Gênova é a sexta maior cidade italiana com 700 mil habitantes e 1.610.000 na área metropolitana, É a cidade mais velha da Europa e capital da região da Ligúria, que fica na costa norte da Itália, perto da fronteira com a França e com a Suíça. É um dos portos mais importantes do Mediterrâneo e atualmente o segundo mais movimentado da Itália.
Gênova foi apelidada de La Superba (“a orgulhosa”) devido ao seu passado glorioso e marcos impressionantes. Parte da cidade velha foi inscrita na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua história, arte, música e gastronomia fizeram com que a cidade fosse nomeada como Capital Europeia da Cultura. Em Gênova, nasceu e cresceu o navegador Cristóvão Colombo, líder da expedição descobridora da América e alguns Papas como: Inocêncio IV, Adriano V, Inocêncio VIII e Bento XV.
A cidade possui uma multiplicidade de atrações escondidas atrás de becos charmosos, excelente gastronomia (nomeadamente peixes e frutos do mar), porto antigo renovado e belos pontos turísticos (incluindo um dos maiores aquários da Europa)! Com casas de telhado de terracota e paredes em tons pastéis, algumas à beira-mar, Gênova é imperdível se você quer experimentar a Itália “por excelência”!
A cidade fica em uma curta faixa de terra entre o mar e a montanha, o que a deixa ainda mais romântica! Apesar de ser bastante moderna, conserva seu lado histórico com interessantes ruelas. Gênova não está entre as cidades italianas mais procuradas pelos turistas, por isso preserva muitas características locais. Contudo, um dia apenas pode ser suficiente para obter uma lembrança inesquecível, mas o ideal são duas noites!
A melhor época para visitá-la é entre maio e setembro. O clima é temperado, com influência mediterrânica. O mês mais frio é janeiro, com temperatura média de 8°C; o mais quente é julho, com temperatura média de 24°C. As estações mais chuvosas são o outono e o inverno. A queda de neve é algo incomum e o frio costuma ser desagradável para passeios ao ar livre em função do vento.
O aeroporto Cristoforo Colombo em Sestri Ponente, a 6 km do centro histórico de Gênova, opera com inúmeras companhias aéreas que ligam a cidade às mais importantes nacionais e internacionais como Roma, Londres, Munique, Paris e Moscou e de Istambul. Uma vez no aeroporto, é possível acessar o centro pelo serviço de shuttle AMT nº 100 Volabus, que parte a cada 35 minutos.
A melhor forma de chegar a Gênova é de trem e pode ser alcançada por Roma, Toscana (Pisa, Livorno e Florença, com mudança de trem em Pisa ou Viareggio) e França (trem direto que liga Nice e Marselha). Existem duas estações principais na cidade: a Genova Brignole, melhor localizada, perto da via XX Settembre, e a Genova Principe. Brignole atende a maioria das rotas locais e fornece acesso a muitas linhas de ônibus. A Principe serve aos trens locais e de longa distância, por exemplo, muitos trens vindos de Milão e além só pararão nessa estação.
A cidade é bem conectada com as maiores cidades italianas e europeias através dos trens Regionali, Intercity e Eurostar. Gênova é uma boa base para explorar locais como Cinque Terre, Rapallo, Portofino, Portovenere, La Spezia ou Chiavari. Cidades como Turim (2h), Pisa (1h30), Milão (1h30) e Nice (3h) são facilmente acessíveis por trem.
Todas as atrações do centro estão à uma curta distância ou bem servidas por transportes públicos. Se você decidir por dirigir para a cidade, não aposte em estacionamentos. Dirigir para a praia em um dia ensolarado no fim de semana em Gênova, ou em outra cidade ao longo da costa, é um péssima ideia, pois encontrar um local para estacionar próximo à praia é muito difícil. Use o transporte público em vez disso.
O transporte público provavelmente será sua melhor aposta dentro da cidade. A rede de ônibus é operada pela AMT e funciona até as 2h. Existe também uma linha de metrô que liga a estação Brignole com o bairro Rivarolo (que serve a praça principal), a Piazza de Ferrari, o centro histórico, a área turística de Porto Antico, a principal estação ferroviária Stazione Principe e o terminal de ferry em Dinegro.
Como é comum na Itália, os tickets não são vendidos a bordo (exceto à noite ou aos domingos), você precisa comprar o seu antes de embarcar no ônibus, em uma banca jornal ou na estação de metrô, e validá-lo em uma maquineta de perfuração ao embarcar no ônibus. Para trens, compre um bilhete de uma máquina em qualquer estação de metrô e valide-o em uma máquina antes do embarque. Os bilhetes individuais são válidos por 100 minutos após a validação para um número ilimitado de viagens em qualquer direção.
Há também alguns elevadores públicos e teleféricos conectando o centro com os bairros nas colinas circundantes.
Os serviços de barco partem a partir de Porto Antico e viajam pela costa para Camogli, San Fruttuoso, Portofino, Chiavari e Cinqueterre.
Há um passeio especial no ônibus de dois andares com vista panorâmica que passa pelas principais atrações de Gênova, enquanto você embarca e desembarca nas paradas localizadas convenientemente. O tour parte a cada 60 minutos e as passagens são válidas por 48 horas a contar do primeiro uso. Faça um passeio pela Via Garibaldi e registre os impressionantes edifícios barrocos! Ou visite o Aquário, uma das maiores atrações de Gênova, onde você pode admirar tubarões e golfinhos bem de perto!
Uma opção econômica é adquirir o Genova Museum Card, com validade de 24 ou 48 horas, que dá acesso gratuito a 22 dos melhores museus de Gênova. É possível poupar uma grana com acesso gratuito aos transportes públicos, comprando a inclusão de ônibus e descontos em muitos serviços turísticos e outras atrações da cidade.
Gênova possui muitos lugares de interesse, entre eles a Catedral de Gênova, a Lanterna de Gênova, a Strade Nuove, o Rolli di Genova e o imponente Palazzo Ducale. No Porto Antico, também se encontram várias atrações, como o Aquário de Gênova e a Biosfera, uma linda estufa esférica em aço e vidro que abriga espécies de animais e plantas.
Uma experiência incrível é passear no Bigo, um elevador panorâmico giratório inspirado nos mastros de um navio que eleva-se a mais de 40 metros oferecendo uma vista privilegiada desta belíssima cidade, do centro histórico e do mar! O Bigo faz um giro de 360º permitindo que todas as pessoas que estiverem dentro dele possam apreciar a vista da mesma forma.
Gênova é conhecida por ter o maior centro histórico da Europa! Este é servido por algumas praças e ruas importantes (Piazza Acquaverde, Piazza della Nunziata, Largo Zecca, Piazza Corvetto, Piazza Caricamento). É composto por uma incrível quantidade de pequenas ruas e becos chamados caruggi. Passar por essa área faz com que o turista volte no tempo, quando Gênova era o porto mais importante do Mar Mediterrâneo. A melhor maneira de percorrer o centro histórico é a pé! A cidade geralmente é segura, mas deve-se ter cuidado, especialmente à noite e nas zonas mais silenciosas em direção a Piazza Principe e Porto Antico, devido à presença de pequena criminalidade.
O Rolli de Gênova é um complexo de belíssimas mansões genovesas que ofereciam hospedagem a ilustres personagens que passavam pela cidade entre os séculos XVI e XVII. Essas mansões eram divididas em categorias com base no valor arquitetônico e nível de suntuosidade. A partir de 2006, 42 destas foram reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Histórico. Para explorar tais residências históricas basta fazer um passeio pelas ruas Balbi, Lomellini, San Luca e Garibaldi.
Também sugiro um tour a pé pela Via Garibaldi, a rua mais bonita. Também é conhecida como “Via Aurea”, por causa da pompa dos prédios da região como os Palácios Doria Tursi, Lercari Parodi, Bianco e Rosso, onde estão abrigadas obras de Caravaggio, Veronese, Hans Memling, Rubens e Van Dyck. Andar pelas travessas medievais e pelo centro histórico sem muito rumo é um passeio maravilhoso que renderá boas memórias!
Faça uma visita ao farol símbolo da cidade, o La Laterna, construído com o intuito de sinalizar a entrada do porto aos navios. A histórica torre tem 77 m de altura e fica a cerca de 117 m do nível do mar. O movimentado Porto Antico di Genova existe desde a época dos romanos e até hoje é um dos mais importantes da Europa. Este porto foi responsável, no passado, pelo desenvolvimento da cidade. Passou por uma reforma que tornou a área do antigo porto numa região habitável e turística, com iniciativas culturais, espaço para eventos e congressos, bares, cafés, entre outras atrações. Faça uma caminhada nesta região e desfrute ao máximo de uma tarde com vista para o mar!
Por estar de fora da rota turística, a cidade não tem uma rede de acomodações desenvolvida. O centro histórico é o referencial mais famoso. Nesta região, você irá encontrar as acomodações mais econômicas e principais atrações turísticas. O transporte público da cidade funciona bem para ir às áreas mais afastadas.
A culinária de Gênova é conhecida em toda Itália. Seus pratos típicos são o pansotti in salsa di noci, ravióli de espinafre e ricota servido com um molho feito à base de nozes; farinata, pão especial frito; e o pesto genovese. O molho pesto é originário da cidade de Gênova e usado em vários pratos, incluindo massas e pizzas e leva o manjericão cultivado na Ligúria, parmesão reggiano e pinoli, outra semente que faz toda a diferença no seu sabor! As melhores trattorie com os melhores preços ficam no centro histórico. Trattoria, café ou bar, geralmente, estão abertos das 12h30 às 15h para o almoço e das 19h30 até 22h para o jantar.
Outra especialidade que se deve provar da cozinha genovesa é a focaccia, um pastel italiano de forno que pode ser recheado com tomates, cebolas, ervas, etc. São bastante saborosas e muitas vezes mais baratas do que as pizzas.
Gênova é ótimo para fazer compras! Tem lojas de grife, de departamento, de alimentos e antiquários. No centro, é possível encontrar butiques de grifes famosas. Ou lojas pitorescas relacionadas ao turismo como lojinhas de souvenires, quiosques vendendo livros, mercados de pulgas tradicionais, comerciantes de móveis modernos e antigos e pequenas galerias de arte.
Existe um grande centro comercial chamado Fiumara, localizado perto da estação ferroviária de Genova Sampierdarena. Para chegar a Fiumara, pegue um trem local para Genova Sampierdarena e saia da estação. Vire à esquerda e passe por debaixo de uma ponte, onde há um sinal para a esquerda para Fiumara. O shopping center é visível do outro lado da ponte e fica a cerca de 10 minutos a pé. Fica aberto das 9 às 21h, de segunda a domingo.
As ruas de Gênova geralmente são bastante seguras, especialmente nas áreas turísticas e residenciais. Mas, não são raros os trombadinhas. Tenha cuidado em San Lorenzo/via San Bernardo/San Donato, que são uma área de vida noturna popular e lotada.
No entanto, existem algumas áreas históricas que podem ser desconfortáveis para o turista por causa da prostitutas presente de dia. Especialmente, perto da Via Príncipe e da área da estação Principe. Preste atenção especial ao seu entorno, evite exibir itens chamativos e não carregue grandes quantidades de dinheiro ou objetos de valor.
Praticamente todas as praias de Gênova são de pedras, rochas e penhascos. O fundo do mar é normalmente muito próximo da costa, então cuidado se suas habilidades de natação não são boas. Ao se banhar, seja extremamente cauteloso, pois as pedras sob a água são cobertas de vegetação e muito escorregadias. Evite se banhar quando o mar não estiver calmo. Normalmente, não há serviço de salva-vidas em praias públicas gratuitas.
Cidades na Itália
Florença| Milão| Roma | Turim | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi
Países na Europa
Alemanha | Áustria | Bélgica | Dinamarca | Escócia | Espanha | Finlândia | França | Grécia | Holanda | Hungria | Inglaterra | Irlanda | Irlanda do norte | Itália | Luxemburgo | Noruega | País de Gales | Polônia | Portugal | Principado de Mônaco | Republica Tcheca | Suécia | Suíça | Vaticano
Sugestão do Blog
Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo
Leia mais
Cada cidade italiana tem sua comida de rua tradicional
A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente
A abordagem da Carabinieri, a polícia federal italiana
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Uma Aventura Legal – Soluções Criativas
Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito
Seja inteligente ao pesquisar seu destino de viagem
Atenção com malas durante viagens de trem, aeroportos e ônibus
Horário de funcionamento do comércio na Europa
Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa
Diferença horária entre o Brasil e a Europa
Os mares atraem cada vez mais jovens
Para viajar mais é necessário planejar
Estratégia para pegar uma cabine de trem
Programe uma viagem de trem pela Europa
Técnica de viagem pela Europa: daytrain
O sacrifício para realizar a viagem pela Europa
Transformando um sonho numa viagem pela Europa
Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa
Horário de funcionamento dos bancos na Europa
Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa
Temperatura média de algumas cidades da Europa
Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa
Chegando em uma nova cidade na Europa
Qual a sua medida de realização?
Caçando camundongos no Basement
3 meses sem lavar minha calça jeans
Fazer compras no supermercado é a melhor opção
Quando tomar banho num albergue?
Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se