Início Lugares Inesquecíveis Europa Em Cherbourg, conheça o Redoutable, primeiro submarino francês de propulsão nuclear

Em Cherbourg, conheça o Redoutable, primeiro submarino francês de propulsão nuclear

COMPARTILHE

A cidadezinha de Cherbourg tem 50 mil habitantes. Resultou da fusão das cidades de Cherbourg e Octeville no ano 2000. Situada ao norte da Península do Cotentine, foi um lugar estratégico disputado entre ingleses e franceses e tornou-se um importante porto militar. Cherbourg situa-se perto das praias onde ocorreu o histórico Dia D, quando as forças aliadas aterraram em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Pouco depois, a cidade foi libertada pelas tropas americanas.

Além de porto militar, a cidade foi base de estudos marítimos e é um grande polo de construção naval. Também foi um dos portos de embarque do RMS Titanic. No entanto, a região é conhecida como o berço do Impressionismo, pois foi ali que Claude Monet pintou em 1872 o quadro Impression, Soleil Levan que deu origem ao movimento impressionista. A cidade também serviu como pano de fundo do musical Les Parapluies de Cherbourg, de 1964, que tem a estrela francesa Catherine Deneuve no elenco.

É uma bela cidade, onde a paisagem enche os olhos de quem passa com suas macieiras, propriedades rurais, pitorescos povoados com casinhas de troncos de madeira, além das abadias e dos famosos castelos da Normandia! Hoje, abriga uma série de eventos náuticos importantes. Apesar dos estragos da Segunda Guerra Mundial, Cherbourg figura como destino turístico agradável e com muitos lugares interessantes para visitar, incluindo o Theâtre à l’Italienne, inúmeros museus, a Basílica e do Chateau de Ravalet.

Cherbourg é facilmente acessível, fica a 4h de Paris e cerca de 7h de Bordeaux. A cidade pode ser alcançado a partir de Paris St Lazare de trem. A estação de Cherbourg fica a cerca de 5 minutos a pé da parte antiga da cidade e também perto de alguns hotéis e um supermercado da rede Carrefour.

É possível chegar em Cherbourg de ferry a partir de Poole e Portsmouth, no Reino Unido. A frequência das embarcações varia de acordo com a época do ano. Os trajetos duram 4 horas, a partir de Poole, e 3 horas vindo de Portsmouth com a Brittany Ferries. Também dá para chegar a partir de Rosslare, na Irlanda, com a Irish Ferries, após 19 horas de viagem, dependendo da estação do ano. Se você estiver a pé, a balsa do terminal fica perto do centro da cidade.  Você também pode obter táxis do terminal.

De carro, Cherbourg é facilmente acessível a partir da Normandia e do resto da França. Fica a 6h de Paris e 11 horas de Bordeaux. Não há muito tráfego, exceto durante as horas de pico. O estacionamento é bem limitado perto da Cidade Velha e você pode ter que pagar para estacionar durante o dia.

Uma das dicas é visitar a Cité de La Mer, museu oceanográfico e aquário que retrata as conquistas das profundidades dos oceanos. É um local científico e divertido totalmente dedicado à exploração submarina e aventura. O projeto está no antigo terminal de ferry René Levavasseur, o maior monumento art déco da França. O Cité de La Mer é um sucesso desde a sua abertura, tornando-se o segundo destino turístico mais visitado, recebendo 3 milhões de pessoas por ano. Por lá, você também pode ver o submarino Redoutable por dentro!

Redoutable foi o primeiro submarino francês de propulsão nuclear. Encomendado em novembro de 1964, foi lançado ao mar em  1967 em uma cerimônia que contou com a presença do general Charles de Gaulle. Batizado de Redoutable (“formidável” ou “temível”, em francês) foi o primeiro submarino do tipo SNLE (Submarino nuclear de lançamento de mísseis) equipado com 16 mísseis balísticos. Após 20 anos de serviço em um total de 51 missões de patrulhas, o Redoutable foi aposentado em 1991. A embarcação foi retirada da água e preparada para ser exposta na Cité de la Mer. Desde 2002, quando o museu foi aberto, o Redoutable passou a ser o maior submarino aberto ao público em todo o mundo.

Outra opção é ir ao Musée de La Liberátion, onde é possível conhecer a história da Segunda Guerra Mundial, incluindo representações do Dia D. Complete seu tour com as famosas praias que fizeram parte desse dia histórico como a Praia de Omaha, lugar onde as infantarias desembarcaram e mudaram o curso da guerra, dando início à libertação europeia do domínio nazista.

Em Cherbourg, há um mercado e inúmeros cafés e restaurantes, bem como jardins relaxantes. Particularmente, o Jardim Montebello e o Parque Emmanuel Liais, que possui um museu que reúne coleções de Botânica, Zoologia, História Natural, Etnografia e Antropologia. Este permaneceu fiel ao espírito dos primeiros museus do século XIX. No piso térreo, estão os minerais, fósseis e espécimes exóticos da fauna e flora locais. Dê um passeio ao longo do cais e das vias para pedestres, ou suba até o parapeito, onde você pode desfrutar de uma vista panorâmica sobre a baía e os fortes!

A maior atração turística da Normandia é o misterioso Monte Saint-Michel. Sua arquitetura e baía fazem dele o lugar turístico mais frequentado da Normandia e o segundo mais frequentado da França depois de Paris! A pequena cidade medieval fica numa minúscula península no meio da qual uma imponente abadia medieval desponta sobre uma colina, onde a atmosfera lembra o cenário do famoso longa O Nome da Rosa. Quando a maré sobre, o monte Saint-Michel fica isolado do continente durante algumas horas. Há apenas uma única rua no monte chamada de Grand Rue, onde existe uma série de lojas de presentes, hotéis, restaurantes e turistas. O local também figura como Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma especialidade histórica no restaurante em Monte Saint-Michel é o omelete de la mère Poulard.

Com uma forte tradição gastronômica, muitas das receitas locais levam maçãs, uma das frutas mais típicas da região. Procure experimentar os muitos sabores que incluem as cidras, cervejas e calvados (destilado de maçã), além dos queijos aromáticos (listados a seguir!) e os tradicionais biscoitos da Maison du Biscuit, fábrica de propriedade familiar que existe desde 1903!

Entre as especialidades da região, encontram-se o fondue normande, a salade normande, a soupe de saumon du Mont Saint-Michel, a tarte au camembert (torta de queijo camembert e batatas), o agneau de pré-salé (carneiro pré-salgado) e a andouille (linguiça fria). Para quem aprecia bons queijos, Cherbourg é o lugar certo! Entre as especialidades da região destacam-se o camembert de normandie, o camembert au calvados, o coutances, o livarot neuf châtel, o pavé d’auge, o pavé d’isigny, o pavê duplessis, o pont-l’évêque, o trappe de bricquebec e o gruyère de carrougese angelot. São maravilhosos!

Como falado anteriormente, em Cherbourg existe a possibilidade de você dar um pulinho na Irlanda, pela Irish Ferries, ou para Portsmouth, na Inglaterra, pela companhia Brittany Ferries. O ferry é um navio imenso com nove andares, quatro deles só para carros. A vista da costa  é deslumbrante! Lembre-se que não há lugar marcado, por isso fique esperto para sentar próximo à janela. Há mesas, grandes poltronas e também cadeiras. Tudo muito confortável!

Outras cidades na França

Avignon | Marselha | Bordeaux | Paris | Nice | Lyon | Toulouse

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Leia mais

Peguei o navio errado em minha viagem pela Europa

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Pare apenas em locais seguros

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Cuidado com os preços dentro do navio

Elabore uma programação que agrade a todos

Comida exótica, resultado exótico

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Escolha um responsável pela organização

Troque o avião pelo trem nos trajetos curtos

Você se desprende sem preocupações

Índice Big Mac

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Qual a sua medida de realização?

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus