Início Lugares Inesquecíveis Europa Estocolmo é uma das capitais mais charmosas e agradáveis da Europa

Estocolmo é uma das capitais mais charmosas e agradáveis da Europa

COMPARTILHE

Estocolmo é a capital e maior cidade da Suécia. Com quase 2 milhões de habitantes, é famosa por ser uma das capitais europeias mais charmosas. Uma vez que a cidade está situada sobre 14 ilhas conhecidas por sua beleza e ligada por 57 pontes, Estocolmo é destino certo de turistas de todo o mundo, e até recebeu o apelido de “Veneza do Norte”.

O nome Stockholm nasce da junção de dois nomes; a primeira parte, stock,  significa literalmente “tronco de madeira”, que pode ser relacionada com uma palavra do antigo alemão (stock), que significa “fortificação”; a segunda parte, holm, significa “ilha”, referindo-se à ilhota de Helgeandsholmen na zona central de Estocolmo, onde a cidade surgiu.

Estocolmo é conhecida pelos seus edifícios e monumentos  extremamente bem preservados, arborizados parques, sua riquíssima vida cultural e gastronômica e pela excelente qualidade de vida que oferece a seus moradores. Há décadas, Estocolmo figura como uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de 9 milhões de turistas internacionais anualmente. Nos últimos anos, tem sido citada entre as cidades mais “habitáveis” do mundo, sendo uma das mais limpas,  organizadas e seguras do planeta.

A capital sueca encanta seus visitantes mostrando uma harmonia perfeita entre o clássico e o moderno. Cerca de 30% da cidade está coberta de canais e outros 30% são ocupados por parques e zonas verdes, proporcionando à cidade um clima mais favorável do que se deveria esperar, principalmente devido à elevada latitude no contexto europeu.

A qualidade do ar é a quarta melhor das capitais europeias, atrás de Zurique, Copenhagem e Viena. Com cerca de 80 mil estudantes universitários em mais de vinte universidades e faculdades, Estocolmo é a maior cidade universitária dos países nórdicos.

Estocolmo é servida pelos aeroportos de Bromma e Arlanda. O primeiro opera com voos domésticos e alguns poucos destinos internacionais. O segundo conecta a capital sueca a diversos destinos internacionais. O Aeroporto Internacional Arlanda fica a aproximadamente 40 km do centro. É possível fazer esse trajeto de ônibus, com saídas a cada 5 ou 10 minutos e duração de 40 minutos, ou com o trem pela Arlanda Express que parte para a estação central a cada 10 a 15 minutos.

Apesar de sua localização no norte, Estocolmo tem temperaturas bastante suaves durante todo o ano. Como resultado de sua latitude norte, a cidade goza de uma média de quase 2.000 horas de sol por ano! A precipitação anual média é de 539 mm, sendo que julho e agosto são os meses mais chuvosos.

As melhores épocas para visitar Estocolmo são no verão, final da primavera ou início do outono. Durante os meses de dezembro a março, é comum a ocorrência de nevascas que cobrem a cidade durante várias semanas. As temperaturas ficam entre 0° C e -25°C e o sol se põe às 15h30. No verão, os dias costumam durar mais e as atrações costumam ficar abertas até mais tarde. As temperaturas são mais agradáveis e variam de 15°C a 23°C.

Estocolmo é uma cidade culturalmente diversa e altamente desenvolvida, mas que conseguiu manter o charme do passado. O ideal é se hospedar o mais próximo possível do Gamla Stan, onde estão as principais atrações e onde é possível sentir o clima mais medieval da cidade. O Gamla Stan é o centro velho da cidade e a parte mais bonita de Estocolmo. É um bom local para iniciar o seu tour, pois possui uma arquitetura muito peculiar.

A cidade tem belíssimos jardins, como o Kungsträdgärden, edifícios históricos e importantes museus. Estocolmo tem muitas atrações turísticas espetaculares, que vão desde a arquitetura interessante da Prefeitura à beleza natural do arquipélago. Nos vários palácios (Palácio Real, Museu de Arte Moderna, Museu Nacional e vários outros) os visitantes podem entrar em contato próximo com as tradições da monarquia sueca.

Estocolmo tem mais de 70 museus, que vão desde os grandes em tamanho até os muitos especializados, incluindo o Fjärilshuset (The Butterfly House), o Spritmuseet (museu que conta sobre a cultura do álcool e tem uma exposição interativa interessante que envolve o seu sentido olfativo!) e o Dansmuseet (museu de dança, teatro, arte e fotografia), apenas cintando alguns. Vale a pena visitar o Museu Vasa, com o seu navio de guerra do século 17, e o museu ao ar livre Skansen, que é mais antigo do mundo nesta categoria!

Além de ser uma grande cidade com uma vida cultural ativa, Estocolmo, enquanto capital, também abriga várias das instituições culturais da Suécia, incluindo teatros, ópera e museus. Há dois prédios que são classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade, de acordo com a UNESCO: o Palácio Drottningholm e o Skogskyrkogården. Estocolmo já foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura.

A capital sueca também oferece oportunidades para desfrutar da arte contemporânea, além dos museus, em galerias, salas de exposição e até lugares públicos. O metrô de Estocolmo tem muitas peças artísticas em suas estações e promove-se como “a mais longa exposição de arte do mundo”. Algumas das instalações mais interessantes incluem a caverna azul da estação Kungsträdgården, os gigantes desenhos da estação Östermalmstorg e as lindas instalações futurísticas da estação Tekniska Högskolan. Nos subúrbios, a estação de Rissne tem como chamariz um cronograma fascinante da história da humanidade gravada em suas paredes, repletas de desenhos e escritos.

Uma dica para conhecer a cidade é fazer o tour com o ônibus de dois andares Hop-on hop-off, aquele que lhe permite entrar e sair quantas vezes você quiser em pontos ao longo da rota para admirar melhor e fotografar e, depois, subir no ônibus seguinte sem adicionais. A turnê passa em alguns dos principais pontos turísticos, mas apenas na parte central e oriental da cidade. Outra opção é o Free Tour Stockholm, um passeio grátis que começa a partir da grande escadaria em Sergels torg e leva 1h30.

Existem inúmeros serviços domésticos diretos para Estocolmo da maioria das grandes cidades. Os principais são os serviços X2000 de alta velocidade das cidades de Gotemburgo (3h), Malmö (4h30h), Sundsvall (3h30) e Östersund (5h). Os trens convencionais seguem na maior parte as mesmas rotas e são ligeiramente mais lentos. Trens noturnos domésticos estão disponíveis de Malmö, e das cidades do norte de Luleå, de Kiruna e de Umeå. A linha ferroviária tem algumas vistas muito bonitas ao sul de Estocolmo, passando por várias pontes.

A cidade de Estocolmo têm um amplo sistema de transporte público. Consiste no Metropolitano de Estocolmo, com três sistemas ferroviários regionais ou suburbanos: trem urbano (Pendeltåg), Roslagsbanan e Saltsjöbanan; mais um grande número de linhas de ônibus e uma linha de barco. Todo o setor de transporte público de Estocolmo são organizados pelo Storstockholms Lokaltrafik. O tráfego de barco do arquipélago é manipulado pelo Waxholmsbolaget.

Estocolmo tem um sistema municipal comum de bilhetes, que permite se deslocar com facilidade entre os diferentes tipos de transporte. Os bilhetes são de dois tipos: o simples e o cartão de viagens, ambos permitindo ilimitadas viagens dentro da cidade e em todo o Condado de Estocolmo durante a validade do bilhete. Bilhetes únicos estão disponíveis em forma de bilhetes numerados, unidades de bilhete individual pré-pago, conjunto de bilhetes de 10 unidades, bilhetes por SMS e máquina de tíquetes. Bilhetes numerados comprados no ponto de embarque são os mais caros e os bilhetes pré-pagos de 10 unidades são os mais baratos. O prazo de validade de um cartão depende, pode ser durante 24 horas ou um ano. Bilhetes de todos os tipos estão disponíveis com preço reduzido para menores de 20 anos e maiores de 65 anos.

O metrô da capital conta com 3 linhas e percorre 110 km. Cada estação é muito bonita, limpa e bem cuidada. Estocolmo tem um sistema de metrô chamado Tunnelbana, comumente abreviado T-bana. Com exatamente 100 estações, a extensa malha alcança tanto a região central quanto o subúrbio. Os trens funcionam das 5h à 1h diariamente. O metrô é a maneira mais rápida de viajar para muitos subúrbios não servidos por trens suburbanos, bem como oferecem uma vista panorâmica da ponte entre Gamla Stan e Slussen!

Os ônibus noturnos substituem os trens nos dias de semana. O ônibus é uma opção de transporte interessante e as principais linhas são as 47 e 69.

Estocolmo tem linhas regulares marítimas para Helsinque e Turku (Terminado denominado Finlandsfärjan), Tallinn, Riga, e para as ilhas Åland. Até 1998, existia uma ligação direta para São Petersburgo, hoje em dia é preciso pegar um barco até Helsinque e, de lá, outro para São Petersburgo. O grande arquipélago de Estocolmo e servido pelos barcos da empresa Waxholmsbolaget.

Uma ideia para economizar é adquirir o Stockholm Pass, que inclui a entrada em mais de 80 atrações e museus, além de passeios de barco e de ônibus. Quem o adquire também pode acrescentar ao passe um travel card que permite viagens ilimitadas de metrô, bonde, ônibus e barco, pelo período de 1, 2, 3 ou 5 dias.

O ciclismo é uma opção atraente durante as estações quentes. Pedalando, se deslocar pelo centro da cidade leva mais de 30 minutos, e pode ser mais rápido do que andar de metrô ou carro.  A cidade tem ciclovias aos montes, além de propiciar um cenário muito agradável para pedalar. Há ciclovias ao longo das principais ruas e os motoristas são atenciosos para com os ciclistas. No inverno, quando os caminhos podem ser cobertos por gelo, deve ser tomado cuidado extra para não derrapar e tomar aquele tombo. Certifique-se de pedalar no lado direito da rua, assim como os carros.

A cidade é conhecida por sua boa culinária. Devido à forte imigração, a cidade têm comidas típicas da Ásia, Itália,  França, Espanha, Grécia e da Escandinávia, entre outros.

Estocolmo possui uma grande variedade de restaurantes. No entanto, jantar em ali pode sair caro. Experimente ficar atento a placa “dagens ratt” presa às janelas de restaurantes e cafés. Isso significa “prato do dia”, normalmente servido a um preço acessível. Na maioria dos lugares, o preço total inclui um buffet de saladas, pão e manteiga, água e café. Os locais mais caros estão no centro e os mais baratos nos subúrbios. Muitos restaurantes de comida asiática, indiana ou mexicana são baratos e oferecem o “tudo o que você pode comer” no buffet do almoço.

As atitudes em relação à homossexualidade são geralmente tolerantes. No verão, a cidade promove o Festival Anual do orgulho LGBT, ou Stockholm Pride, a maior do gênero em toda a Escandinávia.

Estocolmo tem preços de hotel bastante típicos para as regiões nórdicas. Os hotéis localizados longe do centro da cidade são geralmente mais baratos, assim como albergues e quartos privados sem banheiro privativo. Tente encontrar um perto do transporte público. Como em outras grandes cidades europeias, os serviços de aluguel de apartamentos, como o Airbnb, oferecem opções competitivas em comparação aos hotéis tradicionais.

Ao procurar por albergues recomenda-se reserva antecipada, especialmente durante o verão, e para aqueles no centro da cidade. Estocolmo tem alguns albergues espetaculares, como af Chapman em Skeppsholmen, Långholmen, Jumbostay em Arlanda e Best Hostel no cais da Cidade Velha. O menor custo por cama pode ser encontrado nos cruzeiros do Mar Báltico.

A maioria dos hotéis e pousadas oferecem o desjejum incluso no preço da diária, o que facilita muito. Mesmo assim procure economizar indo aos supermercados, pois continua sendo a melhor maneira de poupar para gastar em passeios ou comprinhas extras. Aproveite as feiras livres e mercados abertos públicos para saborear as delícias da culinária da cidade e conhecer mais o povo!

Estocolmo é uma cidade segura por padrões internacionais. Como em outras cidades, no entanto, você deve evitar caminhadas noturnas através de áreas desertas ou parques não iluminados. Especialmente à noite, evite os subúrbios no extremo sul do  Norsborg da linha vermelha do metrô, bem como o extremo norte da linha azul, já que o crime é abundante nessas áreas, elevado para os rígidos padrões escandinavos.

Estocolmo tem uma excitante vida noturna. Os suecos tendem a tomar um excesso de bebida e, como de costume, o álcool pode alimentar a violência.

A maioria dos crimes contra turistas são furtos por trombadinhas, roubo de bicicleta e vandalismo. Como sempre, não deixe itens valiosos em seu carro e cuide da bolsa em lugares lotados. A maioria das lojas e todas as principais empresas de táxi aceitam cartões de crédito e débito, portanto não há necessidade de carregar muito dinheiro. Esteja mais atento aos seus pertences em áreas lotadas, como festivais, casas noturnas, mercados, aeroportos e áreas de transporte público.

Cidades na Suécia
Estocolmo
Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

 

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

Leia mais

A tempestade no navio foi para esquecer

Em Oslo, o incrível Parque Frogner tem que estar em seu roteiro

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Uma Aventura Legal – Soluções Criativas

Viagem de incentivo – Egito

Viaje pela Europa gastando pouco e divertindo-se muito

O sacrifício para realizar a viagem pela Europa

Transformando um sonho numa viagem pela Europa

A maior economia da sua viagem poderá ser a passagem aérea

Algumas palavras úteis para ajudar na viagem pela Europa

Diferença horária entre o Brasil e a Europa

Distâncias quilométricas entre as principais cidades da Europa

Horário de funcionamento dos bancos na Europa

Média de preço de táxi para as regiões centrais das cidades na Europa

Temperatura média de algumas cidades da Europa

Use sua carteira de habilitação para ficar seguro

Evite ficar hospedado diante do principal cartão postal da cidade

Horário de funcionamento do comércio na Europa

Taxa de serviço cobrado em restaurantes na Europa

Chegando em uma nova cidade na Europa

Procure fazer um checklist de viagem

3 meses sem lavar minha calça jeans

Fazer compras no supermercado é a melhor opção

Quando tomar banho num albergue?

Faça seu marketing pessoal no albergue e divirta-se

A cantada do coelho erótico

Cuidados ao chegar muito cedo numa estação de trem

Estratégia para pegar uma cabine de trem

Programe uma viagem de trem pela Europa

Técnica de viagem pela Europa: daytrain

Desconfie de pessoas muito solícitas na viagem

A viagem é como a vida em miniatura

Índice Big Mac

Qual a sua medida de realização?

Despedida no aeroporto em Boston

Caçando camundongos no Basement

A energia dentro da pirâmide no Egito

A esfinge e as pirâmides

Chegando ao Egito pela primeira vez

Minha caravana de camelo pelo Deserto do Saara

O Colosso de Memnon é um exemplo da arte do antigo Egito

Uma aula de negociação de camelos no Egito

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus