Início Europa Espanha A Espanha tem um povo vibrante, história e belezas naturais

A Espanha tem um povo vibrante, história e belezas naturais

COMPARTILHE

A Espanha é um país com 47 milhões de habitantes. A capital é Madrid e o espanhol é a língua oficial. Porém, várias comunidades autônomas têm idiomas co-oficiais: o catalão na Catalunha, Ilhas Baleares e na Comunidade Valenciana (nesta última, é chamado de valenciano); o galego na Galícia; o basco no País Basco e parte de Navarra; o aranês na comarca do Vale de Arão (província de Lérida). Com uma área de 504.030 km², a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Europeia.

O país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes do espanhol pelo mundo. Hoje, em dia, a Espanha vê no turismo um dos alicerces fundamentais de sua economia.

O nome Espanha deriva de Hispânica, nome com o qual os romanos designavam geograficamente a Península Ibérica.

Este país contagiante brilha nos campos das artes e cultura! Merecem destaque o flamenco, a música, a pintura, a arquitetura, a literatura, o cinema e os esportes. É a terra de Salvador Dalí, Gaudí, Goya, Velázquez, Picasso, Miró! E a casa de Don Quixote de La Mancha! É um país fascinante e muito bonito em todos os seus extremos. As espanholas são as mulheres mais lindas do mundo! É um povo caliente e parecido com nossos hermanos latinos, por serem animados e expansivos.

Os meses ideais para viajar para lá são maio, junho e setembro, quando o tempo está agradável e há um grupo menor de turistas nas cidades; ou os meses de abril e outubro nas regiões mais ao sul do país. A maioria dos turistas invade a Espanha em busca de suas artes e praias durante a alta temporada, nos meses de julho e agosto. Para quem gosta de esquiar a melhor época é de dezembro a fevereiro na cordilheira Cantábrica, Serra de Gredos ou Serra Nevada.

Caso tenha interesse no norte do país, poderá conhecer Santiago de Compostela e percorrer o seu caminho, ou curtir uma semana entre Burgos, País Basco, Navarro e Picos de Europa. As principais cidades da Espanha são Madrid, Barcelona e Sevilha e nelas estão instalados os maiores museus. Vale a pena  também conhecer as cidades de Toledo e Granada, que proporcionam um panorama diferente da gastronomia, museus e castelos. Ainda sugiro uma visita a Salamanca, Escorial, Ávila e Segóvia; explore o sul do país e visite os vinhedos em Córdoba, Ronda e Jerez de La Frontera; desfrute da Galícia e de Valência. Para quem gosta de sol e praias desertas, dá para escolher entre a Costa de La Luz, a Ilha de Formentera, Palma e Ibiza.

A Espanha possui 15 mil km de ferrovias, por isso que viajar de trem é uma das melhores opções para circular pelo país. O sistema de transporte ferroviário é o RENFE, que serve com rapidez e pontualidade boa parte do território espanhol, inclusive os principais destinos turísticos, e oferece vários descontos nas passagens dependendo do dia. Os melhores trens são o AVE (Alta Velocidade Espanhola), cujas passagens mais econômicas são vendidas de manhã bem cedo. Há várias promoções independentes da idade.

Outra boa opção é viajar de ônibus, mais barato do que as viagens de trem. No entanto, são mais demoradas e há descontos para menores de 26 anos. Viajar de carro na Espanha é fácil por conta das boas estradas.

Ao procurar um lugar para comer busque casas de decoração simples como as tascas, por exemplo. Elas têm bons preços e comida caseira e maravilhosa! Uma opção econômica dos restaurantes são os “platos combinados” ou o “menu del dia”. Nas tavernas, podem-se saborear as deliciosas tapas, típicas da culinária espanhola.

Na Espanha em geral, o vinho é uma bebida muito barata e alguns restaurantes tem o vinho da casa, feito por eles mesmos, e que é ainda mais econômico e saboroso. Alguns bons vinhos são os fortificados como o Xerez, Ribera Duro e os La Rioja.

La Rioja, cujo nome deriva de “rio Ojas”, um pequeno afluente do rio Ebro, é uma província essencialmente rural, na rota do Caminho de Santiago. Situada ao norte da Espanha, a região conta com paisagens espetaculares banhadas por ‘mares’ de vinhedos a se perder de vista, além de mais de 500 adegas.

O sabor de seus vinhos é bastante marcado pelo carvalho, num equilíbrio perfeito entre a fruta e a madeira. Na região, são produzidos vinhos brancos também, além dos tintos.

A história da produção de vinho na região se iniciou em 1840. Além de paisagens espetaculares com vinhedos enfileirados que se perdem no horizonte, La Rioja conta com um número considerável de vinícolas que podem ser visitadas. Entre elas estão: El Fabulista, Ysios, Baigorri, Marques de Riscal, Dinastia Vivanco, Valdelana e Lopes Heredia, responsáveis pela produção de vinhos aromáticos, frutados e encorpados.

Os espanhóis são muito exigentes em matéria de refeição, por isso os melhores restaurantes são frequentados por eles. A especialidade da cozinha espanhola são as paellas, encontradas nos quatro cantos, apesar de serem de origem valenciana. Experimente as bebidas borchata, feita de leite e xarope de amêndoas que é servida bem gelada, e a sorbete de limom, à base de champagne. Devido a diversidade do país, cada cidade e região possuem diferentes pratos típicos que certamente você vai querer experimentar! Um hábito é almoçar no meio da tarde e jantar após às 22h. A siesta é comum na Espanha, menos em grandes cidades, e ocorre entre 14h e 16h, quando muitos estabelecimentos ficam fechados.

Você terá facilidade para achar boas hospedagens de baixo custo e os hostels costumam se apresentar com uma boa alternativa. Há em torno de 200 albergues no país.

Para visitação, saiba que há muitos museus em várias cidades que têm horários gratuitos na semana. Procure se informar nos sites das atrações.

A Espanha tem uma cultura rica e patrimônios milenares. Em diversos lugares, alguns dos principais pontos turísticos são os castelos. Apesar de muitos estarem em ruínas, suas diferentes arquiteturas e histórias ainda impressionam e fazem com que o visitante volte ao passado e se sinta como num conto de fadas. A cidade de Madrid abriga em seus arredores um dos castelos mais bem conservados da Espanha, o Castelo Novo de Manzanares el Real, datado do século XV. Atualmente, abriga uma das mais importantes coleções de arte gótica da Europa. O Castelo de Bellver, na linda região de Palma de Maiorca, foi erguido no século XIV pelo rei Jaime II de Aragão. É o mais antigo castelo europeu de planta circular e sua arquitetura é toda em estilo gótico!

Ainda há outros castelos como: a fortaleza Castelo de Loarre, em estilo romântico, cenário de produções cinematográficas como o filme Cruzada (2005), de Ridley Scot; o Castelo Alcazár de Segóvia, do século XII, uma das inspirações para criar o Castelo da Cinderela do Magic Kingdom; o Castelo de Butrón, em Biscaia, País Basco; o Castelo de Coca, considerado um dos melhores exemplos do estilo gótico na arquitetura espanhola; a fortaleza Parador de Oropesa, erguida em 1402 e utilizada como hotel desde 1930; o Castelo de Ponferrada, ou dos Templários, construído no século XII; e o de Vélez-Blanco, na Andaluzia, em estilo árabe e renascentista!

O país tem uma das legislações mais avançadas do mundo no quesito de igualdade de direitos para a comunidade LGBT. Madrid, a capital, é recheada de eventos e festas voltadas para esse público. O bairro de Chueca, no centro da cidade concentra as melhores baladas e bares. As lésbicas preferem frequentar o bairro Lavapiés, mais alternativo. Vale a pena visitá-los em qualquer época do ano, pois os locais estão sempre bem movimentados.

A cidade costeira de Sitges fica a 35 km a sudoeste de Barcelona, ou 40 minutos de carro. Sua fama é porque já foi palco para muitos artistas da cena LGBT. Miró, Dali e Picasso eram habitués da cidade. É o berço da primeira discoteca gay da Espanha, inaugurada nos anos 80. Tanto seu trecho de praias arenosas, com praias naturistas, quanto seu eclético calendário de eventos, como o carnaval espanhol, são verdadeiros atrativos! As festas e cruzeiros promovidos por ali fazem de Sitges um ponto importante no turismo gay europeu seguida por Mykonos, Gran Canaria e Ibiza.

As liquidações na Espanha possuem bons descontos e os períodos de rebajas são longuíssimos. As de verão começam no dia 1 de julho e vão até o final de agosto para as coleções de inverno. Para as coleções de verão, se iniciam no dia 7 de janeiro e vão até 6 de março.

Cidades na Espanha

Barcelona | Madrid

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Os espanhóis impressionam por suas diferentes arquiteturas e histórias!

A Espanha, no geral, é um país bastante gay friendly

A região é a mais importante na produção dos vinhos espanhóis!

Sitges é berço da primeira discoteca gay da Espanha!

Outlets são a melhor opção para fazer compras em Madrid sem gastar muito!

Em Barcelona tem muitas opões de transporte público

O Barcelona Card foi feito para tornar a estadia do turista mais conveniente

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Embarcando numa estação de trem na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

É só tomar alguns cuidados básicos antes de viajar

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Despedida no aeroporto em Boston

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus