Início Europa Alemanha Berlim – Atrações Gratuitas

Berlim – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé. Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tirar fotos do Portão de Brandemburgo
Endereço: PariserPlatz, Berlim, Alemanha
Comentário: O cartão-postal mais famoso de Berlim e um marco alemão é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII. O arco do triunfo neoclássico é a entrada monumental para Unterden Linden, a famosa avenida de tílias que anteriormente levava ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia. Foi encomendada pelo rei Frederico Guilherme II da Prússia como um sinal de guerra e construída por Carl Gotthard Langhans entre 1788 e 1791. Tendo sofrido danos consideráveis na Segunda Guerra Mundial, o Portão foi totalmente restaurado entre 2000 e 2002 pela Stiftung Denkmalschutz Berlin (Fundação de Conservação dos Monumentos de Berlim). Durante a partição da Alemanha no pós-guerra, o Portão estava isolado e inacessível imediatamente ao lado do Muro de Berlim, e a área ao seu redor se destacou na cobertura da mídia sobre a abertura do muro em 1989. Ao longo de sua existência, foi muitas vezes um local para grandes eventos históricos e é hoje considerado um símbolo da tumultuada história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz europeia.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio do Reichstag
Endereço: Platz der Republik, 1, Berlim, Alemanha
Comentário: Reichstag é o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções. Em 1884, o Kaiser Guilherme I assentou a pedra fundamental e, em 1894, concluía-se a construção. A cúpula viria a ser composta de aço e vidro, técnica avançada para a época. Com o fim da Primeira Guerra Mundial e a renúncia do Kaiser, a república foi proclamada da sacada do Reichstag em 9 de Novembro de 1918. Entre 1919 e 1933, foi a sede do parlamento da República de Weimar. Esta é uma das melhores atrações para os turistas, pois ela é aberta à visitação. Dela se tem uma vista impressionante da cidade e do plenário do parlamento. Na imponente fachada, acima do pórtico de entrada, está escrita a frase "Demdeutschen Volke" ou "Ao povo Alemão", gravada lá desde 1916. Após a reunificação da Alemanha em outubro de 1990, foi decidido que o governo e o parlamento voltariam de Bonn para Berlim. Atrações Próximas: Portão de Brandenburgo, Memorial do Holocausto, PotsdamerPlatz, Memorial de Guerra Soviético, Parque Tiergarten, Prédio da Chancelaria Federal, Museu Madame Tussauds, UnterdenLinden. Como chegar lá: S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U BrandenburgerTor; Linhas S5, S7, estação Hauptbahnhof; U-Bahn: Linha U55, estação Bundestag; Ônibus: Linha TXL, parada S+U BrandenburgerTor; Linha 100, parada Reichstag/Bundestag.
Viajando com Sergio Motta
Local: Memorial do Holocausto
Endereço: Cora-Berliner-Straße, 1, Berlim, Alemanha
Comentário: Memorial para vítimas judias do Holocausto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e engenheiros do Buro Happold. Consiste de uma área de 19 mil m2 (4,7 acres) coberta com 2.711 blocos de concreto, parecendo com um campo ondulado de pedras. Os blocos são de 2,38 m de comprimento por 0,95 m de largura e altura desde 0,2 m até 4,8 m. De acordo com o texto do projeto de Eisenman, os blocos são desenhados para produzir uma intranquilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana. Uma cópia de 2005 de um panfleto turístico oficial inglês da Fundação para o Memorial, porém, afirma que o projeto representa uma aproximação radical ao conceito tradicional de um memorial. O anexo subterrâneo "Local de Informação" (Ort der Information, em alemão) guarda os nomes de todas as vítimas judias conhecidas do Holocausto, conseguidos através do museu israelense Yad Vashem. Horário: de abril a setembro, de terça a domingo, das 10h às 20h. Outubro a março, de terça a domingo, das 10h às 19h. Última admissão 45 minutos antes do horário de fechamento. Fecha entre 24 a 26 de dezembro.
Viajando com Sergio Motta
Local: Tiegarten
Endereço: Straßedes 17. Juni , 31, Berlim, Alemanha
Comentário: É um parque urbano público localizado no centro da cidade na localidade homônima. Tem cerca de 210 hectares. Vale a pena dar uma boa caminhada pela grande área verde até a avenida central. Chegando nela, é possível avistar o Portão de Bradenburgo.
Viajando com Sergio Motta
Local: Muro de Berlim (Berliner Mauer)
Endereço: Mühlenstraße, Berlim, Alemanha
Comentário: Foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental. Além de dividir a cidade ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas sob jugo do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou, segundo dados do regime socialista, a morte de 80 pessoas, 112 feridos e milhares aprisionados nas diversas tentativas de fuga para o ocidente capitalista. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste. A queda do Muro abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. Existem ainda alguns locais onde se pode ver trechos remanescentes do muro: o mais famoso é o chamado “East Side Gallery”, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este trecho contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro. Desça na estação WarschauerStraße, uma das mais antigas da cidade que era um importante ponto de transição entre as duas Alemanhas.
Viajando com Sergio Motta
Local: Checkpoint Charlie
Endereço: Friedrichstraße, 43, Berlim, Alemanha
Comentário: É um dos locais mais visitados na cidade. Foi o nome dado pelos Aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. O Checkpoint Charlie Museum conta a história do muro de Berlim, incluindo as centenas de maneiras diferentes que as pessoas inventavam para tentar cruzar o muro. Havia dois outros postos militares localizados na direção ocidental da auto-estrada (Autobahn) onde se localizava o Checkpoint Charlie: o Checkpoint Alpha, em Helmstedt, e o Checkpoint Bravo em Dreilinden, cada nome indicando uma letra do alfabeto (Alpha a letra A; Bravo, B; e Charlie, C). Foi projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Os membros das forças Aliadas não tinham permissão para utilizar outra passagem designada para estrangeiros, como a estação de trem Friedrichstraße. Os soviéticos simplesmente o chamavam de Posto de Passagem de Friedrichstraße. Os alemães orientais se referiam como Grenzübergangsstelle ("Posto de Passagem da Fronteira") Friedrich-/Zimmerstraße. O Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste, e — para alguns alemães orientais — uma estrada para a liberdade.
Viajando com Sergio Motta
Local: PotsdamerPlatz
Endereço: PotsdamerPlatz, Berlim, Alemanha
Comentário: Importante praça e interseção de tráfego no centro de Berlim, a cerca de um km ao sul do Portão de Brandemburgo e do Reichstag, e próxima ao canto sudeste do parque Tiergarten. Seu nome homenageia a cidade de Potsdam, cerca de 25 km à sudoeste, e marca o ponto onde a velha estrada para Potsdam passava através da muralha da cidade de Berlim no Portão de Potsdam. Foi totalmente devastada durante a Segunda Guerra e abandonada durante o período da Guerra Fria, quando o Muro de Berlim dividiu seu antigo sítio. Somente com a queda do muro é que o local ganhou vida nova, com a construção de prédios novos e modernos. A PotsdamerPlatz é também um centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes, bares e fica a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto.
Viajando com Sergio Motta
Local: Rotes Rathaus (Prédio da Prefeitura)
Endereço: Rathausstraße, 15, Berlim, Alemanha
Comentário: Localizada perto de Alexanderplatz, é a residência oficial do prefeito e do governo (o Senado de Berlim) do estado de Berlim. Com sua fachada imponente e marcante a Rotes Rathaus, ou Prefeitura Vermelha, é um dos cartões-postais de Berlim. Desenhada por Hermann Friedrich Waesemann em estilo neo-renascentista, foi construída entre 1861 e 1869. O monumental prédio tem quase 100 metros de largura, cuja torre mede 74 metros de altura. Também foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra e restaurada entre 1951 e 1958. Após a divisão da cidade, ficou no lado controlado pelos soviéticos e abrigava a prefeitura de Berlim Oriental, enquanto a sede da prefeitura de Berlim Ocidental passou a ser a Rathaus Schöneberg – no bairro que tem o mesmo nome. Desde 1991, após a queda do muro e reunificação, voltou a ser a sede da prefeitura de Berlim reunificada. Na área em frente, encontra-se uma das fontes mais antigas de Berlim, a Neptunbrunnen ou Fonte Netuno, com 18 metros de diâmetro e 10 metros de altura, e no seu centro encontra-se a figura do deus romano do mar com quatro mulheres à sua volta. Estas representam os quatro principais rios da Prússia: Reno, Elba, Vístula e Oder. Atrações Próximas: Fernsehturm (Torre de TV), Alexanderplatz, Weltzeituhr, Nikolaiviertel, Catedral de Berlim, Altes Museum, Hackesche Höfe, Museu DDR, AquaDom & Sea Life. Como Chegar: S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação S+U Alexanderplatz; U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz; Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, parada Spandauer Str./ Marienkirche.
Viajando com Sergio Motta
Local: Estação Central de Trens (Hauptbahnhof)
Endereço: Europaplatz, 1, Berlim, Alemanha
Comentário: É a principal estação ferroviária de passageiros em Berlim e a maior da Europa. O parlamento, o gabinete da chanceler e também Portão de Brandemburgo ficam a poucos minutos à pé. A estação central de Berlim é bem grande e tem 5 pisos, é relativamente nova e moderna. Com cerca de 300.000 viajantes e visitantes diários, atende a Hamburgo, Munique e Frankfurt. O edifício impressionante foi desenhado pelo arquiteto Meinhard von Gerkan. Atrações Próximas: Reichstag, Prédio da Chancelaria Federal, Parque Tiergarten e Portão de Brandemburgo.
Viajando com Sergio Motta
Local: Sony Center
Endereço: Bellevuestraße, 5, Berlim, Alemanha
Comentário: Complexo de edifícios Sony localizado na PotsdamerPlatz. Abriu em 2000 e abriga a sede da Sony na Alemanha. É formado por uma mistura de lojas, restaurantes, um centro de conferências, quartos de hotel, luxuosas suítes alugadas e condomínios, escritórios, museus de arte e cinema, IMAX , um teatro, um Legoland Discovery Center e uma loja "Sony Style".
Viajando com Sergio Motta
Local: Siegessaule (Coluna da Vitória)
Endereço: Großer Stern, Berlim, Alemanha
Comentário: Foi concluído em 1873 para comemorar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França. Possui quase 70 metros de altura, estando em seu topo uma estátua de bronze de 5 metros e 35 toneladas de Vitória, deusa da vitória militar. Uma escadaria de 285 degraus leva ao topo da coluna, onde há uma plataforma de observação a 45 metros acima do nível térreo. Em seu interior há um museu com miniaturas de vários monumentos de outros países. Nas paredes do monumento, é possível visualizar vários buracos causados por projéteis disparados durante a Segunda Guerra Mundial.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus