Início Route 66 Kansas Baxter Springs é uma cidade tranquila no estado de Kansas

Baxter Springs é uma cidade tranquila no estado de Kansas

COMPARTILHE

Antes de entrar em Oklahoma, passei por uma cidadezinha do Kansas chamada Baxter Springs. Localizada no condado de Cherokee, aos pés das Montanhas Ozark, hoje tem uma população de 4400 habitantes.

Em 1849, o reverendo John Baxter, sua esposa e oito filhos se mudaram para os 160 acres de terra próximos ao Rio Spring no estado do Missouri. Perto da nascente, ele ergueu um armazém. Infelizmente, Baxter não viveu a tempo de ver que a localidade recebeu seu nome. Porém, esta área foi habitada há mais de 10 mil anos. Por volta de 1600, a região fora ocupada pelos indígenas de Osage, Kentucky. A estrada Black Dog Trail, cujo nome foi dado em homenagem ao chefe da tribo, Chief Black Dog, foi a primeira da região, um antepassado remoto da Route 66.

Fundada em 1858, a cidade foi durante muito tempo conhecida como cow town, devido ao boom da atividade pecuária no final do século.

No entanto, há uma parte trágica na história deste lugar. Em outubro de 1863, ocorreu ali um massacre. Numa manhã, uma guarnição federal contendo cerca de setenta negros foi atacada pelas forças comandadas pelo líder dos confederados Willian Quantrill durante a Guerra Civil. Meia hora depois, os bandoleiros partiram deixando um saldo de nove soldados mortos. No caminho, Quantrill encontrou-se com outra guarnição liderada pelo general James Blunt. Sem entender exatamente que formação era aquela, a tropa federal acabou sendo cercada pelo bando de Quantrill. Ele mandou um mensageiro propondo a troca de prisioneiros, mas testemunhas garantiram que nesse momento a maioria dos soldados já havia sido executada. O general Blunt, que conseguira escapar com apenas oito de seus homens, veio a descobrir ao final que tinha perdido 87 soldados, assassinados com um tiro na parte posterior da cabeça. No cemitério, há um monumento em homenagem aos que morreram naquele dia de outubro, com a seguinte inscrição, em inglês: “O sangue derramado no Kansas, antes e durante a Guerra Civil, alimentou as árvores gêmeas da liberdade e da união”.

Havia também um local chamado Murphey’s Restaurant que, originalmente, era um banco. Conta a lenda que num belo dia de maio de 1876 recebeu a visita indesejada de Jesse James. Ele e seu companheiro, Cole Younger, apearam dos cavalos e entraram de “mãos vazias”. Pediram à caixa troco para cinco dólares. Quando a moça virou as costas, eles sacaram as armas e saíram com quase três mil dólares em dinheiro, quantia astronômica para a época! Uma patrulha foi montada para perseguir os ladrões que fugiram para o sul a caminho das terras indígenas, para o que é hoje o estado de Oklahoma. A certa altura, os criminosos pararam num ferreiro a fim de colocar ferraduras nos cavalos. Assim, conseguiram ir muito mais rápido e nunca foram alcançados pela patrulha que voltou para o Kansas sem ter dado um tiro sequer. No episódio, ninguém foi morto ou ferido. Os supersticiosos acreditam que há um fantasma por ali pronto para atacar!

A cidadezinha cresceu muito pouco no passar dos anos. Em 1926, quando a Route 66 chegou à região, ao longo da Main Street, esta ajudou a impulsionar o crescimento da cidade. O restante da Route 66 no Kansas tornou-se a K-66. Seu alinhamento final data de 1985. Vindo do Oeste, a US 66 entra concorrente à US-69, também chamada Military Avenue.

Ali tem muitos locais curiosos e bacanas que merecem ser vistos. Vá ao Baxter Springs 66 Station, uma oficina de automóveis com ‘perfume’ sessentinha e cheia de charme. Ainda faltam o Baxter Springs Heritage Museum, muito interessante, cujo acervo é composto por peças antigas, decoração, fotos e documentos que retratam a vida da cidade desde seu nascimento; e o Rial A. Niles House, um casarão de 1870 cujo dono era um portentoso homem de negócios.

É impressionante o número de locais bons e baratos para fazer uma refeição. Entre eles, o Angels on the Route, misto de lanchonete, restaurante e confeitaria; o Weston’s Route 66 Café, um ambiente muito agradável; o Red Ball Bar & Grill, onde o hambúrguer vem com uma porção generosa de batatas curly crocantes; o Van’s Steak House, churrascaria antiga com decoração de inspiração country; e o Baxter Springs Smokehouse, especializada em steaks e cortes de churrasco.

Para dormir, tem o Baxter Inn, hotel agradável e bem limpo, com quartos com ar condicionado, TV de tela plana, frigobar e microondas; e o Rose Cottage, uma linda casinha cor-de-rosa que é uma pousada na histórica Route 66! Os quartos são bem arejados, limpos e decorados com móveis antigos. Mais ou menos como você estivesse dentro de um filme americano do começo do século passado. Super confortável!

Próxima parada, o quarto estado: Oklahoma! Você seguirá pela IL-44, mas pegará vários trechos da Route 66.

 

Outras cidades na Route 66 no estado do Kansas

Galena | Riverton

Estados que fazem parte da Route 66
 Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Somente 21 km da Route 66 cortam o estado do Kansas

Terminando de percorrer o estado do Missouri

Galena Mining and Historic Museum

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

É preciso ter muito cuidado para ter a melhor experiência possível

Verifique quais são os documentos necessários para o destino escolhido

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus