Início Lugares Inesquecíveis Europa Em Roterdã a grande atração são as Casas-Cubo

Em Roterdã a grande atração são as Casas-Cubo

COMPARTILHE

É a segunda maior cidade holandesa, depois de Amsterdã. Sede do maior porto marítimo europeu, possui cerca de 700 mil habitantes. O nome Rotterdam é derivado de uma represa (dam) construída em 1270 no Rio Rotte, ou seja “Represa do Rio Rotte”. Esta cidade é bem famosa também por possuir uma arquitetura mais moderna e arrojada, apresentando diversas construções famosas como é o caso das Casas-Cubo.

Mesmo quase sendo destruída durante a Segunda Guerra Mundial, pouquíssimos prédios antigos resistiram ao bombardeio  alemão. Roterdã começou a se reinventar após a guerra e, desde então, a cidade abraçou a modernidade! Também possui o charme dos canais, mas em número menor do que Amsterdã.

Roterdã é uma cidade grande, muito moderna, sofisticada, com milhares de arranha-céus arquitetônicos. Possui vida noturna jovem e vibrante!

No final do século XVII, Roterdã se tornou um grande centro de transporte marítimo e hoje é um importante pólo portuário e ferroviário, com conexões por toda Holanda e Europa. O porto de Roterdã é o mais movimentado da Europa e já foi o mais movimentado do mundo até 1962, após ser ultrapassado por Xangai. A importância comercial e estratégica de Roterdã baseia-se na sua localização perto da foz do Nieuwe Maas e no delta dos rios Reno e Mosa, no Mar do Norte. Estes rios levam diretamente para o centro da Europa, incluindo a região industrial do Ruhr, razão pela qual Roterdã é muitas vezes chamado de “Gateway para a Europa”.

A cidade possui clima oceânico temperado semelhante a toda a Holanda. Localizada perto da costa, apresenta temperaturas mais agradáveis do que os locais mais para o interior. Visitar esta cidade na primavera ou no verão é mais agradável do que no inverno.

De Amsterdã, a melhor maneira de chegar à Roterdã é de trem, cujos trajetos são diretos e sem conexões. A viagem demora 40 minutos. A estação Rotterdam Centraal é servida por trens de alta velocidade vindos da Bélgica e França. A empresa Thalys opera trens de alta velocidade para Antuérpia (Antwerpen-Centraal, 35 min), Bruxelas (Bruxelas-Zuid / Midi, 1h12) e Paris (Gare duNord, 2h37). Mas, é preciso fazer reservas com antecedência para garantir as melhores ofertas de bilhetes. A cidade está bem conectado à rede ferroviária holandesa e tem várias conexões internacionais.

O transporte coletivo é muito bom com ônibus, bondes e uma ótima rede de trens, sendo que a maioria das linhas parte da estação central com direção às várias cidades europeias. Na cidade, existem os splashtours, ônibus que fazem tours em terra ou, surpreendentemente, na água! O passeio dura cerca de uma hora.

Em 1968, Roterdã foi a primeira cidade holandesa a abrir um sistema de metrô. Atualmente, este consiste em 5 linhas principais, cada uma das quais possui suas próprias variantes. A malha metroviária possui 78 km e existem 62 estações, o que a torna a maior do Benelux (tríade Bélgica- Holanda- Luxemburgo). As linhas A (verde), B (amarelo) e C (vermelho) oferecem uma ligação leste-oeste. A conexão norte-sul é feita pelas linhas D (azul claro) e E (azul). A linha E (Randstadrail) liga Roterdã com Haia. Claro que estas linhas conectam-se entre si pela estação Beurs, no centro. As linhas operam a cada 10 minutos nos dias úteis e no sábado. À noite, no sábado de manhã e aos domingos, o serviço é reduzido para um intervalo de 15 minutos. O metrô de Roterdã funciona das 5h30 até meia-noite.

Existem 9 linhas de bonde na cidade. Nas paradas de bonde, existem mapas detalhados do sistema de transporte público. A maioria das linhas operam a cada 10 minutos em dias úteis. Todos os bondes, exceto o número 2, param na Rotterdam Centraal.

A cidade tem muitos museus e alguns são bem conhecidos como: Museum Boijmans Van Beuningen, Instituto de Arquitetura da Holanda, o Wereldmuseum, Kunsthal, Witte de With Center for Contemporary Art e o Museu Marítimo de Roterdã.

Outra boa pedida para explorar a cidade é o ônibus turístico City Sightseeing, com 7 paradas convenientemente localizadas onde você pode subir e descer, fazendo seu tour em seu próprio ritmo. As paradas são marcadas por bandeiras vermelhas: 1- Estação Central; 2- Museumpark; 3- Spido/ Willemsplein; 4- Euromast; 5- Cruiseterminal; 6- Market Hall;e 7- Prefeitura. Esse passeio ocorre a cada uma hora entre 10h e 18h e a saída é na Rotterdam Centraal.

As melhores opções de hospedagem estão no centro. É inevitável a recomendação para se hospedar e viver uma experiência incrível no hostel Stayokay Rotterdam, que fica nas Casas-Cubo ao lado da estação Rotterdam Blaak e do Marktal. O local, moderno e limpo, dispõe de quartos com banheiro privativo, ótimo café da manhã e Wi-fi gratuitos. É a melhor opção econômica da cidade!

Como qualquer cidade na Holanda, Roterdã é bike friendly. Andar de bicicleta é provavelmente a maneira mais rápida de circular pela cidade. Existem pistas de bicicleta separadas na maioria das ruas principais e os semáforos são separados para ciclistas. Evite colocar o pneu da bike nos trilhos do bonde. Na Rotterdam Centraal, você pode alugar bicicletas num posto do estacionamento de bicicletas subterrâneo, abaixo da praça da estação.

Há muito que fazer em Roterdã ! Minha sugestão é iniciar seu tour pelo Museumpark. Visite os excelentes museus Boijmans Van Beuningen e o Kunsthal. Mais a frente, fica o Het Park e nele fica a Euromast, uma torre de 186 metros de altura e um dos lugares mais procurados de Roterdã, pois permite ao visitante uma vista espetacular.

Logo a frente, fica o Old Harbor, o primeiro porto construído no século 14. No porto, localiza-se a Witte Huis, ou Casa Branca, primeiro arranha-céu construído na Europa. O Teatro Luxor também é uma atração imperdível! Perto do porto antigo, ficam as exóticas Casas-Cubo, outro símbolo da cidade. À noite, as luzes transformam as construções em obras de arte, um espetáculo à parte!

Toda cidade que eu visito, sempre procuro conhecer o mercado municipal e em Roterdã não foi diferente. Minha sugestão é que explore o Markthal (mercado público coberto) ao lado da estação central, com muitas barracas de comidas, sorvetes, produtos artesanais, doces e especiarias. A arquitetura do lugar é incrível! E não deixe de provar um stroopwafel feito na hora. Visita mais que obrigatória!

Cidades na Holanda

Amsterdã | Roterdã

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Amores na viagem acontecem com frequência

Na Holanda, quase todos os transportes públicos aceitam cães de forma gratuita!

Na Holanda, a tradição da cerveja é mundialmente conhecida!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Para jovens de todas as idades!

Leve para a viagem músicas que o motorista goste

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Viajar pode ser mais barato do que você pensa

Há dois tipos de viagem: para descansar e para explorar o local

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Os locais podem dar aquelas dicas valiosas e baratas

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus