Início Lugares Inesquecíveis Américas Em Arequipa observe a beleza do Vulcão El Misti

Em Arequipa observe a beleza do Vulcão El Misti

COMPARTILHE

Arequipa é segunda cidade em importância no país. A cidade teria sido fundada no dia 15 de agosto de 1540 pelo explorador espanhol Francisco Pizarro, no local de uma antiga comunidade inca, tornando-se centro colonial. Tem cerca de 852 mil habitantes. Sua região metropolitana conta com mais de 9 shoppings e dois terminais rodoviários, um para destinos nacionais e o outro para destinos internacionais.

Localiza-se no sul do país, a 2300 metros de altitude, numa região de paisagens desérticas e rodeada de vulcões que podem ser observados em praticamente todos os lados da cidade.

Sua arquitetura tem acentuado traço espanhol expresso nas mansões, igrejas e casas de campo construídas no século XVII. Aliás, é conhecida como a cidade mais espanhola do país.

Arequipa se destaca das outras cidades pela beleza natural e clima acolhedor, além de sua riqueza cultural, arquitetônica e religiosa. A cidade abriga atrações e construções que podem ser consideradas tesouros do período colonial no país e fica numa localização privilegiada, rodeada de atrações e cenários que precisam ser explorados com mais tempos.

Em 2000, o centro histórico da cidade foi inscrito na lista de cidades do Patrimônio Mundial, devido à arquitetura ornamentada, cuja maior parte das construções utiliza uma pedra branca de lava solidificada que lhe rendeu o título de “Cidade Branca”. Os nativos chamam-na também de “Roma da América”, devido à forte presença católica.

Vulcão El Misti, com seus 5.822 m de altitude, é um dos símbolos da cidade. No inverno, entre maio e setembro, é possível ver a bela paisagem do vulcão com o topo nevado. Estudos geológicos indicam que o Misti teve pelo menos 5 pequenas erupções no século XX, mas a última grande erupção ocorreu em 1870.

Sugiro que comece seu tour a pé pelo centro. O melhor ponto para começar a descobrir as surpresas da Arequipa é pela encantadora Plaza de Armas, rodeada de belos arcos coloniais e construções importantes onde estão alguns do pontos turísticos mais importantes e mais famosos da cidade. A primeira parada será em dois dos monumentos mais impressionantes: o Convento de Santa Catalina, datado de 1580, onde cerca de 450 freiras viveram isoladas do mundo exterior; e o convento franciscano de La Recoleta, próximo do rio Chili, datado de 1648 e que possui uma biblioteca com mais de 20 mil livros, dos quais o mais antigo data de 1494. As fachadas de cada uma destas se assemelham muito e são feitas em pedras ricamente entalhadas e colunas com muitos arcos. Quando cai a noite, são iluminadas, acrescentando mais beleza ainda às construções.

Visite a catedral da cidade, em estilo neo-renascentista com influência francesa, que foi restaurada em 1846 depois de ter sido destruída por um incêndio. Depois, passe na Catedral de La Compaña, que é considerada a mais bela do país, revelando perfeita integração e mistura características nativas e europeias. Visite a bela Catedral de Arequipa, construída no mesmo ano da fundação da cidade em 1540 e admire as lindas obras de arte expostas e toda sua imponente estrutura.

Reserve ao menos uma tarde para conhecer um pouco da história de Arequipa e conheça alguns museus que ficam entorno da Plaza de Armas, como o Museo Santuarios Andinos, onde está a Dama de Ampato, múmia inca de uma menina com idade entre 12 e 14 anos que foi sacrificada aos deuses e deixada nas montanhas nevadas ao redor da cidade.

Nos arredores, as principais atrações da cidade são o Mirador de Yanahuara, as termas de Yura (a 28 km), o balneário de Jesus (5 km), Socosami (8 km), Cayma (3 km), Carmenalto (4 km), Paucarpata (4 km), Tingo (3 km) e Tiabaya (8 km). Caso queira conhecer o vulcão Misti (5.821 m) de perto, o passeio até a cratera dura dois dias e é indispensável o acompanhamento de um guia. O passeio no Vale de Colca atravessa cenários interessantes até chegar na reserva de Pampas Cañahua. Neste lugar que fica a 3 mil metros acima do nível do mar, podem-se observar rebanhos de vicuñas e alpacas. Mais tarde, suba até chegar no Mirador dos Andes, um espetacular pedaço de estrada localizado a 4.850 m de altura, e desfrute de uma bela paisagem!

Um passeio imperdível é visitar as famosas piscinas de águas quentes que se chamam Calera. Trata-se de um lugar paradisíaco rodeado de bonitas montanhas! As águas quentes jorram da montanha com uma temperatura de 80º C e são resfriadas em uma piscina de água fria chegando a 35º C para que os visitantes possam tomar um banho e relaxar.

Arequipa fica a 573 km de Nasca, outros 1.021 km de Lima e  a 509 km de Cusco. Com relação ao transporte urbano a cidade está servida por ônibus, microônibus, kombis e táxis, para qualquer local. O preço varia de acordo com a distância.

A culinária é bem saborosa, com pratos que vão dos chicharrones e batatas aos frutos do mar. A bebida típica é a chicha de jora, ou morada, feita à base da fermentação do milho. Experimente a cerveja local Arequipeña, uma delícia!

As acomodações em sua maioria são simples em decoração, mas são lugares baratos e confortáveis, inclusive com opções pet friendly.

Para quem não dispensa uma boa paquera ou conhecer pessoas, os locais mais indicados são a Rua Mercadores e a Praça San Francisco, pontos de encontro da cidade. Já para quem aprecia festas populares, é bom lembrar que no 1º de maio é comemorado o dia da Virgem de Chapi, principal evento de Arequipa.

As compras se resumem às tradicionais feiras de artesanato que comercializam malhas confeccionadas com lã de alpaca, peças para decoração e souvenires.

Outras cidades no Peru

Puno | Ilha de Taquile | Cajamarca | Nasca | Huaráz | Huancayo | Trujillo |Lima | Cusco | Pisac | Machu Picchu

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

No Peru, praticamente, o país inteiro é um convite à aventura!

Na Patagônia chilena, os parques nacionais são ideais para praticar esportes

O trekking é um dos esportes mais praticados na trilha de Machu Picchu!

A Ilha de Taquile é um pequeno paraíso no Lago Titicaca

A ilha de Urus no meio do lago Titicaca

Todos merecem desfrutar os Banhos do Inca

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Planejando sua viagem a Bolívia e Peru

A palavra secreta em quíchua na Bolívia e no Peru

Cuidados na viagem a Bolívia e Peru

Roteiro para Bolívia e Peru (40 dias)

Roteiro para Machu Picchu (21 dias)

A importância do número 3 na minha trilha pessoal

Os incas administravam como os países ricos adotam hoje

A beleza da filosofia de vida dos incas

Cuy assado com batatas e arroz

Uma maneira de poupar dinheiro é optar por destinos econômicos

Viajar barato pelo mundo também depende muito do seu perfil de viajante

Tome cuidado com os lugares à noite

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus