Início Europa Alemanha Bremen tem mais de 1.200 anos de história e é a terra...

Bremen tem mais de 1.200 anos de história e é a terra da cerveja Beck’s

COMPARTILHE

Bremen tem 680 mil habitantes e está localizada ao norte da Alemanha, próxima de Hamburgo e Hannover. É uma cidade pequena, mas não menos encantadora! Possui mais de 1.200 anos de história e foi, durante a maior parte de sua existência, uma cidade-estado independente. Bremen é uma cidade estreita, alinhada ao longo de ambas as margens do rio Weser. Toda a cidade está localizada em planícies planas. Trata-se de um dos mais importantes centros comercial e turístico do interior do país e Europa Central. Sua área metropolitana tem cerca de 2.7 milhões de habitantes, sendo a 10ª mais populosa do país.

Bremen tem o mais importante porto para transporte da Europa e é a terra da cerveja Beck’s. Os que tiveram infância devem estar familiarizados com a cidade através da história dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen, o quarteto mais animal desde os Beatles!

O aeroporto de Bremen oferece voos para a maioria das cidades alemãs e alguns destinos europeus. É facilmente acessível por transportes públicos (linha de bonde 6, a 10 minutos do centro). A estação central Hugo-Schauinsland-Platzn não fica muito distante do centro histórico. Dessa estação partem trens para várias cidades como Hamburgo, Bremenhaven e Hannover, ou cidades mais distantes como Berlim, Munique, Dortmund e Colônia. Há também trens que conectam as áreas periféricas de Bremen. A forma mais barata de viajar é compartilhar um bilhete em grupo com outras pessoas.

Uma boa pedida para refeição é almoçar no mercado aberto da cidade. Experimente o kluten, doce tradicional de Bremen. São cubos de hortelã-pimenta cobertos de chocolate. A chocolateria Hachez, perto da Câmara Municipal, é um tradicional local para visitar e comprar o kluten, embora eles estejam disponíveis em muitos outros lugares em todo o centro.

Experimente alguns pratos típicos como o kohl und pinkel (linguiça e carne de porco processadas como um chouriço acompanhado de batatas) e o o smelt (peixe pequeno de sabor intenso acompanhado de repolho e batatas). Outro prato que vale a pena provar é uma antiga refeição chamada labskaus, ou prato de marinheiro, que consiste de purê de batatas, carne enlatada, cebola, ovo frito, beterraba ou ragu de frango. Supermercados como o ALDI e o LIDL são os mais baratos para fazer pequenas compras.

Muitos pratos tradicionais de Bremen e do norte da Alemanha são super saudáveis. Esta região é famosa pela grünkohl (uma espécia de couve exótica e saborosa, geralmente servida cozida e com legumas), pelos pratos à base de peixes (enguia defumada e arenque), bem como pela geleia de frutas vermelhas ou pelo butterkuchen (bolo com levedura e coberto com muita manteiga, açúcar e amêndoas), esse último não muito saudável, claro! Você pode encontrar alguns restaurantes especializados em peixes em Böttcherstrasse.

Uma dica de passeio é caminhar à beira do rio Weser, na Weserpromenade, entre as pontes Bürgermeister Schmidt e a de pedestres Teerhofbrücke. É onde as pessoas curtem o final do dia, especialmente no verão. Tem vários Biergärten, ou “jardim das cervejas” na tradução literal, onde você pode provar a famosa Beck’s, fabricada em Bremen. Aproveite para visitar a Brauerei Beck & Co (Cervejaria Beck, rua Am Deich 18-19). o local é também um museu que conta a história de uma das mais tradicionais cervejarias alemãs e o passeio inclui degustação.

O transporte urbano é muito eficiente e pode ser realizado por ônibus e bonde. A estação de trem é também a de ônibus e, passando por baixo do viaduto, chega-se ao centro em 10 minutos. Os ônibus noturnos são indicados por um “N” e funcionam quase a noite toda, partindo a cada 30 minutos da estação central. Você pode comprar bilhetes no ônibus ou bonde, mas sai um pouco mais barato comprar um conjunto de quatro tickets ou um passe de um dia todo para indivíduos ou grupos, ou uma passagem semanal individual. Os bilhetes devem ser comprados antes de embarcar nos trens. Os táxis são encontrados em toda parte e trabalham 24 horas. Não há necessidade de reservá-lo com várias horas de antecedência. Além disso, os motoristas de táxi e os funcionários do call center podem ter dificuldades em entender um telefonema em inglês.

Bremen é a cidade mais bike friendly entre as maiores cidades alemãs. Você pode alugar bicicletas na estação ferroviária e tem várias lojas de bicicletas espalhadas pela cidade.

Bremen é extremamente charmosa e tem um centro histórico bonito, quase todo em estilo gótico. Os principais pontos turísticos da cidade estão ali, entre eles: a prefeitura (Rathaus), erguida entre 1405 e 1410 e considerada um dos principais exemplares da arquitetura gótica, toda em tijolos; a estátua de Rolando, símbolo de justiça e da liberdade da cidade erguida no século XIV; as construções medievais da Altstadt (Cidade Velha); a praça do mercado (Marktplatz); a catedral; o Parlamento; as lojas de arte e restaurantes da Böttcherstrasse; a imperdível estátua de bronze dos Músicos de Bremen (Saltimbancos); as ruelas estreitas recheadas de ateliês e lojas no bairro medieval Schnoor. Tudo isso se visita a pé, em curtas e agradáveis caminhadas que podem ser intercaladas com paradas estratégicas em cafés e sorveterias!

No subsolo da Rathaus, está a maior adega subterrânea da Alemanha, com túneis que se estendem por mais de 2 km em uma área com mais de 5 km2. Neste lugar, os vinhos são produzidos desde 1404, mas, atualmente, o vinho mais antigo é de 1647. Por ser tão antigo, custa uma fortuna e ninguém mais paga para degustá-lo. Dentro do restaurante, há tonéis enormes e basta chegar até uma das portas das adegas para sentir o aroma delicioso que vem lá de dentro. Nas paredes a frase que inspira o lugar: “Tomar vinho é como um poema, a diferença é que os versos fluem para dentro”!

Quero reforçar dois locais imperdíveis na cidade que merecem uma visita. Ao deixar a Marktplatz, você será recebido por um lindo mural dourado na entrada da Böttcherstrasse. Esta fascinante rua é a mais animada e popular da cidade, com 110 m de comprimento que abrigam lojas de artesanato, restaurantes, museus, oficinas e um carrilhão. Considerada por muitos a rua mais bonita da Europa! Outro local interessante é o bairro de Schnoor, que é uma viagem no tempo com os seus antigos edifícios medievais datados dos séculos XV e XVI. O nome deste bairro vem do fato das casas serem geminadas, grudadinhas e as ruas bem estreitas, dando a impressão de ser um colar cheio de contas! A rua mais estreita tem 64 cm! É um ótimo local para tomar um café, passear entre as ruelas, tirar fotos e adquirir alguma lembrancinha.

A cidade oferece duas ótimas opções para compras. A McGeiz tem várias lojas na cidade com seções de 0.55 centavos, 1 euro, 2 euros, 2.50 euros, etc. Para chegar lá, pegue o trem 2 na Domsheide, sentido Gröpelingen e desça na estação Waldau Theater. O trem passa na frente do shopping antes de chegar à estação. Ou saindo da Bahnhof, pegue o trem 10 e desça na mesma Waldau Theater. Outra opção é a Primark, rede de lojas inglesa que instalou a primeira loja na Alemanha em Bremen. Fica no shopping Waterfront e seus preços são convidativos. Para chegar lá, no Domsheide, pegue o trem 3, sentido Gröpelingen e desça na estação Use Akschen. Não deixe de verificar as populares H&M, C&A e Zara, pois especialmente no final de cada estação do ano, estas oferecem descontos de até 70%.

Nos arredores de Bremen, vale a pena conhecer a Rota dos Contos de Fadas, ou Märchenstrasse. O roteiro conta com as cidades que ilustraram as mais famosas histórias infantis, como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Branca de Neve e os Sete Anões ou Bela Adormecida. Tudo isso graças aos relatos dos moradores aos famosos irmãos Grimm, Wilhelm e Jakob. O lugar encanta crianças, jovens e adultos. É como se você estivesse num daqueles cenários belíssimos de um livro, dentro das histórias que povoavam nossa imaginação na infância!

Começa por Hanau, cidade natal dos Grimm. Perto, fica a cidadela de Lohr am Rhein, onde há quem afirme que Branca de Neve (Schneewittchen) viveu muito feliz ali com os Sete Anões (ou seria o príncipe?)! Em seguida, vem Ziegenhain/Schwalmstadt, onde as moças solteiras de antigamente usavam um capuz vermelho, fato que serviu de inspiração para a criação da Chapeuzinho Vermelho (Rotkäppchen). Em Kassel, bem no meio da rota, está o Museu Grimm. Seguindo viagem, na floresta de Rheinhardswald, está o castelo de Sababurg, onde a Bela Adormecida (Dornröschen) dormiu durante 100 anos. Em Marburg, especificamente na torre Trendelburg, Rapunzel jogou suas tranças cor de mel. A cidade medieval de Hameln foi onde o flautista de Hamelin (Der Rattenfänger von Hameln) livrou a população dos ratos e das crianças também. A viagem termina em Bremen, com os quatro músicos de Bremen (Die Bremer Stadtmusikanten).

Para quem vai passar apenas um dia em Bremen, uma opção é utilizar os lockers da estação, guardar a mochila, curtir a cidade e partir para a próxima cidade!

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Bremen- Rota dos Contos de Fadas

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

A polícia turística é muito eficiente

Índice Big Mac

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Evite problemas no aeroporto ao entrar num país

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Despedida no aeroporto em Boston

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus