Início Lugares Inesquecíveis Shamrock significa “boa sorte e coragem”

Shamrock significa “boa sorte e coragem”

COMPARTILHE

Seu nome foi-lhe dado em 1893 por George Nickel, um imigrante irlandês pastor de ovelhas e primeiro diretor do correio local. Shamrock significa, ao mesmo tempo, “boa sorte e coragem”! Assim que ele avistou aqueles grandes campos abertos e céu vasto e aparentemente sem fim, quis conferir à cidade que nascia os melhores votos de boa sorte e coragem, que o trevo simboliza. A população atual de Shamrock é de 1.950 habitantes e fica a 133 km de Amarillo.

A cidade carrega consigo a herança irlandesa. A tradição pode ser notada no seu símbolo, um trevo de quatro folhas, espalhado pela cidade e usado nas celebrações do St. Patrick’s Day em 17 de março. Nesta ocasião, os moradores viram irlandeses por um dia, utilizando até mesmo barbas postiças para dar mais credibilidade à caracterização!

A colonização começou com a chegada da Chicago, Rock Island e Gulf Railway em 1902. A cidade perdeu o nome por um breve período quando uma nova estação de correios foi aberta, mas a ferrovia havia chamado a parada de Shamrock e o antigo nome voltou a ser usado. Talvez tenha sido sorte!

A primeira escola local data de 1903 e, três anos depois, a cidade tinha dois bancos, a moenda Cotton Oil Mill e vários outros negócios. Foi incorporada em 1911. O descobrimento de óleo na região e a chegada da Route 66 contribuíram para o boom do lugarejo, mas a cidade foi ignorada pela Interstate 40.

Após o desaparecimento da Route 66, quando a I-40 entrou rasgando na década de 1970, a antiga cidade sucumbiu aos tempos difíceis. Graças à dedicação dos cidadãos locais, este maravilhoso ícone da Route 66 está sendo reerguido, lembrando às futuras gerações os dias gloriosos da mother road.

Há algum tempo, Shamrock era conhecida pelas espessas nuvens negras expelidas pelas usinas de refino de petróleo. Cada vez mais sossegada, a cidade tenta hoje caracterizar-se como uma autêntica “comunidade Route 66”. Tudo está se desenvolvendo para que o turismo possa ser uma fonte de renda a ser explorada nos quase 7 km de estrada que a atravessam.

Shamrock se encontra exatamente no entroncamento entre a I-40 e a US-83, que liga o Canadá ao México. Os folhetos de turismo anunciam que o povo é gentil de forma original: “Sorte sua que Shamrock existe!”. Os cafés foram surgindo à beira da estrada para servir de apoio à demanda dos caminhoneiros e turistas em geral. Com o tempo, foram aparecendo os drive-ins, os diners (prédios pré-fabricados parecendo vagões de trem) e as construções maiores que agregavam postos de gasolina, ou até cabines e quartos para dormir. Muitos comerciantes faziam seus próprios projetos, o que os tornava famosos no percurso, mesmo para quem nunca parou em seus estabelecimentos.

Um punhado de edifícios históricos em estilo art déco ainda estão em Shamrock. Talvez uns dos mais famosos sejam a Tower Service Station e a U-Drop Inn. Este foi um marco da Texas Route 66 desde 1936. O construtor e proprietário, J.M. Tindall, usou um desenho elaborado por seu amigo à unha (incrustada de sujeira) para criar um chamariz e atrair o viajante da Route 66 para uma bela refeição caseira. Desde o início, a torre e o restaurante receberam críticas favoráveis. Um jornal local descreveu como “o melhor local para comer e o edifício mais moderno na U.S. Highway 66 entre Oklahoma City e Amarillo”.

O U-Drop Inn, no posto de gasolina Conoco, tem uma arquitetura muito linda! Entrar ali é como voltar no tempo. Decorado ao estilo dos anos 30, exibe todo tipo de objeto da época, do banco à xícara. Imperdível! Hoje, atua como o Centro de Informações ao Visitante e sede da Corporação de Desenvolvimento Econômico de Shamrock e da Câmara de Comércio. Faça do U Drop Inn sua primeira parada quando visitar a cidade. Imperdível!

O Reynolds Hotel (1928) durante 50 anos abrigou muitos viajantes. Hoje, ali se encontra o Pioneer West Museum. Não deixe de visitá-lo, atrás do Magnolia Gas Station. Aliás, este posto de gasolina foi restaurado e é muito vintage! Repleto de objetos antigos que retratam os anos 20 e 30 e cenários que compunham a rotina do período. Também tem expostos os lindíssimos artefatos indígenas de tribos locais. Além disso, a Water Tower Plaza, do início dos anos 1900, é a torre de água histórica mais alta do Texas e ainda funciona como na época!

Para relaxar, vá ao Elmore Park, um dos orgulhos da cidade, que exibe um fragmento de pedra das ruínas do Blarney Castle, em County Cork, Irlanda.

Como opções para comer, a cidade oferece o Big Vern’s Steakhouse que serve um suculento steak com creme de milho e salada; o Mitchell’s Family Restaurant, uma ótima pedida para o café da manhã tipicamente americano; e o El Sombrero, que serve gostosas encilladas com recheio de frango picante e quesadillas acompanhadas de sour cream.

No quesito hospedagem, tem locais com bom custo-benefício como o Route 66 Inn e o Blarney Inn, ambos com Wi-Fi gratuito, quartos amplos com ar condicionado e cozinha. Tem também os charmosos motéis de beira de estrada como o Western Motel, que é mais bem estruturado e o vintage Shamrock Motel. Este último é bem antigo, bem velho mesmo. Caso você vá, dá para passar a noite.

Ao contrário de muitas cidades da Route 66, Shamrock é um centro pequeno e agitado para a região. Shamrock é um bom destino para uma viagem de férias!

Para seguir até Mc Lean, siga por trechos da W 12th St/Rte 66 a da I-40. São uns 21 minutos de viagem.

Outras cidades na Route 66 do estado do Texas

Mc Lean (TX) | Groom | Amarillo | Vega | Adrian | Glenrio

Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos

Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington

Países nas Américas

Argentina | Bolívia | Chile | Curacao | Estados Unidos | Peru | Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Palo Duro Canyon, as belas formações rochosas destacam-se

No Texas, há 299 km da Route 66, 91% estão ainda em uso

Curiosidades: arame farpado e “gringos”

Sorte sua que Shamrock existe

Britten USA Water Tower a Torre de Pizza em plena Route 66

Numa Harley-Davidson a liberdade me tocava a cada metro

Amarillo é o centro de cowboys e gado

Um dos locais mais incríveis: Cadillac Ranch

Big Texan Steak Ranch, se comer o steak em 1h não paga

McLean uma cidade pacata e simpática

Em Glenrio a população mais numerosa é a de cachorros

Glenrio fica na divisa entre o Texas é o Novo México

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Route 66- Planejamento Estratégico

Viagem de incentivo- Route 66

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma experiência VIP com foco no aprendizado

Um viajante comporta-se como um empreendedor

10 Atrações imperdíveis na Route 66

Distância das Principais Cidades da Route 66

Rádios na ROUTE 66

Temperatura nos EUA para percorrer a Route 66

Associações da ROUTE 66

Aprendi com ela a perseguir a minha própria rota

A estrada fundada por empreendedores visionários

Aqui surgiu camping, drive-thru e postos de gasolina

Como surgiu a música“Get your kicks on Route 66”  

Em propaganda e marketing a Route 66 foi pioneira

Get your kicks on ROUTE 66

Foi a responsável pelo hábito de viajar de carro

Por que é conhecida por mother road

O surgimento da estrada mãe

Relações íntimas entre a mother road e o cinema

Como surgiu o número 66?

Viajar em baixa temporada pode fazer você economizar até 50%

Fique esperto ao fazer sua mala

Além de risadas garantidas, boas companhias e muita história pra contar

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus