Início Lugares Inesquecíveis Europa Portugal possui belas paisagens, história e gastronomia fantástica

Portugal possui belas paisagens, história e gastronomia fantástica

COMPARTILHE

Portugal, localizado no sudoeste da Europa, é um país com 11 milhões de habitantes. Seu nome provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale. O território português é delimitado a norte e leste pela Espanha e ao sul e oeste pelo oceano Atlântico. É um país desenvolvido e foi classificado na 19ª posição no ranking da qualidade de vida.

Tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta e é uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo. Os portugueses são afáveis, simpáticos e excelentes anfitriões. Porém, ainda é um país um tanto conservador em relação a alguns assuntos.

Em apenas um único dia pode-se ir aos extremos do país por conta de sua extensão. Portugal é muito mais do que Lisboa! Tem Sintra, Algarve, Madeira, Cascais, Estoril, Coimbra, Nazaré, Fátima, Évora e Óbidos para desfrutar! O governo português continua a promover e desenvolver novos destinos turísticos, como o Vale do Douro, a ilha de Porto Santo e o Alentejo. O país é berço de Luís de Camões (autor de Os Lusíadas), Eça de Queiroz (autor de o Primo Basílio) e do célebre poeta Fernando Pessoa.

O turismo continua a ser um setor econômico extremamente importante para Portugal, sendo que o número de visitantes deverá aumentar significativamente nos próximos anos. Portugal está entre os 20 mais visitados países do mundo, recebendo uma média de 15 milhões de turistas estrangeiros anualmente. Entre os povos estrangeiros que mais visitam o país estão os britânicos, seguidos por espanhóis, alemães, franceses e brasileiros.

Por conta de seu clima mediterrânico é um dos países europeus com as temperaturas mais amenas: a média anual varia dos 13°C no interior norte montanhoso até aos 18°C no sul, na bacia do Guadiana. O verão é o período da alta estação, com mais turistas e tudo mais caro! Milhares de pessoas são atraídas para o país por causa de seus dias quentes e ensolarados, com temperatura de 30°C. O outono e o inverno são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos, sendo mais frios nos distritos do norte e central do país, que registram temperaturas negativas.

Não existe uma época que não seja recomendado viajar a Portugal! As melhores são durante a primavera (abril e maio) e no outono (outubro e novembro). Além das tarifas aéreas mais baixas, você vai poder economizar na hospedagem e aproveitar um clima mais ameno, sem o tumulto de turistas que visitam o local durante o verão.

O Aeroporto da Portela/Lisboa é o mais movimentado e que mais recebe turistas ao longo do ano. Os aeroportos do Porto/Sá Carneiro e de Faro/Algarve também têm destaque, mas com a introdução dos voos low cost muitas linhas foram criadas entre estase as demais cidades da União Europeia.

Por possuir uma grande costa, o barco é um meio de transporte muito utilizado para chegar a Portugal, principalmente em Algarve e Lisboa. O Porto de Lisboa recebe diariamente vários navios de cruzeiro, desde os de 3 a 5 estrelas, com capacidade de 2 a 3 mil passageiros.

Existem trens para fora do país a partir das grandes cidades, como Lisboa, Porto, Évora, Aveiro, Coimbra e Faro. Lisboa está conectada à Madrid (Espanha); o Porto com Vigo (Espanha); Vilar de Formoso à Espanha, França e ao resto da Europa. No sul, não é possível entrar de trem no país a partir da Espanha. O sudeste de Portugal é ligado por linhas internacionais (linha do Leste e linha de Cárceres) ao território espanhol.

Viajar de ônibus é a melhor opção para visitar os arredores da cidade, pois os trens não são confortáveis, são devagares e não tem frequência definida. Além disso, algumas atrações ficam longe das estações ferroviárias forçando você a tomar um táxi ou caminhar alguns quilômetros.

O carro é o meio de transporte mais utilizado para viajar dentro do país. Portugal possui cerca de 2.500 km de estradas. E, muito cuidado ao alugar um carro, pois Portugal possui a maior média de acidentes na estrada de toda Europa. Mas, se pretende dar uma volta maior e vai viajar com mais pessoas, o carro é o meio mais indicado.

Em Portugal, os hostels são bem estruturados e agradáveis. Há cerca de 40 Albergues da Juventude e é possível ficar no máximo 8 noites consecutivas. No país, encontra-se confortáveis hotéis de 2 estrelas com ótima relação preço-qualidade.

A comida é uma das maiores atrações do país! É o mar que imprime a característica mais marcante à culinária portuguesa. Dentre os pescados, o bacalhau reina absoluto nas cozinhas e mesas! Não deixe de experimentar o bacalhau cozido com grão, creme de mariscos e as lulas grelhadas. Ou saboreie um simples peixe grelhado, sempre fresquíssimo, tal como o marisco que abunda em todo o litoral e dê-nos a sua opinião! Um arroz de mariscos ou com peixe também são escolhas acertadas.

Mas, não pára por aí! A gastronomia lusitana é tão rica e variada quanto a paisagem e o patrimônio! Nos pratos à base de carne, uma sugestão é o celebrado cozido à moda portuguesa que mistura carnes e legumes, cozidos de forma suculenta. Se estiver no norte, também pode saborear as tripas à moda do Porto ou uma variedade de feijoada que é feita à transmontana (parecida com a brasileira) no interior da região.

O azeite português, considerado de altíssima qualidade, está sempre presente e integra todas as receitas. Os queijos portugueses também são famosos e muito variados, desde os secos e duros aos cremosos e moles, como o requeijão.

Em termos de doces, não deixe de provar o pastel de nata e os pasteis de Belém (Lisboa). Estes acompanham muito bem o cafezinho expresso. Em algumas localidades do norte e centro, recebem o nome de bica. Mas, se preferir café com leite, pode optar pelo galão (em copo de vidro), pelo meia-de-leite (em chávena de chá), pelo garoto (em chaleira de café) ou pelo pingado (em chaleira de café também mas um pouco mais forte).

Portugal é reconhecido no mundo pela sua produção de vinho. Cada prato tem um vinho certo para acompanhar. Existem vinhos em todo o país, mas os mais conhecidos são os Porto, os do Douro, do Alentejo e do Dão. Experimente o vinho verde (o nome não é bem em função da cor, mas sim dado pela idade da bebida). É lógico que o tradicional vinho do Porto é quase que uma obrigação para os viajantes! Há 6 mil variedades de vinho do Porto que são produzidos na região do Douro, rio localizado ao norte cuja foz está na cidade do Porto. Existe 2 tipos: o seco (branco) que se toma como aperitivo, e o doce (tinto) para após as refeições.

Portugal é um dos países europeus mais interessantes para as compras. Lembre-se que, para turistas estrangeiros, é permitido ao final da viagem solicitar a restituição do imposto pago, o IVA, aplicado sobre diversos produtos adquiridos. Compras acima de EUR 70,00 em lojas credenciadas são válidos para o reembolso chegando a uma restituição de em torno de 18%.

Cidades em Portugal

Lisboa

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A região do rio Douro é o berço do famoso e delicioso vinho do Porto!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Embarcando numa estação de trem na Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

Viajando com seu pet para o exterior- documentação e inconvenientes!

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus