Início Lugares Inesquecíveis O estado do Texas tem orgulho por tudo que é “made in...

O estado do Texas tem orgulho por tudo que é “made in Texas”

COMPARTILHE

O Texas é o segundo estado americano em tamanho territorial, sendo possível andar em linha reta por 1290 km sem sair de dentro dos limites estaduais. Esta sensação de terra do sem-fim é bem traduzida numa canção que diz: “The Sun has riz/ The sun has set/ And here we is/ In Texas yet”. É a pura verdade: “O sol nasce/ O sol se põe/ E cá estamos nós/ Ainda no Texas”.

No Texas, há 299 km da Route 66, dos quais cerca de 91% estão ainda em uso. A experiência de percorrer este território de geografia tão variada, com florestas e desertos, pântanos e montanhas, uma espécie de amostragem de tudo que existe nos EUA é bastante agradável, mas dá certo frio na barriga diante de tamanha imensidão!  Além disso, suas comunidades variam entre o máximo da sofisticação urbana e o charme das pequenas cidades mais remotas.

É um dos estados mais importantes dos EUA e já na entrada nos dá uma noção precisa disso. Parece um enorme palco que se descortina para o viajante, com dramas e peculiaridades que nos permitem chamá-lo de único. Não por acaso, seu símbolo maior é a estrela solitária, afixada na bandeira e responsável pelo epíteto de “estado da estrela solitária”.

O passado de lutas do Texas ajudou a formar o caráter de sua gente. O estado pertenceu a seis bandeiras: Espanha, França, México, República do Texas, Confederados (durante a Guerra de Secessão) e EUA. Por terem lutado pela própria independência, os texanos demonstram orgulho por tudo o que é made in Texas e uma confiança exagerada naquilo que fazem.

As batalhas sangrentas e a diversificação de atividades tornaram esse povo agressivo, direto, bombástico e crente fervoroso em doutrinas e no individualismo. Até hoje, eles refletem boa parte de seu passado campestre, embora a urbanização seja forte. No século XX, a descoberta em larga escala de petróleo alavancou a economia texana. Sua reserva de recursos naturais enriqueceu o estado, que é um dos com maior renda per capita do país. Embora o óleo, o gado, o algodão e os grãos em geral desempenhem papel importante, o comércio e a indústria vêm conquistando cada vez mais espaço.

Tudo é maior no Texas: as porções de comidas, as picapes, os enormes chapéus de cowboy e até mesmo os milhares de quilômetros de um terreno acidentado e extraordinário. Este estado comporta uma variedade tão grande de experiências que se levariam meses, talvez anos, para explorá-lo detalhadamente.

De tão grande e diversificado o Texas é, praticamente, um país à parte. Na verdade, de 1836 a 1845, ele realmente foi.

O que não falta ali é cultura: rodeios, dança country e diversas oportunidades de aventura a cavalo ou em uma mula. E, finalmente, chegamos ao churrasco! Se você gosta de um bom prato de carne em tamanho família, pedaços de costela ou de peito bovino, vai ser difícil encontrar um lugar melhor do que o Texas.

O Texas é o meio caminho da Route 66. Entrar na cidade de Adrian significa que sua viagem está felizmente meio concluída ou, infelizmente, meio-terminada. Além dos cowboys e das cidades enormes, o Texas é lar de algumas atrações e locais bem inusitados.

Começando a desbravar o território texano encontramos Shamrock, localidade pacata e organizada com cerca de 3 mil habitantes de tradição irlandesa. A sossegada cidade caracteriza-se como uma autêntica “comunidade da Route 66”. Os folhetos de turismo anunciam que o povo é gentil de forma original: “Sorte sua que Shamrock existe!”. Não deixe de visitar o Pioneer West Museum, atrás do Magnolia Gas Station, repleto de objetos antigos que retratam os anos 20 e 30 e cenários que compunham a rotina do período. Também tem expostos os lindíssimos artefatos indígenas de tribos locais. Outro local super famoso é o CONOCO Tower Station e o U-Drop Inn Café! Ainda tem o Magnolia Gas Station, um posto de gasolina restaurado e vintage para ver e registrar! Para relaxar, vá ao Elmore Park um dos orgulhos da cidade: um fragmento de pedra das ruínas do Blarney Castle, em County Cork, Irlanda.

McLean é outro lugarejo bastante calmo e aprazível. A placa na entrada informa que a população é de 843 habitantes. Mas, no outro extremo, observei que uma nova placa informava: população de aproximadamente 900 habitantes. Pensei que talvez quisessem impressionar melhor quem vinha de Amarillo, no sentido contrário ao meu, uma cidade bem maior. Na realidade, a cidade tem hoje 805 habitantes. Existem alguns trechos da estrada velha por lá. Anote aí os locais a serem visitados: o posto Phillips 66, o primeiro local de venda no estado do Texas; o Avalon Movie Theater, que tem uma indefectível fachada em art deco dos anos 30; o interessante Devil’s Rope Museum, dedicado a um artefato inventado durante a conquista do Oeste americano, o ‘arame farpado’, cujas peças exibidas são objetos ligados às fazendas antigas da região; o Mc Lean-Alanreed Area Museum com variados objetos, fotos e documentos que contam a história da cidade; e o diferente Cactus Inn e seu cacto da fachada!

A cidade de Groom tem uns 500 habitantes. Por aqui, os mapas da Route 66 indicam a passagem por intermináveis canyons, pequenas serras, subidas e descidas, que logo terminam em longas pradarias. Sua maior atração é a Britten USA Water Tower. Não é nenhum primor do ponto de vista arquitetônico, mas também sugere-se que não teria sido construída com essa pretensão. Foi feita apenas com a intenção de ser vista pelos viajantes pelo fato de ser inclinada. É uma espécie de Torre de Pisa em plena Route 66! O entendimento da construção da estrutura é uma aula de Física. Além da torre, faça um tour a pé para conhecer e registrar os marcos históricos da cidade, pois como ela é minúscula, tudo fica próximos e perto da avenida principal.

Em Amarillo, temos a sensação que estamos no Velho Oeste. É o verdadeiro Texas, aquele do qual sempre ouvia falar, dos cowboys e dos saloons, dos rodeios e dos steaks. Em seu tour pela cidade, listo a seguir as paradas obrigatórias e clássicas da Route 66! A mais icônica é o Cadillac Ranch, um conjunto de dez Cadillacs, com modelos variando entre 1948 e 1964, literalmente plantados no chão! Outro local é o Historic Route 66 Antique District, com vários prediozinhos construídos entre 1920 e 1940 com arquiteturas diversas: colonial espanhola, art déco e moderna. Caminhe, admire e registre! De museus, tem o Route 66 Antique Mall, o Don Harrington Discovery Center, o Amarillo Museum of Art, o Texas Air & Space Museum, o Kwahadi Museum of the American Indian e o Carson County Square House Museum. Valem sua visita! Se você aprecia a natureza, vá ao Thompson Memorial Park, perfeito para relaxar, caminhar e pedalar; ou ao Palo Duro Canyon State Park, que tem uma vista de tirar o fôlego com suas formas e colorações em tons terrosos, avermelhados e esverdeados! Mas, a estrela maior da cidade é o The Big Texan Steak Ranch, famosa casa de steaks dos anos 60 que tem a célebre e simpática vaca na fachada como ícone. A refeição por ali é farta e barata: o steak de respeitáveis 2 kg vem acompanhado de rosca amanteigada, batata assada, coquetel de camarão e salada. Um clássico maravilhoso que faz jus à fama do Texas!

Vega também é uma cidade pequena, com ar de antigamente e jeitinho bucólico. Os principais marcos históricos datam das décadas de 20 e 40, quando a Route 66 era a rua mais movimentada do local, entre eles o Old Court House, o Magnolia Station e o Roark Implement & Hardware Store. Não deixe de ver o Dot’s Mini-Museum, que exibe objetos que fizeram parte da memória de uma comerciante local, como itens da Route 66 e sua coleção de frascos de perfume da Avon da época; e os clássicos dos anos dourados da Route 66, o Vega Motel e o Bonanza Motel. A cidade possui alguns museus que abrigam como coleção um gama de objetos que fizeram parte da história da cidade desde seus primórdios e da Route 66: o Oldham County Heritage Farm & Ranch Museum e o Milburn-Price Cultural Museum.

Adrian é o mid point da Route 66: 1833 km de Chicago e 1833 km até Santa Monica! A placa Midway Point of Route 66 é famosa e indica: “When you’re here, you’re half way there”, ou “Você está metade aqui e metade lá!”. Tão famoso quanto a placa é o Midpoint Café, misto de restaurante, café, loja de antiguidades e souvenires. O local é antigo e um dos mais velhos ainda em operação em toda Route 66, desde 1928. O perfume vintage e glamour de tempos de ouro da mother road ainda são visíveis na decoração. Ah, e também tem outra história: a Pixar se inspirou no local para criar o Flo’s V8 Café da animação “Cars”. Os personagens Flo, Mia e Tia foram inspirados em Fran Houser e outras duas funcionárias do restaurante. Para completar, os bolos e doces vendidos no local são perfeitos para acompanhar um café! Paradas obrigatórias e imperdíveis para seu álbum! Além destes, visite também o Bent Door, o Adrian Lion’s Club Farm and Ranch Museum e o Giles Hotel, todos das décadas de 20 e 30!

Glenrio fica na divisa entre o Texas e Novo México e está praticamente deserta, deve ter não mais do que uma dúzia de habitantes. Mas, não por isso deve deixar de ser explorada e cada construção sua registrada. Listo aqui a parada de caminhão Russells Truck & Travel Center e as várias construções reunidas ao longo da Ghost Town, na Main Street, com vários postos de gasolina vintage, motéis e restaurantes, onde somam-se cerca de 17 prédios abandonados, entre eles o State Line Bar e motel (na divisa com o Novo México), o correio, tanques de água, o posto Texaco.

Peguei novamente a estrada e logo encontrei a divisa do Texas – com o mapa do estado esculpido em uma grande pedra – e o Novo México, com uma placa de boas vindas. Estava deixando cinco estados para trás, restando apenas três para o término da Rota 66, além do desvio para Nevada, por onde iria até Las Vegas.

Cidades na Route 66 do estado do Texas

Shamrock | Mc Lean (TX)| GroomAmarillo | Vega | Adrian | Glenrio

Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

No Texas, há 299 km da Route 66, 91% estão ainda em uso

Sorte sua que Shamrock existe

Curiosidades: arame farpado e “gringos”

Britten USA Water Tower a Torre de Pizza em plena Route 66

Numa Harley-Davidson a liberdade me tocava a cada metro

Amarillo é o centro de cowboys e gado

Um dos locais mais incríveis: Cadillac Ranch

Big Texan Steak Ranch, se comer o steak em 1h não paga

McLean uma cidade pacata e simpática

Em Glenrio a população mais numerosa é a de cachorros

Glenrio fica na divisa entre o Texas é o Novo México

Palo Duro Canyon, as belas formações rochosas destacam-se

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Eu sou uma empresa

Um viajante comporta-se como um empreendedor

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus