Com uma população aproximada de 22 mil habitantes, situa-se junto à fronteira com o Brasil, sendo denominado o Pantanal Boliviano. Comunica-se com o rio Paraguai pelo Canal Tamengo e a oeste com Santa Cruz e pelo lado leste, com Brasil.
Fundada por Miguel Suárez Arana em 1875, tem na pecuária e comércio suas principais riquezas. Aposta agora no fortalecimento do turismo (com apoio de Corumbá) e na mineração. A poucos quilômetros da cidade encontra-se a reserva de ferro do Mutún, uma das maiores do mundo, atualmente não explorada. A região também figura como um dos principais portos fluviais da Bolívia.
Próximas à ela encontram-se Arroyo Concepción, Puerto Quijarro, Puerto Aguirre e a cidade brasileira de Corumbá. Puerto Suárez fica a uns 16 km de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e é considerada a capital do Pantanal boliviano. Devido à proximidade com a fronteira, seu abastecimento elétrico vem do país vizinho.
A cidade tem pouquíssimos atrativos, assim como boas opções de hospedagem e refeições. A gastronomia é basicamente à base de peixes como a piranha. É considerada o ‘paraíso para os consumistas’. A cidade é parada obrigatória para quem gosta de bugigangas. Pela proximidade com a fronteira, há muitos brasileiros por lá e é possível encontrar uma vasta gama de importados como eletrônicos, roupas, acessórios, sapatos, relógios, maquiagem, perfumes e até artigos para a casa.
Se você pretende ir de Corumbá à Puerto Quijarro, a circulação é livre, mas esteja munido de sua carteira de identidade. Uma sugestão de passeio é o Mirante de Puerto Suarez, um deck coberto de onde podemos ver o quão maravilhoso é o Pantanal do lado boliviano. Para aventureiros e curiosos!
A cidade possui o Aeroporto Internacional de Puerto Suárez que é operado pelas empresas Lloyd Aéreo Boliviano e Aerosur. O acesso terrestre se dá pela Ruta Nacional 4, que liga Puerto Suárez com Santa Cruz de La Sierra, à capital La Paz e à Corumbá. Ainda há um acesso por ferrovia que liga a cidade à Corumbá.
Outras cidades na Bolívia
Puerto Quijarro | Santa Cruz de La Sierra | Cochabamba | La Paz | Copacabana
Países nas Américas
Argentina | Bolívia | Chile | Curaçao | Estados Unidos | Peru | Uruguai
Sugestão do Blog
Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo
Leia mais
Planejando sua viagem a Bolívia e Peru
A palavra secreta em quíchua na Bolívia e no Peru
Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático
Cuidados na viagem a Bolívia e Peru
Roteiro para Bolívia e Peru (40 dias)
Roteiro para Machu Picchu (21 dias)
Fique atendo ao transporte na Bolívia e Peru
Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu
Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa
Soluções estratégicas para seu evento
Entrevista I – A origem do Viajante Profissional
No seu evento com o profissional Sergio Motta
Cuy assado com batatas e arroz
Minha experiência no Trem da Morte
Tihuanaco foi a 1ª civilização que conheci na viagem
Entrada de bens adquiridos no exterior
Vale à pena fazer reserva para sua garantia
Cozinhar ou comprar comida no supermercado são formas de economizar
Nada é pior do que sacolejar em um vagão lotado e capenga
Nem sempre a sua estação é o destino final do trem
Levar pouca bagagem facilita seu deslocamento pelos destinos
Grandes aventuras requerem muitos amigos para compartilharem