Início Europa Alemanha Stuttgart é a cidade da alta tecnologia no continente

Stuttgart é a cidade da alta tecnologia no continente

COMPARTILHE

Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha e está situada às margens do rio Neckar, em uma das maiores regiões vinícolas do país. A cidade fica em meio a colinas, vales e parques, o que é bem incomum para uma cidade alemã. Possui uma população de 650 mil habitantes. A cidade foi fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Seu nome provém do alemão antigo Stuotgarten, que pode ser traduzido como “haras”, já que a cidade tem a sua origem em torno das antigas cavalariças do duque Liudolfo da Suábia.

É onde supostamente o automóvel e a motocicleta foram inventados por Karl Benz e, portanto, considerada o berço do automóvel. Hoje, Mercedes-Benz e Porsche têm sua sede na cidade, assim como as gigantes Bosch e Mahle, líderes em produção de peças automotivas.

A cidade figura como uma das mais fortes da Europa economicamente e detém o setor de inovação e alta tecnologia no continente. Pesquisas atuais apontam a região como aquela que tem as melhores perspectivas de vida. Sua estrutura de negócios é caracterizada por uma mistura de companhias globais, incluindo líderes do mercado mundial, trabalhadores altamente qualificados e um dos principais cenários de pesquisa e desenvolvimento.

A Bolsa de Valores de Stuttgart é a segunda maior da Alemanha, atrás de Frankfurt. Muitas empresas líderes no setor de serviços financeiros têm sede na cidade, com cerca de 100 institutos de crédito como, por exemplo, a Allianz Life Assurance.

Stuttgart apresenta um clima oceânico. Normalmente, durante os meses de verão, as colinas da Floresta Negra e dos Alpes Suábios atuam como um escudo, fazendo com que a cidade fique abafada, como uma grande estufa. Além disso, no inverno, a neve pode durar poucos dias. O centro da cidade é referido pelos habitantes locais como o Kessel (chaleira), por conta do calorão do verão e menos neve no inverno do que nos subúrbios.

As variações de temperatura entre dia e noite, tanto no verão quanto no inverno, podem ser extremas. No verão, sob agradáveis 25º C, os gramados estão sempre lotados de pessoas tomando um solzinho, relaxando e fazendo piquenique. Afinal, são cerca de três meses por ano que o sol aparece para esquentar e os europeus aproveitam esse clima como ninguém! Por isso, a melhor época para visitar a cidade é durante o outono ou primavera. Durante o inverno, as temperaturas despencam para gélidos 4º C.

O Aeroporto de Stuttgart (STR) fica a 13.6 km da cidade e faz conexão direta com a estação central, com viagens de 27 minutos. Também há opções de táxis logo na saída. Dali saem trens rápidos para Munique (2h), Heildeberg e Frankfurt (1h35).

Uma opção econômica para aproveitar a cidade é adquirir o StuttCard que oferece muitas vantagens, com 46 parceiros conveniados e as opções de validade de 24, 48 ou 72 horas. Estão inclusos: entrada gratuita em todos os museus e muitas instalações de lazer; desconto no Stuttgart Citytour; economia em teatros selecionados; descontos em lojas parceiras e em bebidas ou sobremesas em restaurantes credenciados. A versão PLUS concede a vantagem adicional de viajar livremente na rede de transportes públicos em toda a região de Sttutgart. É um passe de viagem para todos os ônibus e trens do VVS, na classe padrão. Este deve ser carimbado numa máquina de validação de bilhetes VVS antes do início da primeira viagem.

O metrô Stuttgart Stadtbahn é espetacular, a maioria do seu trajeto é feita a céu aberto e tem linhas para todos os lugares. Os ônibus também são uma boa opção de locomoção pela cidade.

Um lugar gostoso para comer é o Kaufhof, a dois quarteirões da estação de trem, que possui ótimos doces. Os locais mais baratos ficam no centro ou arredores da estação de trem e as principais redes de fast food estão na Schulstrasse. A melhor forma de conhecer a cozinha regional é ir a pequenos restaurantes de preços mais moderados. Ou nos quiosques de rua! O pretzel, vendido em cada esquina, é uma delícia, imperdível!

Uma dica é visitar o mercado Markthalle, considerado um dos prédios mais bonitos todo em estilo art nouveau. Os estandes ocupam 3 mil metros quadrados do pavilhão. Diariamente, há uma oferta enorme de flores, frutas, legumes, peixes, carnes, pães e bolos.

A cidade seduz por sua localização maravilhosa, belas praças, suntuosos palácios e construções de diferentes estilos arquitetônicos. Se sua intenção for conhecer outras cidades próximas, dá para ver muita coisa em apenas um dia. Porém, se pretende ter uma experiência mais intensa, serão necessários quatro dias para poder incluir os Museus da Mercedes Benz e da Porsche, assim como os castelos. A charmosa cidade de Heidelberg vale a pena ser incluída nesta rota.

Uma boa maneira de explorar a cidade é fazer um tour a pé pelo centro. Inicie pela principal praça da cidade, a Schlossplatz, que exibe um conjunto arquitetônico maravilhoso e onde está o Altes Schloss (Velho Castelo). O local vale muitas fotos! A principal rua é a Königstrasse, ampla e agradável, com duas torres em seus extremos: uma com o logo da Mercedes-Benz e a outra com o da Bosch. Caminhe em direção aos Jardins do Palácio, passando pela Staats Galerie (Galerias de Arte Estatais). Depois, vá em sentido sul para a Schillerplatz e Marktplatz, onde está a Rathaus (prefeitura). Ali, tem uma atração bem divertida: um elevador aberto, que fica subindo e descendo sem parar. Ou seja, você tem que pular para dentro e fora dele no momento em que ele ficar nivelado com o chão do andar onde você quer ir. Encerre o passeio na Hegelhaus (Casa de Hegel), onde morou o filósofo Hegel.

Stuttgart é o lar de cinco dos onze museus do estado em Baden-Württemberg. O mais importante é a Galeria do Antigo Estado (inaugurada em 1843, estendida em 1984), que mantém a arte do século XIV ao XIX, incluindo obras de Rubens, Rembrandt, Monet, Renoir, Cézanne e Beuys. Ao lado da Old State Gallery encontra-se a New State Gallery (1980) com a sua arquitetura moderna controversa. Entre outras, a galeria abriga obras de Dalí, Matisse, Miró, Picasso, Klee, Chagall e Kandinsky.

O Castelo Velho é também o lar do Museu do Estado de Württemberg, que foi fundado em 1862 por William I de Württemberg. O museu traça a rica história de Württemberg com as joias da coroa e outros artefatos pertencentes á realeza, bem como alguns que remontam à era do Paleolítico. No lado da Karlsplatz há um museu dedicado à memória de Claus Schenk Graf von Stauffenberg, ex-residente de Stuttgart que tentou assassinar Adolf Hitler em 20 de julho de 1944.

Ainda cito dois lugares imperdíveis: o Museu Mercedes-Benz, único museu do mundo que documenta os anos de história da indústria automobilística desde seus primórdios até os dias atuais; e o Museu Porsche, um dos mais espetaculares do mundo, com mais de 80 veículos expostos. Dá para combinar a visita ao museu com uma à fábrica.

Stuttgart é uma das cidades mais seguras da Alemanha.

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

De acordo com as condições da sua viagem, outras vacinas poderão ser recomendadas

Carregue cadeados com você

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Você se desprende sem preocupações

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

Qual a sua medida de realização?

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus