Início Lugares Inesquecíveis Em Elk City conheça o Museum Complex que são três museus em...

Em Elk City conheça o Museum Complex que são três museus em um

COMPARTILHE

Elk City é uma cidade do Condado de Beckham, Oklahoma, cuja população é de 11.997 habitantes. Atravessada pela Interstate 40 e Route 66, fica a 180 km de Oklahoma City e a 240 km de Amarillo, no Texas. A cidade experimenta um clima subtropical úmido com invernos frios e secos e verões quentes e úmidos.

Hoje, Elk City é um centro comercial importante para quem segue no sentido oeste de Oklahoma e parte do Texas, em um raio de 97 km que atende mais de 50 mil pessoas. Petróleo, agricultura, energia eólica, transportes, turismo, manufatura e saúde contribuem para a economia de Elk City. A agricultura não desempenha um papel tão proeminente como no século XX. No entanto, a comunidade ainda serve como um centro vital para agricultores e fazendeiros da região.

Em 1541, Francisco Vásquez de Coronado tornou-se o primeiro europeu a atravessar a área. O conquistador espanhol viajava para o nordeste através da pradaria em busca de um lugar chamado Quivira, uma cidade que se dizia rica em ouro. Como a rota de Coronado nas planícies era especulativa, é bem possível que a expedição tenha passado pela atual cidade de Elk City e arredores.

A história de Elk City começou a se desenvolver quando os Cherokees colocaram alguns lotes de suas terras à venda, atraindo os primeiros colonos em 1892. Antes desta época, muitos fazendeiros iniciais haviam conduzido o gado sobre a Great Western Cattle Trail do Texas para Dodge City no Kansas, que é o local atual de Elk City.

A criação da cidade foi uma ideia concebida por vendedores de terra em Weatherford quando souberam que a Choctaw, Oklahoma e Gulf Railroad (CO & G) estava chegando à área. A ferrovia, em 1898, completou sua rota para Weatherford.

Esses homens, com grande expectativa, determinaram que a área na origem da então Elk Creek seria um local ideal para uma cidade. Portanto, vieram para a área para comprar terras dos proprietários que tinham reivindicações ao longo da ferrovia. Provavelmente, o dia mais importante na história de Elk City é 20 de março de 1901, quando os primeiros lotes foram vendidos pela Choctaw Townsite and Development Company. Centenas de potenciais compradores construíram tendas na cidade.

Os primeiros estabelecimentos comerciais que surgiram foram armazéns, restaurantes, lojas e saloons. A cidade também atraiu profissionais como advogados, médicos e banqueiros. Em 1901, a Choctaw Railroad foi completada e, apenas sete anos mais tarde, o primeiro trem chegou à cidade. Os negócios eram mais de 60. Em 1902, a cidade começou a ser pavimentada com os indefectíveis tijolinhos vermelhos vitrificados. Elk City estava na trilha dos cowboys, no movimento que ficou conhecido como Dodge City Cattle Trail, quando reses de gado foram conduzidas ao norte.

Há alguma confusão sobre como Elk City obteve este nome. Foi nomeada porque está localizada na “cabeça” de Elk Creek, que por sua vez foi nomeada pelo capitão do exército americano Randolph B. Marcy, que liderava uma expedição para explorar o Rio Vermelho em 1852. Marcy e suas tropas deixaram a Wichita Mountains e estavam viajando para o noroeste. Em maio deste ano, Marcy escreveu sobre o solo produtivo, a grama densa e os bancos verticais de argila vermelha de um “fluxo corajoso de boa água”. Continuando, escreveu: “Da circunstância de ter visto trilhas de alces no córrego que passamos hoje em nossa marcha, eu o chamei de Elk Creek. Fui informado por nosso guia que há cinco anos um alce foi frequentemente visto no Wichita Mountains, mas agora eles raramente são encontrados nesta parte do país “.

A confusão também decorre dos primeiros postos de correios que serviam os moradores da cidade. Mesmo que Elk City tenha tido apenas um nome, os primeiros colonos foram atendidos por uma agência de correios chamada Crowe, e mais tarde chamada de Busch. Consequentemente, em muitos mapas iniciais do território de Oklahoma, os nomes de “Crowe” ou “Busch” eram trocados por “Elk City”. Finalmente, em 1907, o Busch Post Office teve seu nome mudado oficialmente para Elk City Post Office.

Nas décadas de 30, 40 e 50, a Route 66 desempenhou papel decisivo para a comunidade, que foi eleita pelos viajantes uma de suas paradas preferidas para a pernoite. Até hoje, os muitos motéis espalhados pela 3rd Street atestam esta fama.

Em 1947, foi descoberto um poço de petróleo ali e, nos seis anos seguintes, foram extraídos mais de 27 milhões de barris do “ouro negro”. Como a cidade encontra-se em uma área rica em petróleo e gás natural, encravada na bacia Anadarko, a indústria petrolífera é a alma da economia local. Elk City ganhou um crescimento significativo devido à abertura de jazidas de petróleo e o aparecimento de empresas de perfuração na cidade. Por isso, é a autoproclamada “capital do gás natural do mundo”.

O transporte desempenhou um papel importante na economia de Elk City ao longo de sua história, começando pela construção da Route 66 no coração da cidade no início da década de 30. Quando a Route 66 adentrou a comunidade, esta respondeu à altura com a inauguração de muitos estabelecimentos como hotéis, motéis e serviços. Hoje, a Interstate 40 serve a cidade, com 60 mil pessoas passando por Elk City todos os dias, e se conecta com Oklahoma City e Amarillo, no Texas.

Um local imperdível para visitar é o Museum Complex que são três museus em um pagando uma entrada! São eles: National Route 66 and Transportation Museum, que te leva a viajar entre Chicago e Los Angeles com objetos, fotos, áudios, murais e até uma coleção de motocicletas; o Old Town Museum, cujo acervo é uma coleção de roupas, objetos, brinquedos e móveis do início de 1900, bem legal; o Farmand Ranch Museum, um celeiro vermelho que abriga uma coleção de implementos de fazendas e um moinho do lado externo. Cada museu é alojado em edifícios separados, que retratam uma maquete da cidade de Elk completa, com lojas, banco, depósito ferroviário e estação de trem, ópera e outros edifícios. Passeio imperdível!

Elk City também está próxima de muitas outras atrações, incluindo o Foss State Park, a Washita National Wildlife Refuge, Black Kettle National Grassland, a Wichita Mountains, a Antelope Hills, a Quartz Mountains e a Washita Battlefield National Historic Site.

A cidade tem orgulho de sua herança cultural, o que pode ser conferido no Basin Museum of Natural History localizado no prédio do Casa Grande Hotel. No pátio atrás, encontra-se um monumento à atividade principal da região: uma sonda gigante com 55 m, a maior do mundo fora de operação! Era capaz de buscar petróleo em buracos com cerca de 3 m de diâmetro por até 1.370 m de profundidade!

Na mesma rua do museu, fica o County Dove, uma mistura de gift shop com casa de chá. Ali, seria imperdoável que você dispensasse a torta mousse french silk pie. É uma sobremesa tão leve que parece feita de “ar de chocolate”. Fiquei em dúvida se deveria usar o garfo ou se simplesmente cheirá-la resolveria!

Visite o Sandhill Curiosity Shop, que é bem curioso mesmo! Este local é único em toda Route 66 e sua fachada já é uma atração! Lá dentro amontoam-se móveis antigos, guitarras, fotografias e livros, enfim, uma série de antiguidades que não estão à venda! Para que servem então? Os bem humorados donos da exótica ‘lojinha’ respondem que tudo o que está lá é para você curtir e não comprar! Parada obrigatória!

Não deixe de ver o West Winds Motel de 1940, listado no Registro Nacional de Lugares Históricos. O letreiro do motel original em neon ainda permanece por lá! O Roger Miller Museum é um tributo a Roger Miller, cantor e ator, com fotos e objetos que fizeram parte da vida de Miller, assim como sua carreira. O 100th Meridian Museum homenageia o Meridiano 100 que passa exatamente por ali, na divisa com o estado do Texas. O acervo do local é composto, principalmente, por fotos que remontam a história da cidade.

As opções de refeição são o Main Street Café e o Simple Simon’s Pizza. Ambientes familiares, comida caseira, gostosa e bem barata.

Para se hospedar, tem o Days Inn Erick, local rústico e agradável, e o Motel 6.

Para ir até a próxima parada, Sayre, siga pela I-40BL W/Rte 66/E State Hwy 66 e I-40 W. São 17 km de distância.

Outras cidades na Route 66 do estado de Oklahoma
Quapaw | Commerce | Miami(OK) | Afton |  Vinita | Chelsea | Foyil |  Claremore | Catoosa | Tulsa |  Sapulpa | Bristow | Stroud | Davenport | Chandler |  Arcadia | Oklahoma City | Bethany |  Yukon | El Reno | Hydro | Clinton | ElkCity |  Sayre | Erick | Texola
Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Chegando ao final do estado de Oklahoma

Curtindo as cidades no estado de Oklahoma

Como está atualmente o percurso da Route 66

Oklahoma é um dos lugares mais “quentes” da Route 66

Pionerismo de Oklahoma em criar a Route 66

Os mistérios da spooklight

Percorrendo a 66 de carona no estado de Oklahoma

Michael Wallis é o maior estudioso sobre a Route 66

Tulsa tem abundância de arquitetura art déco

Bunion Derby transformava pessoas comuns em heróis

“Costelas de dinossauro” na mother road

A cidade fantasma de Texola

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

O que devo fazer para embarcar?

É a oportunidade perfeita para unir todos os seus queridos

É importante haver liberdade para cada um fazer parte do roteiro

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus