Início Lugares Inesquecíveis África O Egito é um país para aprender a negociar com história milenar

O Egito é um país para aprender a negociar com história milenar

COMPARTILHE

O Egito, cujo significado do nome (Kemet) é “terra negra” por conta do fértil solo negro depositado pelas cheias do Nilo, é um país do nordeste da África em uma região predominantemente desértica que inclui a península do Sinai, na Ásia. Faz fronteira com a Líbia a oeste, Sudão ao sul e Israel e a Faixa de Gaza a nordeste. O país controla o canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e, por conseguinte, ao oceano Índico. O litoral norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo; o oriental, pelo Mar Vermelho. O país é considerado um polo do turismo histórico, religioso e de entretenimento. Para entrar no Egito, é necessário ter um passaporte válido e, na maioria dos casos, um visto.

O turismo é um dos setores mais importantes da economia do país, um dos mais importantes destinos do gigante continente africano, recebendo mais de 14 milhões de turistas por ano. A Necrópole de Gizé é a atração turística mais popular desde a antiguidade e era famosa já no período helenístico, quando a Pirâmide foi listada por Antípatro de Sídon como uma das Sete Maravilhas do Mundo, sendo a única delas que ainda existe.

Este país é fascinante, intrigante e emocionante. Visitá-lo é uma experiência cultural enriquecedora!

Com mais de 85 milhões de habitantes, o Egito é um dos países mais populosos da África e Oriente Médio, sendo o 15.º mais populoso do mundo. A população se concentra às margens do rio Nilo, praticamente a única área não deserta do país. A maior parte do povo ocupa os centros urbanos, em especial o Cairo, Alexandria e outras grandes cidades do delta do Nilo.

A sua capital é o Cairo, maior e mais populosa cidade do país e do continente africano. Outras cidades importantes são Alexandria, Almançora, Aswan, Assiut, El-Mahalla El-Kubra, Gizé, Hurghada, Luxor, Kom Ombo, Safaga, Porto Said, Sharm el Sheikh, Shubra El-Kheima, Suez e Zagazig.

O Egito tem uma geografia meio confusa: o Cairo fica no delta do Nilo; a Alexandria e algumas cidades estão junto à costa; e um cinturão verde circunda os dois lados do rio Nilo. O restante é um inóspito deserto, metros quadrados intermináveis de areia salpicados com um oásis ou outro, como Bahariya, Dakhla (ou Dakhleh), Farafra, Kharga e Siuá (ou Siwa). É surpreendente compreender que nesse país tão seco tenha existido uma das maiores civilizações da História!

O país possui uma das histórias mais longas entre todos os Estados modernos, foi continuamente habitado desde o 10.º milênio a.C. Sua civilização foi responsável pela construção de alguns dos monumentos mais famosos da humanidade: as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. Foi também uma das mais poderosas de seu tempo e uma das primeiras seis civilizações a surgir de forma independente no mundo. Suas ruínas antigas, como as de Mênfis, bem como o templo de Karnak e o Vale dos Reis, na cidade de Luxor, são centros importantes para estudos arqueológicos e de interesse popular de todo o mundo.

O rico legado cultural do Egito, bem como suas atrações, fizeram do turismo a parte vital da economia, empregando cerca de 12% da força de trabalho no país. A economia egípcia é uma das mais diversificadas na África destacando-se, além do turismo, setores como a agricultura, indústria e serviços em níveis de produção quase iguais. O Egito é considerado uma potência média, com influência cultural, política e militar significativa no Norte da África, no Oriente Médio e mundo muçulmano.

As temperaturas médias ficam entre 27°C  e 32 °C no verão, chegando a 43 °C no litoral do mar Vermelho, e entre 13°C  e 21 °C no inverno. Um vento constante de noroeste ajuda a baixar a temperatura no litoral mediterrâneo. Chove pouco ali, exceto nos meses de inverno nas regiões ao norte.

E, diante de tamanha importância, é caro viajar para lá?! Não, pois os custos de uma viagem ao país são econômicos.

O árabe é a língua oficial, mas em locais mais frequentados pelos turistas fala-se também o inglês. A libra egípcia é a moeda do país e as cédulas são escritas em árabe e inglês. A moeda está disponível nos bancos, nas casas de câmbio oficiais e maioria dos hotéis, mas as melhores taxas de câmbio são oferecidas nos bancos. Porém, todas as principais moedas internacionais são aceitas. Os principais cartões de crédito são bem-vindos em grandes hotéis, restaurantes e áreas turísticas. É legal trocar seus dólares pela moeda local para que tenha dinheiro em notas baixas para suas negociações. Troque pouco, pois não há câmbio ao contrário!

Fique atento aos costumes! O chá é a bebida de todas as horas e não é raro ver alguém envergando uma bandeja e xícaras na rua. Experimente o chá de hibisco, altamente diurético, delicioso e que pode ser tomado quente ou frio. Não há problema em usar roupa no estilo ocidental, mas há alguma restrição para entrar nas mesquitas com pernas de fora e ombros descobertos.

Seu celular irá funcionar, mas pagará pelo caríssimo roaming internacional. É bem fácil comprar um cartão pré-pago para usar em seu aparelho, caso seja desbloqueado. Caso precise utilizar a internet, tem lan houses e boa parte dos hotéis dispõe de Wi-fi grátis.

Não deixe de fazer uma caravana de camelo pelo Deserto do Saara em direção às pirâmides! Essa foi uma das maiores aventuras que realizei e proporciona fotos incríveis. Se tiver tempo, dê uma esticada até a cidade de Luxor, visite os Templos de Luxor e Karnak e faça um passeio pelo Vale dos Reis e das Rainhas. Aswan foi um refúgio dos faraós e é um paraíso para o descanso!

Os turistas são tratados como faraós no Egito! Muitos nativos falam inglês e o país dispõe de uma polícia turística para proteger, aconselhar e orientar os visitantes. Importante: lembre-se de levar papel higiênico e saiba que é proibida a venda de bebidas alcoólicas devido à religião.

Caso precise de táxi, peça ao hotel em que você está chamar e jamais pegue um sem negociar o preço antes. Não tenha vergonha, pois nada tem preço exposto no Egito, tudo depende do estilo da vestimenta e país de origem do turista. São hábitos: um bate papo que se transforma em negociação, uma desistência na primeira oferta por parte do negociante, pegar no braço para retornar ao local que se iniciou o bate papo, palpites de parentes para convencê-lo a comprar, enfim, uma aula de como realizar um bom negócio! O problema é que eles sempre vencem, mas fica o aprendizado. Não pague na primeira oferta feita, pois o preço apresentado sempre está acima do valor e aceitar logo de início significa perder a oportunidade que eles valorizam.

Os costumes exóticos e o clima quente contribuem para atrair os viajantes. Por isso mesmo, eu me sentia mais aventureiro do que nunca! Além disso, visitar lugares milenares e cheios de mística excitavam minha imaginação. Vivenciei um sonho nesse país!

No Egito, não encontrei outros viajantes. Encontrei a mim mesmo.

Cidades no Egito

Aswan | Cairo | Luxor

País na África

Egito

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

O maior tesouro pode estar próximo de você

Um luxo em Karnak

Uma aula de negociação de camelos no Egito

Uma aventura de ônibus na cidade do Cairo

A energia dentro da pirâmide no Egito

A esfinge e as pirâmides

Chegando ao Egito pela primeira vez

Minha caravana de camelo pelo Deserto do Saara

O Colosso de Memnon é um exemplo da arte do antigo Egito

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil

Estipule um orçamento diário

As barracas de rua oferecem ótima experiência cultural

Compre algumas coisas no supermercado e aproveite a luz do dia

Confira as datas dos feriados e fuja deles

Controle seu vício, diversão e consumo

Converse com moradores locais

Sempre existem opções de transporte púbico

Economize reservando o carro no Brasil

Use sua carteira de habilitação para ficar seguro

Não se esqueça de alguns cuidados na sua viagem

É a experiência que faz o bom viajante

Escolha itens multiuso.  Essa regra é clássica

Algumas dicas para ter um voo tranquilo

Evite problemas no aeroporto ao entrar num país

É muito importante cultivar o espírito da pechincha

Evite ficar hospedado diante do principal cartão postal da cidade

Verifique quais são os documentos necessários para o destino escolhido

Atenção com a mochila pequena do dia a dia

A primeira coisa é escolher o seu destino da viagem

Antes de comprar as passagens fique bem atenta a alguns detalhes

Ao invés de cismar com um destino deixe o destino escolher você

Regras de conduta devem ser respeitadas

Dormir com futuros amigos é a proposta dos albergues

Batalhe por um desconto na compra

Pague menos e fique de olho nas oportunidades!

Cada animalzinho tem uma necessidade específica

Dicas para organizar a sua viagem junto com seu pet

É só tomar alguns cuidados básicos antes de viajar

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus