O nome de Glenrio é uma combinação inusitada da palavra glen, “vale” estreito em inglês, com a espanhola rio. Fundada em 1903, quando a Companhia Ferroviária Rock Island construiu um canteiro de obras no local, atualmente Glenrio está praticamente deserta e deve ter não mais do que uma dúzia de habitantes. O único motel tem um nome curioso: First in Texas/Last in Texas!
Glenrio começou como uma comunidade agrícola por volta de 1905 e prosperou na década de 1920 com várias lojas, cafés e estabelecimentos de hospedagem. Havia até um jornal local, que fechou as portas em 1934. Algumas cenas do clássico longa “As vinhas da ira’’ foram filmadas em Glenrio. Hoje, a antiga comunidade é visitada apenas pelos turistas da Route 66. A cidade fica a 112 km de Amarillo a leste e a 41 km de Tucumcari a oeste.
Glenrio começou com a ferrovia Rock Island Railroad. Embora parte da cidade estivesse localizada no Texas e a outra no Novo México, o governo federal considerou Glenrio como sendo do território texano.
Em 1913, a Associação Ozark Trails organizou e começou a demarcar muitas rodovias que ligam vários estados americanos, incluindo o Novo México e o Texas. Em 1917, o hotel Glenrio começou a receber os hóspedes que vinham de carro ao longo do Ozark Trail. Naquele ponto, a trilha era suja estava e empoeirada ao sol e lamacenta na chuva. Em 1919, a estrada já estava marcada pela Ozark Trail ao longo da rota através de Glenrio. O Ozark Trail foi incorporado no sistema rodoviário dos Estados Unidos como parte da Route 66 em 1926.
Durante a década de 1930, a Route 66 foi transformada em uma estrada contínua de duas pistas em todo o Texas. Vários postos de gasolina, um novo restaurante e pelo menos, um motel foram construídos. Alguns edifícios do passado da cidade ferroviária de Glenrio foram movidos perto da nova rodovia, mas a maioria foi demolida ou ficou em ruínas.
Muitos prédios foram derrubados para a construção da Interstate 40. Mas, particularmente essa divisa tem uma história bastante triste para contar, que teve seu momento mais agudo durante a década de 1930. A Dust Bowl, em maio de 1934, uma violenta tempestade de areia que varreu os solos do Texas, Oklahoma, Kansas, Arkansas e Colorado. Para suportar a poeira, os habitantes tiveram que colocar toalhas molhadas nas janelas e todos, adultos e crianças, viram-se obrigados a cobrir ou ter o rosto coberto com panos também molhados.
No dia seguinte, estava tudo vermelho de sujeira, de terra, de areia. O vento soprava forte e levantava espessas nuvens vermelhas, de tal forma que as pessoas não conseguiam sequer ver o sol. As luzes das cidades tinham que permanecer sempre acesas, como se uma chuva forte estivesse chegando. As tempestades tornaram-se frequentes e um verdadeiro pesadelo para algumas famílias.
Antigos pequenos fazendeiros, que já haviam sofrido com a pobreza, perdido a terra e eram apenas trabalhadores a serviço de outros, viram afinal esgotarem-se todos os seus recursos. Restou-lhes apenas juntar a família e a mobília em qualquer veículo que tivessem e partir daquele lugar que parecia amaldiçoado pela natureza. Com eles, levaram também todos os pequenos comerciantes, que viviam em função destas comunidades.
Por causa do novelista John Steinbeck e do cineasta John Ford, a US Highway 66 ficou associada à memória da Grande Depressão. O livro “As vinhas da ira” descreve a viagem de uma família de Oklahoma rumo à Califórnia. No Texas, era comum então ver pessoas com colchões no teto dos carros vagando pela Route 66. Os migrantes tinham consciência do problema que estavam vivendo.
Os anos da Depressão foram muito difíceis, embora alguns negócios tenham conseguido florescer. Numa época em que a vida de famílias inteiras desestruturava-se, a Route 66 representava ainda mais fortemente a esperança por algo melhor adiante. As pessoas juntavam o que tinham e tentavam a sorte ao longo da mother road.
Em 1945, a cidade tinha uma população de apenas 30 pessoas e as empresas eram turísticas. A cidade não sobreviveu e foi ignorada pela Interstate 40, quando esta substituiu a Route 66 e as pessoas foram se mudaram para o Novo México. O golpe final veio com o fechamento do depósito Rock Island em 1955.
Quando se passa pelas intermináveis planícies texanas, percebe-se com clareza o papel protagonizado pela estrada. Ela ligava áreas que necessitavam de um contato com o resto da civilização para se desenvolverem. Locais perdidos no meio do mapa voltaram ao anonimato quando a Route 66 foi desativada oficialmente. No entanto, guardam ainda um trunfo precioso: tornaram-se para sempre personagens da história de um mito, revivido a todo o momento por pessoas como eu e tantas outras que entendem que a Route 66 nunca deixará de representar um estilo, uma filosofia de vida, e uma parte fundamental da própria história americana.
A cidade de Glenrio deve ser explorada e cada construção sua registrada. Listo aqui a parada de caminhão Russells Truck & Travel Center, que tem uma lojinha de conveniências com bastante coisas de comer pra levar durante sua viagem e alguns objetos diferentes para ver, o atendimento é excepcional! E resumo aqui várias construções reunidas ao longo da Ghost Town, na Main Street. Este lugar consta no Registro Nacional de Lugares Históricos. Não deixe de explorá-la, com vários postos de gasolina vintage, motéis e restaurantes da época em que a Route 66 era a rainha de todas as estradas e do imaginário americano. Por ali, somam-se cerca de 17 prédios abandonados, entre eles State Line Bar e motel (na divisa com o Novo México), o correio, o tanque de água e o posto Texaco.
Próxima para, o estado do Novo México. Ainda há muito para se ver!
Cidades na Route 66 do estado do Texas
Shamrock | Mc Lean (TX)| Groom | Amarillo | Vega | Adrian | Glenrio
Estados que fazem parte da Route 66
Outras cidades nos Estados Unidos
Atlantic City | Boston | Hartford | Las Vegas | Miami | Newport (RI) | Nova York | Orlando | Washington
Países nas Américas
Argentina |
Bolívia |
Chile |
Curacao |
Estados Unidos |
Peru |
Uruguai
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