Início Europa Alemanha Em Munique, desde 1810, é realizada anualmente a Oktoberfest

Em Munique, desde 1810, é realizada anualmente a Oktoberfest

COMPARTILHE

Munique conta atualmente com 1.6 milhão de habitantes, enquanto que sua região metropolitana abriga mais de 6 milhões de pessoas. É a cidade mais populosa da Baviera e do sul da Alemanha e a terceira mais populosa do país, atrás apenas de Berlim e Hamburgo. Foi fundada em 1158 e bastante destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, foi completamente reconstruída nas décadas posteriores. Já esteve na 4ª posição entre as “Cidades Mais Habitáveis do Mundo”. Entre as cidades próximas estão Zurique a 315 km, Praga a 380 km, Viena a 440 km, Milão a 490 km e Berlim a 590 km.

Munique, uma das cidades mais agitadas e alegres da Alemanha, desde 1810 é a casa da Oktoberfest, a maior festa da cerveja do mundo! Este evento é um dos principais chamarizes turísticos do país.

Munique é famosa pela sua bela arquitetura e rica cultura. Aliás, a beleza de sua arquitetura deixa muitos viajantes bem impressionados! Embora tenha sido fortemente danificada por bombardeios aliados durante a guerra, muitos dos seus edifícios históricos foram reconstruídos e o centro da cidade foi totalmente revitalizado, incluindo a maior igreja da cidade, a Frauenkirche e a famosa prefeitura (Neues Rathaus).

É um importante e desenvolvido centro financeiro, urbano, logístico, cultural e político da Alemanha e Europa continental. É sede de diversas empresas de renome mundial, como a montadora BMW e museus de tecnologia e ciência, como o Deutsches Museum e o BMW Museum. É a cidade mais próspera da Alemanha e o faz repetidamente no top 10 do ranking global de qualidade de vida.

Munique apresenta um clima continental seco. Os fatores determinantes para algumas características climáticas da região são os Alpes e o rio Danúbio, que fazem uma espécie de “divisão” do tempo: a área de um dos lados dos Alpes apresenta clima diferente da outra. Ou seja, o tempo ali é relativamente muito variável e podem mudar de forma violenta e inesperada. No inverno (dezembro a março), as baixas temperaturas predominam na região e você terá necessidade de roupas adequadas para enfrentar dias gelados. Munique experimenta invernos frios, mas a chuva pesada raramente é vista no inverno. O mês mais frio é janeiro com uma temperatura média de -2°C. Durante a primavera (março a maio), as temperaturas estão mais amenas e a cidade fica toda florida! Os verões (junho a agosto) são quentes e agradáveis, ​​com temperaturas de 23°C. No outono (setembro a novembro), os dias ficam mais curtos e ocorre o Oktoberfest, em setembro. Uma multidão de turistas invade a cidade nesse período!

Além da festa cervejeira, a cidade oferece muitas atrações e é preciso de cinco noites para explorá-la bem! Caso não tenha muito tempo, faça um bom planejamento e com três noites é possível conhecer as atrações turísticas.

O Aeroporto Internacional Franz Josef Strauß foi aberto em Erdinger Moos, a 29 km de distância de Munique. Este figura como o segundo maior da Alemanha e o sétimo da Europa. Originalmente, o aeroporto estava mais perto do centro da cidade, em Riem. No entanto, em 1992, ele foi transferido para seu local atual para atender à demanda por mais capacidade e instalações mais modernas. Hoje, oferece conexões para a maioria dos aeroportos alemães e europeus, bem como muitos destinos intercontinentais. O aeroporto de Munique foi nomeado melhor aeroporto da Europa 8 vezes nos últimos 10 anos!

O aeroporto se conecta ao centro por trens suburbanos (S-Bahn), linhas S1 e S8. O S1 leva à estação central, através dos distritos norte e oeste de Munique, enquanto o S8 serve os distritos orientais antes de chegar à estação central. Os trens partem a cada 5 a 20 minutos e o trajeto até o centro é de 40 minutosl. Se for pegar o trem a partir do aeroporto, você tem que validá-lo na estação Feldmoching, o que significa que você só pode viajar com o trem S1. Você vai ter que sair (ou mudar para o metrô) em Feldmoching. Certifique-se de que você está na parte correta do trem se você tomar a linha S1.

A Estação Central de Munique (Hauptbahnhof) está convenientemente localizada no centro, embora a estação principal fique a oeste da Marienplatz (duas estações de S-Bahn) e apenas à uma curta caminhada do centro. A Hauptbahnhof possui uma ótima infraestrutura para viajantes, incluindo vários restaurantes, lojas e até um supermercado (que está aberto aos domingos também!).

A cidade oferece conexões de alta velocidade para Paris, Estrasburgo, Salzburgo, Innsbruck, Viena, Budapeste, Zurique, Verona, Veneza, Milão e outras cidades via Eurocity e City Night Line (trem noturno). Duas estações de trem adicionais estão localizadas a oeste (Munique Pasing) e leste (Ostbahnhof de Munique), ambas conectadas ao transporte público. Com um ticket diário pode-se utilizar o metrô, trem ou ônibus. Apesar de serem mais práticos, os passes diários não são dos mais baratos. Nas principais estações de metrô, existem bilheterias que fornecem mapas de trem e metrô gratuitos. É necessário validar os bilhetes antes de entrar no metrô. Senão, corre-se o risco de ser multado pela fiscalização.

A melhor maneira de se locomover por Munique é usando o sistema de transporte público composto por trens suburbanos (S-Bahn), metrô (U-Bahn), bondes e ônibus. O metrô cobre mais a área do centro, enquanto o S-Bahn vai para áreas um pouco mais distantes. As estações de S-Bahn, são marcadas com um “S” branco em círculo verde. Todas as linhas atravessam a cidade em um único túnel (Stammstrecke) entre as estações Donnersbergerbrücke e Ostbahnhof.

Existe apenas um sistema de ingressos, chamado MVV, o que significa que você pode usar todos os meios de transporte com o mesmo bilhete. Você pode receber bilhetes individuais, grupais, diários, semanais e mensais. Uma opção econômica é comprar bilhetes na estação Hauptbanhof. O Bayern Ticket dá direito a até 5 pessoas viajarem nos trens regionais por toda a Bavária durante um dia inteiro e também inclui 4 cidades fora da Bavária (Kufstein, Reutte, Ulm e Salzburgo). Estando em Munique, dá para conhecer várias cidades da Rota Romântica!

As estações de metrô, ou seja, U-Bahn, são marcadas com uma “U” branca no fundo num quadro azul. O site da empresa MVV inclui mapas da rede U-Bahn, S-Bahn, bondes e ônibus, mapas dos parques de estacionamento e parque, informações de preços e horários. O mapa de rede MVV oficial está disponível na maioria das estações e absolutamente indispensável.

Uma das melhores maneiras de explorar a cidade é em cima de uma bicicleta. Visitas guiadas, aluguéis e mapas estão disponíveis na estação Hauptbahnhof e em muitos outros lugares da cidade. Há muitas ciclovias, especialmente ao longo do rio Isar, nos parques e até mesmo no centro da cidade.

As bicicletas também podem ser alugadas pelo sistema Call-A-Bike, que é administrado pela Deutsche Bahn. Você precisa do número listado nas bicicletas com seu celular e se registrar no site callabike.de para usá-los. O serviço é conveniente, pois você aluga uma bicicleta disponível em toda a cidade e simplesmente deixa-a no seu destino. No entanto, esta não é uma alternativa econômica se você estiver planejando muitas viagens em um único dia. Nesse caso, é melhor conseguir um aluguel de dia ou de um dos serviços de aluguel localizados em todo o centro de Munique.

No entanto, as taxas de acidentes envolvendo bicicletas estão aumentando em Munique. Assim, a polícia impõe as regras de trânsito dos ciclistas mais rigorosas, especialmente no início da primavera sendo o começo da primavera. Os capacetes não são necessários para os ciclistas, mas são recomendados.

A primeira Oktoberfest ocorreu em 12 de outubro de 1810 para comemorar o casamento do príncipe Ludwig da Baviera e da princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen. Todos os cidadãos de Munique foram convidados para uma celebração num prado em frente à torre da cidade, posteriormente renomeado o Theresienwiese, em homenagem à noiva. Nos primeiros anos da feira, realizaram-se corridas de cavalos e, à medida que o evento cresceu, uma convenção agrícola, que ainda acontece a cada quarto ano, foi adicionada ao programa. Em 1896, os empresários que trabalhavam com cervejarias em Munique construíram as primeiras barracas gigantes da cerveja na Oktoberfest, e o consumo de cerveja tem sido o principal foco desde então.

Hoje, a Oktoberfest é o festival de cerveja mais conhecido em todo o mundo e foi replicado em todos os continentes. No centro do espetáculo, estão grandes barracas de cerveja que são montadas ao longo da Wirtsbudenstrasse, na parte norte de Theresienwiese, com capacidade para até 10.500 pessoas, além de centenas de tendas adicionais e milhares de assentos nos jardins de cerveja adjacentes. Aqui, apenas as cervejas vindas das 6 principais cervejarias de Munique (Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner, Spaten-Franziskaner) são vendidas. As tendas são abertas às 10h geralmente (9h nos finais de semana). O primeiro dia é o dia útil (em alemão, anstich). Não há cerveja servida antes do meio dia e, uma vez que as tendas certamente estarão cheias até então, levará algum tempo até que todos sejam atendidos. Na maioria das barracas de cerveja, o bar fecha às 22h30 da tarde, enquanto a barraca fecha às 23h30. Você deve terminar sua cerveja antes disso, uma vez que a segurança eliminará a área de forma implacável.

A estação de metrô mais próxima, a Theresienwiese (linhas subterrâneas U4 e U5), estará muito lotada e às vezes será fechada por causa disso. Como alternativa, vá para a estação de metrô Goetheplatz (linhas U3 e U6). Também provavelmente estará lotada, mas você ainda terá algum ar para respirar lá. Apenas siga a multidão quando você sair da estação.

Especialmente nos fins de semana, você deve tentar entrar nas tendas antes das 10 da manhã. Durante a semana, a maioria delas estão abertas durante todo o dia, no entanto, não é fácil conseguir um assento se você for num grupo maior. É uma regra geral: você não será servido se você não tiver assento! A exceção é o Hofbräu Festzelt, onde a cerveja também é servida em uma área permanente. Não é recomendável deixar a tenda se quiser entrar mais tarde, já que pode estar cheio naquele momento. Também há barracas menores, que também oferecem cerveja, comida bávara e música. No entanto, a Oktoberfest tem mais diversão a oferecer do que apenas dentro das barracas de cerveja. Na Schaustellerstrasse, você pode andar nas montanhas-russas, assumindo que você ainda é capaz de fazê-lo depois de aproveitar a cerveja de Munique.

O cardápio da gigante festa cervejeira constitui-se de pratos típicos da Baviera, como joelho de porco (eisbein) e vários tipos de salsichas como a weisswurst (salsicha branca) de carne de vitela e miúdos cozidos. Tem ainda as salsichas (würstchen) de todos os tipos, tamanhos e com os mais variados acompanhamentos: pão, molho de mostarda picante ou doce, salada de batata, entre outros. O tipo de cerveja mais tradicional é a Helles, servida em um caneco de 1 litro. A música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia!

Tome alguns cuidados para reforçar seu planejamento ao embarcar e fique atento a essas dicas. A acomodação será difícil de encontrar e os preços podem ser facilmente duplicados durante a Oktoberfest. Fumar não é permitido nas tendas, mas algumas apresentam áreas designadas para fumantes ao ar livre. Pense duas vezes se quiser deixar uma barraca para fumar, uma vez que você não poderá entrar novamente. Se você está com crianças pequenas, tente evitar de ir nos fins de semana. Todas as terças-feiras, das 12 às 18 horas, são os dias da família com descontos em muitos passeios. Fique longe das brigas, pois a polícia poderá prendê-lo e, se você estiver louco o suficiente para atacar e ferir alguém com um stein de cerveja, você será acusado de tentativa de homicídio culposo!

Munique tem acomodação para todos os tipos de viajantes. A área diretamente em torno da Estação Central de Munique (Hauptbahnhof) tem inúmeros albergues juvenis e hotéis de luxo, além de muitos pequenos hotéis.

O centro histórico, no coração da cidade, é um dos melhores locais para você se hospedar, pois além de concentrar hotéis, pousadas e hostels, abriga as principais atrações turísticas. Nos arredores da Theresienwiese, você também irá encontrar hotéis rodeados de muitas lojas, bares e restaurantes. A região é movimentada dia e noite. Há também muitos hotéis e albergues juvenis em outros distritos de Munique, especialmente Schwabing, Bogenhausen (Arabellapark) e a área em torno da estação Munich East (Haidhausen). À medida que se move para os bairros residenciais da cidade, as opções disponiveis são as  pequenas pousadas.

Você pode escolher a localização da sua acomodação dependendo da finalidade da sua visita. Os que buscam cultura podem ficar em Schwabing, perto de galerias e museus. Os aficcionados em curtir a vida noturna podem pensar em um lugar em Ludwigsvorstadt-Isarvorstadt, perto do rio Isar, onde a densidade de bares e clubes é a mais alta. No entanto, com o sistema de transporte público muito eficiente de Munique, você pode chegar literalmente a qualquer lugar da cidade dentro de 30 minutos.

Esteja ciente de que os preços podem variar significativamente de acordo com a estação. Normalmente, você tem que pagar preços mais altos durante os meses de verão de junho a agosto. Encontrar acomodações acessíveis pode ser difícil quando há feiras na cidade. Durante a Oktoberfest, os preços de acomodação tendem a triplicar ou quadruplicar e os proprietários de acomodação mudam seus termos de uso e pagamento.

A Bavária é conhecida como a maior produtora de cerveja do mundo e as principais marcas comercializadas por lá são: Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbrau, Lowenbrau, Paulaner-Thomasbrau e Spaten-Franzinskaner. A fábrica mais conhecida de cerveja é a Holfbrauhaus, a 2 quarteirões da Marienplatz.

A Hofbräuhaus foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para evitar ter que comprar cerveja da baixa Saxônia. Apenas em 1828, a cervejaria foi aberta ao público. Na Segunda Guerra Mundial, toda sua estrutura foi destruída num bombardeio, porém foi reconstruída em 1958. Em 1920, foi realizado ali o primeiro evento político importante do Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Nesse dia, Hitler apresentou o “Programa de 25 pontos” do partido para uma audiência de 2 mil pessoas, segundo descrição no Mein Kampf.

Não deixe de explorar o Viktualienmarkt, mercado de alimentos localizado no coração da cidade a poucos passos da Marientplatz. O mercado surgiu do comércio dos fazendeiros, mas tornou-se um mercado gourmet com uma área de 22.000 m² repleta de barraquinhas de comida, cerveja e artesanato. Impossível ir à Munique e não ir ao Viktualienmarkt!

Munique é uma ótima cidade para saborear as saborosas salsichas de vitela! Mas, não deixe de experimentar o tradicional pretzel, pão de sal em formato de nó que é vendido em praticamente todas as esquinas da cidade com mostarda doce e uma weissbier. Os típicos biergartens, ou jardim das cervejas, são imperdíveis. Trata-se de jardins instalados em parques, feiras e estabelecimentos comerciais onde é possível degustar cerveja e delícias da culinária alemã em meio a um cenário natural!

A refeição bávara geralmente começa com uma sopa, de que existem muitas variedades entre elas a leberknödelsuppe (sopa com bolinho de fígado), grießnockerlsuppe (sopa com bolinhos de sêmola) e pfannkuchensuppe (sopa de ‘panqueca’, que na verdade é um caldo de carne com tiras de massa de panquecas). Os pratos principais são tipicamente à base de carne. Alguns deles que você deve provar são: schweinsbraten (porco assado), schweinshaxe (nódulo de porco assado), brathendl ou simplesmente hendl (frango assado) ou bauernente (pato assado). Esses são geralmente servidos com molho e knödel (grandes bolachas cozidas ou cozidas de batata ou pão) ou späzle (macarrão de ovo). As sobremesas típicas incluem o bayrische (um creme com frutas ou geleia) e dampfnudeln (feito de massa de amêndoa e servido com creme de baunilha).

Se você gosta apenas de um lanche, quase todos os açougueiros vendem leberkässemmeln, um embutido que consiste de uma mistura de carnes de vaca e de porco, especiarias e limão, cozida em uma panela aberta e tradicionalmente servido com uma mostarda doce e granulada. Eles tendem a ser muito baratos e deliciosos. O bratwurst é encontrado em qualquer barraquinhas de Munique!

Procure fazer um tour a pé! Comece explorando o centro histórico (Altstadt), com monumentos que remetem a 800 anos! Ali, o principal local é a Marienplatz, a praça mais famosa da cidade. Fundada em 1158, a bela praça tem no seu centro a Coluna de Maria, erguida em 1638, que dá o nome à praça. Ali, estão o prédio da prefeitura (Neues Rathaus), em estilo neogótico, com um  relógio e um carrilhão famoso. É impossível perder a simpática orquestra de bonecos que está bem no topo deste prédio. São 43 sinos e 32 figuras de cobre que encenam 4 melodias diferentes. Centenas de pessoas se reúnem em frente à torre para assistir à pequena  encenação diária do carrilhão às 11 da manhã (ou às 12h e às 17h no verão). Depois, visite o Residenz Museum, o maior palácio urbano da Alemanha.

Os reis da Bavaria transformaram Munique na capital da arte alemã nos anos 1800 e ainda é sede de coleções e museus de classe mundial. Em Munique, há um distrito inteiro abarrotado de museus, o Kunstareal, no bairro de Maxvorstadt. O local inclui 16 museus, 40 galerias e 7 escolas de arte. Por isso, vale a pena dedicar algumas horas do dia para visitá-los! Aos domingos alguns museus públicos cobram apenas 1 euro para entrar. Entre eles, o Alte Pinakothek (arte clássica do século 14 até o 18), o Neue Pinakothek (obras do século 19 e início do 20), a Glyptothek, o Antikensammlungen, o Bavarian Nation, a Pinakothek der Moderne (maior museu de arte moderna da Alemanha), o Lenbacchaus e o Museu Municipal de Munique.

A maioria dos museus de Munique fecha às segundas. O Castelo Nyphemburg e os jardins, bem como o Museu Deutsche, são os únicos lugares abertos. O showroom da BMW com modelos de última geração está aberto para visitação pública, embora o próprio museu esteja fechado. Assim, a melhor maneira de planejar seu itinerário é visitar os museus em dias que não sejam segunda-feira e usar este dia para explorar a cidade. Para muitos museus, o domingo será o melhor dia para a visita, uma vez que a admissão é de apenas 1 euro. Isso inclui o Pinakotheken, o Museum Brandhorst, o Museu Nacional da Baviera e o Glyptothek, bem como o Staatliche Antikensammlungen. O Neue Pinakotheke, no entanto, está aberto às segundas-feiras e fechado às terças-feiras.

Visite o Englischer Garten localizado em Schwabing. Este é o coração verde de Munique e a entrada é gratuita. É um lugar maravilhoso para relaxar, desfrutar de uma cerveja em um dos vários jardins de cerveja, passeando pelos riachos e lagos ou simplesmente aproveitando o sol nos gramados. Basta se dirigir para Münchner Freiheit ou Ostbahnhof, por S- ou U-Bahn, e pegar o ônibus nº 54 para Chinesischer Turm.

Uma boa opção é adquirir o Munique City Pass. Os titulares podem se beneficiar de acesso ilimitado ao transporte público e também obter descontos em mais de 30 das atrações da cidade  como museus, pontos turísticos, lojas, entre outros. Está disponível em seis versões (bilhetes individuais e de grupo). O cartão pode ser comprado com duração de 1 ou 3 dias. Há também a opção de comprar o cartão de 3 dias para toda a rede de transporte.

Caso esteja com interesse em fazer compras, comece na Neuhauserstrasse e a Kaufingerstrasse, as principais ruas de comércio. Ambas são um largo calçadão de pedestres, uma em sequência à outra, repleto de lojas como Zara, H&M, Mango e algumas de marcas locais. Outras ruas de comércio importantes são a Pettenbeckstrasse, a Weinstrasse, a Maximilianstrasse e a Residenzstrasse. Boa parte desses locais está concentrada na região central, o que facilita bastante a locomoção.

Quem vai a Munique pode aproveitar para conhecer Zurique, na Suíça, e Praga, na República Tcheca, as duas cidades estão a cerca de 300 km. Ou, pode ser uma oportunidade para ir até Colônia, Frankfurt e Berlim. O Bayern Ticket permite que você viaje em qualquer lugar da Baviera nos trens regionais o dia todo (apenas a partir das 9h). Custa € 38 para um grupo de até 5 pessoas e € 22 para um individual. Há o Bilhete Schönes Wochenende, válido em todos os lugares da Alemanha apenas nos fins de semana. Custa € 42 para um grupo de até 5 e também é restrito aos trens regionais.

Munique é uma cidade muito segura para os seus residentes e viajantes e os crimes violentos são extremamente raros. Tome as precauções habituais (como não deixar sua câmera sem vigilância) e não acontecerá nada de errado. O principal risco é o consumo elevado de cerveja e outras bebidas que levam álcool.

A cidade tem uma mente aberta com um grande número de imigrantes e expatriados que vivem na cidade (25% dos moradores têm antecedentes de migração). Será muito improvável que você encontre algum problema por ser estrangeiro.

Munique usufrui de uma animada cena gay com muitos bares, clubes e danceterias espalhados por seu centro histórico. A cidade tem a terceira maior comunidade gay alemã depois de Berlim e Colônia.

Dentre os eventos mais disputados pelo público LGBT encontra-se a Oktoberfest, que possui dias e tendas voltadas a este público, como a Bräurosl, Fischer Vroni e Schottenhamel. Curiosamente, a concentração dos foliões acontece no bairro de Glockenbach (Glockenbachviertel), onde morou o icônico frontman da banda Queen, Freddie Mercury, próximo às Gärtnerplatz Square e Hans-Sachs-Strasse.

Na cidade, encontram-se desde cafés descolados com clientela mista até bares com atmosfera divertida e nostálgica. Para refeições, tem desde locais rústicos com a tradicional culinária alemã a bistrôs charmosos e discretos.

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça | 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Munique usufrui de uma animada cena gay!

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Cuidados necessários ao embarcar para uma viagem

Compre sua passagem com antecedência, pode conseguir ótimos preços

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus