Início Lugares Inesquecíveis Europa Genebra é conhecida como a capital da paz

Genebra é conhecida como a capital da paz

COMPARTILHE

Genebra  é uma cidade da Suíça, localizada no oeste do país, localizada às margens do Lago Léman (ou Lago Genebra), Genebra (Genève ou Genf) é a segunda maior cidade suíça. Cerca de 45% de seus 200 mil habitantes são estrangeiros provenientes de 180 países diferentes, o que a torna uma cidade multicultural. É cortada pelo rio Rhone, pertinho da fronteira com a França.

É a capital mais diplomática do mundo, pois lá estão várias sedes de Organizações Mundiais importantes como a ONU, a OMS, a Cruz Vermelha e a UNESCO.fazendo com que a cidade tenha a alcunha de “Cidade da Paz, uma vez que lá foram assinadas diversos tratados em prol da paz mundial. É considerada um dos mais importantes centros financeiros e a terceira cidade com maior qualidade de vida do mundo. Já figurou como a quinta cidade mais cara para se viver.

Genebra foi o berço de Voltaire, o local que abrigou o então refugiado Lenin, onde Rousseau se rebelou, o lugar onde foi criado o monstro Frankenstein e onde Calvin iniciou a Reforma protestante.

É uma cidade propícia para ser visitada em qualquer época do ano. No geral, o tempo é bem ameno. As temperaturas despencam para 3ºC no mês mais frio (janeiro) e alcançam até 23ºC no mês mais quente (julho).

Um dia é suficiente para explorar a maior parte das atrações, no entanto, você pode ficar 2 ou 3 dias em Genebra caso queira conhecer tudo. A cidade é pequena e fácil de se locomover a pé ou através de transporte público. Quando hospedar-se em um hotel, albergue ou camping solicite o cartão de transporte gratuito (Geneva Transport Card) que dá direito ao uso de tram, ônibus ou barcos (Mouettes Genevoises) e é ilimitado durante todo o período da estadia. Outra ideia interessante é tornar Genebra uma base para fazer bate-e-volta para algumas cidades da região.

Genebra tem O Aeroporto Internacional de Genebra (GVA) situado a apenas 6 km da estação de trens Gare Cornavin no centro. A cada 12 minutos sai um trem da estação ferroviária do aeroporto. É possível tomar um trem gratuitamente! É só pegar a passagem numa máquina de venda de bilhetes situada na área onde ficam as esteiras de bagagens. Essa passagem tem a duração de 80 minutos e permite usar não só o trem, mas todo o sistema de transporte público. O aeroporto também disponibiliza diversos acessos para o centro como os ônibus 5, 10, 23 e 28 (15 min de viagem).

Os trens internacionais que saem de Genebra incluem o francês SNCF e as estradas de ferro nacionais suíças trabalham com o serviço TGV-Lyria de alta velocidade. Há um serviço direto de Genebra para Paris (570 km) com um tempo de viagem de três horas, bem como para Lyon (2h), Avignon (3h), Marselha (3h30) e Nice (6h30). Existe uma ligação direta entre Milão e Genebra, atravessando os Alpes quatro vezes por dia. Uma vez por dia, este serviço EuroCity (EC) liga diretamente Genebra a Veneza via Milão.

Genebra é uma ótima cidade para se locomover de bicicleta. Com exceção da cidade velha, a cidade é bastante plana e, embora existam algumas ruas perigosas para andar, quase sempre há uma rota segura e rápida para o seu destino. Uma organização social chamada Genèveroule empresta bicicletas gratuitamente (por quatro horas e depois uma taxa por hora extra), de 30 de abril a 30 de outubro. Um passaporte ou bilhete de identidade deve ser exibido e um depósito reembolsável é exigido. Seis estações estão localizadas ao longo do lago, atrás da estação ferroviária, em Eaux-Vives (Terrassière), na Plaine de Plainpalais e em Carouge. Embora este serviço seja bastante conveniente, certifique-se de trazer identificação e contato, incluindo o número de telefone do hotel, para acelerar a papelada.

A cidade velha pode ser facilmente visitada a pé, começando em qualquer lugar ao redor da doca de barco turístico no lago Geneva, ou se você vem da estação Cornavin, vá até a ilha Bel-Air e continue em frente até a cidade velha. Atravessando a ponte (Pont du Mont Blanc), você chegará ao Jardim Inglês com o famoso relógio de flores e uma fonte de água de bronze esculpida. Então você pode atravessar a rua (Quai de General Guisan) e subir a colina (na Place du Port e Rue de la Fontaine) e subir a longa passagem da escada e acabar por trás da Catedral de São Pedro. Depois de visitar a catedral, que é o marco mais conhecido de Genebra, você sai do pátio e fica bem em frente à Prefeitura de Genebra. A partir daí, você pode facilmente caminhar até o Bastions Park, onde você encontrará o famoso memorial da Reformation Wall. Este parque é muito calmo e romântico, especialmente no início do outono, quando as folhas começam a cair.

O melhor local para se hospedar é na região central, pois como Genebra é pequena dá pra fazer quase tudo a pé. Se você ficar em um hotel, pousada ou acampamento, você terá transporte público gratuito. Eu explico: normalmente, você receberá um cartão Unireso Geneva Transport no momento do check-in quer será autorizado para uso durante toda sua estadia. É necessário carregar seu passaporte com você  para garantir a validade. O bilhete é válido nos trens até o aeroporto. Um passe é válido por 15 dias no máximo e também no dia da saída do seu local de estadia, o que é útil se você tiver um voo e quiser passear ou fazer compras.

Há muitos hotéis em Genebra, mas poucos econômicos. Há muitos ao redor da estação ferroviária central de Cornavin que oferecem um preço melhor. Para os preços baixos do hotel, experimente as cidades francesas periféricas de Annemasse ou Gaillard, que são convenientemente acessíveis através do transporte público de Gare Cornavin. É mais difícil encontrar hospedagem durante grandes conferências internacionais e feiras. Vale a pena fazer pesquisas para ver se sua chegada coincide com um desses eventos.

Você encontrará que, na maioria das vezes, os hotéis na área do aeroporto são mais baratos do que os que são centrais. Os hotéis são normalmente calmos e possuem melhores instalações do que os hotéis centrais, e o transporte público fica a cerca de 15 minutos do centro da cidade. No entanto, se você estiver trabalhando ou participando de uma conferência em um local em outro lugar da cidade, você precisará verificar se ele está a uma curta distância de um hotel da área do aeroporto ou você pode precisar ir para a cidade e pegar um ônibus / bonde para voltar ao seu destino.

Genebra tem um grande número de restaurantes para uma cidade do seu tamanho, e devido  a comunidade internacional há mais variedade do que você encontrará na maioria das cidades suíças. Em contrapartida, Genebra é possivelmente a a cidade mais cara que encontrará. Além disso, pode ser bastante difícil encontrar comida no domingo à noite, por isso pode valer a pena planejar ou apenas visitar a região mais turística perto da estação de trem. Se você tem a possibilidade de cozinhar sua própria comida essa é uma boa ideia para economizar dinheiro. Se você ficar por um período mais longo, é uma boa ideia fazer viagens de compras para supermercados na França, onde muitos alimentos custam menos da metade do que fazem em Genebra.

Existem alguns supermercados de boa qualidade que não são muito caros como o Migros, Manor ou Coop, e são a opção mais econômica para uma refeição. A cozinha suíça é conhecida por ser muito saborosa e à base de laticínios e legumes. Não deixe de saborear alguns dos extraordinários pratos típicos da cidade e da Suíça, como o fondue (de queijo, de carne, de legumes, de chocolate!), a raclette (queijo, batatas e bacon), a batata rosti, também conhecida como batata suíça, os gratins (pratos gratinados no forno) e os emancés (ensopados).

Durante a sua estadia abuse dos queijos, existem mil e uma qualidades para todos os gostos! Lembre-se que ali é fabricado o melhor chocolate do mundo e prove a variedade enorme que o país oferece e que se encontra à venda em lojas, supermercados ou em chocolatarias próprias com visitas guiadas e oferta de amostras no final! As boulangeries (padarias) estão sempre cheias devido à quantidade enorme e deliciosa de bolos que oferecem. Tal como na vizinha França, os croissants suíços são maravilhosos!

Em Genebra, as atrações são próximas umas das outras. Uma excelente ideia é conhecer os museus na sua maioria gratuitos. A Rua Grand nº 40 foi o local onde nasceu o filósofo Jean Jacques Rousseau e é uma das grandes atrações da cidade. Recomendo realizar um tour a pé pela Cidade Velha e suas ruelas charmosas. Pelo caminho, fora os vários pontos turísticos como a Catedral de Saint-Pierre (de onde se tem uma bela vista do topo!), há muitos restaurantes, e bares, galerias de arte, lojas para todos os gostos e bolsos e muito mais! O lago Léman merece ser explorado com uma boa caminhada às suas margens. Aproveite a vista para admirar os Alpes franceses que cercam a paisagem, como o Mont-Blanc, o mais alto da Europa.

Genebra tem uma rede de quatro linhas de bonde: 12, 14, 15 e 18. Três delas passam pelo principal centro de transporte, na estação ferroviária Cornavin, e todos eles têm uma estação perto da Place Bel-Air ao lado da Cidade Velha. Se não recebeu um cartão TPG / Unireso do seu hotel, terá de comprar um bilhete de uma das máquinas localizados em cada paragem antes de embarcar no transporte. Estes bilhetes cobrem bondes e ônibus.

Genebra é uma boa cidade para se pedalar. Com exceção da Cidade Velha, Genebra é razoavelmente plana, e embora haja algumas ruas mais movimentadas, há quase sempre uma rota segura e rápida para seu passeio. Uma organização social chamada Genèveroule empresta bicicletas gratuitamente por quatro horas. Para ter acesso a este serviço é necessário ter em mãos sua identidade e informações de contato, incluindo o número de telefone do hotel, para fazer um cadastro.

Procure fazer um passeio de barco atravessando o lago de uma margem à outra usando os mouettes (táxi aquático) por um preço bem econômico. Para quem ficar mais tempo, há a opção de fazer um passeio de barco que demora um dia inteiro, visitando várias cidades suíças e francesas que ficam na margem. No verão, os parques e os cais ao longo da margem são palcos de apresentações com música gratuita.

Para usufruir da cidade gastando pouco, uma dica é adquirir o Geneva Pass que dá acesso a várias atrações turísticas, tours, atividades culturais, transporte de graça e vários descontos. Está disponível para uso em 24, 48 ou 72 horas. Entre as atrações e atividades que saem de graça estão o ônibus turístico, um walking tour pela Cidade Velha (Old Town), passeio de barco pelo lago ou no teleférico em Mont-Salève e entradas nos museus da Cruz Vermelha, Patek Philippe, o MIR (Museu Internacional da Reforma), entre outros.

Para fazer suas compras a sugestão é explorar as ruas du Rhône, a de Rive e adjacências. Na cidade, encontra-se a Manor e a Globus,  duas grandes lojas de departamentos que vale a visita.

A cidade não possui muitas acomodações econômicas por isso procure aplicar um day train.

Cidades na Suíça

Basel  | Berna | Genebra | Zurique | Lucerna

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Zurique a terra dos relógios, queijos e canivetes!

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil

Viajar com os pequenos não é tão complicado assim

Caso alguma coisa não saia conforme o plano, improvise

Caso alguma coisa não saia conforme o plano, improvise

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

Qual a sua medida de realização?

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

Chegando em uma nova cidade na Europa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus