Início Lugares Inesquecíveis Europa Budapeste é considerada uma das cidades mais belas da Europa

Budapeste é considerada uma das cidades mais belas da Europa

COMPARTILHE

Budapeste, a capital e cidade mais populosa da Hungria,é uma das maiores cidades da União Europeia, com um número crescente de habitantes, estimado em 1.750 000 habitantes. Localiza-se às margens do rio Danúbio e foi fundada em 1873 com a fusão das cidades de Buda e Peste. A região da cidade denominada Peste, está situada na Grande Planície, enquanto a região de Buda é bastante montanhosa. Buda fica na margem direita, onde estão o Castelo de Buda (Budai Vár) que abriga vários museus, o Baluarte dos Pescadores, a Igreja Mathias e a Galeria Nacional. Peste, do outro lado, é onde encontram-se grandes shopping centers, o Parlamento de Budapeste (Országház) e os museus Nacional, de Arte Aplicada e o de Belas Artes.

Budapeste é uma das cidades mais encantadoras da Europa e considerada um dos maiores destinos turísticos no mundo, sendo a 6ª cidade mais visitada. A capital húngara acolhe mais de 5 milhões de visitantes internacionais por ano, sendo que indústria de turismo tradicional e de congressos contribui grandemente para a economia da cidade. A capital é o lar de muitos centros de convenções e milhares de restaurantes, bares, cafés e lugares para festas, além da variedade completa de hotéis. Foi classificada como a melhor do Leste Europeu em qualidade de vida. O Castelo de Buda, os diques do rio Danúbio e toda a Avenida Andrássy são reconhecidos como um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Se você procura um lugar para badalações, o melhor lugar é Peste. Desse lado, também é mais fácil locomover-se, pois é tudo plano. Mas, se sua intenção é ficar perto da parte histórica, hospede-se em Buda. Somente na cidade de Budapeste há cerca de 50 Albergues que funcionam 24 horas.

O Budapeste Ferenc Liszt é o maior aeroporto internacional do país, com três terminais de passageiros (1, 2A e 2B). Localiza-se a 16 km a leste do centro, do lado de Peste. Para ir do aeroporto ao centro, pode-se pegar o metrô, um airport shuttle ou táxi. O trajeto dura 45 minutos, mas tenha paciência se a estrada estiver congestionada, o que não é raro em horários de pico. De trem, chega-se facilmente à cidade vindo de Viena, Praga ou Berlim. Ao chegar, procure o IBUSZ na estação de trem para indicações dos melhores locais para hospedagem. Há vários jeitos para chegar no centro ou no seu próprio hotel.

Na primavera e no outono, os dias têm temperaturas agradáveis;  no verão, os dias são quentes e chove pesado. No inverno, faz muito frio, a queda de neve é ​​bastante frequente e as temperaturas noturnas de -15 °C não são incomuns entre meados de dezembro e meados de fevereiro. O outono, entre meados de setembro ao final de outubro, é talvez a melhor época para os turistas, pois tem menos chuva e longos dias de sol. No final de outubro, o tempo muitas vezes se torna abruptamente mais frio.

A cidade possui 10 pontes, sendo a mais conhecida a Széchenyi Lánchíd (Ponte das Correntes). As principais pontes de Budapeste no sentido norte-sul são: Megyeri; Széchenyi Lánchíd; Erzsébet; e Szabadság. Outros locais imperdíveis são a Praça dos Heróis e o Teatro Nacional de Budapeste, divulgados nos mais conhecidos cartões-postais da cidade. O turismo figura como uma fonte de rendimento de crescente importância. No centro, a praça mais visitada é a praça Vörösmarty.

Budapeste dispõe de um eficiente e econômico sistema de transporte público no geral. O metrô é considerado o mais antigo da Europa Continental e o segundo mais antigo do mundo, construído no ano de 1896, na ocasião do milênio da existência da Hungria. A linha amarela do metrô é a mais antiga da Europa! Atualmente, há quatro linhas: M1 (amarela, a histórica, ligando o centro de Peste ao Parque Municipal), M2 (vermelha, a linha baixo do Danúbio, ligando o lado Buda a Peste) e M3 (azul, conectando Peste do Norte ao Sul). A linha M4 foi inaugurada em 2014 e há uma quinta linha planejada. O metrô fecha às 23h30.

Metrôs, trens de superfície e ônibus são interligados e a sugestão é adquirir um passe de 24 horas nas máquinas ou guichês. Se comprar bilhetes únicos, estes devem ser validados (perfurados) nas máquinas em frente às escadas rolantes. Se possível, compre o Budapest Card, que oferece tempo ilimitado de uso do transporte público, entrada livre em 12 museus, descontos em sightseeing tours, em outras atrações e restaurantes.

Além do centro da cidade, você encontrará estações de metrô em toda a capital e nas proximidades de muitas atrações turísticas, geralmente indicadas com grandes “M”.

Budapeste possui quatro estações de trem: Keleti (a leste), Nyugati (a oeste), Déli (ao sul) e Kelenföldi (leste). Os serviços ferroviários são operados pela estatal MÁV. As viagens duram 3h30 até Viena; 8h até Praga e 16h para Berlim. O pomposo Orient Express vindo de Berlim e seguindo para Bucareste passa 1 vez por dia em Budapeste. Se tiver menos que 26 anos, você tem direito a desconto de 33% em passagens internacionais com sua carteira de estudante. Há um ônibus para Istambul (14h30) e Veneza (13h30). Ônibus domésticos são mais baratos que trens.

Uma dica é comprar o bilhete do ônibus hop on hop off com validade de 48 horas, pois assim você consegue conhecer os principais pontos turísticos da cidade, além de diversas cortesias e descontos para outros estabelecimentos que são oferecidos. De quebra, são inclusos Wi-fi no ônibus e a um passeio imperdível de barco no rio Danúbio (River Cruise)! Este passeio noturno é uma opção para desfrutar a cidade de maneira diferente. Um local de venda do bilhete é na Praça Erzsébet, na estação de metrô Deák Square.

Uma dica que deve estar inclusa no seu planejamento de viagem é fazer os tours gratuitos em grupo. Pergunte nas centrais de informações turísticas que vale a pena, pois você paga no final o quanto achar que vale e aproveita para captar dicas do local!

Budapeste pode ser um dos lugares mais excitantes da Europa, mas ainda não é um paraíso para ciclistas, pois a cidade não está preparada para a presença deles. Em muitos lugares, a ciclovia é uma parte da rua com uma ciclofaixa amarela no chão. Em outros, a ciclovia e a rua se confundem, sem nenhuma sinalização, misturando vias de ciclista com de motorista.

A Avenida Andrássy é a principal da cidade, considerada a “Champs Elysées húngara”: ampla, arborizada, rodeada de casas, palácios e diversas lojas de grife. Construída em 1872, vai da Praça Elisabeth (Erzsébet tér) ao City Park (Városliget). Foi reconhecida em 2002 como Patrimônio da Humanidade. Nela estão estações de metrô, a Ópera de Budapeste, a Praça Liszt Ferenc Tér, o Museu do Terror, a Praça dos Heróis (Hosök tere) e, ao final, o Parque da Cidade.

As especialidades locais, muitas vezes giram em torno das carnes de porco, bovina ou frango. Não deixe de experimentar o langos, pão achatado frito com cobertura de queijo, frango ou presunto; a famosa sopa goulash, feita com carne, batatas, cebolas, cenouras e muita páprica; os deliciosos sajtos, bolinhos de queijo; o tokaji, vinho doce de sobremesa; e a linguiça local. Uma boa dica de compra para levar para casa são os pacotinhos de páprica ou outros temperos vários tipos que são baratíssimos no Mercado Central.

A Rua Váci é o point das compras. É cortada pela ponte Elizabete, com uma vista linda para o castelo de Buda! O Mercado Central (Great Market Hall) fica ao final desta rua e tem muito artesanato e comida típica.

Budapeste é a única capital no mundo que possui águas termais. A cidade conta com cerca de 125 nascentes, que produzem 70 milhões de litros de água termal por dia, com temperaturas variando até 58°C. Algumas dessas águas, acredita-se, tem efeitos medicinais devido ao seu conteúdo mineral. Há um sistema de cavernas notáveis, formadas pelas águas termais, situadas em algumas das colinas de Buda

Os banhos termais fazem parte da cultura húngara. O maior, mais conhecido e antigo (desde 1881), é o Széchenyi, que fica no coração do City Park, formado por 21 piscinas internas e externas em diferentes temperaturas. Para passar o dia vale muito a pena! Há lockers para você guardar suas coisas enquanto está na piscina!

Cidades na Hungria

Budapeste

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Budapeste é uma cidade encantadora e moderna

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Quanto mais você gasta, mais pontos são acumulados

Os melhores reconhecidos pela galera

Tome muito cuidado com seu dinheiro na viagem

Respeite algumas regras ao hospedar-se num hotel

Não é possível que coisas pequenas possam estragar sua viagem

Tenha o seu smartphone em mão com WhatsApp

Pesquise sobre os eventos que irão ocorrer no local

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus