Início Europa Alemanha Düsseldorf é uma daquelas cidades que você se apaixona à primeira vista

Düsseldorf é uma daquelas cidades que você se apaixona à primeira vista

COMPARTILHE

Düsseldorf está localizada ao longo do rio Reno. Tem uma população de 650 mil habitantes e é a nona maior cidade do paí, além de um importante centro cultural. É considerada uma das 10 melhores cidades para se viver! Apresenta a terceira maior colônia japonesa da Europa e muitos bancos e corporações japoneses têm suas sedes europeias em Düsseldorf. Fica a 50 km de Colônia, 185 km de Frankfurt, 340 km de Hamburgo, 480 km de Berlim, 487 km de Munique e 490 km de Dresden.

A cidade é, depois de Frankfurt, o segundo maior centro financeiro da Alemanha. Düsseldorf não é apenas conhecida como um centro das indústrias alemãs de propaganda, mas também tem se tornado um dos maiores centros de telecomunicação. Em Düsseldorf, os números impressionam. Há 400 agências de publicidade, entre elas as três das maiores da Alemanha: Grupos BBDO, Publicis e Grey. Conta com 200 editoras, cerca de 170 instituições financeiras nacionais e internacionais, 130 agências de seguro e uma das maiores bolsas de valores da Alemanha.

A cidade realiza anualmente mais de 25 feiras e exposições e é famosa por sua vida noturna, carnaval, eventos, locais para compras e feiras de comércio como a Boot Messe, o maior salão náutico europeu. Todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas visitam a Kirmes, feira de diversões que funciona por 9 dias no verão. Düsseldorf tem o título de metrópole fashion do país, é considerada um dos centros da moda na Europa e realiza uma das maiores feiras do mundo no setor.

O Aeroporto Internacional de Düsseldorf é o terceiro maior da Alemanha e oferece conexões para 175 destinos no mundo. Está localizado a 15 km da principal estação ferroviária, Düsseldorf Hauptbahnhof, ou a 12 minutos de metrô (linhas S7 ou S11). De carro, ônibus ou táxi, levam-se 20 minutos.

Düsseldorf está entre as cidades com uma das redes de transporte mais eficientes do mundo. Além disso, seu tamanho menor tamanho e localização reduz significativamente o congestionamento e garante a bem desenvolvida infraestrutura de transporte, com mínimos riscos de congestionamento do tráfego. A estação Düsseldorf Hauptbahnhof trabalha com diversos tipos de trens (S-Bahn, Regionalbahn e Regional Express). A redes de ônibus, bonde e metrô são gerenciadas pela Rheinbahn AG. Existe também uma rede ferroviária suburbana, a S-Bahn.

A maioria dos destinos em Düsseldorf pode ser alcançado pelo transporte local. Os bilhetes devem ser comprados e carimbados antes de usar o serviço de transporte. São adquiridos nas máquinas de venda automática nos bondes ou paradas do metrô. Para os trens como Regionalbahn ou Regionalexpress, há uma máquina antes de subir as escadas para a plataforma, que é onde você deve carimbar o seu bilhete. Há tipos diferentes de bilhete e as instruções da máquina estão somente em alemão. Existem tipos de bilhetes mais importantes. O bilhete de curta viagem (kurzstrecke) valem por 30 minutos e tem 4 paragens (em cada máquina de venda automática, há uma lista dizendo para onde se pode ir com ele). O bilhete A-Class, ou preisstufe A, é adequado para alcançar destinos dentro de Düsseldorf, válido por 90 minutos. O bilhete  diário (preisstufe A/ Tagesticket) vale até às 2h da manhã do dia seguinte. Os bilhetes para as regiões designadas por B, C e D são destinados às áreas suburbanas. Os principais pontos turísticos e estabelecimentos estão localizados na área A.

A falta de carimbo do bilhete nas máquinas apropriadas resultará em uma multa local ou sendo levada para uma estação de polícia pela segurança onde a polícia solicitará seu I.D. como o seu passaporte para uma acusação posterior. Argumentos como não ser alemão, não entender o idioma ou o sistema ser complicado, ou o fato de ter comprado um ingresso não serão aceitos como desculpa: se não estiver marcado, não é válido, e viajar com um bilhete não estampado é considerado infração.

Dirigir no centro de Düsseldorf exige o mesmo que em muitas outras grandes cidades alemãs. Os carros têm um adesivo que declara a categoria da poluição. O centro da cidade não é grande e para ir de uma atração à outra uma boa ideia é caminhar ou fazer passeios de bicicleta, pois a cidade é plana e é uma delícia pedalar às margens do Reno!

A cidade foi bastante destruída na Segunda Guerra Mundial e há poucos edifícios antigos. É interessante iniciar um roteiro a pé pela manhã logo cedo a partir da Cidade Velha (Altstadt, metrô U-Bahn Heinrich-Heine-Allee). Comece pela Basílica de St. Lambertus e vá até o coração da cidade, a Burgplatz, às margens do Reno. A pequena Cidade Velha tem mais de 300 bares, cafés e casas de cerveja concentrados ali. Pelo caminho, as atrações que você encontrará são o museu contemporâneo KIT, os tortos e divertidos prédios-conceito do arquiteto Frank Gehry, algumas cervejarias, esculturas, jardins, restaurantes e pubs. Na área central e histórica, a feirinha de Markt am Carlsplatz merece uma visita, assim como seus arredores.

A forma mais barata e simples de conhecer a cidade é adquirindo o Düsseldorf Card (bilhete turístico). Há opções para uma pessoa só ou para grupos/família. Este cartão concede uso ilimitado de bondes, ônibus e todos os trens/metrô sem sobretaxas (RE, RB, S-Bahn, 2ª classe) dentro da zona A da cidade, incluindo o aeroporto, e oferece descontos ou gratuidade em entradas nas atrações por 24, 48 ou 72 horas após a validação. Pode ser comprado nas máquinas de bilhetes. Um guia para descontos está disponível nos centros de informações turísticas.

Os pratos típicos da região são imperdíveis, dá vontade de experimentar todos! Entre eles, o düsseldorfer senfrostbraten (carne de porco assada na mostarda), rheinischer sauerbraten (carne picada com passas), halve hahn (banana com centeio, fatia de queijo, mostarda e pepino) ou ähzezupp (sopa de ervilha) oferecidos em toda parte dentro da Cidade Velha. O killepitsch é um licor local de cor vermelho-sangue aromatizado com ervas e feito a partir da combinação de 90 tipos de frutas, bagas, ervas e especiarias! Bebericar uma weissbier é sempre uma opção à prova de erros. Já uma altbier, cerveja escura por causa do trigo queimado, esquenta até a mais gélida das criaturas!

As cervejarias são uma atração a parte e um ótimo local para fazer as refeições. A cerveja símbolo de Düsseldorf é a alt. Na tradução, “alt” significa “velho”, pois identifica o antigo processo de alta fermentação de fabricar a cerveja. Aliás, Düsseldorf é a guardiã do velho estilo alemão de fazer cerveja! Para quem deseja mergulhar no mundo da altbier a dica é fazer um tour guiado que deve ser agendado no Centro de Informações Turísticas.

Düsseldorf é conhecida por seus muitos bares na área do centro da cidade (Altstadt). Na verdade, muitas pessoas se referem ao Altstadt como o “bar mais longo do mundo”. Ali, a altbier é servida em pequenos copos, disponível praticamente em qualquer restaurante da cidade. Na Altstadt, você pode desfrutar de outros tipos como cervejas Schlüssel, Uerige, Schumacher e Füchschen. Bolkerstrasse, Flingerstrasse (Uerige), Ratingestrasse e Kurzestrasse são as principais ruas onde você encontra todos os tipos de pubs e cervejarias. Uma variação da altbier é chamada de krefelder, ou seja, cerveja com Coca-Cola.

Durante os meses de verão, a Altstadt ganha vida após o dia intenso de trabalho. Especialmente nas noites de quarta-feira na Ratingerstrasse. Neste dia da semana, a rua fica repleta de pessoas e ganha uma gostosa atmosfera. Se você tiver a chance de ir, não perca!

Além da Altstadt, há muitos outros lugares ao redor da cidade para desfrutar de cerveja ou cocktails também. Durante os últimos anos, o Medienhafen (Media Harbour) tornou-se um dos bairros mais populares, especialmente no verão. Outras áreas não turísticas incluem Pempelfort (Nordstrasse), Unterbilk (Loretto Strasse, Düsselstrasse), Oberkassel (Luegallee) e Düsseltal (Retherstrasse).

No Bairro da Mídia (Medien Hafen), estão localizadas agências de publicidade, escritórios de design e hotéis-conceito. Aproveite para descansar nas praças centrais como Stiftsplatz, Marktplatz, Burgplatz, RauPlatz ou Carlsplatz.

Fazer uma caminhada ao longo do rio Reno no calçadão de Düsseldorf é um agradável passeio com uma bela vista. Essa parte da cidade é muito animada para se tomar uma boa cerveja!

Uma dica para explorar a cidade é fazer o tour no ônibus vermelho turístico de dois andares, o Hop On-Hop Off. O passeio dura 90 minutos e é possível que você desça em qualquer parada e explore seus lugares favoritos. Durante o percurso, saiba mais sobre cada atração e a história da cidade através de fones de ouvido (dez idiomas) ou de guias turísticos ao vivo.

Düsseldorf é considerada a cidade mais fashion da Alemanha e, mesmo que você não tenha intenção de fazer compras, não deixe de fazer um passeio na Königsallee, a mais movimentada. A Fonte de Netuno, por onde correm as águas do rio Düssel que divide a Königsallee, é o cartão postal da avenida. É referida às vezes como “Champs-Élysées de Alemanha”. Outra atração por ali é o Warenhaus Tietz, antigo armazém em estilo art nouveau onde funciona uma das filiais da loja de departamentos mais famosa da Alemanha, a Galeria Kaufhof. O shopping Shadow Arkadien fica na esquina da Königsallee com a Schadowstrasse. Esta última é a maior rua comercial de Dusseldorf com cerca de 200 lojas, desde a Karstadt (que vende de vestuário a artigos de papelaria) até a Peek & Cloppenburg (cadeia local de roupas e acessórios).

A cidade tem uma forte rivalidade com a vizinha Colônia, especialmente em relação às comparações entre as cervejas locais. Colônia é quase o dobro do tamanho de Düsseldorf em termos de população. Düsseldorf é uma potência econômica e capital do estado. Se você foi a Colônia, tente evitar qualquer comparação entre as duas cidades.

Düsseldorf é geralmente tão segura quanto outras cidades europeias de tamanho similar. No entanto, os arredores da estação ferroviária central podem ser um pouco intimidantes, especialmente à noite devido à presença de viciados. Os homens solteiros não brancos podem muitas vezes ser negados a entrar em bares, devido a ocorrências comuns de brigas entre a população turca ou do Oriente Médio. Em tal incidência, não discuta com essas turmas.

Outras cidades na Alemanha

Berlim | Bonn | Bremen | Colônia | Frankfurt | Hamburgo | Hannover | Munique | Stuttgart | Nuremberg

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Horário de funcionamento do comércio na Europa

A teoria do rio principal e seus afluentes

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Estratégia de Guerra dos Vikings

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

A viagem é como a vida em miniatura

Leve os documentos de seu bicho de estimação

Índice Big Mac

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

A energia dentro da pirâmide no Egito

A esfinge e as pirâmides

 

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus