Início Europa Alemanha Bonn é a cidade berço de Beethoven com várias atrações relacionadas à...

Bonn é a cidade berço de Beethoven com várias atrações relacionadas à sua obra

COMPARTILHE

Bonn fica mais ao sul da região do Reno-Ruhr, a maior área metropolitana da Alemanha, com mais de 11 milhões de habitantes. Bonn conta com uma população de 350 mil pessoas. É uma das cidades mais antigas da Alemanha, pois foi fundada no século I A.C. como assentamento romano. De 1597 a 1794, foi a capital do colégio eleitoral de Colônia e residência dos arcebispos e príncipe-eleitores de Colônia (membros do colégio eleitoral do Sacro Império Romano-Germânico).

O título de cidade federal, Bundesstadt, reflete seu status político dentro do país. Bonn foi capital da Alemanha Ocidental de 1949 a 1990, até a queda do muro de Berlim. De 1990 a 1999, serviu de sede do governo da Alemanha reunificada, mas não mais capital. Há duas grandes empresas com sede em Bonn: a Deutsche Post DHL e Deutsche Telekom.

Se você gosta de cidades menores, repleta de gente jovem, cultura rica e ruas com muitos cafés e cervejarias no verão, você deve incluir Bonn em seu roteiro. Trata-se de uma cidade universitária com estudantes vindos do mundo inteiro. A Universidade de Bonn é originalmente um castelo construído entre 1607 e 1705 que ganhou status de universidade em 1818. A cidade ainda abriga um total de 19 instituições das Nações Unidas.

Em homenagem ao seu filho mais ilustre, Ludwig van Beethoven, nascido em dezembro de 1770, há várias atrações relacionadas ao compositor e a sua obra por Bonn, apesar do desgosto que o músico tinha em relação à sua cidade natal. Beethoven passou algum tempo em Viena esperando estudar com Mozart, mas foi forçado a voltar a Bonn após a morte de sua mãe para criar seus dois irmãos mais novos. Em 1792, Beethoven voltou a Viena e nunca voltou para Bonn.

O aeroporto mais próximo é o de Colônia-Bonn, que controla muito mais tráfego de carga aérea do que passageiros. Do aeroporto, pegue o ônibus SB60 até a estação central de ônibus da cidade, perto da Hauptbahnhof, a estação ferroviária principal. Ele sai a cada 30 minutos do ponto de chegadas do terminal 1. Ou ainda, você pode pegar um trem do aeroporto para Bonn-Beuel, que fica do outro lado do rio (Zentrum). Tomar um táxi para o centro também pode ser uma opção.

A rota de trem de Bonn Hauptbahnhof para Frankfurt é especialmente bonita, pois segue as margens do Rin e tem muitas cidades antigas e castelos no caminho, uma beleza! Demora cerca de 2 horas. Se você está com pressa, no entanto, é melhor o trem rápido (ICE) de Siegburg, em um trajeto de 50 minutos até Frankfurt.

O centro em si não é muito grande e você é capaz de alcançar diferentes atrações apenas caminhando. Em duas noites é possível explorar o melhor de Bonn! A cidade possui tanto sistema de ônibus quanto de metrô, operado pelo Stadtwerke Bonn, ambos excelentes. O ticket de transporte público é interligado (trem, metrô e ônibus). Há guichês e máquinas de venda espalhados nas estações principais com opções de bilhetes individuais, múltiplos, passagens de 24 horas ou semanais.

Bonn é perfeita para ser explorada de bicicleta! As bikes estão disponíveis na estação de trem na plataforma 1 ou em agências de aluguel. Uma boa pedida é fazer um passeio pela cidade usando os transportes públicos que fazem ligação com Colônia facilitando um possível day train, pois a cidade fica a apenas 20 km de distância! Bonn também é uma cidade que pode servir como base para passeios de um dia para Düsseldorf e as regiões do romântico Reno e Eifel.

Uma dica para economizar em atrações é adquirir o Bonn Welcome Card, que oferece entrada gratuita para a maioria dos museus públicos, passeios grátis em ônibus e bondes do sistema de transporte público local e descontos para outras atrações turísticas da cidade. A validade do cartão, individual ou familiar, é de 24, 48​ ou 72 horas e estes podem ser adquiridos nos escritórios de turismo ou hotéis participantes.

Bonn é bem tranquila, com poucas pessoas circulando pelas ruas e sem barulho. O centro tem um número de praças impressionante, a cada rua surge uma com bares e restaurantes com mesas nas calçadas. Na Münsterplatz, encontra-se a Catedral de Bonn, de construção medieval, cravada no lugar da antiga catedral do século XI, da qual ainda resta uma cripta de nave tripla. Na Münsterplatz, tem uma estátua de Beethoven e, perto dali, está a Sterntor, uma das portas da antiga cidade medieval.

Um passeio imperdível é conhecer a Casa de Beethoven (Haus Beethoven), onde ele viveu até os 22 anos. É um lindo prédio em estilo barroco datado do século 18. Há várias salas onde estão expostos alguns dos mais de 150 testemunhos originais do período passado por Beethoven em Bonn.

Há dois grandes eventos na cidade! O carnaval, ou Karneval, é celebrado em Bonn em fevereiro ou início de março. As datas exatas diferem todos os anos, como no Brasil, mas são sempre sete semanas antes da Páscoa. Os festejos começam às 11h. O desfile central se inicia numa segunda-feira (Rosenmontag), seguido de festas no centro da cidade e na Altstadt (Cidade Velha). Mas também há desfiles nos diferentes subúrbios onde não está tão lotado. As ruas ficam coloridas, repletas de música e os moradores se fantasiam para sair às ruas, todos bem animados. Os dias de carnaval são um ótimo momento para conhecer os habitantes locais, recomendando-se a prudência de sempre, principalmente em relação à bebida, que rola solta! Um pré-carnaval, menos espetacular, é celebrado no dia 11 de novembro em muitos bares. O Beethovenfest é um festival de música com duração de um mês que se inicia em setembro. Muitos músicos internacionais se apresentam durante o festival.

Para comer, os lugares econômicos ficam na região do Munsterplatz. Supermercados baratos como Aldi, Lidl e Plus estão fora do centro da cidade e são oportunidades para uma boa refeição. Existem padarias em toda a cidade para comprar diferentes tipos de pães (brötchen), sanduíches (belegte brötchen), bolos ou doces.

Lojas como Kaufhof, Karstadt, C&A, H&M, New Yorker, Promod, Butler, Tchibo e Runner’s Point ficam localizadas no centro. Uma boa dica é ir ao Rheinauenflohmarkt (Rheinauen), que de abril a setembro hospeda um grande mercado de pulgas onde você encontras roupas de segunda mão, DVDs, bicicletas, móveis, livros, jogos de tabuleiro e joias lindas da Índia e África. Começa às 8h. Para chegar lá, pegue o metrô Straßenbahn, linha 66, para Rheinauen.

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça | 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Bremen- Rota dos Contos de Fadas

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

A polícia turística é muito eficiente

Índice Big Mac

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Evite problemas no aeroporto ao entrar num país

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Despedida no aeroporto em Boston

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus