Início Matérias Comportamentais Livro Nazaré O menino Jesus brincava nessas terras na infância

O menino Jesus brincava nessas terras na infância

COMPARTILHE

Em Nazaré, a próxima parada era a igreja ortodoxa grega de São Gabriel, onde, segundo os relatos, existia uma fonte na qual Maria recolhia água para uso doméstico; junto a ela, teve o primeiro contato com o anjo.

O prédio era simples por fora, mas muito bem decorado por dentro. Nas paredes, desfilavam vários quadros com passagens bíblicas, prevalecendo a figura do anjo Gabriel. No altar de mármore, destacava-se uma inscrição em latim: “Verbum caro hic factum est”, que significa “aqui o verbo foi feito matéria”. Perto dali, erguia-se uma coluna antiga assinalando o lugar onde o anjo teria realizado sua aparição. A fonte sagrada fluía do interior da igreja e escoava no Centro de Nazaré.

O som da água da fonte sobrepunha-se ao silêncio do ambiente. Sentei-me para rezar ao lado do “poço de Maria”. A água caindo transformara-se em música, mas a melodia contínua parecia querer me dizer algo que não conseguia compreender. Rezei com uma força imensa. As circunstâncias fizeram com que entrasse em uma espécie de transe: não percebia o tempo passar; apenas olhava para o horizonte e retornava às preces, agradecendo o fato de ter uma vida saudável e digna. Já se configurava que essa viagem seria também interior, e, portanto, de roteiros inesperados e impossíveis de serem de todo planejados. Não poderia haver um destino específico.

Só sabia que enquanto meu corpo não pedisse para dormir, deveria estar atento. Essa seria, ainda, uma aventura de descoberta da minha fé, de entender até onde ela seria capaz de me levar. Fiquei quieto por alguns minutos até constatar que a chuva parara novamente. De volta à rua, pedi informações a várias pessoas sobre opções de restaurantes e todas me perguntaram se estava em grupo.

Quando dizia que viajava sozinho, elas se surpreendiam, provavelmente porque o mais comum fosse a presença de grupos de excursões. Enfim, decidi-me por um pequeno restaurante. Feito o pedido, veio a comida e uma surpresa. Algo estranho estava acontecendo comigo; não sabia como explicar, mas nunca tivera aquela sensação vinda “de repente”. Embora faminto, não sentia o gosto de nada. Meus movimentos eram lentos, descompassados. A atenção voltara-se toda para a tarefa de reter ao máximo na memória as imagens que havia visto. O peito era um vulcão prestes a explodir, inundando o meu corpo com a sua lava de vontade de viver. Queria compreender o sentido da vida.

Terminei logo a refeição, decidido a ir ao templo onde Jesus afirmou que ele era o Todo-Poderoso e o povo ameaçou expulsá-lo da cidade: “Nenhum profeta é bem recebido na sua própria Terra” (Lucas 4:24). Hoje, ali situava-se a igreja sinagoga católica grega, perto da basílica da Anunciação. Ao que parece, esta talvez tenha sido a última vez que Maria viu Jesus em Nazaré. Depois de pregar na sinagoga, ele foi atacado e quiseram lançá-lo de um precipício nas cercanias da cidade. Maria teria testemunhado essa prefiguração da paixão de Cristo e, cheia de aflição e dor, rezava enquanto o observava de uma colina.

Fui conhecer o mercado árabe, composto de ruas de pedestres onde se vendia de tudo. Ao caminhar por aquelas vielas estreitas e barulhentas, não podia deixar de imaginar o Menino Jesus brincando por elas na infância. Dei com algumas crianças correndo alegres e comecei a visualizar a cena com a participação do pequeno Nazareno, como se uma máquina do tempo me jogasse para quase dois mil anos atrás.

Cidade em Israel

Nazaré

País no Oriente Médio

 Israel

Leia mais

No Monte Tabor houve a transfiguração diante dos discípulos

Na basílica da Anunciação o anjo Gabriel encontrou Maria

Em Caná, Jesus realizou o seu primeiro milagre

A igreja da Sagrada Família foi à carpintaria de José

Nazaré é conhecida como a Flor da Galileia

Motivação para viajar pela Terra Santa

Jesus era alegre? Sentia medo?

Faça uma viagem econômica na Terra Santa

Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança

Viagem de incentivo- Terra Santa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Hostels abrem as portas também com a finalidade de trocar experiências

Os brasileiros viajam cada vez mais de avião

Não tem nada melhor do que férias com os filhos

Tente economizar em serviços que você mesmo pode realizar em casa

Cuidado com o quê você veste e com os cumprimentos!

Montar a mala é como um quebra-cabeça

Viajar sozinha pode ser muito melhor que você imagina

Ao invés de cismar com um destino deixe o destino escolher você

Tire cópia de seus documentos e guarde

Respeite algumas regras ao hospedar-se num hotel

Eu já fiz muita amizade quando fiz meu primeiro mochilão

Você é quem decide

Alguns cuidados na Terra Santa

Quem eram os autores dos evangelhos?

Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária

Você sabe de que Jesus morreu?

Novo Testamento: Versículos referentes aos locais sagrados

Tempo de viagem de carro entre cidades na Terra Santa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus