Início Europa Bélgica Na Bélgica foram criados os Smurfs, Tim-Tim e outros personagens

Na Bélgica foram criados os Smurfs, Tim-Tim e outros personagens

COMPARTILHE

A Bélgica está localizada entre a França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda e é sede e membro fundador da União Europeia, bem como as de outras grandes organizações internacionais como a OTAN. Tem uma população de 11 milhões de habitantes. O nome “Bélgica” é derivado de Gália Belga, província romana localizada na Gália e habitada pelos belgas. São três os idiomas oficiais do país: holandês, francês e alemão.

É a terra onde foram criados os Smurfs, o Tim Tim e alguns outros personagens. É um país pequeno, muito bonito e com cidades incríveis como a medieval Bruges, a casa dos diamantes Antuérpia e a incrível Bruxelas transbordantes de arte, história e atrações turísticas.

Verões temperados e invernos frios e chuvosos dominam a região. A temperatura média anual é 10° C. A melhor época para visitar o país é fugindo do frio! Mas, lembre-se de pesquisar bem quando resolver ir, pois existem milhares de eventos e festivais acontecendo por todo o país, entre eles o Beer Weekend e o Festival das Histórias em Quadrinhos.

O Aeroporto de Bruxelas é o principal do país. Não fica exatamente em Bruxelas, mas em torno de Flandres. Há dois outros aeroportos na Bélgica, com voos regulares.

Sendo um país pequeno você pode chegar a qualquer lugar em poucas horas. O transporte público é rápido, confortável e não muito caro. Entre as cidades maiores, existem trens e ônibus cobrindo distâncias menores. Os transportes de ônibus são eficientes entre as cidades.

A Bélgica tem uma das redes ferroviárias mais densas e desenvolvidas da Europa. Existe uma enorme variedade de bilhetes disponíveis que dependem da rota exata (os retornos são obviamente mais baratos). Viagens após 9 horas da noite e nos finais de semana são mais baratas.

Há mais de 150 estações de trem e muitas locadoras de bicicletas. O sistema ferroviário é barato. Uma opção legal é adquirir o Benelux Rail Pass, que pode ser utilizado na Bélgica, Holanda e Luxemburgo durante 1 mês. Outra opção econômica é o Rail Pass, no qual você pode viajar para qualquer destino na Bélgica, sem restrições, durante 1 ano e está disponível em bilheterias ou máquinas de venda de bilhetes. E ainda tem o bilhete Weekend Ticket, oferecido pela empresa de trem que dá 50% de desconto no preço dos bilhetes. Entra em vigor às 19 horas da sexta-feira e vale para embarque até a noite do domingo.

Os hotéis são caros no país! Por isso, procure se hospedar perto de uma estação de metrô para facilitar a locomoção ou no centro. Há ótimos albergues nas grandes cidades belgas.

A Bélgica tem entre seus produtos típicos mais conhecidos como a cerveja e o chocolate. Especialmente nas ruas mais turísticas, estão espalhadas centenas de lojas de chocolate! As marcas mais famosas são Godiva (a mais cara), Galler, Neuhaus e Leonidas. O chocolate belga é reconhecido pelo alto padrão de qualidade na produção. Outros doces, como spéculoos (bolachinhas natalinas) e praline (castanhas caramelizadas), não são menos populares. Depois da refeição principal e antes da sobremesa é comum servir um dos queijos típicos da Bélgica.

A Bélgica é um dos países cervejeiros mais tradicionais junto com Alemanha, Áustria e República Tcheca. A cerveja belga figura entre as mais conhecidas e saborosas. Os belgas bebem uma média de 100 litros por ano! Na cidade belga de Leuven, a 25 km de Bruxelas, fica a Interbrew, fabricante da Stella Artois. A cervejaria Westvleteren Brewery tem sido repetidamente classificada como a melhor cerveja do mundo. Outras cervejas belgas conhecidas são Hoegaarden, Leffe, Chimay, La Binchoise ou Duvel Chimay. O país é famoso na Europa não só pela ampla produção da bebida, mas como pela realização de festivais como o Graspop Metal Meeting e o fabuloso Tomorrowland. Por isso, se você for um amante dessa bebida, esse é o país certo!

A maioria das cervejarias (em Flandres, Bruxelas e Valônia) são dirigidas, em sua maioria, pelos monges da Ordem Trapista, que produzem cervejas de qualidade excepcional, na forma tradicional e em pequena escala.

Outra boa opção é experimentar as com sabor de frutas que se assemelham mais a um vinho doce: a gueuze é a menos adocicada e a framboise tem sabor de framboesa. Em muitos bares, costumam oferecer frutos secos como acompanhamento das bebidas. Uma boa pedida é pedir uma tábua de queijos para acompanhar a cerveja, com mostarda e especiarias.

Não deixe de experimentar os queijos, waffles e as tradicionais batatas fritas com maionese que você encontra em vários restaurantes, lanchonetes e barraquinhas de rua. A batata faz parte da cozinha rústica típica do país! Os belgas juram ser os inventores das batatas fritas, servindo-as em abundância em pratos ou cones de papel.

Uma ótima maneira de economizar é pedir o plat du jour no almoço e o menu du jour no jantar. O waffle é o prato mais internacional da Bélgica. Há de dois tipos: os menores e mais crocantes e os de Bruxelas, maiores e mais consistentes. Você encontrará quiosques que vendem waffles por todo país.

Nas regiões costeiras, é comum servir pratos com peixe e frutos-do-mar. Um dos pratos tradicionais é o moules frites, ou mexilhões servidos com batatas fritas. Não deixe de provar o waterzooi, um guisado com peixe ou galinha, e a carbonnade, carne estufada com cerveja. Ambos aparecem no menu de quase todos os restaurantes belgas e são deliciosos!

Guarde suas moedas para caso precisar entrar num banheiro público. Será necessário ter entre 0,20 ou 0,50 centavos de euro para entrar nesses estabelecimentos.

Cidades na Bélgica

Antuérpia | Bruges | Bruxelas

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A Bélgica é um dos países mais tradicionais para cerveja!

Em Bruxelas, a comida mais vendida são as batatas belgas fritas!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

De hora em hora, pare o automóvel e desça com o cão

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Embarcando numa estação de trem na Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Programe uma viagem de trem pela Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus