Início Lugares Inesquecíveis No Missouri, Springfield é a cidade rainha dos Ozarks

No Missouri, Springfield é a cidade rainha dos Ozarks

COMPARTILHE

Springfield é uma cidade localizada no estado americano do Missouri, nos condados de Christian e Greene. A cidade é um daqueles locais que atraem as pessoas com suas histórias interessantes, clima moderado o ano todo e um monte de atividades repletas de cultura e aventura. Springfield oferece as facilidades da cidade grande e seu povo é muito receptivo!

É famosa por ser exatamente o local onde nasce oficialmente a Route 66. A histórica mother road, que liga Chicago a Los Angeles, ganhou esse nome durante uma reunião dos agentes rodoviários ali em 1926.  O Centro de Informação ao Turista é todo decorado no estilo dos anos 50, com vários souvenires da Route 66.

O alinhamento através de Springfield inclui a Chestnut Expressway, a College Street, a St. Louis Street,a  Glenstone Avenue e a Kearney Street. Nesta cidade, o US 66 foi concorrente com US 65 por vários quilômetros e também serviu como término da US 60, que não faz intersecção com o US 66 no Missouri. Mais tarde, isso se tornaria o alinhamento principal do US 66.

Foi fundada em 1835, quando John Campbell adquiriu 50 acres de terra para o assentamento do condado. A cidade foi incorporada três anos mais tarde. Seu crescimento foi tão assustador que, 20 anos após seu nascimento, já contava com 1200 residentes e muitos negócios.

Springfield teve um momento controverso durante a Guerra Civil, embora tenha ficado do lado dos sulistas a maior parte do tempo. As diferenças fizeram com que surgisse uma North Springfield. Mas, com o crescimento econômico, as duas acabaram por se fundir numa só no ano de 1887. Hoje, sua população é de 160 mil habitantes e, segundo eles, a cidade tem 66 atrações turísticas!

Um pouco a oeste, na Central Square, conta a lenda que ocorreu um daqueles duelos que tornaram famoso o Velho Oeste americano. Um homem chamado Wild Bill Hickok havia perdido uma alta soma em dinheiro para um tal de Dave Tutt, numa partida de pôquer. A fim de ganhar tempo, Hickok deu seu relógio de bolso a Tutt, com a condição de que a peça não seria mostrada em público. Tutt não deu bola e passou a usar o relógio. Foi, então, desafiado para o duelo. Na praça, há as marcas de onde cada um ficou. Hickok venceu e transformou seu julgamento em um acontecimento. O veredito foi legítima defesa. Mas parece que ninguém havia atentado para o fato de que, com Tutt morto e o relógio nas mãos de Hickok, não existia mais dívida a ser paga.

Na cidade, prevalece a arquitetura da época de ouro da Route 66. Há depósitos de bombas velhas, todas dos anos iniciais estrada, em vários lugares na cidade. Grande parte das velhas máquinas eram da Phillips 66, uma rede de postos de gasolina que são encontrados em toda a 66. A Route 66 é quase humana e meter-me no meio daquelas bombas, imaginar por que elas haviam saído de operação, deram-me a sensação de estar num asilo visitando algum amigo querido.

O progresso torna algumas funções, pessoas e objetos desnecessários para a maioria, mas sempre há quem os recorde e restaure sua importância. É isso: viajar pela Route 66 força-nos a resgatar a importância de muitos personagens e objetos que viveram em função dela e formaram parte da história! A maioria das bombas estava empilhada, mas havia algum interesse em conservá-las.

Com regularidade, aparecem produtores de filmes atrás destas bombas para colocarem-nas nos seus postos de gasolina no meio do deserto, num ponto perdido do mapa. Foi divertido me sentir quase como se estivesse dentro de um cenário de cinema.

Há muito para visitar por ali! O local mais famoso e imperdível é o Bill Shea Gas Station Museum, um posto de gasolina localizado na Route 66 que foi transformado em museu de renome mundial a partir de uma contribuição da Texaco. Seus proprietários, Bill Shea e sua esposa Helen, são muito famosos. O museu conta com um acervo que é uma mistura eclética de posto de gasolina vintage e alguns objetos antigos, recolhidos ao longo dos últimos 50 anos incluindo: bombas originais, cabines de telefone em madeira, sinais, fotos e outras lembranças que lembram os áureos tempos da Route 66. O  museu tornou-se um destino para os viajantes internacionais que exploram a estrada-mãe. Devido ao seu compromisso com a preservação da Route 66, além dos muitos anos de serviço de qualidade aos seus clientes, Bill Shea e sua loja foram colocados no Route 66 Hall of Fame em 1993. Bill Shea morreu em 2013 e o posto de gasolina foi vendido.

Não deixe de visitar outro ponto histórico da Route 66, o Danny’s Service Center, posto de serviços bem velhinho, com muita história para contar e charme para ser fotografado. Passe pelo Bass Pro Shops, loja de artigos esportivos, mas um local bem interessante para visitar, não é preciso comprar nada! Vá ao Gillioz Theatre que, apesar de antigo, foi restaurado e ainda mantém uma boa acústica.

Os fanáticos por história preferem percorrer as partes locais da famosa estrada e fazer paradas no History Museum on the Square (Museu Histórico na Praça) é um conjunto de prédios históricos incluindo o Fox Theatre. Produzem eventos como contar histórias para crianças e possuem muitas fotos e vídeos que contam a história da cidade. Visite o Wilsons Creek National Battlefield (Campo de Batalha Nacional do Riacho Wilsons), onde ocorreu a segunda maior batalha da Guerra Civil Americana, em 1861.

O campo de batalha apresenta exposições da Guerra Civil Americana e os visitantes podem andar a pé, de bicicleta ou de carro pelo local em um tour autoguiado pelas trilhas. Para mais Route 66 regada a nostalgia, visite o Route 66 Car Museum (Museu do Carro na Route 66), que abriga cerca de 70 carros clássicos que rodaram pela Route 66! Vale a visita, seja você um apaixonado por carro ou não.

No museu histórico da cidade, você pode curtir exposições da história da Cordilheira Ozark, desde a era pré-histórica até o século XX. Os amantes da história vão querer visitar o Walnut Street National Historic Register District (bairro do Registro Histórico Nacional), com mais de 150 casas históricas, bem como lojas e restaurantes excepcionais.

São vários os motivos para estender sua estadia em Springfield. Um deles é Fantastic Caverns (Cavernas Fantásticas), a única caverna da América do norte grande o suficiente para ser percorrida em uma excursão de 50 minutos no leito de um rio em carrinhos puxados por jipes. A Smallin Civil War Cave (Caverna Smallin da Guerra Civil Americana)  tem a maior abertura de caverna do Missouri.

Passeie pelos mais de 320 mil metros de florestas e campos nativos no Springfield Conservation Nature Center (Centro de Conservação Natural de Springfield), depois vá ao Dickerson Park Zoo (Zoológico do Parque Dickerson) para ver mais de 340 animais representando 120 espécies, como elefantes, guepardos e lobos. As crianças sempre adoram o Discovery Center (Centro de Descobertas), uma experiência educacional interativa e prática onde elas aprendem de tudo: de um globo ocular gigante até blocos de montar.

Para os fãs de esportes, o Missouri Sports Hall of Fame (Hall da Fama dos Esportes Missouri) tem cerca de 2 mil metros quadrados de exposições. Visite o estádio de beisebol Hammons Field, onde o Springfield Cardinals joga.

A região central de Springfield também é repleta de diversos restaurantes de chefs aclamados, lojas e casas noturnas.

A rua principal é bastante movimentada e abriga inúmeros barzinhos. Um deles é o Steak ’n’ Shake, cadeia de lanchonetes criada em 1934 na cidade de Normal, Illinois. O famoso steak burguer é delicioso, mas o local também é uma boa opção para o café da manhã americano, com panquecas, ovos mexidos e bacon!

Outras boas opções econômicas são: o Avanzare Italian Dining, de decoração clássica, comida de primeira linha com bom preço; o Momma Mary’s Navajo Tacos, que servem pratos do que eles chamam de “nova” cozinha mexicana; o George’s Family Restaurant, agradável e familiar; o Mud Lounge, moderno, bem decorado e que servem martinis; o Mother’s Brewing Company e suas deliciosas cervejas artesanais bem geladas; o The Outland, com ótima seleção de cervejas e bons coquetéis; o bom frango empanado servido no Ebbets Field; o Springfield Brewing Company com pratos bem executados para acompanhar as cervejas artesanais com diversos sabores; e o White River Brewing Co., outra cervejaria, mas esta com música ao vivo e diversas opções de jogos.

A icônica lanchonete de Sheldon Chaney (o Red) e Julia, sua esposa, inaugurada em 1947, tornou-se a primeira do mundo a servir hambúrgueres no sistema drive-thru, com a cozinha exposta para o consumidor, hábito corriqueiro nas atuais cadeias de fast-food. Chamava-se Red’s Giant Hamburg. A grafia de hamburg para a palavra hamburger, em inglês, não foi ideológica e sim um acidente. O proprietário calculou mal o tamanho da placa. Por isso, o final “er” não coube. No entanto, esse detalhe pitoresco era o que menos importava para seus fiéis consumidores. Até 1980, quando fechou as portas, Red tinha uma clientela grande, que não se afastou de lá nem mesmo quando a Route 66 foi desativada oficialmente.

Caso tenha tempo livre visite alguns locais de hospedagem abertos à visitação turística, como o Cordova, o Black’s Lone Star, o DeLuxe, o Lone Pine, o Mack’s Ozark, o Rail Haven, o Snow White e o Otto’s.

Para dormir, opte por um dos bons e confortáveis: o Rest Haven Court, motel bem charmoso; o ótimo Best Western Route 66 Rail Haven; e o Ozark Inn, motel agradável e tranquilo. Caso você leve seu cãozinho na viagem, há opções legais de hotéis que aceitam seu mascote como: o Greenstay Hotel & Suites ou o Microtel Inn & Suites by Wyndham Springfield, com quartos amplos e confortáveis.

Para bater perna atrás de bons descontos aproveite e vá ao The Shoppesat Branson Meadows, com lojas de decoração, presentes, utensílios, artigos para crianças e vestuário; ou ao Osage Beach Premium Outlets com 72 lojas de outlet, muitas delas em promoção.

A próxima parada é a cidade de Carthage distante por pouco mais de 90 km pela MO-96 W/Rte 66.

Outras cidades na Route 66 no estado do Missouri

Saint Louis | Stanton | Sullivan | Bourbon | Cuba | Rolla | Lebanon | Carthage | Joplin

Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Red’s Giant Hamburg foi pioneira no sistema drive-thru

O Missouri tem muita história para contar

O Wagon Wheel Motel reproduz o estilo americano da época

A diversidade natural do Missouri

Nostalgia Gift Shop uma loja de quinquilharias referentes à Route

Nos Ozarks tem-se a impressão parece uma montanha-russa

A McKinley Bridge está em operação há pelo menos oitenta anos

Uma carona na caminhonete de Stanley

O Mississipi é um irmão gêmeo da Route 66

Como está atualmente o percurso da Route 66

Meramec Caverns “o tesouro enterrado do Missouri”

Camp Joy ajudou muitos viajantes pela estrada mãe

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Leve para a viagem músicas que o motorista goste

Tomar medidas de segurança residencial antes de viajar é crucial

O problema muitas vezes é falta de planejamento

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus