Início Lugares Inesquecíveis Europa A Noruega é multicultural e encanta os viajantes com suas belezas naturais

A Noruega é multicultural e encanta os viajantes com suas belezas naturais

COMPARTILHE

Este país da Península Escandinava tem em torno de 5 milhões de pessoas. A língua oficial é o norueguês, um idioma de origem germânica muito próximo do dinamarquês e sueco. Possui uma área de 385 199 km², com mais de 150 mil ilhas. Ao sul, a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak. Etimologistas acreditam que o nome do país significa “o caminho para o norte” (ou o “caminho do norte”), que em nórdico antigo teria sido nor veg ou *norð vegr. O nome nórdico antigo para Noruega era Noregr, o anglo-saxão Norþ weg e latim medieval Northvegia.

A Noruega é considerada o “país mais feliz” do mundo, com base em critérios de liberdade, honestidade, generosidade, bem-estar e saúde. Prepare-se para uma viagem por um país com muita natureza! Aproveite cada uma das regiões da Noruega e seus sabores característicos. Na Noruega, atividades ao ar livre fazem parte da rotina o ano todo.

Os noruegueses possuem o segundo maior PIB per capita nominal (depois de Luxemburgo) e o terceiro maior PIB per capita do mundo. A Noruega se manteve em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por anos. A maioria dos noruegueses falam bem o inglês, sobretudo os mais jovens. Muitos também aprenderam alemão, francês ou espanhol na escola, mas o nível de fluência varia. A moeda norueguesa chama-se kroner, com abreviação NOK.

O custo de vida na Noruega é de 30% maior do que nos Estados Unidos e 25% maior que no Reino Unido. O padrão de vida do país está entre os maiores do mundo. A Noruega é uma nação voltada para a navegação e tem a 6ª maior frota mercante mundial.

A voltagem no país é de 220 volts AC (50 Hz) e eles também adotam o padrão de tomada europeu continental. Quase toda a energia utilizada na Noruega é gerada por hidrelétricas.

Seu clima proporciona verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve. Diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país que fica à beira dos Mares do Norte e da Noruega é aquecida pela Corrente do Golfo, fazendo com que as temperaturas sejam um pouco maiores do que 0°C, mesmo em janeiro, e com mais precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen.

A Noruega tem atrações o ano todo, mas depende muito do seu interesse e tempo disponível. Se quiser ver a aurora boreal, a melhor época é no final de janeiro. Se quiser ver o sol da meia-noite, os meses entre maio e julho são propícios. Se o objetivo for aproveitar os parques e atrações ao ar livre, o ideal é viajar entre junho e agosto. Para esquiar, vá entre novembro e março. Como é um local gelado, o período ideal para ir para lá é de maio a setembro.

O tempo no país é susceptível a mudanças drásticas de um dia para o outro. Com isso em mente, traga uma seleção de várias camadas de roupa! Desta maneira é possível remover ou adicionar camadas de roupa dependendo da temperatura. Além disso, traga ao menos um suéter grosso, um casaco impermeável e/ou guarda-chuva, além de calçados confortáveis, botas ou tênis.

Se você viaja durante o inverno, irá precisar de um sobretudo, cachecol, luvas e sapatos aquecidos ou botas. Durante o outono e primavera, você poderá precaver-se trazendo calças impermeáveis e botas. Para o verão, vista trajes mais leves, mas lembre-se de que as noites podem ser mais frias, sobretudo nas montanhas.

Muitas pessoas acreditam que a Noruega seja um país caro e, em muitos aspectos, a informação procede. No entanto, é bem provável que não tenham tentado economizar em nenhum momento. É totalmente possível desfrutar da Noruega sem acabar com sua conta de poupança ou estourar o limite de seu cartão de crédito. Há uma série de dicas e truques que você poderá adotar em sua estratégia econômica e que não impedirão que você aproveite o que há de melhor na Noruega.

Existe uma recompensa para quem planeja e pesquisa com antecedência: muitas atrações são gratuitas durante todo o ano e muitos museus oferecem dias de entrada-livre durante a semana. Passe nos escritórios turísticos locais para saber dessas informações. Geralmente, nestes locais são distribuídas listas de atrações e atividades grátis.

Onde quer que você esteja, caminhadas na montanha e roteiros ciclísticos conferem uma perspectiva especial à sua viagem e são atividades gratuitas.

No seu planejamento, reserve uma semana para explorar as belezas do país, mas caso isso não seja possível, foque apenas numa região. Entre as principais cidades para se visitar estão Bergen, Alesund, Oslo, Stavanger, Trondheim e Tromsø.

O acesso à internet é bom na maioria das cidades e vilarejos, seja pelo uso do plano de dados do telefone ou conexão Wi-fi nos cafés e outras áreas públicas. A cobertura de dados no telefone pode ser instável em áreas mais remotas. Muitos hotéis oferecem acesso gratuito à internet nos quartos. No entanto, se a conexão é imprescindível para você, recomendamos que você consulte o hotel antes de confirmar a reserva.  Muitos ônibus expressos e trens oferecem Wi-fi a bordo, mas normalmente exigem registro e tem capacidade limitada.

A principal porta de entrada do país por via aérea é o Aeroporto Internacional de Oslo, localizado a cerca de 50 km ao norte da capital, com partida para maioria dos países europeus e alguns destinos intercontinentais.

A viagem de trem entre Oslo e Estocolmo deve ser feita durante o dia, pois proporciona uma das mais incríveis paisagens europeias! É um país multicultural e cheio de imigrantes, o que facilita a adaptação dos viajantes.

Devido à baixa densidade populacional, o transporte público norueguês está menos desenvolvido que em muitos países europeus, sobretudo fora das cidades. Como tal, a Noruega tem uma tradição antiga de transporte aquático, mas o Ministério dos Transportes e Comunicações tem voltado seus esforços na implementação de transportes ferroviário, rodoviário e aéreo através de numerosas filiais a fim de desenvolver esta infraestrutura para o país.

Existem muitas estações de pedágio na Noruega e, a maioria, utiliza dispositivos automáticos. Todos os motoristas, independentemente de sua nacionalidade, devem efetuar o pagamento de pedágio nas estradas norueguesas. O método de pagamento para visitantes (Visitor’s payment) em todos os portões de pedágio na Noruega mudou. Agora você paga via EPC (Euro Parking Collection).

Viajar de ônibus, trem ou avião na Noruega pode surpreender pelos bons preços quando a compra dos bilhetes é efetuada com antecedência. Para cada embarque, poucos bilhetes são disponibilizados com preços especiais. Por isso, seja rápido e pesquise bem antes de comprar!

Para se locomover, é preciso alguns cuidados. Se estiver nos seus planos percorrer grandes distâncias, a melhor opção é o avião. Caso a distância for mínima, o carro é a melhor pedida, pois as estradas são boas e seguras. O trem é uma boa escolha, pois existem várias possibilidades e destinos disponíveis. Se o trem não chegar ao destino, o ônibus pode ser a solução, mas não é econômico.

Uma boa opção é adquirir o Eurail Scandinavia Pass, o passe mais abrangente para explorar a Noruega e países como Dinamarca, Finlândia e Suécia. Este oferece viagens ilimitadas por 3, 4, 5 e 8 dias dentro de um mês, por um preço fixo. Também dispõe de descontos em hotéis, viagens de ferry, ingressos de museus e passagens aéreas para vôos domésticos.

Viaje na baixa temporada e encontre acomodação mais barata e minimize o risco de encontrar atrações superlotadas. Não existem taxas para quem acampa em áreas de camping, desde que consideradas as regras sobre o direito de acesso. Outras alternativas  razoáveis para locais de estadia incluem hostels ou uma das muitas opções de cabanas de montanha pelo país.

As acomodações não são muito econômicas, por isso os albergues são alternativas recomendáveis e existe em torno de 100 no país. Todos oferecem um excelente café da manhã e são confortáveis. Lembre-se que estamos num país de 1º mundo e sua referência deve mudar.

Para comer no país gasta-se muito, por isso procure as cafeterias que são mais econômicas ou os restaurantes self-service. Os supermercados sempre são uma ótima dica para prejudicar seu bolso e se alimentar saudavelmente. Os que costumam praticar os melhores preços são o Rema 1000, Kiwi e Rimi. Se estiver hospedado em um hostel, você terá acesso às cozinhas e, por isso, fazer suas próprias refeições pode significar uma bela economia. Aproveite para se acabar de comer salmão, delicioso e barato.

Na Noruega, as pessoas fazem quatro refeições por dia: café da manhã, almoço leve, chá das 17h e um jantar pesado. A refeição mais econômica é o almoço, principalmente se pedir o prato do dia.

Como uma nação de fazendeiros e pescadores, a Noruega é famosa pela diversidade e simplicidade de sua culinária, muitas vezes associada ao bacalhau. Mas, batatas e diversos tipos de peixes, pães, bagas, cereais e queijos são largamente consumidos no país. Entre alguns dos pratos típicos, cito os gostosos gravlaks (salmão marinado com ervas servido cru) e o brunost (variação de queijo feito com soro do leite). O lutefisk talvez seja, digamos, a iguaria mais polêmica aqui. Trata-se de um peixe branco que foi tratado com soda cáustica. Isso mesmo! Mas, calma, o uso da soda é somente para tratamento da carne e esta é removida totalmente para o consumo. E pode garantir, porque os noruegueses são muito preocupados com isso. O peixe, como era de se esperar, fica desmanchando na boca!

Comprar sua comida nos supermercados, ao invés de pagar contas em restaurantes, permite economizar muito dinheiro. Para economizar ainda mais, não compre água engarrafada, pois a água nas torneiras é apropriada para o consumo em toda a Noruega. A maior parte das águas que correm nas florestas e montanhas da Noruega é limpa e potável. No entanto, recomenda-se não consumir água em áreas de pastagens ou degelo de geleiras, que podem conter microrganismos nocivos.

A idade mínima para a compra de vinho ou cerveja na Noruega é 18 anos. Para destilados, a idade mínima é 20 anos. Cerveja pode ser encontrada na maioria das lojas, porém apenas antes das 20h nos dias de semana ou 18h aos sábados. Para vinho, destilados e cervejas mais fortes, você deverá visitar um dos postos de venda Vinmonopolet, encontrados nas maiores cidades e vilarejos.  Fumar é proibido na maioria dos ambientes fechados. Isso inclui hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos onde comida e bebida são servidos. É preciso ter mais de 18 anos para comprar tabaco na Noruega.

Para uma balada com bons preços na cidade, descubra onde os estudantes comem e bebem e siga seus passos. Traga sua identificação de estudante, se tiver alguma. Pequenos restaurantes asiáticos garantem boas opções de comida e são, geralmente, mais baratos que estabelecimentos mais sofisticados.

Os feriados públicos na Noruega são o Ano Novo (1º de janeiro), Dia do Trabalho (1º de maio), Dia da Constituição (17 de maio), Natal e Dia de Santo Estêvão (25-26 de dezembro). Alguns feriados móveis são a Páscoa, Dia da Ascenção e Domingo de Pentecostes.  A maioria das lojas estarão fechadas nestes dias e o transporte público pode estar operando com capacidade e frequência reduzida. Muitos restaurantes e bares estarão abertos, exceto durante o Natal, dia de Santo Estêvão e Ano Novo. Muitos museus abrem aos domingos e alguns feriados, porém encontram-se fechados nas segundas-feiras seguintes.

Certifique-se de que cumprirá todas as Instruções da Autoridade de Segurança Alimentar da Noruega com antecedência à sua viagem. Cães e furões de países membros da União Europeia deverão ter passaporte de animais de estimação, identificação com todas as vacinas antirrábicas. Cães necessitam certificação de tratamento contra tênias com no mínimo 24 ou máximo 120 horas antes do desembarque. Pequenos roedores, aves de gaiola e coelhos devem estar acompanhados de permissão válida emitida pela Autoridade de Segurança Alimentar da Noruega. Algumas raças de cães são proibidas na Noruega. O país é um dos poucos países que erradicaram a raiva canina graças à ampla política informativa e regras severas.

A maioria dos ambientes GLBT e ofertas são encontrados nas grandes cidades como Oslo, Bergen e Trondheim.

Por não ser um destino barato, talvez você tenha que fazer algumas concessões e reservas com antecedência para tentar conseguir as melhores tarifas. Para quem ainda é estudante, lembre-se de levar o Cartão de Identidade Internacional de Estudantes (ISIC), que sempre apresenta algumas vantagens.

Cidades na Noruega

Oslo

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Não é preciso ser nenhum expert para viajar barato na Europa

Para viajar pela Europa é necessário ter um passaporte válido por mais de 6 meses

A diversidade europeia se reflete na sua rede ferroviária

Embarcando numa estação de trem na Europa

O sistema ferroviário da Europa é um exemplo para o mundo

Na Europa, devolva o carro onde o alugou

Chegando em uma nova cidade na Europa

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Qual será o meio de transporte que você e seu bichinho usarão?

Estratégia de Guerra dos Vikings

A teoria do rio principal e seus afluentes

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus