Início Lugares Inesquecíveis Américas El Chaltén é a capital nacional dos trekkings e de esportes outdoor

El Chaltén é a capital nacional dos trekkings e de esportes outdoor

COMPARTILHE

El Chaltén é uma cidadezinha minúscula e a mais nova da  Argentina. Foi fundada em 1985 para manter a soberania da Argentina sobre territórios na disputada fronteira patagônica com o Chile. É também vizinha de El Calafate, na província de Santa Cruz, próxima à Cordilheira dos Andes.

A principal atividade econômica local é o turismo gerado pela parte norte do Parque Nacional Los Glaciares e suas belíssimas paisagens montanhosas. O lugar é cercado de natureza ainda selvagem e suas montanhas mais emblemáticas são o Monte Fitz Roy (3.450 metros) ou Cerro El Chaltén, que deu o nome à cidade, e o Cerro Torre, considerado por muitos a montanha mais difícil do mundo, além das incríveis Laguna Capri e Laguna Torre.

Esta cidade, que no inverno abriga 500 moradores, é um dos principais destinos para montanhistas e amantes do trekking de todo o mundo, na temporada de verão. A cidade é chamada de Capital Nacional dos Trekkings e atrai os turistas pelas magníficas montanhas, lagos e glaciares e oferece dezenas de trilhas gratuitas. Além disso, é uma das principais regiões de prática de esportes outdoor e ecoturismo na Argentina.

Para quem chega ali, através da Ruta 23, a região mostra-se como uma paisagem que se assemelha ao cenário do filme O Senhor dos Anéis. Porém, é ainda mais importante centro de atração de montanhistas. Suas montanhas, desde a década de 1940, atraem os mais destacados praticantes desse esporte que, fascinados por suas paredes de rocha e gelo, vinham para esse ponto da cordilheira andina sem cidade de apoio próxima.

A porção argentina da Patagônia foi um dos lugares mais surpreendentes que eu já estive! Além das montanhas que envolvem El Chaltén, há belos mirantes, lagunas, geleiras e cachoeiras. Muito visitada por mochileiros, é um destino perfeito para jovens amantes de trekking, escalada e fotografia.

Os meses de novembro a março (primavera e verão) são os melhores para visitar a região, quando o clima é menos frio, os dias são mais longos e a ocorrência de dias de sol e céu limpo são maiores. Nos meses de junho e julho, o frio é intenso, com ventos fortes e dias mais curtos. No inverno, tudo fecha. Neste período, esquiar é o principal atrativo, o local recebe menos visitantes e os preços são menores. De outubro a maio, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e visitas ao Glaciar Perito Moreno. Janeiro é o mês mais quente.

Na cidade, só existem minimercados e poucas opções para compras, obviamente mais caras. Alugue um carro na Patagônia argentina, pois as distâncias são longas e os valores de coletivos e traslados são elevados. Considere mesmo a opção de alugar um carro e dividir entre amigos, caso esteja viajando em grupo, porque a viagem ficará melhor e mais barata.

El Chaltén é minúscula! Procure ficar no ‘centrinho’, onde tem tudo. Na via principal, a Av. San Martín, há vários hotéis simples, lojas de equipamentos de montanhismo e camping, restaurantes e bares frequentados por aventureiros. Nas minhas caminhadas atrás de oportunidades nas lojas, encontrei um preço muito bom em pedras semipreciosas que valem a pena. Boa opção para presentear!

Em El Chaltén, há uma enorme variedade de trilhas que podem ser feitas por conta própria. É uma experiência inesquecível curtir paisagens grandiosas que incluem florestas de clima frio e picos nevados. Fique atento à sua forma física e disposição para eventualmente enfrentar longos trechos de caminhada sob chuva e vento forte e gelado.

Para chegar na cidade, passar por El Calafate (215 km) é imprescindível! De carro pegue a RP 11, a RN 40 e a RP 23. A maior parte do caminho é de cascalho. De ônibus a partir de El Calafate são 3 horas de viagem e este sai de El Calafate diariamente às 8h e volta de El Chaltén às 18h. Existem excursões “bate-e-volta” saindo de El Calafate, mas são cansativas e você não tem tempo de fazer nada em El Chaltén em um único dia. Por avião, o aeroporto mais perto é o de El Calafate.

Outras cidades na Argentina

Buenos Aires | El Calafate | Mendoza | Rosário

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional

Leia mais

A Patagônia uma das regiões mais belas e selvagens do mundo!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

A maior economia da sua viagem poderá ser a passagem aérea

Fique de olho para embarcar e não ter problemas

Evite ficar hospedado diante do principal cartão postal da cidade

Carregue um mapa e não se perca

Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis

Converse com seus amigos abertamente sobre dinheiro

Para viajar mais é necessário planejar

Evitar ração, água ou outro alimento para o pet 4 horas antes da viagem

Evite situações extremas por não cumprir com as normas de cada país

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus