintes locais, sempre lembrando para que tenha paciência para achar boas peças, do seu tamanho e com descontos: o Camarillo Premium Outlets, Lake Elsinore Outlets, The Pike Outlets,  Citadel Outlets, Ontario Mills, Gap Outlet, Downtown Suits Outlet e o Skechers Factory Outlet.

Santa Monica! Aqui, chegamos ao fim da Route 66! O Santa Mônica Boulevard, nos arredores da praia, possui pistas e mais pistas ocupadas por skatistas, patinadores, ciclistas e até corredores com fones de ouvido. Percorra o Santa Monica Boulevard até o Santa Monica Pier. Desfrute do local com uma boa caminhada e sinta a areia e água gelada do Oceano Pacífico. Fotografe em frente à famosa placa “End of the Trail”! A placa é um grande ponto de atração, principalmente para aqueles que estão iniciando a Rota 66 ou concluindo o roteiro. A chegada ali é muito mais bonita e emocionante do que em Chicago! Outro local delicioso para caminhar, relaxar, pedalar e fotografar é o Palisades Park. Não deixe de visitar o Santa Monica Pier Aquarium. Que pessoa não é fascinada por todas as formas e cores do fundo do mar? O local encanta adultos e crianças, com suas espécies de corais, anêmonas, águas vivas, peixes, entre outras. Oferece muitas atividades interativas com as crianças. Local muito bem cuidado e com guias bem treinados! Vale a visita. Outro local interessante é o Santa Monica History Museum.

Importante ressaltar que durante a jornada não presenciei sequer um acidente, seja nas estradas ou nas cidades. Isto deve-se a dois fatores: a educação dos motoristas no trânsito e a excelência da infraestrutura das estradas, sem problemas de manutenção de pistas, deficiência de sinalização ou buracos.

Realmente, o que mais desejo, do fundo do coração, é que você tenha curtido, aproveitado e se emocionado com a Route 66 tanto quanto eu fiz! Não só por sua história repleta de luta e magia, dos colonizadores, dos nativos americanos, do Velho Oeste, mas também por suas pessoas e lugares especiais! Com absoluta certeza, é uma viagem, uma rota cheia de paixão que ficará guardada na sua memória para sempre!

 Cidades na Route 66 no estado da Califórnia

NeedlesNewberry Springs | Barstow | Victorville | San Bernardino | Pasadena | Los Angeles | Santa Mônica

Estados que fazem parte da Route 66
Cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Needles é a primeira cidade da Califórnia

Bem-vindo à Califórnia

Como está atualmente o percurso da Route 66

Locação de filmagem de Bagdad Café

São mais de 100 filmes feitos na estrada

Em Barstow na rua principal, passa a Route 66

Rancho Cucamonga uma das atrações na 66

A origem do Mc Donald`s na estrada mãe

Em Los Angeles conheci no albergue duas pessoas muito especiais

O fim da mother road

Bunion Derby transformava pessoas comuns em heróis

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Eu sou uma empresa

Um viajante comporta-se como um empreendedor

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus