Início Matérias Comportamentais Livro Nazaré A virtude do líder em ser Compreensivo

A virtude do líder em ser Compreensivo

COMPARTILHE

Era árabe e fomos conversando ao longo de todo o trajeto. Na pacata vila de Nain, três quilômetros ao sul do monte Tabor, ela me deixou no Centro, numa pracinha arborizada, indicando-me como chegar à igreja onde Jesus fez o milagre de ressuscitar o filho de uma viúva.

No povoado, as únicas pessoas que vi foram duas mulheres árabes sentadas em cadeiras de balanço vendo a vida passar. Elas me apontaram um atalho perto da sinagoga. Segui pela trilha de pedras no meio do morro. Em dez minutos, chegara. Como a porta estava fechada, temi ter perdido a viagem.

Enquanto esperava alguém aparecer, peguei a Bíblia. Procurei o texto que relatava um incidente ocorrido nas redondezas de Nain. Um fariseu chamado Simão convidou Jesus para uma refeição. Este, sempre que via uma oportunidade de ensinar, aceitava o convite, mesmo que partisse de cobradores de impostos e outros pecadores. Ao chegar à casa do homem, porém, não foi tratado com a cordialidade padrão da época, mas não se manifestou.

De repente, apareceu uma prostituta, que soubera da presença dele ali. Provavelmente, ouvira falar de seus ensinamentos e entrara sem ser notada. Jogando-se aos pés de Jesus, ela começou a chorar, enquanto enxugava as lágrimas que caíam sobre ele com os cabelos. O anfitrião olhava a cena com ar de desaprovação.

Jesus percebeu e colocou-lhe uma questão: “Dois homens eram devedores de certo credor. Um devia quinhentos denários e outro cinqüenta. Como não tinham meios de pagar, ambos foram perdoados. Qual deles o credor amará mais?” “Suponho que seja aquele a quem perdoou mais”, respondeu Simão, demonstrando indiferença diante da pergunta aparentemente irrelevante e fora de contexto. “Julgaste corretamente. Vê esta mulher. Entrei na tua casa e tu não me deste água para os meus pés, mas esta mulher molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Tu não me deste nenhum beijo, mas esta mulher, desde a hora em que entrei, não deixou de beijar ternamente os meus pés. Tu não untaste a minha cabeça com óleo, mas esta mulher untou os meus pés com óleo perfumado.” Simão ficou mudo e Jesus continuou: “Em virtude disso, eu te digo que os pecados dela, embora sejam muitos, estão perdoados, porque ela amou muito. Mas aquele a quem se perdoa pouco, ama pouco.” Em seguida, voltou-se para a prostituta e afirmou: “Teus pecados estão perdoados. Tua fé te salvou. Vai em paz.”

Ele deu, assim, uma imensa prova de ser compreensivo e generoso, perdoando a “pecadora” ao constatar o arrependimento sincero em seu coração pelos erros cometidos. De igual modo, nunca deixava de dizer a seus seguidores o quanto eles eram importantes e sabia adequar o tipo de reconhecimento àquele que o estivesse merecendo. Fazia isso por ter consciência de que a maior necessidade emocional de uma pessoa é se sentir valorizada. Na verdade, só quem é respeitado é capaz de desenvolver a autoestima, fundamental para a busca do autoconhecimento e para a transformação do ser humano e de sua vida em algo melhor. O líder genuíno tem isso claro e trabalha nesse sentido.

Jesus confiava e acreditava em seu grupo, oferecendo-lhe a chance de aprender com o erro. Incentivava os discípulos a tentar sempre e de novo. A principal lição de Jesus é que não se pode julgar os outros com severidade, porque, do mesmo modo que julgar, o indivíduo será julgado: “Não queirais julgar, para que não sejais julgados. Pois com o juízo com que julgardes, sereis julgados: e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós” (Mateus 7:1-6).

Quem não é compreensivo acaba sendo objeto de incompreensão. Jesus perdoava ao constatar o arrependimento sincero pelos erros cometidos. Nunca deixava de dizer a seus seguidores o quanto eles eram importantes e sabia adequar o tipo de reconhecimento àquele que o estivesse merecendo. Fazia isso por ter consciência de que a maior necessidade emocional de uma pessoa é se sentir valorizada. Só é respeitado quem for capaz de desenvolver a auto-estima, fundamental para a busca do autoconhecimento.

Jesus deixou claro que mais difícil do que perdoar é conscientizar-se do erro e assumi-lo, porque isso significa reconhecer que se precisa mudar os conceitos e o modo de agir. A consequência desse processo é o indivíduo tornar-se alvo de críticas, que sendo construtivas, servem para alertar sobre o que se está fazendo de errado.

A vantagem de errar está em se ter uma resposta a respeito da eficácia de uma determinada estratégia e abrir-se uma outra perspectiva de ação. O importante é entender o equívoco para não cometê-lo de novo ou, pelo menos, não repeti-lo em iguais circunstâncias. Permissão para errar é permissão para crescer.

Cabe ao líder multiplicar competência, como Jesus fez com seus discípulos ao incentivar as habilidades duráveis de todos eles que caracterizassem um diferencial para atingir o objetivo. Para extrair esse tipo de energia especial de uma equipe, ele leva seus integrantes a compreenderem o significado a longo prazo do que estão realizando.

Em diversas passagens bíblicas demonstrou, inclusive, sentimentos rebeldes e covardia momentânea, mas todos os seus membros tinham uma razão principal para estar com seu líder e aprender a cada oportunidade. Jesus revelava em suas atitudes um autodomínio incrível, pois concentrava-se na sua missão. Ao comandar uma equipe que estava aprendendo algo totalmente novo, o fez com base no companheirismo, no bom senso e na compreensão, fortalecendo as relações humanas.

Cidades em Israel

Belém | Jerusalém | Jerico | Julis | Nazaré | São João de Acre | Tel Aviv | Tiberíades

País no Oriente Médio

 Israel

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Ter uma boa Oratória é decisivo para o líder

Seja um líder diferenciado no seu dia a dia

Os Líderes em tempos de mudanças

Os Líderes e sua autoridade

Os Líderes criam e modelam a cultura organizacional

Os ensinamentos sobre Liderança na Terra Santa

O que é Liderança? Você está preparado?

O que aprendi do líder Jesus na Terra Santa

O líder tem Fé na causa que abraça

O líder tem Comprometimento com seus objetivos

O líder oferece Confiança na sua equipe

O líder em sua essência é um grande Conselheiro

O líder deve ser Acessível no seu dia a dia

O líder destaca-se pela Humildade

Desperte a liderança em você

Desenvolvendo um verdadeiro Líder

Como nos tornamos Líderes de equipes?

As empresas não precisam de gerentes, mas de Líderes

Aprendizados sobre Jesus e Liderança na Terra Santa

A Liderança está ligada em compartilhar conhecimento

A importância da multiplicação dos líderes na organização

21 “Visões Empresariais” de Jesus para Líderes

O líder demonstra compaixão com o próximo

Jesus era Inspirador com sua equipe

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus