Início Europa Alemanha Berlim – Pontos Turísticos

Berlim – Pontos Turísticos

COMPARTILHE

Explorar a cidade é o nosso maior desafio. São experiências diversas e depende da expectativa de cada viajante. Adoro locais históricos que possuem algo para contar e enriquecer nosso aprendizado, locais imperdíveis que oferecem algo diferenciado com valor agregado e locais inusitados que despertam sensações diversas e inesquecíveis. Chegou a sua hora de ajudar os viajantes! A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Alemanha

Bonn | Bremen | Colônia | Dusseldorf | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Führerbunker - Bunker de Hitler
Endereço: In denMinistergärten
Comentário: É o complexo subterrâneo de salas em Berlim onde Adolf Hitler passou as últimas semanas do Regime Nazista e cometera suicídio. O bunker localizava-se a nordeste da Chancelaria do Reich, a 5 m de profundidade e protegido por mais 4 m de concreto armado. Cerca de trinta salas espalhavam-se por dois pisos, além de saídas na construção principal e uma de emergência para os jardins. Fora equipado com sistemas de ventilação, geradores a diesel, portas de aço e protegido contra gases venenosos. No pós-guerra, a chancelaria foi demolida pelos soviéticos e hoje o bunker encontra-se recoberto por um restaurante e um supermercado. Na saída para os jardins jaz sob um estacionamento. O local fica na esquina das ruas Gertrud-Kolmar-Straße com In denMinistergärten, entre a PotsdamerPlatz e o Portão de Brandemburgo e a poucos metros do Memorial do Holocausto. Pela S-Bahn: linhas S1, S2 e S25, estação S+U PotsdamerPlatz. Pela U-Bahn: linha U2, estação S+U PotsdamerPlatz.
Viajando com Sergio Motta
Local: Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Endereço: Bodestraße, 1, Berlim, Alemanha
Comentário: Ilha no rio Spree, localizada no centro da cidade. A área é considerada patrimônio cultural mundial pela UNESCO e abriga 5 grandes museus: Pérgamo; Altes; Neues; Alte National Galerie e o Bode. Também se localizam ali a Catedral de Berlim e o Lustgarten. Os locais são pagos e é possível comprar um ticket que inclui a entrada de todos com desconto. Fecham às 18h, então comece uma jornada bem cedo para visitar todos. Outros museus que ficam na região são o de História Alemã (Deutsch Historisches Museum) e o de História Natural (Museum für Naturkunde). Pegue o S-Bahn nº 3, 5, 6, 9 para Haeckescher Markt.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de Pérgamo (Pergamon Museum)
Endereço: Bodestraße, 3, Berlim, Alemanha
Comentário: Sua construção demorou cerca de vinte anos, de 1910 a 1930. O magnífico museu está organizado em três partes: a coleção de arte da Antiguidade Clássica, onde se destacam o fabuloso Altar de Pérgamo, as Portas do Mercado de Mileto e exemplares de escultura grega e romana; o Museu do Antigo Oriente Próximo, que, além da grandiosa Porta de Ishtar, contém uma excelsa coleção de arte islâmica com diversos objetos provenientes da Antiga Babilônia e Suméria; e o museu de arte islâmica, com destaque para a Fachada de Mshatta, um palácio do século VIII, e exemplares de artes decorativas islâmicas. O museu é visitado por 850 mil pessoas todos os anos!
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Antigo (Altes Museum)
Endereço: AmLustgarten, 1, Berlim, Alemanha
Comentário: O maior e mais importante museu do mundo referente à arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria. É o mais antigo museu de Berlim. Foi desenhado em estilo arquitetônico classicista, começou a ser construído em 1825 e inaugurado em 1830. Como chegar: pela S-Bahn: linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt. Por ônibus: linhas 100 e 200, parada Lustgarten; linha TXL, parada Spandauer Str./Marienkirche. Por bonde: linhas M4, M5 e M6, parada Spandauer Str./Marienkirche.
Viajando com Sergio Motta
Local: Novo Museu (Neues Museum)
Endereço: Bodestraße, 1,3, Berlim, Alemanha
Comentário: Construído entre 1843 e 1855. O museu foi fechado no início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, e severamente danificado durante o bombardeio a Berlim. Reabriu oficialmente em outubro de 2009. A exposição permanente inclui coleções sobre o Antigo Egito, Pré-História e história recente. Dentre os artefatos que o museu abriga, está o busto da rainha egípcia Nefertiti.
Viajando com Sergio Motta
Local: Antiga Galeria Nacional (Alte National Galerie)
Endereço: Bodestraße, 1,3 , Berlim, Alemanha
Comentário: Possui uma rica coleção de pinturas e esculturas européias do século XIX. Foi criada em 1861 a partir da doação de um acervo de 262 obras de arte pertencentes ao banqueiro Joachim H. W. Wagener. Durante a II Guerra Mundial, o edifício foi severamente danificado e parte de seu acervo se perdeu. Restaurado logo depois, foi reaberto parcialmente em 1949, e em 1955 voltou a funcionar plenamente, mas já expondo também peças de arte contemporânea.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Bode (Bode Museum)
Endereço: AmKupfergraben, Berlim, Alemanha
Comentário: Seu nome é uma homenagem ao primeiro curador, Wilhelm von Bode. Abriga uma coleção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas. A coleção de esculturas possui ênfase na Igreja Ortodoxa Copta (Egito), mas têm outras do Império Bizantino e Ravena, Idade Média, do Gótico italiano e começo do Renascimento. Obras alemãs do final do Gótico estão representadas por Tilman Riemenschneider, pela Renascença do sul da Alemanha e pelo Barroco prussiano até o século XVIII. Abriga também uma das maiores coleções de numismática do mundo, moedas que remetem ao começo da Casa da Moeda, na Anatólia do século VII A.C. até as atuais. São mais de 750 mil itens!
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral de Berlim (Berliner Dom)
Endereço: Lustgarten 1, Berlim, Alemanha
Comentário: A bela e imponente catedral protestante luterana foi construída entre 1895 e 1905. É uma das construções mais fotografadas de Berlim e muito fácil de ser identificada por causa de suas quatro torres e cúpulas marcantes, com seus monumentais 114 m de comprimento e 116 m de altura! Sua história se inicia em 1465, quando a Capela St. Erasmus, pertencente ao recém-construído palácio real de Cölln, foi elevada ao status de igreja colegiada. Sua entrada principal fica de frente para a Lustgarten, uma praça cercada de árvores e com uma fonte no meio, onde as pessoas aproveitam para relaxar nos dias ensolarados. Muitas vezes, também acontecem eventos por ali. Como chegar: pelo S-Bahn: linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt. De ônibus: linhas 100 e 200, parada Lustgarten; linha TXL, parada SpandauerStr./Marienkirche. De bonde: linhas M4, M5, M6, parada Spandauer Str./Marienkirche; linha M1, parada S Hackescher Markt. Aberta das 9h às 19h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Histórico Alemão (Deutsches Historisches Museum)
Endereço: Unterden Linden, 2, Berlim, Alemanha
Comentário: Fundado em 1987 pelo chanceler Helmut Kohl e pelo prefeito de Berlim Eberhard Diepgen em comemoração do 750º aniversário da cidade. É dedicado à preservação da história da Alemanha. Em 2004, foi ampliado, abrindo suas portas ao público em 2006, com a exposição da história alemã em imagens e testemunhos de dois mil anos!
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de História Natural (Museum für Naturkunde)
Endereço: Invalidenstraße, 43, Berlim, Alemanha
Comentário: Abriga mais de 30 milhões de espécimes zoológicas, paleontológicas e mineralógicas. O local é famoso por duas exposições mundialmente reconhecidas: o maior dinossauro montado no mundo, o Giraffatitan, e por um espécime extraordinariamente preservado da primeira ave conhecida. Exposições adicionais incluem uma coleção de minerais que representa 75% dos existentes no mundo, uma coleção de meteoritos, o maior pedaço de âmbar do mundo, dos atualmente extintos quagga, huia e tigre-da-tasmânia, além do gorila "Bobby", sucesso do Jardim Zoológico de Berlim nos períodos de 1920 e 1930.
Viajando com Sergio Motta
Local: East Side Gallery
Endereço: Mühlenstraße, Berlim, Alemanha
Comentário: Galeria de arte ao ar livre situada às margens do Rio Spree. Consiste de 105 pinturas de artistas de todo o mundo sobre um longo pedaço do muro de Berlim. Foi fundada após a bem sucedida fusão de duas associações de artistas alemães: a VBK e a BBK. A exposição termina bem próxima a uma grande estação de trem/metrô, Ostbahnhof, da qual se pode acessar rapidamente qualquer parte da cidade.
Viajando com Sergio Motta
Local: Topografia do Terror
Endereço: Niederkirchnerstraße, 8, Berlim, Alemanha
Comentário: Museu, ou como também pode ser chamado em alemão Erinnerungsorten (“locais de lembrança” ou memorial), que documenta e mostra os horrores praticados pelos nazistas. A Topografia do Terror se encontra no local onde, durante o regime nazista, ficava a sede da Polícia Secreta (conhecida como Gestapo) incluindo celas da SS (unidade paramilitar dos nazistas que tinha um poder absurdo e que foi responsável por muitas das atrocidades cometidas durante o regime) e das demais instituições que faziam parte do aparato de terror dos nazistas. Os prédios que abrigavam estas instituições foram praticamente destruídos por bombardeios durante a guerra e suas ruínas demolidas após a guerra. Com a divisão da cidade em setores, a fronteira do setor americano com o soviético ficava exatamente ao longo desta rua onde se encontravam estes prédios e mais tarde passava por ali também o muro de Berlim. Aberta diariamente das 10h às 20h. Nos dias 24 e 31 de dezembro e 1º de janeiro o local fica fechado. Como Chegar: U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse; Linha U2, estação PotsdamerPlatz; S- Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação PotsdamerPlatz ou estação Anhalter Bahnhof. De ônibus: Linha M29, parada Wilhelmstr./Kochstr; Linha M41, parada Abgeordnetenhaus.
Viajando com Sergio Motta
Local: Jardim Zoológico de Berlim (Zoologischer Garten Berlin)
Endereço: Hardenbergplatz, 8, Berlim, Alemanha
Comentário: Mais antigo jardim zoológico na Alemanha que apresenta a mais completa coleção de espécies no mundo. Fundado em 1844, contava com 1.462 espécies e 15.126 animais segundo o censo de 2008. Em 2007, foi visitado por 3,2 milhões de pessoas. Com 35 hectares de área, está localizado no bairro de Tiergarten. O zoológico está ligado ao restante da cidade pelo metrô de Berlim.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Alemão de Tecnologia (Deutsches Technikmuseum Berlin)
Endereço: Trebbiner Str., 9, Berlim, Alemanha
Comentário: Foi inaugurado em 1983 e abriga mais de 100 coleções técnicas que existem em Berlim. O DTMB tem 26.500 metros quadrados de área de exposição e é visitado anualmente por cerca de 600.000 pessoas.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus