Início Lugares Inesquecíveis Europa Avignon é muito romântica e as construções do século XIV a tornam...

Avignon é muito romântica e as construções do século XIV a tornam harmoniosa

COMPARTILHE

A cidade com cerca de 200 mil habitantes no sul de França situa-se à margem esquerda do rio Rhône. Fica a 650 km de Paris, 230 km de Lyon e 80 km de Marselha. O nome da cidade tem dois significados possíveis: “cidade do vento violento” ou “senhor do rio”.

É famosa por ter sido a sede do Papado da Igreja Católica durante vários anos. Em 1348, o Papa Clemente VI adquiriu a cidade da rainha Joana I da Sicília. Avignon permaneceu como propriedade papal até 1791, quando foi incorporada ao resto de França durante a Revolução Francesa. Sete Papas residiram ali entre 1309 e 1377.

Uma opção para chegar a Avignon é pegar o trem comum que desce na estação localizada em frente à muralha. Avignon encontra-se na rota do trem TGV de Paris a Marselha, a cerca de um pouco mais de duas horas de distância de Paris saindo da Gare de Lyon. Também é servida por vários serviços locais e regionais. Os trens locais e regionais chegam na estação central Gare d’Avignon Centre, fora das muralhas na margem sul da Cidade Velha. A estação de onde saem os trens da TGV em Avignon fica a cerca de 2 km fora da cidade, mas há um ônibus local logo na saída que te leva até lá. Um trem vai da Gare d’Avignon Centre para a Gare TGV e leva 6 minutos.

Durante o verão, aos sábados, existe um serviço semanal da Eurostar da St. Pancras International Station de Londres para Avignon. A viagem leva aproximadamente 6 horas. Caso esteja na região de Provence-Alpes-Côte D’Azur, você conseguirá pegar um ônibus. A rodoviária fica perto da muralha.

Avignon tem mais história do que lugares para conhecer, por isso um dia inteiro seria o ideal para ver tudo. Se você não conseguir dormir na cidade, uma boa ideia é fazer um day train, que é o suficiente para curtir o local!

Caso opte por ficar por lá, como a cidade é minúscula, o melhor é descolar uma acomodação perto da estação de trem e caminhar um pouco para ir ao centro. Outra opção é arrumar um local no próprio centro histórico próximo das atrações turísticas. Vai depender do que você encontrar.

Em relação às atrações, uma das mais bem conservadas são as antigas muralhas de 4 km de extensão que cercam a cidade e foram construídas na época que o Papa francês Clemente V decidiu transferir a sede da Santa Sé de Roma para Avignon, em 1309. Após o caos da sua eleição e fugindo da insegurança que imperava, ele não quis voltar para Roma e mudou a Corte Papal para Avignon. A escolha da localização como sede do Papado foi simples: Avignon está entre a Itália e Espanha, países cristãos importantes para a Igreja Católica. E assim foi durante 68 anos. A muralha imponente guarda o centro histórico e o Palais des Papes (Palácio dos Papas) cujo tamanho impressiona: vinte e cinco quartos, capelas, cemitério e jardins. Entre a muralha estão a catedral e o Petit Palais.

Procure descolar um mapa na Central de Informações turísticas da cidade, onde se encontram uma lista de hotéis, restaurantes, dicas, vida noturna e passeios diurnos.

O centro antigo da cidade não é muito grande e pode ser facilmente explorado a pé. A cidade é pequena, e todos os locais são facilmente acessíveis. Um esquema de compartilhamento automático de bicicleta chamado Vélopop permite que você alugue uma bike, mas precisa de um cartão de crédito.

Visite o local mais encantador da cidade! O Palais des Papes (Palácio dos Papas) é o maior edifício gótico do mundo com muros de 5 m de espessura. Foi construído entre 1335 e 1364. Depois a que a Corte Papal regressou a Roma, foi utilizado como quartel e atualmente é um rico e muito visitado museu! Suas vastas salas possuem grossas paredes de pedra cobertas com antigos afrescos. As muralhas foram erguidas para manter os invasores afastados durante a turbulenta Idade Média. O palácio Papal é o ponto turístico mais importante de Avignon e uma das maiores e mais importantes construções da arquitetura gótica da Idade Média na Europa! Figura na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e entre os 10 monumentos históricos mais visitados da França.

Na praça bem em frente ao Palácio dos Papas é possível fazer um passeio no pitoresco trenzinho que transita através das ruazinhas estreitas e antigas de Avignon. Ele também sobe até o Rocher des Doms, pequeno parque no alto do Palácio, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade. Depois, desça para a medieval Pont d’Avignon (Saint Bénezet) sobre o rio Rhône.

A Pont d’Avignon (Saint Bénezet) é outra atração. Erguida entre 1177 e 1185, foi destruída mais tarde durante a Cruzada, quando Louis VIII da França sitiou Avignon. Finalmente, depois de uma forte enchente  em 1660, a ponte ficou nas condições que apresenta atualmente. Na ponte, restam 4 arcos dos 22 que inicialmente tinha. É possível caminhar nela e tirar fotos lindas do rio Rhône!

Avignon tem ainda onze museus, a igreja Notre Dame des Doms, ao lado do Palácio, e a praça de l’Horloge na frente do Hôtel de Ville (prefeitura). Avignon tem museus de arte moderna, Romana e pré-Romana.

Uma dica especial é fazer um passeio de barco no rio Rhône. As saídas acontecem no deck Allées de L’Oulle e o trajeto dura 45 minutos. Ao terminar o passeio, dirija-se para o outro lado do Rhône para uma vista espetacular de Avignon!

Nos arredores da cidade, outra boa opção de passeio é pegar o ônibus da linha 22 até Château Neuf-du-Pape, vilarejo que produz um dos vinhos mais respeitados da França.

Os melhores locais para comer são os supermercados que você compra pratos prontos, frutas, chocolates e alguma bebida de seu interesse. Para fazer compras, comece pelas ruelas menores perto da  Place de L’Horloge, com barraquinhas vendendo artigos para casa com aquelas lindas e bucólicas estampas típicas da Provence (toile de jouy) e refeições rápidas e econômicas. Siga até a Rue de la République, a principal da cidade, onde estão as grandes lojas.

Avignon é famosa graças ao festival anual de teatro. Durante três ou quatro semanas em julho a cidade fica praticamente lotada com artistas de rua, atores, músicos e turistas. O festival é uma desculpa para transformar qualquer sala com assentos suficientes em uma “sala de espetáculo”. A grande maioria das performances são, é claro, em francês, mas algumas apresentações são em inglês. A joia deste festival são as performances que ocorrem dentro do Palácio dos Papas. Mesmo sem assistir a qualquer evento, a atmosfera e o teatro de rua dão à cidade um ar mágico!

Desconfie de qualquer pessoa na área do Palais des Papes (ou em qualquer outro lugar em Avignon) que tente fazer com que você assine uma suposta petição. Eles também tentam abordar turistas quando saem do Palais des Papes e afirmam estar trabalhando para o Palais des Papes ou outras autoridades em Avignon. Isso é falso! Se você assinar a petição, eles vão exigir dinheiro de você. Se você encontrar alguma dessas pessoas, ignore-as ou diga ‘não’ e continue caminhando.

Outras cidades na França

Bordeaux | Marselha | Paris | Nice | Lyon | Toulouse Cherbourg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Muitos hostels oferecem uma cozinha para que prepare sua própria comida

Evite peças volumosas e que amassem

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Depois de um dia cheio de novidades, nada como descansar!

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

O investimento com um Seguro Saúde é considerado relativamente baixo

É importante o grupo ter uma ideia de quais são as intenções de cada um

Fique atento constantemente na sua viagem

Você deve ouvir, mais do que nunca, sua intuição

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Chegando em uma nova cidade na Europa

Viajar durante a semana é mais barato

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus