Início Lugares Inesquecíveis Europa A Finlândia é interessante para ser explorada qualquer época do ano

A Finlândia é interessante para ser explorada qualquer época do ano

COMPARTILHE

Finlândia é um país nórdico situado na região da Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia  está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque. A Finlândia tem aproximadamente 5.500.000 habitantes sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país.

É um país repleto de lagos e florestas. A paisagem é ideal para atividades como trekking, hiking, camping e pesca. As principais cidades da Finlândia são a capital Helsinque, Turku, Vaasa, Oulu, Kuopio Tampere, Lahti e Rovaniemi, concentradas no litoral sul do país onde as temperaturas são menos rigorosas. A Finlândia tem 188 mil lagos e um número semelhante de ilhas.

O país é desenvolvido e muito bem colocado nos diversos rankings socioeconômicos internacionais. A população usufrui de um alto nível de desenvolvimento humano, reflexo dos melhores índices de qualidade de vida, educação, transparência política, segurança pública, expectativa de vida, bem estar social, liberdade econômica, saúde pública, paz, democracia e liberdade de imprensa do mundo.

As cidades finlandesas estão entre as “mais habitáveis” do planeta e são consideradas as mais seguras, organizadas e limpas de todo o planeta. A Finlândia é o único país nórdico que aderiu à zona do Euro.

Os dois maiores centros urbanos são Helsinque e Turku. Apesar de viver em um dos países tecnologicamente mais desenvolvidos do mundo, os finlandeses gostam de ir para suas casas de verão nos meses mais quentes e desfrutar de passatempos relaxantes como sauna, piscina, pesca e até churrasco!

A principal porta de entrada de passageiros internacionais é o Aeroporto de Helsínquia-Vantaa, com mais de 16 milhões de passageiros em média. O Aeroporto de Oulu é o segundo maior e cerca de 25 outros aeroportos tem serviços regulares de passageiros.

Este país tem algumas características que encantam os turistas! Segurança em todos os locais e povo muito educado e cortês são apenas duas entre muitas. A Finlândia é mundialmente famosa pela sua qualidade de vida. Ali existe uma preocupação com a igualdade e afirmação dos direitos civis e o programa de governo é repleto de benefícios sociais que funcionam. O país tem uma das melhores educações do mundo, gratuita em todos os níveis para quem é cidadão da União Europeia.

A Finlândia tem um clima temperado. No inverno, porém, os dias são escuros e as temperaturas (muito raramente) chegam a -30°C no sul e podem despencar para os -50°C no norte. O breve verão finlandês é muito mais agradável, com temperaturas médias em torno de 20°C e é a melhor época do ano para visitar o país. Julho é o mês mais quente com temperaturas de até 30°C. O início da primavera entre março e abril é quando a neve começa a derreter. Devido à latitude extrema, na Finlândia pode-se desfrutar de experiências únicas como o famoso “sol da meia noite” perto do solstício de verão quando, acima do Círculo Ártico, o sol nunca se põe e não escurece.

Os ônibus são os meios de transporte mais baratos, mas também o modo mais lento e menos confortável de viajar entre a Rússia e a Finlândia. Ônibus regulares funcionam entre São Petersburgo, Vyborg e grandes cidades do sul finlandês como Helsinki, Lappeenranta e Jyväskylä. A maioria das cidades finlandesas conta com ótimas ciclovias, especialmente fora dos centros, e a bicicleta pode ser um método rápido, saudável e ecologicamente correto de se locomover.

O país é a porta de entrada para quem tem planos de conhecer a antiga União Soviética, ou melhor, São Petersburgo. Uma das melhores maneiras de chegar à Finlândia é no cruzeiro conhecido como Barco do Amor, que sai de Estocolmo para Helsinque. Uma boa maneira de conhecer o país é adquirir o Eurail Finland Pass que você pode utilizar de maneira ilimitada por alguns dias dependendo da sua opção. Pode-se adquiri-lo nos escritórios de informações turísticas. Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos na Finlândia.

Uma boa opção é adquirir o Eurail Scandinavia Pass, que é o mais abrangente para explorar a Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. Oferece viagens ilimitadas com a liberdade de ir e vir para onde e como quiser, sem limite de distâncias que você pode percorrer em um dia de viagem e por um preço fixo. Este ainda dá descontos em hotéis, entradas de museus, viagens de ferry e muito mais. Há muitos outros descontos em passagens aéreas para vôos domésticos. O transporte de ônibus entre as cidades é muito eficiente e as estradas são boas e seguras.

Se você for menor de 25 anos e adquirir passagem aérea para voos domésticos, terá descontos de até 60% pela FINNAIR. Os ônibus têm a mesma eficiência dos trens e custam a mesma coisa.

Os hotéis geralmente são caros, por isso recomendo que você invista seu tempo em um bom planejamento para ajudá-lo a se organizar.

Para comer, procure os self-services. A culinária finlandesa é fortemente influenciada por seus vizinhos, cujos principais ingredientes são batatas e pães, vários tipos de peixes e carnes. Com dezenas de milhares de lagos e uma longa costa, o peixe é a estrela da cozinha finlandesa e há muito mais variedades de peixe além do salmão. As especialidades incluem: o arenque do Báltico (silakka), peixe pequeno,  gordo e saboroso ideal para conservas, marinados, defumados, grelhados; o gravlax (graavilohi), um aperitivo de salmão cru e salgado; salmão defumado (savulohi); e peixe frito acompanhado de purê de batatas.

O leite é tradicionalmente considerado uma parte importante da dieta e é frequentemente um ingrediente em alimentos e bebidas, mesmo para os adultos. Diversos produtos lácteos, como queijo, também são produzidos. As variedades mais comuns são os suaves de gosto como o edam e emmental; e os fortes como o aurajuusto, uma variedade local de queijo azul usado em sopas, molhos e como cobertura de pizza. Os finlandeses são os maiores consumidores de café, bebem de 3 a 4 xícaras por dia! As maiorias dos finlandeses preferem bebida forte e escura, mas o açúcar e o leite para o café estão sempre disponíveis, e o expresso e o cappuccino estão tornando-se ainda mais comuns.

Cidades na Finlândia

Helsinque

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

Evitar ração, água ou outro alimento para o pet 4 horas antes da viagem

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Qual a sua medida de realização?

Embarcando numa estação de trem na Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus