Início Route 66 Arizona Williams é a porta de entrada para o Grand Canyon

Williams é a porta de entrada para o Grand Canyon

COMPARTILHE

Williams é uma cidade no condado de Coconino, Arizona, a 48 km a oeste de Flagstaff. Sua população gira em tono de 3300 moradores. Fundada em 1881, o local foi a última cidade na Historic Route 66 a ser cortada pela Interstate 40 em 1984, quando foram inauguradas as novas rodovias que substituíram a Velha 66 no trecho entre Chicago e Santa Mônica. A festa de inauguração atraiu a imprensa, políticos e personalidades de todo o país. Bobby Troup cantou sua música, “Get your kicks on Route 66”, e políticos fizeram discursos. Muitos queriam que o tempo fosse congelado, mas não foi. Um “devoto” da mother road lembrou aos repórteres que a estrada não acabaria mesmo que o departamento competente quisesse desativá-la. “A Route 66 é feito Elvis Presley, nunca morre”, disse na ocasião.

A cidade é tranquila e ainda se identifica com sua história na Route 66 em vários comércios. Williams praticamente só tem duas avenidas: uma de entrada e outra de saída.

Recebeu o nome do famoso caçador, escoteiro e homem da montanha, “Old Bill Williams”, o primeiro americano branco a explorar a região em 1830. Uma estátua de “Old Bill” fica no Monument Park, a oeste da cidade. A grande montanha ao sul é chamada de Montanha Bill Williams. A cidade foi incorporada em 9 de julho de 1901.

Bill nasceu em 1787, na Carolina do Norte, e viveu entre os índios Osage e Ute. Em 1826, esteve pela primeira vez no local onde seria erguida a cidade homônima. Também teria passado ali o inverno de 1832 para 1833. Em 1849, sofreu uma emboscada mortal pelos índios. Em 1954, um grupo de moradores criou a Bill Williams Montain Men Organization para “perpetuar a memória do homem da montanha”. Hoje, a Route 66 na cidade corresponde à Bill Williams Avenue.

Os exploradores rondavam a região atrás de ouro. Após a Guerra Civil, muitos se instalaram ali para criar ovelhas e gado. Um ano após sua fundação, a cidade ganhou seu primeiro correio e, no ano seguinte, chegou a ferrovia. Assim como outras também, a localidade ganhou má reputação devido ao número grande de saloons, bordeis, casas de jogatina e para o consumo de ópio. Contudo, o turismo em torno do Grand Canyon também começara a despontar. Em 1901, a Santa Fe Railroad estendeu-se até Willians e ao Grand Canyon, fazendo a fama da cidade como “Gateway to the Grand Canyon” (Portão para o Grand Canyon). Um incêndio no mesmo ano devastou 36 estabelecimentos no local. Willians então, assim como Fênix, se reestruturou e nasceu das cinzas. Em 1926, a Route 66 batia às portas do “Portão para o Grand Canyon” e, de quebra, trazia consigo o nascimento de muitos negócios e o crescimento da cidade.

Finalmente, o cinema não poderia faltar. Nos arredores de Williams, foram rodadas várias cenas de “Midnight Run” (1988), estrelado por Robert De Niro.

Comece a conhecer Willians com um tour a pé pelo centro histórico, que cobre mais de seis quarteirões de edifícios e lojas cheias de memorabilia. Todos os prédios estão listados no Registro de Lugares Históricos e têm um quê de história da cidade e da Route 66: o Fray Marcos Hotel, a Red Cross Garage, o Norris Motel, a Wagoner’s Gas, o Bel Aire Motel, o Highlander Motel, o Bennetts Auto. Todos datam entre 1908 e 1960. O Grand Canyon Hotel é um charmoso hotel construído em 1891 e reformado em 1929. Outro clássico é o El Rancho Motel, erguido em 1953 e na ativa até hoje. Repleta de letreiros em neon, a cidade possui locais perfeitos para tirar fotos!

Williams oferece oportunidades recreativas ilimitadas para os entusiastas do ar livre. Os devotos da vida selvagem descobrirão um mundo totalmente novo enquanto atravessarem pelas estradas e trilhas. Se você gosta de acampar e caçar, a Floresta Nacional Kaibab oferece acomodações e expedições de caça sazonal de veados, alces, leões de montanha e ursos.

Separo um parágrafo só para falar do Grand Canyon National Park. O parque, patrimônio da UNESCO, se divide em setores norte e sul. Aliás, lá dentro é praticamente uma cidade organizada: tem transporte, acomodações, alimentação, área para trailers e muita limpeza! As combinações únicas de cores do local devido às composições geológicas – vermelho, marrom, laranja, verde, amarelo e o prata do rio Colorado – e as diversas formas esculpidas pelo tempo e pelo vento decoram majestosamente o Canyon! Experiência única!

Muito especial também é o Bearizona Wildlife Park. O parque, com muita natureza selvagem, fica como que escondido por entre as frondosas árvores das florestas intocadas de Ponderosa Pine. Ali, é possível observar várias espécies de animais, inclusive ursos pardos! Claro, por isso, o parque tem uma série de regras que os visitantes precisam seguir à risca, como não sair dos veículos, não interagir com os animais e dirigir com as janelas fechadas. Tem ainda o agradável zoológico Grand Canyon Deer Farm LLC, com muitas espécies de animais domésticos. As crianças amam, pois elas podem interagir com alguns deles como cabras e bezerros. Tem uma super lojinha para compra de souvenires! Boa dica de passeio!

Williams é o lar do mundialmente famoso Grand Canyon Railway and Resort, que administra uma viagem panorâmica para o Grand Canyon a bordo de um trem a vapor antigo. Dá mesmo a impressão que você está num filme de bang-bang, pois da janela do vagão você vê os atores em ação vestidos a caráter e em cavalos. Ou, eles estão espalhados pelo trem vestidos como xerife, bandido, cowboy ou mocinha, e interagem com os passageiros! O trem também oferece acomodações e alimentação! As crianças ficam como que encantadas por esse passeio! Inesquecível, vai perder? Esse passeio movimenta mais de 200 mil visitantes por ano!

Os restaurantes oferecem uma infinidade de opções da cozinha caseira para as deliciosas comidas mexicana, italiana e americana. A cidade tem locais muito legais para comer e se divertir. Como por exemplo, o Kicks On Route 66 Bar & Grille. O descontraído local apresenta no menu pratos bem preparados, como o combo salmão grelhado, batata assada, molhos e vegetais no vapor. O Twisters Soda Fountain é uma equação perfeita: um maravilhoso sundae no fim da tarde mais um local charmoso e vintage mais uma lojinha com souvenires da estrada! Somam-se ainda bons preços e ótimo atendimento.

Mais um local que é um must para fotografar e comer é o Cruiser’s Route 66 Café. Já na fachada, o carro sobre o teto com o logo da Coca-Cola chama a atenção! Dentro, muitas placas de trânsito e placas da Old Route 66-Arizona. Chão quadriculado e perfume retrô! Da cozinha, chegam fumegantes costeletas e porções enormes de arroz e feijão! O Rod’s Steak House é uma casa tradicional de atmosfera country. É daqueles locais para ir com fome, pois o prato de steak com batata assada ou fritas é colossal! No Route 66 Diner, a personagem Betty Boo, a pin up dos anos 30 vestida de garçonete, te dá as boas vindas no agradável lugar. Excelente pedida para um café da manhã bem americano: ovos, bacon sequinho e panquecas. Por fim, o Pine Country Restaurant serve porções bem generosas, como as saladas com frango ou steak em tiras, bem feitas e gostosas. Arremate com uma saborosa apple pie (torta de maçã) caseira, a especialidade da casa!

A boa pedida de hospedagem é o Canyon Motel & RV Park, que combina motel histórico com vagões de trem antigos, iluminação a gás e uma área para trailers. O motel é composto por vários bangalôs de 1941 entremeados às árvores. Você pode optar por dormir em um bangalô como em 1929 nos tempos da Santa Fe Railway, ou seja, com iluminação de lamparinas a gás, ou dentro de um vagão decorado à moda dos anos 50! Incrível e diferente!

Outro local especial é o Grand Canyon Hotel, charmoso hotel cujos quartos são decorados de forma diferenciada, em estilo mais vintage ou mais navajo ou country. Alguns possuem uma deliciosa banheira no quarto. Escolha o seu e relaxe! Bom atendimento! Há acolhedoras pousadas históricas que fazem parte da história da Route 66 como: Canyon Country Inn, Grand Motel, Mstar Hotel Route 66-Grand Canyon, Rodeway Inn & Suites Downtowner-Rte 66, The Lodge on Route 66, Mountain Side Inn e o icônico El Rancho Motel.

Para ir de Williams a Seligman, você vai encontrar vários trechos da Route 66 em seu caminho, são 70 km de distância.

Outras cidades na Route 66 no estado do Arizona
Holbrook | Winslow | Flagstaff | Seligman | Kingman Oatman
Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

O Arizona oferece os cenários mais estonteantes dos EUA

As estradas não foram feitas para carros comuns

O maior medo que enfrentei num viagem

O viajante deve percorrer suas ruas até o Wigwan Village

Flagstaff é a porta de entrada para o Grand Canyon

Museum Club é considerado ponto de encontro na Route 66

Se não conhecer o Jackrabbit, não esteve no Sudoeste

A Route 66 está mais viva do que nunca

A Route 66 é a melhor maneira de conhecer os EUA

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Atrasos e cancelamentos de voos são comuns

É importante que o animal de estimação esteja acostumado a andar de carro

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus