Início Europa Alemanha Em Frankfurt a praça Römerberg possui edifícios históricos dos séculos XIV e...

Em Frankfurt a praça Römerberg possui edifícios históricos dos séculos XIV e XV

COMPARTILHE

Frankfurt é a quinta cidade maior da Alemanha. Possui uma população de 750 mil dentro de seus limites administrativos e cerca de 2.500.000 habitantes agrupados na região urbana. É o lar de, nada menos que, pessoas de 180 nacionalidades diferentes, portanto um verdadeiro caldeirão cultural! Quase 25% dos residentes de Frankfurt são estrangeiros. A cidade já foi considera a 7ª em qualidade de vida ao redor do mundo, é a mais cara da Alemanha e a 10ª do mundo. Consta como a mais rica da Europa por PIB per capita.

Frankfurt é o principal centro financeiro do continente europeu, com as sedes do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão, do Deutsche Bank e do Commerzbank. Abriga 63 bancos nacionais e 152 internacionais, bem como 41 escritórios de representação de bancos internacionais. Por isso, a cidade é carinhosamente chamada de Bankfurt e é conhecida como Bankenstadt ou, literalmente, “Cidade dos bancos”!

Nos transportes, a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo pelo tráfego de passageiros e é o aeroporto mais movimentado pelo tráfego de cargas na Europa; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa.

Tem cerca de 570 empresas da indústria da publicidade e 270 empresas de relações públicas. A Bolsa de Valores de Frankfurt é uma das maiores do mundo e representa mais de 90% do volume de negócios no mercado alemão. As indústrias automotiva, de tecnologia, serviços, consultoria, mídia, entre outras, complementam a base econômica. Frankfurt  possui a 3ª maior área de exposição do mundo onde realizam-se anualmente mais de 50 feiras e exposições, entre elas a Frankfurt Motor Show; o maior salão automóvel do planeta; a Music Fair; e a Frankfurt Book Fair, a maior feira de livros do mundo. A rua Zeil, uma das principais da cidade, apresenta o maior volume de negócios da Alemanha.

Frankfurt é a cidade natal de Goethe, de Anne Frank e da Escola de Frankfurt. Considerada um centro cultural de reputação nacional e internacional, possui cerca de 60 museus e galerias de exposição concentrados nas proximidades ou na região central da cidade. Frankfurt é uma das sedes da Biblioteca Nacional da Alemanha.

Entre os locais de renome cultural, estão a sala de concertos Alte Oper, o English Theatre Frankfurt e muitos museus como o conjunto Museumsufer, o Natural Senckenberg e Casa Goethe. A cidade também é caracterizada por várias áreas verdes e parques, incluindo o Wallanlagen, a Floresta da Cidade e dois grandes jardins botânicos, Palmengarten e Jardim Botânico da Universidade.

Seu clima é temperado oceânico, com temperatura média anual de 10°C e médias mensais que variam de 2°C (em janeiro) a 20°C em julho. A melhor época para visitar Frankfurt é no final da primavera. Os verões tendem a ser ensolarados e quentes, em torno de 25°C. Raramente neva em Frankfurt, mas seus invernos costumam ser bem chuvosos.

Frankfurt fica no coração da Alemanha central e, como tal, é o centro de transporte nacional. Tem excelentes sistemas férreo, rodoviário e aéreo. Chegar e sair de Frankfurt é fácil!

O Aeroporto de Frankfurt (Flughafen Frankfurt am Main), está entre os mais movimentados do mundo, localizado 12 km do centro. Serve a 265 destinos e possui dois terminais. Está ligado ao centro por táxi, ônibus (linha 61 para Frankfurt Südbahnhof) e por S-Bahn (trens rápidos). Para chegar à cidade, pegue as linhas S8 ou S9 da Regional Bahnhof (estação ferroviária regional) no Terminal 1. Se você quiser mudar para os trens de longa distância, saia em Frankfurt Hauptbahnhof (Estação Central de Frankfurt) ou Frankfurt Südbahnhof (Estação Frankfurt Sud). As estações Frankfurt Taunusanlage, Frankfurt Hauptwache e Frankfurt Konstablerwache estão no coração da cidade. O trajeto aeroporto-estação central leva 11 minutos. Certifique-se de comprar um bilhete nas máquinas de venda automática da estação de trem (aceitam apenas dinheiro) antes do embarque.

A Estação Central de Frankfurt (Frankfurt Hauptbahnhof, muitas vezes abreviada como Frankfurt Hbf ou F-Hbf) é a maior estação ferroviária alemã. Por causa da lindíssima arquitetura, a Frankfurt Hauptbahnhof definitivamente vale uma visita! O S-Bahn (trem suburbano) para o aeroporto, centro e cidades vizinhas saem das plataformas subterrâneas 101-104. Esta estação é servida por 342 trens que, diariamente, partem para destinos domésticos e europeus. Atua como um centro principal tanto para os trens interurbanos, como o InterCity e ICE, e trens regionais. É a estação de trens ICE mais importante da Alemanha. As plataformas para trens de longa distância são compridas, portanto, conceda tempo extra para localizar a área de embarque do trem.

A melhor maneira de circular por Frankfurt é de metrô (U-Bahn), bonde ou ônibus. Para fazer conexões com os subúrbios, use o S-Bahn, cujas paradas são assinaladas com um “S” branco em fundo verde. A cidade tem nove linhas de trem S-Bahn (S1 a S9), que atravessam o túnel da cidade e servem às seguintes estações: Ostendstraße, Konstablerwache, Hauptwache, Taunusanlage e a Central. Ao sair da cidade, o S-Bahn viaja acima do solo. Oferece acesso à feira (S3, S4, S5, S6), ao aeroporto (S8, S9), ao estádio (S7, S8, S9) e às cidades vizinhas de Wiesbaden, Mainz, Darmstadt, Rüsselsheim, Hanau, Offenbach Am Main, Oberursel, Bad Homburg, Kronberg e Friedberg.

As U-Bahn são marcadas com uma letra branca “U” em um fundo azul. Possui nove linhas (U1 a U9) que servem Frankfurt e os subúrbios maiores de Bad Homburg e Oberursel, no norte. O intervalo mínimo de serviço é de 2 a 3 minutos.

Todas as linhas S-Bahn e U-Bahn U6 e U7 se reúnem no Citytunnel no centro de Frankfurt (ao lado da linha S7, que termina na estação central). Você pode comprar bilhetes individuais, todos os dias e semanalmente, ou obter bilhetes individuais ou ingressos para um grupo de até cinco pessoas viajando juntos.

Frankfurt tem dez linhas de bonde (11 a 21), com chegada a cada 10 minutos. O bonde funciona apenas acima do solo e servem mais paragens do que o U-Bahn ou S-Bahn. Uma série de linhas de ônibus completam o sistema de transporte público. Os ônibus noturnos substituem o U-Bahn e os serviços de bondes entre 1h30 e 3h30. As várias linhas de ônibus são as trans-europeias como a Eurolines, cujo terminal principal é a Hauptbahnhof mesmo. Frankfurt possui várias autoestradas e pode ser facilmente alcançada de carro. Porém, estacionar na cidade é uma dor de cabeça, especialmente durante grandes convenções!

A cidade é bikefriendly, costurada por uma rede de ciclovias que estão seguramente separadas do tráfego. Possui as chamadas “ruas de bicicletas”, vias onde o ciclista tem o direito de passagem e onde veículos motorizados só têm acesso permitido se não perturbar os usuários da ciclovia! A Deutsche Bahn disponibiliza bicicletas para aluguel através do serviço Call a Bike. As bicicletas estão estacionadas por toda a cidade, incluindo algumas estações ferroviárias credenciadas. A Nextbike também disponibiliza bicicletas para alugar.

Frankfurt figura como um dos principais destinos turísticos da Alemanha. Sua infraestrutura, economia e diversidade cultural compõem com um cenário cultural vibrante. A quantidade de atrações convida, em média, 5 milhões de turistas por ano para visitá-la. Para comportar essa multidão de viajantes, a rede hoteleira central oferece 228 hotéis, dos quais 13 são de luxo e 46 são de primeira classe! Durante as principais feiras os preços sobem, até mesmo para os hotéis mais baratos.

Muitas acomodações estão localizadas em torno da estação central Frankfurt HbF, próximas de alguns pontos turísticos. Porém, esta mesma região é o distrito de luz vermelha de Frankfurt, famosa por seus muitos mendigos e drogados que acampam ali. Embora a área seja bem policiada e bastante segura, muitos turistas ficam com uma impressão um pouco negativa de Frankfurt depois de permanecerem nesta área. Se você está querendo economizar na sua estadia, vale a pena se hospedar um pouco mais distante do centro antigo, pois os preços caem bastante.

As feiras de Frankfurt são bem conhecidas, datadas desde o ano de 1160. A Messe Frankfurt é um dos maiores centros de exposições do mundo, hospedando um fluxo contínuo de exposições pequenas, grandes e gigantescas – a Motor Show atrai quase 1 milhão de visitantes. A maioria das feiras estão abertas ao público durante pelo menos parte do tempo e pode ser uma experiência fascinante. O Messe tem sua própria estação de trem (Messe), a duas estações de distância da Estação Ferroviária Central (da plataforma 104, subterrânea) operando nas linhas S3, S4, S5, S6, e também há uma estação Messe na linha do metrô U4. Os bilhetes antecipados para feiras geralmente permitem o uso gratuito de todos os transportes públicos.

No quesito alimentação, uma área notável para o jantar é a Fressgass. Na realidade, é uma rua chamada Grosse Bockenheimer Strasse apelidada assim por conter muitos cafés, restaurantes e comércios de alimentos em toda sua extensão. Dá para chegar lá tranquilamente pegando o metrô para a estação Hauptwache ou Alte Oper. No final de maio até início de junho, ali rola o Fressgass Fest, com quiosques de alimentos, música ao vivo e, claro, muita cerveja!

Experimente a cidra local, apfelwein, um tipo de vinho de maçã regionalmente conhecido como ebbelwoi, äppler ou stöffsche. Tem um teor de álcool de 5.5% a 7% e um gosto um tanto azedo. Se você estiver em grupo, peça um bembel, um jarro de barro que vem em tamanhos diferentes e mantém a bebida fria. A apfelwein também pode ser pedida como sauergespritzer, que é misturada com 30% de água mineral; ou como süssgespritzer, quando misturada com soda de limão, de laranja ou suco de maçã recém-prensado. A maioria dos bares que servem a apfelwein fica em Sachsenhausen.

As delícias da culinária típica são imperdíveis! Experimente o grünesoße, molho verde é feito com ovos cozidos, óleo, vinagre, sal e uma quantidade generosa de ervas diferentes, cebolinha, salsa e salada; a frankfurter würstchen, pequena salsicha feita de carne de porco defumado vendida como um cachorro-quente; e o frankfurter rippchen, prato tradicional que consiste em costeletas de carne de porco curadas, cozidas com chucrute ou caldo de carne e servidas com chucrute, purê de batatas e mostarda amarela.

Se você está visitando atrações e museus, considere a compra de um cartão Frankfurt, que permite viagens ilimitadas no sistema de transporte público da cidade (incluindo o aeroporto) e descontos em muitos museus. Está disponível como um bilhete de um e dois dias, em versões individual ou um grupo de até cinco pessoas. Não são vendidos nas máquinas de venda automática, só podendo ser comprados no aeroporto (porta de chegada B, terminal 1), em agências de viagens, estações ferroviárias, nos balcões de informações turísticas na Hauptbahnhof e Römer ou on line. É mais barato do que o bilhete de transporte público equivalente que inclui o aeroporto.

No verão, uma caminhada ao longo do rio Main é uma coisa agradável de se fazer. Muitas pessoas passam uma tarde ensolarada caminhando ou sentadas no gramado jogando frisbee ou futebol. É uma área relativamente calma, considerando que você estará no coração da cidade. A única desvantagem é que pode ficar meio lotada de gente quando o tempo é bom. Tente ir durante o horário comercial num dia da semana se quiser paz e sossego.

Frankfurt é uma das poucas cidades europeias com um número significativo de arranha-céus com pelo menos 150 m de altura. Abriga 14 dos 15 arranha-céus existentes na Alemanha! A maioria está no distrito financeiro (Bankenviertel) perto do centro.

Uma boa dica é fazer um tour a pé pela Römerberg, a praça mais central e bonita do centro antigo. Esta bela parte histórica da cidade, assim como muitas outras, foi completamente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e posteriormente reconstruída. Römerberg é o antigo centro de Frankfurt e concentra uma série de edifícios históricos que datam dos séculos XIV e XV. Römer é a câmara municipal de Frankfurt. Na Römer, você também pode visitar o Alte Nikolaikirche (construído em 1290). Vários restaurantes, cafés e lojas menores são encontrados na praça e arredores. Caminhando em direção ao rio Main, você se aproxima do Eiserne Steg, uma ponte do século XIX que leva a Sachsenhausen, bem como A Rententurm (Torre Aduaneira), torre fortificada do século XV em estilo gótico e conectada ao Saalhof, um antigo castelo do século XII que mais tarde foi modernizado, mas nunca completamente destruído.

Os museus na Alemanha geralmente são fechados às segundas (há exceções) e o horário de abertura exato em outros dias depende do museu. Se você quiser visitar um museu em um feriado público, verifique com eles antes para ter certeza de que eles abrem naquele dia.

Os museus em Frankfurt oferecem uma ampla gama de exposições. Muitos estão agrupados no distrito chamado Museumsufer. Para chegar lá, pegue o metrô para o Schweizer Platz ou Willy-Brandt-Platz, em seguida, caminhe em direção ao rio Main. Você pode ver os arranha-céus quando sai da estação Schweizer Platz, e essa é a direção que você precisa seguir.!Há museus suficientes em Museumsufer para mantê-lo ocupado por um tempo e é especialmente adequado se você ficar em Frankfurt apenas por um curto período de tempo.

O Museumsufer Ticket é válido para admissão em todos os museus municipais durante dois dias consecutivos e está disponível em todos os museus de Frankfurt!

Frankfurt é um ótimo lugar para fazer compras, pois serve tanto para turistas como para a população local. A maioria das possibilidades de compras estão localizadas no centro. A maior parte das lojas estão abertas até 20h, embora algumas fechem às 21 ou 22h. Em geral, todas fecham aos domingos.

A Zeil é a principal rua comercial de Frankfurt. É uma área só para pedestres e delimitada por duas grandes praças públicas: a oeste pela Hauptwache, e a leste pela Konstablerwache. Ali, cerca de 85% das lojas são de departamentos, tais como H&M, Esprit, Zara e New Yorker. Os shoppings que ocupam a Zeil são: Zeilgalerie, My Zeil, Galeria Kaufhof e Karstadt. Durante o mês do Natal, acontece o Mercado de Natal, um dos maiores e mais antigos mercados deste tipo na Alemanha.

Outras opção é a Berger Straße, rua comercial mais longa de Frankfurt. Esta é menos cheia do que a Zeil e oferece uma variedade de pequenas lojas, restaurantes e cafés charmosos.

A Braubachstraße, em Altstadt, é outra rua que oferece uma grande variedade de galerias de arte, livrarias de segunda mão e lojas de antiguidades, perfeita para alguns achados!

A Münchener Straße, no distrito de Bahnhofsviertel, entre a estação central e Willy-Brandt-Platz, é a rua comercial mais multicultural da cidade, com muitas lojas que vendem produtos importados da Turquia, Oriente Médio e outros!

A Kaiserstraße é uma das ruas mais conhecidas e considerada uma das mais belas devido à quantidade de edifícios em estilo Gründerzeit. A curiosa localidade ainda é sinônimo para o bairro da ‘luz vermelha’ de Frankfurt, embora os negócios voltados para o sexo tenham se mudado para ruas vizinhas como a Taunusstraße. Hoje, a ‘comportada’ Kaiserstraße abriga muitas lojas menores, restaurantes e cafés. Todos os outros sábados de manhã acontece ali um (imperdível!) mercado de pulgas até às 16h no Museumsufer!

Frankfurt tem tido a maior taxa de criminalidade per capita de todas as comunidades da Alemanha há anos. Para a Alemanha, a cidade é bastante perigosa, mas o crime violento não é tão comum quanto em algumas cidades em países como os Estados Unidos.

O crime físico é, em geral, concentrado no distrito de luz vermelha em torno da estação ferroviária central, que também é o local de muitos traficantes de droga e viciados. A área de Gallus, a oeste da estação central, também não possui a melhor reputação. No entanto, Frankfurt ainda está segura e é altamente improvável que você enfrente um assalto à mão armada ou outros crimes violentos. Use seu senso comum e evite pessoas bêbadas ou agressivas durante à noite.

Se você tem um problema ou está sendo assediado, chame a polícia para obter ajuda. A polícia alemã é competente e muito útil! Enquanto você se comportar respeitosamente com a polícia, você não deve ter nenhum problema. Ultimamente, oficiais de polícia falsos têm sido um problema. Todos os oficiais reais têm um cartão verde com uma fotografia e um número e nenhum deles verificará seu dinheiro. Comprar e contrabandear drogas são crimes graves com consequências terríveis.

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Aprendendo a usar o Europass na prática

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Confira as datas dos feriados e fuja deles

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção.

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Cada um apresenta um modo diferente de vivenciar uma viagem

Atenção com a mochila pequena do dia a dia

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus