Início Serviços na cidade Europa Marselha – Atrações Gratuitas

Marselha – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na França

Avignon | Marselha | Bordeaux | Paris | Nice | Lyon | Toulouse | Cherbourg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Caminhar pelo Porto Velho
Endereço: Porto Velho Marselha França
Comentário: Para se ambientar, nada melhor do que um passeio pelo Porto Velho, local de nascimento da cidade. O Porto Velho está rodeado de monumentos ilustres: o Forte Saint Nicolas, o Forte Saint Jean, o Palácio do Pharo, a Igreja Saint Laurent, a câmara municipal, o Hotel Dieu e o famoso campanário dos Accoules. É uma das localidades mais importantes com navios ancorados há quase três milénios. Este porto ficou apenas como monumento e para barcos de pesca e iates de recreio, porque as principais docas comerciais foram transferidas para outra região chamada Joliette, por volta de 1840. Atualmente em renovação, este bairro atrai artesãos e passa por um renascimento das atividades tradicionais. Desça na estação do metrô Vieux Port.
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica Notre-Dame de La Garde
Endereço: Rue Fort du Sanctuaire, Marselha, França
Comentário: É considerada guardiã dos pescadores. Enorme basílica situada sobre uma colina, a 154 metros de altitude acima do nível do mar. Projetada pelo arquiteto Henri Esperandieu no estilo românico-bizantino. A basílica erguida no século 19 tem duas partes: uma igreja inferior ou cripta, escavada na rocha e no estilo românico e, na parte de cima da igreja, no estilo romano-bizantino decorado com mosaicos. A cúpula fica em "La Garde", ponto mais alto de Marselha. Do alto da Basílica, é possível ter uma visão de 360º da cidade e do mar, e por isso, é lugar imperdível para conhecer e tirar muitas fotos.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio Longchamp
Endereço: Boulevard Jardin Zoologique, Marselha, França
Comentário: Projetado pelo arquiteto Henry Esperandieu, é um edifício que chama a atenção por sua grandiosidade. Abriga os museus das belas-artes da cidade e o da história natural. Conta ainda com um jardim riquíssimo em flora e um pequeno zoológico. Listado pelo Ministério Francês da Cultura como um dos Jardins Notáveis da França. O Palais Longchamp foi criado para celebrar a construção do Canal de Marselha, cujo objetivo era trazer água do Rio Durance para a cidade. Embora a pedra de fundação fora colocada pelo duque de Orleans em 15 novembro 1839, o edifício demorou 30 anos para terminar, em parte por causa da despesa enorme e em parte por causa das dificuldades com regulamentos locais.
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral de Marselha (Cathédrale La Major)
Endereço: Place de la Major, Marselha, França
Comentário: Também conhecida como Catedral de la Major ou Catedral de Sainte-Marie-Majeure, essa pequena catedral católica de Marselha tem traços arquitetônicos neobizantinos construída entre 1852 e 1893. É linda, para quem gosta de ver e conhecer essas opções do que fazer na cidade.
Viajando com Sergio Motta
Local: Caminhar pelo Fort Saint-Jean e Fort Saint-Nicolas
Endereço: Fort Saint-Jean, Marselha, França
Comentário: Construído em 1660 por Louis XIV na entrada do Porto Velho. Desde 2013, está ligado por duas pontes finas para o distrito histórico Le Panier e para o Museu de Civilizações Europeias e Mediterrâneo, o primeiro museu nacional francês a ser localizado fora de Paris. O Forte Saint-Jean foi construído em um local anteriormente ocupado pela Ordem Militar dos Cavaleiros de São João, de onde o novo edifício deriva seu nome. Fort Saint-Nicolas foi construído ao mesmo tempo no lado oposto do porto. Comentando sobre a sua construção, Louis XIV disse: "Percebemos que os habitantes de Marselha eram extremamente apaixonados por bonitas fortalezas, queríamos ter o nosso próprio na entrada deste grande porto". De fato, os dois fortes novos foram construídos em resposta a uma revolta local contra o governador, melhor que para a defesa da cidade: seus canhões apontaram para dentro para a cidade, não para fora para o mar.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio de La Bourse
Endereço: cours Belsunce, 17, Marselha, França
Comentário: Palácio construído em 1854. Abriga a mais antiga Câmara de Comércio do Mundo (1599), bem como o Museu da Marinha e da Economia. A decoração esculpida é inteiramente dedicada à gloriosa história do comércio marselhês.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio do Pharo
Endereço: Boulevard Charles Livon, 58, Marselha, França
Comentário: Antiga residência imperial, construída por Napoleão IIl, este majestoso palácio domina a entrada do porto face ao Forte St. Jean. A sua função principal é acolher congressos e outras manifestações de prestígio. Os jardins públicos oferecem uma vista magnífica sobre o Vieux Port.
Viajando com Sergio Motta
Local: Abadia Saint-Victor
Endereço: Place Saint-Victor, Marselha, França
Comentário: Dominando a margem sul do Vieux Port, a abadia foi fundada no século V sobre as ruínas da necrópole antigapor João Cassiano , perto dos túmulos dos mártires de Marseille , incluindo St. Victor Marselha († em 303 ou 304 ), que lhe deu o nome. A abadia teve uma importância considerável na virada do primeiro milênio por sua influência em toda a Provence . Um de seus abades, William Grimoard, foi eleito papa em 1362 sob o nome de Urbano V . Por mais de 1500 anos, Saint-Victor é um dos centros de catolicismo no sul da França e foi desta abadia que partiu a cristianização da totalidade da Provença e embora o mosteiro foi desmantelado na Revolução, a igreja é sempre atribuído a adoração.
Viajando com Sergio Motta
Local: Castelo de If
Endereço: Embarcadère Frioul If, Quai de la Fraternité, 1, Marselha, França
Comentário: É o conhecido castelo que inspirou o livro "O conde de Montecristo". Ele fica na ilha If, que pertence ao arquipélago de Frioul. Vindo a cidade de Marselha a ser sitiada pelas forças espanholas do rei Francisco I de França ordenou a construção de um forte a fim de melhor proteger a cidade de um ataque marítimo. Essa determinação foi cumprida com a construção do chamado Château d'If entre 1527 e 1529.Alguns autores questionam a motivação para a construção do forte, argumentando que o soberano desejava apenas vigiar a cidade de Marselha, recém unida à França à época (há apenas 35 anos), sob o pretexto das ameaças dos Bourbons espanhóis. Mais tarde foi transformada em prisão do Estado, e desativada anos depois. Abriu as portas ao público em 1890 e foi classificada monumento histórico. Hoje, os turistas podem conhecer a fortificação preservada e tirar muitas fotos. É uma das melhores opções de o que fazer pertinho de Marselha.
Viajando com Sergio Motta
Local: Parque de Marselha (Parc Borély)
Endereço: Allée Borely, Marselha, França
Comentário: O parque de Marselha, próximo à Plages du Prado, foi construído entre 1860 e 1880. Possui 17 hectares e um jardim botânico próprio, além de local exclusivo para a roseira, um jardim japonês e outros cantinhos especiais. É um parque público municipal e é classificado pelo Ministério francês da Cultura como um dos jardins notáveis da França.
Viajando com Sergio Motta
Local: Castelo Pastré
Endereço: Avenue de Montredon, 157, Marselha, França
Comentário: O Château Pastré, anteriormente conhecido como o Chateau de Montredon, é um edifício do século XIX no subúrbio de Montredon ao sul de Marselha. Num dos mais belos parques da cidade, Jean Baptiste Pastré, presidente da Câmara de Comércio, mandou construir uma grande casa típica da Provença no século XIX. A partir de 2012, abrigou o Museu Faïence cerâmica, o Musée de la Faïence de Marselha. O terreno do castelo é um parque público.
Viajando com Sergio Motta
Local: Estádio Vélodrome
Endereço: Boulevard Michelet, Marselha, França
Comentário: Santuário do futebol foi construído por ocasião da terceira Taça do Mundo de Futebol (1937), pelo arquiteto Ploquin. Renovado por J. P. Buffi, para acolher a de 1998, ele pode receber 60 000 espectadores. É o maior estádio francês de província. É a sede da famosa equipa de futebol Olympique de Marseille, que festejou o seu centenário em 1999.
Viajando com Sergio Motta
Local: La Cité Radieuse
Endereço: Boulevard Michelet, 280, Marselha, França
Comentário: Obra prima do arquiteto Le Corbusier, é uma unidade de habitação terminada em 1952, para solucionar os problemas de habitação coletiva. Este prédio, em forma de paquete urbano, construído sobre 34 estacas enormes, oferece uma nova prática do habitat coletivo, tendo uma rua interior cheia de lojas, um hotel restaurante, uma escola, um ginásio, uma área de jogos ao ar livre e um terraço sobre o teto.
Viajando com Sergio Motta
Local: Visite o Vallon des Auffes
Endereço: Vallon des Auffes, Marselha, França
Comentário: Esta antiga aldeia de pescadores possui os restaurantes de peixe mais famosos de Marselha. Os cabanons (antigas habitações de pescadores) estão agrupados à volta de um pequeno porto tranquilo, onde ancoram as barquettes (barquinhas típicas coloridas). Para aceder a este vale seco passa se pela Corniche, através de escadinhas e de uma ruazinha, que proporcionam um passeio agradável, a poucos minutos do centro da cidade.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus