Início Matérias Comportamentais Livro Nazaré Um segredo bíblico compartilhado

Um segredo bíblico compartilhado

COMPARTILHE

— Quero lhe mostrar algo impressionante. Venha — determinou.

Ele foi na frente e segui-o, obediente. Depois de passarmos pela porta da Humildade, trocou algumas palavras com um padre grego ortodoxo e voltou animado:

— Consegui a permissão e estou com a chave. Vamos!

Viramos à direita rumo à gruta do Leite, transpusemos uma porta, andamos uns poucos metros e dobramos à direita novamente, até um portão de ferro do qual Mohamed tinha a chave. Enquanto o abria, disse:

— Não vá se assustar, está bem?

Não entendi por que dissera aquilo. Estávamos na basílica da Natividade. Descemos por uma escada de pedra e fomos a um lugar que não visitara. Viramos à direita outra vez. Ele apontou para uma espécie de janela aberta na rocha e, logo em seguida, para uma pedra:

— Pode subir nela que não tem problema.

A essa altura, eu me mordia de curiosidade, na expectativa de ver alguma relíquia secreta de um santo ou uma representação de passagem bíblica esculpida por um dos apóstolos. No entanto, quando meus olhos se fixaram na escuridão e compreendi o que estava vendo, quase não acreditei. Ali, escondida, havia uma câmara mortuária, repleta de ossos humanos.

— Meu Deus, o que é isso?

— São crânios e ossos de milhares de bebês. Foi aqui que Herodes deixou os corpos de duas mil crianças que mandou executar em Belém…

— …quando perseguia o Messias — completei.

— Isso mesmo.

— Não foi por acaso que sempre achei esta uma das passagens bíblicas mais fortes. É terrível!

Senti calafrios. Milhares de crânios e ossos de bebês desfilavam diante de mim, sem trégua. Não havia medida para a dor que me invadiu. O holocausto infantil se materializava bem à minha frente, como prova inconteste de a quanto pode chegar a insanidade e a ambição humanas, em sua sede de poder. Lá dentro, ainda, um quadro retratava a época do acontecimento cruel.

Desci da pedra e andei um pouco, até me deparar com uma pintura da perseguição de Herodes. Subi em outra rocha e vi mais ossos. Era comovente pensar que se tratava de vidas inocentes tão prematuramente ceifadas à força por um ditador implacável. Durante longo tempo, fiquei refletindo sobre o que acabara de presenciar.

Quando Herodes ouviu do nascimento de Jesus, temeu que sua soberania fosse ameaçada, ordenando então a matança de todas as crianças do sexo masculino com menos de dois anos, em Belém. No entanto, Deus enviou um anjo para alertar o pai do menino, orientando-o quanto ao que fazer: “E quando eles partiram, eis que aparece um anjo do Senhor a José, em sonho e diz: ‘Levanta, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise: porque Herodes há de procurar o menino para o matar.’ Levantando-se, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito” (Mateus 2:13-14).

Naquele momento, meus sentimentos assemelhavam-se à emoção de um arqueólogo ao se defrontar com uma peça ou uma construção que comprove as suposições dele. Mais uma vez não pude deixar de reconhecer que o meu amigo de Belém estava de novo me ajudando a “viver” a Bíblia, o que me servia para atestar a exatidão dos relatos nela contidos.

Como me detivera antes naquela passagem bíblica, sentia-me confortável para falar sobre  Herodes, que morreu aos setenta anos de idade. Flávio Josefo julgou-o com grande severidade quando escreveu sobre ele alguns decênios depois: “Não era um rei e sim o tirano mais cruel que já conseguiu reinar. Assassinou uma multidão de homens e a sorte dos que deixou com vida era tão triste, que aquele que morreram poderiam se considerar felizes. Martirizou seus súditos e malbaratou toda a Fazenda pública. Para embelezar cidades estrangeiras, saqueava as próprias e presenteava outros povos com o sangue dos judeus. Em conseqüência disso, em vez do antigo bem-estar e dos bons costumes tradicionais, veio o empobrecimento total e a completa desmoralização do povo. Em suma, nos anos do reinado de Herodes, os judeus sofreram mais tribulações do que seus antepassados no longo período de tempo entre a saída da Babilônia e o regresso sob o domínio do rei persa Xerxes.”

Em 36 anos de (des)governo, quase não se passou um dia sem execuções. Herodes não poupava ninguém, nem a sua família, nem os amigos íntimos, nem os sacerdotes, nem o povo. Em sua lista de assassinatos, contam-se dois maridos de sua irmã, Salomé, a esposa Mariana, e os filhos Alexandre e Aristóbolo. Mandou afogar o cunhado no Jordão e eliminar a sogra Alexandra. Dois sábios, que arrancaram a águia dourada romana da porta do templo, foram queimados vivos. Hircano, o último da tribo dos hasmoneus, foi morto. Extirpou radicalmente famílias nobres e afastou muitos fariseus do seu caminho.

Cinco dias antes de falecer, já velho, mandou matar o filho Antipater. E isto é apenas uma fração das atrocidades cometidas por aquele que “como soberano foi um animal feroz”. Considerando-se o caráter horrendo desse homem, é perfeitamente razoável atribuir-lhe a degolação dos inocentes em Belém, de que a Bíblia o acusa.

Cidade em Israel

Belém

País no Oriente Médio

 Israel

País no Oriente Médio

 Israel

Leia mais

Um Papai Noel muçulmano

Um natal iluminado com pelo anjo Mohamed

O vinte e cinco de dezembro como dia de Natal

O local assinalado como o do nascimento de Jesus

Nos arredores de Belém muita história para contar

Na gruta do Leite, Maria ficou escondida com Jesus e José

Local onde São Jerônimo fez uma das traduções da Bíblia

Chegando a Belém e fazendo um amigo

A fortaleza de Herodes é foi construída no ano vinte antes de Cristo

A basílica da Natividade onde Jesus nasceu

Quem eram os autores dos evangelhos?

Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária

O significado das palavras Bíblia e Jesus

Motivação para viajar pela Terra Santa

Jesus era alegre? Sentia medo?

Faça uma viagem econômica na Terra Santa

Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Viagem de incentivo- Terra Santa

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

O hostel é bacana para quem procura viajar gastando pouco

Evite problemas no aeroporto ao entrar num país

Envolva seu filho desde o começo no planejamento da viagem

Você precisa ter uma média de quanto dinheiro pode gastar

Monte o curso de acordo com seu tempo

Evite carregar um monte de coisas desnecessárias

Planejar uma viagem por conta própria depende de diversos fatores

Faça sua estadia em um local seguro

Procure interagir com os moradores locais e peça informações

Todos nós gostamos de viajar, mas nem sempre o podemos

Vale à pena fazer reserva para sua garantia

Alguns cuidados na Terra Santa

Você sabe de que Jesus morreu?

Novo Testamento: Versículos referentes aos locais sagrados

Tempo de viagem de carro entre cidades na Terra Santa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus