Início Route 66 Arizona O Arizona é um estado que oferece cenários estonteantes dos EUA

O Arizona é um estado que oferece cenários estonteantes dos EUA

COMPARTILHE

O Arizona foi o 48º estado a ser admitido na federação americana. Possui uma população de mais de 6 milhões de habitantes e proporciona uma festa de imagens inesquecíveis para quem se aventura por lá! Trata-se de um dos cenários mais estonteantes dos EUA: o fabuloso Grand Canyon! Fazer fronteira com a Califórnia não é uma tarefa fácil! Mas o estado nem liga para isso: vasto, quente, rochoso, multicolorido, o Arizona não é apenas um simples estado, é uma experiência!

Grande parte do Arizona possui um clima árido ou semi-árido. Estas regiões recebem menos de 40 mm de chuva por ano. Os dias são muito quentes no verão e amenos no inverno. Em regiões montanhosas onde a altitude é maior, o clima é mais úmido e frio. Com mais de 325 dias de sol por ano, você sempre pode contar com o clima perfeito para planejar a sua viagem para o Arizona!

Arqueólogos provaram a existência de traços da cultura indígena no local há 25 mil anos! A população, apesar de ainda pequena para o tamanho do território, cresce a passos largos, desde 1940 aumentou em quase 10 vezes. As fazendas irrigadas combatem a aridez de suas terras. O estado fornece 60% de toda a produção de cobre dos EUA.

Até a chegada dos automóveis no começo do século XX, o público americano começou a clamar pela melhoria do percurso. Cruzando a Interstate 40 hoje, fica difícil imaginar como as pessoas passavam pelas velhas trilhas e trilhos sobre a rota que algum dia se tornaria a Route 66. A estrada de ferro de Santa Fe havia lançado uma extensa campanha na virada do século para atrair turistas para o Oeste selvagem. Com o advento da Route 66, pavimentada na década de 30, o turismo tornou-se um importante recurso econômico ao longo da antiga estrada. Após a Segunda Guerra Mundial, exércitos de turistas cruzavam o estado ansiosos!

A Route 66 no Arizona é uma terra de vulcões, crateras de meteoros, florestas petrificadas e de pinheiros, além de porta de entrada do Grand Canyon State e o Painted Desert. A história dos nativos americanos, pioneiros, estradas de ferro, movimentos de gado, foras-da-lei e aventureiros está entrelaçada com a história da Route 66 no Arizona.

Hoje, a interestadual I-40 encarrega-se do tráfego pesado, mas dá acesso a alguns dos melhores trechos sobreviventes da Route 66, incluindo um bastante notável entre Seligman e Kingman. Este é um dos pedaços mais bem conservados da mother road entre Chicago e Santa Mônica.

As cidades do Arizona são uma deliciosa mistura de centros urbanos diversos, pequenos e encantadores lugarejos, lendas urbanas, histórias e diversidade cultural. Cada local oferece seu baú de experiências, um tesouro que vale a pena ser descoberto. Você pode conhecer paisagens inesquecíveis e impressionantes (Grand Canyon National Park e do Sonoran Desert); hospedar-se em uma pousada histórica; provar um vinho numa vinícola local, cervejaria ou pub; e almoçar em algum lugar que segue o estilo “da fazenda à mesa”.

Por muitos anos, os desertos e desfiladeiros do Arizona serviram de cenários para filmes como “Arizona Nunca Mais”, “Jerry Maguire: A Grande Virada” e “Thelma & Louise”. Com paisagens solitárias pontuadas por rochas vermelhas ou florestas alpinas que levam a lagos escondidos, as vistas são encantadoras, calmas e demandam atenção, além de servirem para caminhadas, passeios de bicicleta ou outras aventuras.

A primeira cidade que avistamos é Holbrook. O local é uma floresta de pedras, declarada monumento nacional em 1906, o que possibilitou a preservação da área nas suas formas mais originais. Ali fica o Painted Desert, que falo a seguir. Faça um tour a pé para conhecer mais da cidade, com alguns prédios que datam a partir de 1888, bem dos tempos do Velho Oeste! Estão todos listados no Registro Nacional de Lugares Históricos. Um passeio imperdível é a ida à Petrified Forest National Park. As maravilhas milenares do local são de encher os olhos! São formações rochosas de todas as cores e formatos e o local é propício para aventura. As visitas podem ser guiadas e eles têm uma central de visitações onde você pode tirar todas suas dúvidas sobre expedições e horários. Num trecho do Petrified Forest National Park, está o Painted Desert. O nome é porque dá a impressão que as rochas coloridas foram pintadas à mão, como numa delicada aquarela! Magnífico! Outra parada obrigatória é no icônico Jack Rabbitt Trading Post. Tire a famosa foto com o Coelho Jack Rabbitt! O local fica na cidade de Joseph City a 18 km de Holbrook, seguindo em direção à Santa Mônica. Em relação aos museus, tem o Navajo County Historic Courthouse and Museum e o Navajo County Historical Society Old West Museum, super bem conservados e interessantes! E para visitar e comer, o Joe & Aggie’s Café é imperdível. O histórico local serve comida mexicana de qualidade. Os donos deste restaurante são citados nos créditos da animação “Carros” da Disney!  Para dormir, tem o exótico Wigwan Village, localizado no centro da cidade, na Hopi Drive. Inaugurado em 1950, fez sucesso desde o começo. O motel não é composto de cabanas, mas de tendas “teepee” dos índios Navajos!

Na região de Winslow, fica um autêntico trecho da Route 66 em seu traçado original. As curvas formam belos desenhos e mostram como a estrada foi corajosa, entrando sem temor no meio do deserto árido. Dá para imaginar o quanto isso fora ousado nos anos 30 e 40. Faça um tour a pé pelo Winslow’s Historic Commercial District, com muitos prédios históricos erguidos entre 1883 e 1835. Ali há uma lista de motéis antigos e famosos da época de ouro da Route 66. Não deixe de ver a curiosa Meteor Crater. A cratera foi formada a 50 mil anos por um meteorito de aproximadamente 50 m à uma velocidade de  40 mil km/h. Com uma força equivalente à explosão de uma bomba de hidrogênio, o impacto deixou um rombo de pouco mais de 1 km de diâmetro e 200 m de profundidade. Incrível! Visite e fotografe o Standin’ On The Corner, uma estátua em bronze de um homem carregando um violão em frente a um poste com a placa da Route 66. Atrás, há um mural pintado sobre tijolinhos vermelhos que retrata uma pick-up Ford guiada por uma mulher loira e uma águia pousada na altura da primeira “janela”. Não deixe de ver o Homolovi State Park, parque estadual com 4500 acres. A reserva é originária das colônias Anasazi, do século XIV. Além da natureza belíssima, eles também possuem um museu e uma central de visitantes, com informações e dicas sobre trilhas e acampamento. O Old Trails Museum é uma boa dica cultural, pois é repleto de objetos, fotos, documentos que contam a história da cidade, entremeada com a da Route 66.

Próxima parada, Flagstaff, também chamada de a capital mundial do cinema. Explico: antes de Hollywood tornar-se o centro da indústria cinematográfica, vários diretores apaixonaram-se pelo lugar. Fazer um walking tour por Flagstaff é uma excelente oportunidade para conhecer e interagir com o lugar! Ali, vêem-se edifícios datados do final do século XIX e icônicos locais da Route 66. Flagstaff é também a cidade onde está o majestoso Grand Canyon! Separo um parágrafo só para falar do Grand Canyon National Park logo mais! Visite também o Northern Arizona Museum, local repleto de história e que vale à pena ser visto! Muitos artefatos indígenas e outros objetos estão em exposição. Vá ao Lowell Observatory, onde os cientistas descobriram o planeta Plutão em 1930. Outro lugar bacana é o Arizona Historical Society Pioneer Museum, com a história do estado toda reunida ali. O The Museum Club (1918) é uma parada obrigatória! O bar é considerado ponto de encontro para os amantes e fanáticos da Route 66. A fachada e a decoração são um desbunde! O som, como não poderia deixar de ser, é uma música country que rola ao vivo, enquanto você degusta as delícias do menu!

Economize em dinheiro com comida, compras e hospedagem, mas, não deixe de ver uma das paisagens mais lindas da sua vida! Para conhecer o Grand Canyon você pode optar por ir de helicóptero ou se arriscar em uma aventura descendo-o sobre o lombo de uma mula! Mas, é necessário fazer reservas com antecedência no Grand Canyon National Park Lodge. Se deparar com a imensidão do Grand Canyon, com todos seus formatos e cores, traz muita emoção e, com certeza, este momento ficará marcado em você para sempre. O parque, patrimônio da UNESCO, é dividido em setores norte e sul. Aliás, lá dentro é praticamente uma cidade organizada: tem transporte, acomodações, alimentação, área para trailers e muita limpeza! As combinações únicas de cores do local devido às composições geológicas – vermelho, marrom, laranja, verde, amarelo e o prata do rio Colorado – e as diversas formas esculpidas pelo tempo e pelo vento decoram majestosamente o Canyon!

Como muitas no Oeste, Williams teve como primeiros habitantes os nativos americanos. A cidade é tranquila e praticamente só tem duas avenidas: uma de entrada e outra de saída. Finalmente, o cinema não poderia faltar. Nos arredores de Williams, foram rodadas várias cenas de “Midnight run” (1988), estrelado por Robert De Niro. Comece a conhecê-la com um tour a pé pelo centro histórico. Todos os prédios datam entre 1908 e 1960. O Grand Canyon Hotel (1891) é um charmoso hotel que foi reformado em 1929, cujos quartos são decorados de forma diferenciada, em estilo mais vintage ou mais navajo ou country. Outro clássico é o El Rancho Motel (1953) na ativa até hoje. Muito especial também é o Bearizona Wildlife Park, com muita natureza selvagem. Fica como que escondido por entre as frondosas árvores das florestas intocadas de Ponderosa Pine. Perfeito para curtir e observar várias espécies de animais, inclusive ursos pardos, que por ali vivem. Claro, por isso, o parque tem uma série de regras que os visitantes precisam seguir à risca, como não sair dos veículos, não interagir com os animais e dirigir com os vidros sempre fechados. Tem ainda o agradável zoológico Grand Canyon Deer Farm LLC, com muitas espécies de animais domésticos. As crianças amam, pois elas podem interagir com alguns deles como cabras e bezerros, boa dica de passeio! Outra opção muito legal é a incrível jornada de trem dentro do Grand Canyon a bordo do Grand Canyon Railway. Dá mesmo a impressão que você está num filme de bang-bang, pois da janela do trem, você vê os atores em ação vestidos a caráter e em cavalos. Ou, eles estão espalhados pelo trem vestidos como xerife, bandido, cowboy ou mocinha, e interagem com os passageiros! As crianças ficam encantadas por esse passeio! Mais um local que é um must para fotografar e comer é o Cruiser’s Route 66 Café. Já na fachada, o carro sobre o teto com o logo da Coca-Cola chama a atenção! Dentro, muitas placas de trânsito e placas da Old Rout 66-Arizona. Chão quadriculado e perfume retrô! Da cozinha, chegam fumegantes costeletas e porções enormes de arroz e feijão! No Route 66 Diner, a personagem Betty Boo, uma pin up dos anos 30 vestida de garçonete, te dá as boas vindas! A boa pedida de hospedagem é o Canyon Motel & RV Park, que combina motel histórico com vagões de trem antigos, iluminação a gás e uma área para trailers. O motel é composto por vários bangalôs que datam de 1941 entremeados às árvores. Você pode optar por dormir em um bangalô como no ano de 1929 nos tempos da Santa Fe Railway, ou seja, com iluminação de lamparinas a gás ou dentro de um vagão decorado à moda dos anos 50! Incrível e diferente!

A sensação de estarmos em Seligman é reviver a época do Velho Oeste! Há sempre muitos turistas, pois também se trata de uma localidade de partida das excursões para o Grand Canyon. Inicie seu roteiro com o imprescindível tour a pé pelo seu centro comercial e histórico. Caminhe, conheça e registre as construções que datam do início do século XX, todas constam no Registro Nacional de Lugares Históricos. A Route 66 Road Runner (1914) é uma loja de presentes repleta de souvenires ligados à Route 66, com o famoso logo da estrada! A parada obrigatória é o Delgadillo’s Snow Cap Drive-In. O local é bem divertido e interessante pela diversidade de coisas que tem por lá! Não deixe de registrar o Historic Seligman Sundries, o Texaco Station, o Seligman Sundries e o Delgadillos Historic Route 66 Visitor Center, que também funciona como um centro para visitantes, com informações sobre hotéis e restaurantes na cidade e é o ponto de partida para excursões para o Grand Canyon. Faça uma refeição no histórico Delgadillo’s Snow Cap Drive-In (1953), que figura entre 10 melhores restaurantes na Route 66, uma atração!

Kingman é considerada um dos tesouros escondidos do Arizona e o coração da histórica Rota 66! Está situada no meio do deserto do Arizona. Faça um tour a pé pelo Kingman Comercial Historic District. Os prédios ao longo da Andy Devine Ave e outros nos arredores estão listados no Registro Nacional de Lugares Históricos. Ali, você poderá ver vários motéis e hotéis e seus estilos arquitetônicos únicos, retratos da era de ouro da Route 66 até os anos 60. Ótimas oportunidades de fotos em suas fachadas! Uma dica muito bacana de passeio é o Monolith Garden Trail. A trilha é composta por uma série de formações rochosas e paisagens de tirar o fôlego. Dá para fazer a trilha caminhando ou mountain bike. O legal de visitar este tipo de atração é admirar a arquitetura e beleza dos objetos de decoração da época! O Bonelli House (1915) é um casarão que pertenceu à família Bonelli e hoje é um pequeno museu. Um passeio imperdível é a ida à represa de Hoover Dam, no rio Colorado. Não há como descrever tamanha obra do ser humano, um verdadeiro espetáculo de engenharia! Os números desta majestosa construção impressionam, só de capacidade ela acumula 35 bilhões de metros cúbicos de água! A represa mede 221 m de altura, 379 m de largura, 200 m de espessura na base e 15 m no topo. Sua capacidade instalada de produção é de 2078 MW, uma potência colossal. Um local bacana é o ex-Shell Station, agora Mr D’Z Route 66 Diner, que hoje figura entre os restaurantes top ten da Route 66 e do qual eu falo a seguir! O Historic Route 66 Museum é um enorme galpão que abriga carros antigos, objetos vintage, fotografias e cenários que retratam a vida da estrada em seu início. Ali fica o Centro de Informações Turísticas, onde oferecem mapas e dicas de tour no estado do Arizona. O Kingman Railroad Museum conta a história da ferrovia local. As maquetes de variados modelos de trem com a paisagem local encantam crianças e adultos! O Mr. D’s Route 66 Diner faz jus ao título de “os 10 melhores restaurantes na Route 66”. Trata-se de uma lanchonete que é uma volta aos anos 50 e onde, desde as garçonetes até o menu, é tudo dedicado à Route 66! Entre placas da estrada, jukeboxes, Elvis e Marylin Monroe nas paredes, não se pode deixar de provar o saboroso e cremoso milk-shake do lugar. Ali, fica o Route 66 Motel, um dos mais famosos da Route 66!

Oatman é um lugarejo de 800 habitantes. Geralmente descrita como uma cidade fantasma, ela não se encaixa muito bem à esta categoria, mas está perto disto, considerando o fato de que 10 mil pessoas moravam ali. A sua grande atração é o Oatman Hotel. Ali, Clark Gable e Carole Lombard passaram a lua-de-mel, no quarto 15. Vi uma réplica da certidão do casamento deles realizado em 19 de março de 1939 numa igreja metodista em Kingman. A pequena cidade atuou no cinema como locação para filmes como “Edge of Eternity” (1959), com Cornel Wilde; Foxfire (1954), com Jane Russell e Jeff Chandler; “How the west was won” (1961), com Gregory Peck, John Wayne e Henry Fonda; ‘Thunder Run’ (1985), com Forrest Tucker e John Ireland; e “Universal Soldier” (1991), com Jean Claude Van Damme. Reserve tempo para aproveitar este local no mínimo divertido, o Oatman Nugget Corral. É uma típica cidade do Velho Oeste com seus saloons e prisão. Os atores vestidos a caráter se apresentam e você pode até ser convidado a participar do bang-bang e atirar! A Saving Your Ass é uma loja diferente, que vende diversos objetos ligados à região. A loja é tão divertida que a criançada adora! Para comer, tem o Olive Oatman Restaurant and Saloon. Este local é o máximo! É como se você estivesse dentro de um saloon mesmo! Dá para comer e tirar muitas fotos!

No Arizona, você pode vivenciar o Velho Oeste em visitas a cidades-fantasma e cidades da época da corrida do ouro (alguém topa uma encenação em Oatman) típicas da época. É possível perceber a influência dos povos nativos americanos por toda parte, das pinturas rupestres às joias de prata e turquesa. Isso porque há 22 tribos instaladas no estado. Algumas reservas nativas, em especial dos povos astecas e navajo, estão abertas para visitação pública.

Próximo estado, o último da Route 66: Califórnia.

Cidades na Route 66 no estado do Arizona
Holbrook | Winslow | Flagstaff | Williams | Seligman | Kingman | Oatman
Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curaçao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

O viajante deve percorrer suas ruas até o Wigwan Village

O Arizona oferece os cenários mais estonteantes dos EUA

As estradas não foram feitas para carros comuns

Se não conhecer o Jackrabbit, não esteve no Sudoeste

Flagstaff é a porta de entrada para o Grand Canyon

Museum Club é considerado ponto de encontro na Route 66

O maior medo que enfrentei num viagem

A Route 66 está mais viva do que nunca

A Route 66 é a melhor maneira de conhecer os EUA

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Eu sou uma empresa

Um viajante comporta-se como um empreendedor

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus