Início Europa Escócia Glasgow – Atrações Gratuitas

Glasgow – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Escócia

Edimburgo | Glasgow

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tour a pé pela George Square
Endereço: George St, Glasgow, Escócia
Comentário: Vale à pena iniciar uma boa caminhada pela principal praça de Glasgow. É muito bonita, bem cuidada e limpa. No centro da praça, tem a estátua de Walter Scott, um escritor escocês tão querido por seu povo que mais de 40.000 pessoas contribuíram financeiramente para que fosse erguido esse monumento em sua homenagem. Outra peculiaridade dessa praça é que na estátua para James Oswald, que fica na esquina esquerda de quem está de frente para a prefeitura, está escrito "Erected by few friends" ("Erguido por poucos amigos"). Visitar o prédio da prefeitura é uma experiência fantástica. Às vezes, ali rola algumas programações musicais. A poucos minutos encontram-se a Catedral de St. Mungo e a Necrópolis. Na Castle Street, há a Provand's Lordship, a mais antiga construção da cidade, datada de 1471, onde pode-se ver exposição de mobílias antigas e um jardim medieval. Se possível retorne à noite, poisa praça fica ainda mais linda com a iluminação própria!
Viajando com Sergio Motta
Local: Universidade de Glasgow
Endereço: Glasgow G12 8QQ, Glasgow, Escócia
Comentário: É a quarta mais antiga universidade do mundo de língua inglesa e a segunda mais antiga da Escócia, fundada em 1451. É conhecida internacionalmente por seus cursos de Medicina, Administração, Veterinária e Arte. É onde se encontra o museu The Hunterian, o mais antigo da Escócia aberto ao público com uma coleção impressionante de mais de um milhão de itens que vão de múmias até obras de arte. Horários de funcionamento: terças a sábados das 10h às 17h; domingo das 11h às 16h. Fica fechada às segundas.
Viajando com Sergio Motta
Local: Galeria de Arte e Museu Kelvingrove
Endereço: Argyle St, Glasgow, Escócia
Comentário: É a galeria mais visitada de toda a Escócia. Os detalhes da arquitetura deste impressionante edifício e suas esculturas são belíssimos, uma atração à parte. O local possui 22 galerias com uma coleção de cerca de 8.000 objetos. Exibe obras de importantes artistas franceses, holandeses e outras nacionalidades, além de atividades interativas. É adjacente ao Kelvingrove Park e está situado imediatamente abaixo do principal campo da Universidade de Glasgow. Horários de funcionamento: segundas, quintas-feiras e sábados das 10h às 17h. Sextas-feiras e domingos, das 11h às 17h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral de Glasgow
Endereço: Castle St, Glasgow, Escócia
Comentário: Foi consagrada em 1197 e é o prédio mais antigo da cidade. Possui uma congregação de fiéis há mais de 800 anos. É o único edifício da Escócia que ainda conserva totalmente o seu estilo medieval. É a igreja mais importante da cidade, cujo padroeiro é Santo Mungo, quem trouxe a fé cristã para a Escócia no século VI. Possui uma das mais belas coleções de vitrais pós-guerra da Grã-Bretanha. A arquitetura gótica e os vitrais fazem do lugar um programa imperdível. Podemos ver o local onde a rainha se acomoda para as celebrações e os vários andares da Catedral. Próximo a catedral, encontra-se o museu St Mungo que vale a pena visitar. Horários de funcionamento: de 01 de abril a 30 de setembro de segunda a sábado, das 9h30 às 17h30. Domingos, das 13h às 17h. De 01 de outubro a 31 de março, de segunda a sábado das 9h30 às 16h30. Domingos, das 13h às 16h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: St Mungo Museu das Religiões
Endereço: Castle Street, 2 , Glasgow, Escócia
Comentário: O museu é um exemplo de respeito a todas as religiões do mundo. Há uma boa coleção de objetos e informações sobre as principais crenças do planeta. Além de exposições de arte, uma das galerias do museu explica sobre as cerimônias religiosas, os rituais e as crenças com relação ao nascimento, o desenvolvimento pessoal dos praticantes de cada religião, o casamento e a morte. Uma excelente forma de entender as diferentes fés mundiais! Abre de terças a quinta e aos sábados, das 10h às 17h. Sextas-feiras e domingos, das 11h às 17h. Fechado toda segunda.
Viajando com Sergio Motta
Local: Parque Glasgow Green - People’s Palace & Jardim de Inverno
Endereço: Greendyke St, Glasgow, Escócia
Comentário: O Palácio do Povo conta a história de Glasgow e seu povo (de 1750 até o século XX) através de artefatos históricos, pinturas, gravuras, fotografias, filmes e monitores de computador interativos. Não deixe de visitar o Jardim de Inverno adjacente a ele! Horários de funcionamento: terças a quintas-feiras e sábados, das 10h às 17h. Sextas-feiras e domingos, das 11h às 17h. Às segundas-feiras é fechado.
Viajando com Sergio Motta
Local: The Lighthouse - Farol de Glasgow
Endereço: Mitchell Ln, 11 , Glasgow, Escócia
Comentário: O edifício foi projetado originalmente por Charles Rennie Mackintosh em 1893 para servir de escritórios para o jornal Glasgow Herald. Hoje, é um centro dedicado à arquitetura e design, onde também se encontra o Centro de Interpretação Mackintosh. Horários de funcionamento: terças a quintas-feiras e sábados, das 10h às 17h. Sextas-feiras e domingos, das 11h às 17h. Às segundas-feiras, é fechado.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Riverside
Endereço: Pointhouse Rd, 100 , Glasgow, Escócia
Comentário: O tema deste museu é o meio de transporte. São mais de 3.000 objetos que na sua maioria estão expostos de forma interativa, ou seja, os visitantes podem subir em antigos bondes e trens para entender melhor como o transporte público evoluiu ao longo do tempo. Além disso, há uma réplica da Old Street do século XIX com exemplos de lojas, pubs e cafeterias. Em frente ao museu, se encontra o barco Glenlee Tall Ship. Horários de funcionamento: terças a quintas-feiras e sábados, das 10h às 17h. Sextas-feiras e domingos, das 11h às 17h. Às segundas-feiras, é fechado.
Viajando com Sergio Motta
Local: Estaleiro Glenlee
Endereço: Pointhouse Rd, 150 , Glasgow, Escócia
Comentário: O barco Glenlee é uma das cinco embarcações modelo Clyde no mundo ainda operante e o único modelo de seu tipo no Reino Unido. A primeira viagem do Glenlee foi em 1896 quando transportava granéis. Hoje, é um museu independente que realiza eventos temáticos e atividades o ano inteiro. Horários de funcionamento: aberto diariamente, de 1 de março a 31 de outubro, das 10h às 17h. De 1 de novembro a 28 de fevereiro, das 10h às 16h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Jardim Botânico
Endereço: Great Western Rd, 30 , Glasgow, Escócia
Comentário: Um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Glasgow. Aberto diariamente das 10h às 16h45. Gratuito.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus