Início Route 66 Kansas Galena é uma das grandes atrações da Route 66

Galena é uma das grandes atrações da Route 66

COMPARTILHE

A cidade de Galena é pequena como a maioria no Kansas, contando com 3 mil moradores. A pacata localidade no sudeste do estado é uma antiga região mineradora que recebeu seu nome graças à abundância da galena, minério de sulfeto de chumbo.

A primeira linha ferroviária chegou à área em 1871, mas somente em 1877 Galena deu um salto para o desenvolvimento com a descoberta das jazidas de minério de chumbo. Neste mesmo ano, foi incorporada como cidade. Em 1904, já possuía mais de trinta empresas de mineração e abrigava 30 mil moradores. Sua prosperidade crescia de tal forma que Galena se tornou uma das cidades mais importantes a oeste de Nova York. Porém, à medida que os anos passavam, as manifestações contra as duras condições de trabalho nas minas transformaram Galena em palco de várias greves sangrentas promovidas pelos Trabalhadores Mineiros Unidos entre 1935 e 1937, uma das quais envolveu a intervenção da Guarda Nacional. O chumbo e zinco extraídos na região foram vitais para prover o andamento das duas guerras mundiais. Mas, as jazidas foram se esgotando e as empresas de mineração começaram a fechar nos anos 50.

Ali, a Route 66 percorre 13 km dentro do estado do Kansas. Sua chegada em 1926 ao longo da rua principal (Main Street), a 7th Street, também ajudou Galena a prosperar, com a abertura de postos de gasolina, restaurantes e hotéis, entre outros negócios para servir aos muito viajantes que se aventuravam pela estrada. Desde 1960, a mother road entra em Galena a leste sobre a rodovia K-66. O primeiro alinhamento, que foi usado de 1926 até a década de 40, seguia a Main Street ao norte na intersecção da K-66 com a Main Street (K-26 ao sul). Em seguida, esta viraria para o leste na rua da frente, cruzando um viaduto sobre trilhos e entrando no estado do Missouri logo adiante. Em 1940, uma mudança no alinhamento fez com que a Route 66 corresse diretamente pela Main Street, continuasse para o leste na K-66 e entrasse em Missouri mais ao sul. Porém, a região foi totalmente ignorada pela chegada da gigantesca rodovia Interstate 44, que não entra no estado do Kansas. Com isso, a fama da cidade começou a cair no ostracismo e até hoje algumas empresas tentam manter acesa a chama da velha Galena.

Galena é uma das grandes atrações da Route 66! Não deixe de ir ao Galena Mining and Historic Museum, depositário da memória histórica tanto do lugar quanto da Route 66. Howard “Pappy” Litch era historiador local e foi curador deste museu, tive o prazer de conhecê-lo em minha viagem. No museu, há diversos objetos expostos: latas de Coca-Cola, marcas de cigarro, isqueiros, etc, todos do período da atividade mineradora e tempos áureos da estrada. Alojado na antiga estação de trem Missouri-Kansas-Texas Lines (MKT), o lugar conserva a pitoresca arquitetura com telhado rebatido, tábuas horizontais pintadas de cinza-claro, e portas e janelas em verde mais escuro. Tem muita coisa interessante para ver e histórias para ouvir! Litch ainda é reverenciado na cidade e teve seu nome dado ao Howard “Pappy” Litch Memorial Park. A Route 66 passa por dentro deste agradável parque que abriga também o monumento a Will Rogers (1952).

Visite também o restaurante Carson the Route 66, na extremidade norte da Main Street, que tem uma conexão com a animação da Disney Pixar “Cars” (2006). Tanto a Route 66 quanto as pessoas e seus marcos históricos serviram de inspiração para criar os simpáticos personagens do filme. Galena fazia parte da turnê de pesquisa conduzida pelo historiador da Route 66, Michael Wallis. E foi no exterior do restaurante que o artista de storyboard, Joe Ranft, avistou um antigo “caminhão boom” usado na mineração e teve a ideia de criar o bonachão personagem “Tow Mater” da fictícia Radiator Springs. Vale a parada para algumas fotos! No local, vendem-se desde sanduíches a antiguidades e artesanatos ligados à estrada.

Outro lugar bacana é o Bordello Antiques, uma lenda local. Ali, no século passado, funcionava um bordel, atacado por um quarteto assassino que roubou e matou cerca de 50 pessoas entre prostitutas e clientes. Em meio a este trágico acontecimento, nasceu sua fama e, hoje em dia, a casa é tida como assombrada por almas penadas. Antes de ser uma loja de antiguidades, era uma mórbida atração turística, porém os passeios atrás dos fantasmas foram barrados pela sociedade histórica local. Mas, se você tiver coragem, vá até lá para visitar!

Outros pontos turísticos incluem o posto de gasolina Kan-O-Tex, famoso por causa do filme “Cars”, o viaduto histórico, os Murais de Galena e a Old Gas Station.

Para comer, a cidade tem algumas opções legais como o Eye Scream Labs, sorveteria famosa e movimentada na cidade que mais parece um laboratório de um cientista maluco, bem legal para levar a criançada. Os sorvetes e tortas são feitos com ingredientes congelados por nitrogênio líquido, muito usado na gastronomia moderna. E são, por incrível que pareça, uma delícia, de sabor incomparável! A apple pie é fantástica! Outra opção bacana é o Red Onion Espressoria, ótimo para o seu breakfast, que serve pratos glúten free. Ainda tem o DQ Grill & Chill Restaurant, filial da famosa DQ, cujos lanches são bons e baratos. E tem o Mi Torito Mexican Restaurant, com comida mexicana de boa qualidade e ambiente agradável si senor!

Se você é daqueles que viaja com seu cãozinho, a cidade conta com uma opção para eles. É o Sonic Drive-In, um fast food agradável e com lanches com preços econômicos. O milk shake deles é bem cremoso e gostoso, doce na medida.

Uma opção de hospedagem é o Galena Motel, bem decente para dormir, confortável, limpo e com equipe atenciosa e prestativa.

Não deixe de explorar as ruas de Galena. Andar por ali, admirando seus belos edifícios antigos, nos dá o vislumbre de seu grande passado. Seu Distrito Comercial Histórico foi colocado no Registro Nacional de Lugares Históricos em 2003. Você nunca sabe o que você encontrará na Route 66!

A próxima cidade, Riverton, é tão longe que você não vai acreditar: quase 5 km! Pegue a S Main St em direção à W 6th St e vire à direita na segunda rua na KS-66 W/W 7th St/Rte 66. Siga pela KS-66 W/Rte 66 até Riverton.

 Outras cidades na Route 66 no estado do Kansas

Riverton | Baxter Springs

Estados que fazem parte da Route 66
 Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Galena Mining and Historic Museum

Terminando de percorrer o estado do Missouri

Somente 21 km da Route 66 cortam o estado do Kansas

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Emergência não avisa quando vai acontecer

Depois de decidido o destino, alguns detalhes podem ser planejados

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus