Início Lugares Inesquecíveis Europa Atenas, capital e maior cidade da Grécia, é uma das mais antigas...

Atenas, capital e maior cidade da Grécia, é uma das mais antigas do mundo

COMPARTILHE

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia, e uma das mais antigas do mundo, sendo que seu território está continuamente habitado há 3.400 anos. O nome Atenas é em homenagem à deusa grega Atena. É a sétima cidade mais populosa da União Europeia com 4 milhões de habitantes. Também figura como um dos maiores centros econômicos no sul europeu e o maior porto de passageiros na Europa.

É considerada, em muitos aspectos, o local de nascimento da Grécia clássica e, portanto, da civilização ocidental. O design da cidade é marcado por civilizações otomanas, bizantinas e romanas. O clima pode ser definido como semiárido, onde chove apenas 376 mm por ano.

Atualmente, é uma metrópole cosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural do país. A cidade é reconhecida como uma cidade global devido à sua localização estratégica e sua importância em finanças, comércio, mídia, entretenimento, artes, comércio internacional, cultura, educação e turismo.

Existem alguns passes de trem que vão até Atenas. A balsa é uma das poucas opções disponíveis para quem já está no continente europeu. Porém, a maioria prefere o trajeto partindo de Brinsidi, na Itália, até Patras, na Grécia.

Outra opção é chegar pelo Aeroporto Internacional de Atenas. De lá, pegue o metrô até a última estação na Praça Syntagma. Demora uns 40 minutos e é neste local que as linhas de ônibus fazem as conexões com o trem. Os tíquetes podem ser adquiridos na própria estação.

A opção mais barata é pegar o ônibus X 95, que parte a cada 20 minutos do aeroporto até Syntagma num trajeto de 50 minutos. O ônibus X96 vai até o Porto de Piraeus. Táxis são comuns e encontrados na saída 3 do terminal de desembarque.

Em Atenas, a qualidade do transporte público é excelente e o mesmo tem baixo custo. A cidade é muito bem servida de ônibus, bondes e táxis. O metrô é composto por uma malha bem estruturada que leva o visitante aos principais pontos turísticos e possui estações modernas, limpas, com belas esculturas e bem cuidadas. São três opções de linhas: verde (1), vermelha (2) e azul (3). As estações mais próximas das atrações são as de Syntagma, Monastiraki e Akropoli. Você pode economizar no transporte se adquirir um tíquete semanal ilimitado ao longo de 7 dias, a partir da data da primeira validação.

A cidade é muito fácil de ser explorada a pé e as atrações estão próximas. Minha dica é que você faça um tour a pé guiado por empresas que saem da Praça Syntagma. A excursão dura 9 horas e passa pelos principais pontos. Assim, não há como se perder, pois são muitas as atrações!

Atenas oferece algumas das melhores e piores caminhadas urbanas na Europa. Várias ruas importantes foram recentemente adaptadas para pedestres. Uma boa sugestão de caminhada pelas ruas atenienses deve começar na Rua Vasilisis Amalias, em frente ao Museu da Nova Acrópole, e passar pela Acrópole, Teatro Herodion, Thiseio (Apostolou Pavlou Str), Rua Ermou e terminar na popular área de Kerameikos (Gkazi), onde estão localizados vários bares e clubes.

Andar por muitas ruas principais podem ser uma experiência desagradável devido ao ruído e poluição. Carros e motos estacionados bloqueando as calçadas podem dificultar o passeio. Felizmente, para grande parte da cidade pode ser usado o novo metrô, que leva à maioria dos lugares turísticos.

Atenas certamente não é a cidade para pedalar, pois não tem muitas pistas de bicicleta e os motoristas de automóveis tendem a dirigir de forma bastante agressiva. No entanto, o centro histórico oferece áreas tranquilas onde você pode andar de bicicleta em rotas selecionadas. Planos de infraestrutura para ciclovias foram anunciados e uma nova pista de bicicleta do centro da cidade até a Riviera de Atenas já está em uso. Em geral, os turistas que não estão familiarizados com o terrível tráfego ateniense não são aconselhados a usar uma bicicleta como principal meio de transporte.

Pequenos passeios são seguros, porém, na longa rede de ruas pedestres em torno do Centro Histórico da cidade e pode ser bastante agradável. Os tours de bike são possíveis para grupos de 6 pessoas no máximo e saem às 10h de um local perto da Acrópoles, também com duração de 9 horas.

Um boa indicação é fazer um city tour nos ônibus turísticos Hop On Hop Off, onde podemos parar e descer nos pontos turísticos e pegar outro ônibus em seguida, com o passe em mãos. O percurso dura 90 minutos.

Muitas vezes me perguntam: quantos dias são necessários para conhecer os principais pontos turísticos de Atenas? Bem, isso depende do interesse de cada um na história da Grécia Antiga! Uns 4 dias é o suficiente para explorar bem a cidade, seja você um interessado ou não. A cidade tem praças agradáveis como a Omonia, a Karaiskaki, a Kotzia e a Plaka. Comece seu tour pela Praça Syntagma, centro das principais atrações turísticas e ponto de partida para uma boa caminhada, refeição ou compra.

Visite (e prepare-se para se emocionar!) as principais atrações turísticas: Teatro de Dionísio, Templo de Zeus Olímpico, Templo de Poseidon, Ágora Antiga, Ágora Romana, Biblioteca de Hadrian, Estádio Panathinaiko, Arco de Adriano, Parlamento Grego, Biblioteca Nacional, Cemitério de Keramikos e os museus Arqueológico Nacional e Benaki.

Atenas é um dos maiores centros mundiais para a pesquisa arqueológica, uma vez que possui inúmeros sítios localizados no próprio centro da cidade. Dentre eles se destaca a Acrópole, o antigo centro sagrado da cidade, célebre em todo o mundo tanto por sua relevância histórica como pelas ruínas de edifícios clássicos importantes como o Partenon e o Erecteion, sendo o Partenon o mais famoso de todos, considerado um marco fundamental do início da civilização ocidental. A cidade também mantém monumentos romanos e bizantinos, bem como um menor número de monumentos otomanos. Atenas tem dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: a Acrópole e o Mosteiro de Dafne.

Entre os marcos da era moderna, que remontam ao estabelecimento de Atenas como a capital do Estado grego independente e soberano em 1834, estão o Parlamento Helênico (século XIX), a Biblioteca Nacional da Grécia, a Universidade de Atenas e a Academia de Atenas. A cidade foi a anfitriã dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, e 108 anos depois, foi a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. Em Atenas situa-se o Museu Arqueológico Nacional, que possui a maior coleção do mundo de antiguidades gregas, bem como o novo Museu da Acrópole. Outros museus de destaque são o Museu Benaki e o Museu Bizantino e Cristão. E além das relíquias arqueológicas as igrejas ortodoxas são uma atração à parte, com diversas espalhadas pela cidade, algumas muito antigas e com uma decoração interna luxuriante, com destaque para a Catedral, a Igreja de Omorfoclíssia e a de Panaghia Kapnikarea.

Você encontrará em Atenas opções de alojamento de todos os tipos: resorts de luxo, hotéis de 5 estrelas, hotéis econômicos e até acampamentos. Como Atenas está repleta de turistas de maio a outubro, sugiro reservar o mais cedo possível.

Os hotéis mais econômicos ficam no bairro Plaka, o mais charmoso da cidade e próximo da Acrópole. Outros também econômicos estão perto da Praça Syntagma e bairros Psiri, Makriyianni e Monastiráki. Os albergues ainda são as opções mais em conta. O Albergue Internacional da Grécia tem uma boa estrutura. Os demais pertencem a organizações gregas e suas instalações variam do legal ao simplório, sem café da manhã e roupas de cama. Deixar o passaporte pode ser uma exigência como caução. Muitos possuem bar e costumam ter um bom suporte sobre informações turísticas. Em pensões, o preço oscila entre albergues e hotéis e pode ser difícil encontrar quartos com banheiros privativos.

No quesito refeição, comer na Rua Nikis, com vários restaurantes self-service, pode ser uma boa dica! As melhores opções estão no centro de Plaka e perto das praças Syntagma e Omonia. No Mercado Central, diversos produtos gregos e pratos típicos de cada região são oferecidos: carne, vegetais, peixes, frutos do mar, muito azeite e muitas ervas. Na cidade, o consumo de saladas, queijo, iogurte, frutas frescas e pães é abundante. A carne de carneiro é uma das mais apreciadas.

Há muitos tipos de comida de rua e vários são populares. Experimente o souvlaki, composto por pedaços de carne de frango, carneiro ou bovina, acompanhados por pão pita, cebola, tomates assados e batatas fritas; e o moussaka, uma espécie de lasanha de berinjela com carne e molho, que é dos deuses (do Olimpo!). Procure pelo koulouri, um anel de pão de gergelim; o galaktoboureko, um pastel cheio de creme com glacê no topo; e a trogitta, uma espécie de torta de queijo. Em uma psarotaverna, você encontrará todos os tipos de frutos do mar. Já numa psistaria, você encontrará principalmente carnes grelhadas. As tavernas oferecem uma refeição grega informal e barata (mas autêntica)! Os estiatorion são os restaurantes mais caros e que servem refeições completas, e há uma abundância de restaurantes de comida rápida e estrangeira para comer também. Finalmente, note que a comida grega em geral tem uma abundância de azeite e especiarias distintas.

Nos pitorescos bairros de Monastiráki e Plaka, se concentram as lojinhas de souvenires, restaurantes e churrascarias. Ali é vendido o legítimo gyros (churrasco grego) de carne de porco ou frango, ou na forma de kebab com pão pita, tomate, cebola e tsatzíki, que é o molho à base de iorgurte, pepino e alho. Custa super barato e pode ser vendido em combos do tipo gyros, batata frita e bebida. Os vinhos locais são de excelente qualidade! Aperitivos como o ouzo (à base de anis) e o metaxa (conhaque) são muito tradicionais no país.

O Mercado de Atenas, na praça Monastiraki, é um daqueles locais tentadores para visitar e fazer ótimas compras. Os artesanatos são lindos e têm um ótimo preço! Fazendo o trajeto Monastiraki-Syntagma a pé, local reservado apenas para pedestres, há uma quantidade enorme de lojas. Também na Monastiraki tem um ótimo Mercado das Pulgas. Nas feiras gregas, é sempre aconselhável pechinchar. Se prepare para o assédio de ambulantes no centro da praça e atenção para não ser furtado.

Na rua Nikis e Filellinon, estão as agências de turismo que oferecem os melhores preços.

Caso tenha uma semana disponível, pense seriamente na possibilidade de ir até o Egito, que é completamente diferente de tudo o que você terá encontrado na viagem, sem sombra de dúvidas. O visto para conhecer o Egito pode ser retirado em Atenas e demora um dia. As passagens aéreas são encontradas nas agências próximas à praça Syntagma. Caso você vá mesmo, não deixe de conhecer as cidades de Cairo, Luxor e Aswan que irão proporcionar um “algo mais” na sua aventura pessoal.

As ilhas próximas a Atenas são incríveis! Dentre as mais clássicas estão: Santorini e Mykonos, nas Cíclades; Creta e Rhodos, no Dodecaneso; Corfu e Zakynthos, nas Jônicas.

Cidades na Grécia

Atenas | Patras

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Uma corrida no templo da Olímpiada

Junto aos deuses do Olimpo

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo- Grécia

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Os maiores e mais famosos ao redor do mundo

Os brasileiros viajam cada vez mais de avião

É a experiência que faz o bom viajante

Esses passeios não são apenas para magnatas. Você pode!

No verão os mares estão mais calmos e tem mais festa!

No começo é muito difícil viajar sozinha

Viajar com um bebê pode ser mais fácil do que você imagina

Pegue leve com as novas amizades

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Não faça economia burra, busque um bom custo-benefício

Procure se conter na hora de arrumar a mochila

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

A energia dentro da pirâmide no Egito

A esfinge e as pirâmides

Chegando ao Egito pela primeira vez

Minha caravana de camelo pelo Deserto do Saara

O Colosso de Memnon é um exemplo da arte do antigo Egito

O maior tesouro pode estar próximo de você

Um luxo em Karnak

Uma aula de negociação de camelos no Egito

Uma aventura de ônibus na cidade do Cairo

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus