Início Serviços na cidade Europa Londres – Atrações Gratuitas

Londres – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Inglaterra

Londres  | Oxford | Portsmouth

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tour a pé pela Trafalgar Square
Endereço: Trafalgar Square , Londres, Inglaterra
Comentário: É a principal Praça de Londres. Seu nome vem da batalha de Trafalgar, na qual os britânicos derrotaram as forças de Napoleão. Diversos monumentos estão espalhados pela Trafalgar Square. Do alto de uma coluna de 52 metros de altura, a estátua do Almirante Nelson (à direita), herói da batalha que derrotou em 1805 a frota de Napoleão, guardada por quatro leões de bronze em sua base. No fundo, está a National Gallery, um dos principais museus de arte do mundo. É um point importante para os londrinos, para comemorações públicas, shows, concertos. Vale a pena tomar um café e ficar vendo o mundo passar! Desça na estação de metrô Charing Cross (Bakerloo e Northern Line).
Viajando com Sergio Motta
Local: National Gallery
Endereço: Trafalgar Square, Londres, Inglaterra
Comentário: Fundada em 1824, abriga uma coleção de mais 2,3 mil pinturas. Quem visita o lugar pode apreciar os trabalhos de mestres como Leonardo, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Monet, Van Gogh e Picasso. Está entre os museus de arte mais visitados no mundo. O destaque fica para a obra “Os Girassóis” de Van Gogh. O viajante não tem como não encontrar a National Gallery, pois ela fica ali na Trafalgar Square, imponente. O museu fica aberto todos os dias das 10h às 18h. Nas sextas, em horário prolongado até as 21h. Fecha entre 24 a 26 de dezembro e 1 de janeiro. A entrada é gratuita. Pegue o metrô até Charing Cross (Northern e Bakerloo Lines).
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Britânico (British Museum)
Endereço: Great Russell St, Londres, Inglaterra
Comentário: Fundado em 1753 e aberto ao público em 1759, depois da aprovação do Rei Jorge II. No início, não era mais do que um amontoado de objetos sem nenhuma classificação ordenada. Já no século XIX, ficou estabelecido um modelo que se tornou quase obrigatório para todo museu moderno: exposições de entretenimento educacional combinadas a uma biblioteca para pesquisas dos eruditos e acadêmicos. Uma visita pelo Museu Britânico é obrigatória em qualquer lista de atrações na capital inglesa. Com um acervo de mais de 13 milhões de peças, o lugar é o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo. Ao longo de seus três andares, o espaço dispõe de fragmentos de praticamente todas as culturas já existentes no planeta. Pegue o metrô até a estação Tottenham Court Road (Northern e Central Line) e Holborn (Piccadilly e Central Line). Aberto diariamente das 10h às 17h30, e sextas-feiras até as 20h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio de Westminster (Parlamento)
Endereço: Westminster, Londres SW1A 0AA, Londres, Inglaterra
Comentário: Palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a dos Lordes e a dos Comuns). Fica situado na margem norte do Rio Tamisa. É possível visitá-lo e ainda assistir a uma seção de debates entre parlamentares, se houver uma quando você estiver lá. As principais instalações do prédio são as câmaras dos Lordes, onde ficavam os membros da família real e com títulos de nobreza; e a dos Comuns, ocupada pelos parlamentaristas e o Westminster Hall, usado atualmente para cerimônias públicas (UK Parliament / CreativeCommons). Desça na estação do metrô Westminster. Gratuito. Aberto de segunda a quinta a partir das 15h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Big Ben
Endereço: Westminster, Londres, Inglaterra
Comentário: Big Ben é o nome do sino que foi instalado no Palácio de Westminster em 1859, durante a gestão de Sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra. Suas 13 toneladas soam desde 1924! Apesar do termo também ser usado para se referir à torre do relógio onde o sino está localizado, a estrutura é oficialmente conhecida como Elizabeth Tower, rebatizada para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. A edificação possui o segundo maior relógio de quatro faces do mundo, erguida em estilo neogótico e com 96 metros de altura. Desça na estação do metrô Westminster.
Viajando com Sergio Motta
Local: Windsor Castle (Castelo de Windsor)
Endereço: Windsor , SL4 1NJ, Londres, Inglaterra
Comentário: Residência oficial da Rainha e o maior castelo ocupado do mundo. É palácio e fortaleza há mais de 900 anos. É possível visitar os apartamentos, suítes e alguns dos mais magníficos interiores no castelo, decorados com tesouros da Royal Collection, incluindo pinturas de Holbein, Rubens, Van Dyck e Lawrence, finas tapeçarias e porcelanas, esculturas e armaduras. Lindo!
Viajando com Sergio Motta
Local: Abadia de Westminster
Endereço: Deans Yd, 20 , Londres, Inglaterra
Comentário: Igreja em estilo gótico considerada a igreja mais importante de Londres e, algumas vezes, de toda a Inglaterra. É famosa mundialmente por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido. Também foi palco do funeral da eterna ‘Princesa’ Diana e casamento real do Príncipe William com Kate Middleton. Desça na estação do metrô Westminster ou St. James’s Park. A entrada é franca. Aberto de segunda a sexta das 9h20 às 16h, e domingo das 9h30 às 14h e das 15h45 às 17h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Troca de Guarda real no Palácio de Buckingham
Endereço: Buckingham Palace, Londres, Inglaterra
Comentário: Em frente ao Palácio de Buckingham, o procedimento de substituição dos guardas envolve manobras militares, marchas clássicas, músicas populares e grande competição para enxergar alguma coisa. No verão, a atividade acontece todo dia. No restante do ano, em dias alternados. Chegue com pelo menos 1 hora de antecedência para pegar um lugar bem legal. Começa às 11h30 e dura 45 minutos.
Viajando com Sergio Motta
Local: tour a pé pelo Hyde Park
Endereço: Hyde Park, Londres, Inglaterra
Comentário: Não deixe de passar no Hyde Park, o maior parque real de Londres, com 142 hectares. Sinta-se um verdadeiro lorde britânico desfrutando da natureza, fazendo um passeio de pedalinho no lago Serpentine ou andando de carruagem, Reconhecido como um dos Parques Reais de Londres, o local pertencia aos monarcas do Reino Unido antes de ser aberto ao público. Vindo de Notting Hill, você passará também pelo parque vizinho, o belíssimo Kensignton Gardens. Não deixe de passar pelo imponente Albert Memorial. Desça na estação do metrô Marble Arch / Hyde Park Corner / Queensway.
Viajando com Sergio Motta
Local: Imperial War Museum
Endereço: Lambeth Rd, Londres, Inglaterra
Comentário: Fundado em 1917 em memória aos tempos áureos do Império Britânico, o lugar tem todo o tipo de registro sobre os eventos: documentos, cartas, fotografias e até mesmo o vestuário dos soldados dos conflitos do início do século 20. Além disso, seu acervo possui réplicas de aviões, tanques, canhões e até mesmo um fragmento do muro de Berlim. Aberto das 10h às 18h, diariamente. Fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, todos os anos. Desça na estação do metrô Lambeth North (Bakerloo Line); Waterloo (Bakerloo, Northern, Jubilee Line); Southwark (Jubilee Line); Elephant & Castle (Bakerloo, Northern Line).
Viajando com Sergio Motta
Local: Tower Bridge
Endereço: Tower Bridge Rd, Londres, Inglaterra
Comentário: Com cerca de 800 anos é a ponte basculante mais famosa do mundo! Construída sobre o rio Tâmisa em 1894, oferece uma vista espetacular da cidade! A construção da ponte se fez necessária, pois a estreita London Bridge não era mais suficiente para a travessia de 20 mil veículos na cidade em ascensão no século 19. A exigência era que a construção ficasse com um estilo semelhante ao da Torre de Londres. As obras começaram em 1886. Possui 244 metros de comprimento e duas torres, cada uma com 65 metros de altura. É cruzada por 40 mil pessoas diariamente. Em média, a ponte se eleva 1 mil vezes por ano para as embarcações no Rio Tâmisa. Desça na estação do metrô Tower Hill (Circle e District Lines). Aberta diariamente das 10h às 18h30.
Viajando com Sergio Motta
Local: tour a pé pelo Piccadilly Circus
Endereço: No cruzamento das Ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Piccadilly Street e Haymarket Street, Londres, Inglaterra
Comentário: É um dos pontos turísticos mais fotografados de Londres. Não precisa nem questionar se vale a pena conhecer. Trata-se de uma daquelas fotos essenciais de quem passou pela cidade. Sua fama é decorrente da presença de painéis publicitários gigantes e da estátua de Eros, um anjo construído totalmente de alumínio. Nos arredores, encontram-se algumas das maiores lojas de marca do mundo. É também ponto de ligação a vários outros pontos concorridíssimos de Londres, como a Leicester Square, Trafalgar Square e Soho. Desça na estação de metrô Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines).
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Victória & Albert
Endereço: Cromwell Rd, Londres, Inglaterra
Comentário: Maior museu de artes decorativas e design. Dispõe de uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos, que mostram 5.000 anos de arte, desde os tempos antigos até ao presente. Possui a melhor coleção renascentista fora da Itália. Foi fundado em 1852. Gratuito. Aberto diariamente das 10h às 17h45. Às sextas, abre das10h às 22h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de Londres
Endereço: London Wall, 150, Londres, Inglaterra
Comentário: Inaugurado em 1976, fica a poucos minutos a pé da Catedral de São Paulo, junto ao núcleo urbano mais antigo de Londres conhecido como City. O museu retrata principalmente a história social londrina e seus habitantes. Desça na estação do metrô Barbican (Circle, Hammersmith & City e Metropolitan Line), St Paul’s (Central Line). Linhas de ônibus: 4, 8, 25, 56, 100, 25, 172, 242, 521. Aberto diariamente das 10h às 18h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Sir John Soane’s
Endereço: Lincoln's Inn Fields, 13, Londres, Inglaterra
Comentário: Edifício londrino projetado pelo arquiteto e colecionador John Soane (1753-1837), fincado no centro de Londres. A paixão de Soane pela Antiguidade Clássica pode ser vista nas 5.888 peças de sua coleção com objetos egípcios, gregos e romanos. A peça mais valiosa do museu é um sarcófago de alabastro do faraó Seti I, que foi comprado por ele em 1825. Gratuito e aberto de terça a sábado das 10h às 17h. Desça na estação do metrô Holborn.
Viajando com Sergio Motta
Local: Galeria Tate
Endereço: Millbank, Westminster, Londres, Inglaterra
Comentário: Um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea do mundo. Inaugurado no ano 2000, à beira do Tâmisa, na antiga estação de energia de Bankside. O museu faz parte do grupo Tate, conjunto de quatro galerias de arte. As obras expostas nos sete andares incluem grandes nomes como Picasso, Dalí, Monet, Miró e muitos outros artistas de peso. Gratuito. Domingo a quinta, das 10h às 18h. Sexta e sábado, das 10h às 22h. Desça na estação Southwark (Jubilee Line) ou Blackfriars (District e Circle Lines).
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de História Natural (Natural History Museum)
Endereço: Cromwell Rd, Londres, Inglaterra
Comentário: Tem 55 milhões espécies diferentes de animais! Somados à coleção de plantas, são 70 milhões de espécimes ao todo entre fósseis, slides de seres microscópicos, dinossauros, os esqueletos dos extintos Dodô, mamute e baleia-azul. Aberto de segunda a sábado 10h às 18h, e domingo das 11h às 18h. Desça na estação de metrô South Kensigton.
Viajando com Sergio Motta
Local: National Portrait Gallery
Endereço: St. Martin's Pl, Londres, Inglaterra
Comentário: Galeria de arte com vasto acervo que inclui caricaturas, pinturas, esculturas e fotografias, obras do século XV até os dias de hoje. Inaugurada em 1856, conta hoje com mais de 11 mil obras, sendo algumas delas verdadeiros símbolos do lugar como o quadro de Shakespeare e as fotos de Charles Dickens!
Viajando com Sergio Motta
Local: tour pelo Bairro Notting Hill
Endereço: Notting Hill , Londres, Inglaterra
Comentário: É um dos mais charmosos e típicos bairros residenciais de Londres, com muitas casas no estilo vitoriano. Chama a atenção pela limpeza, fácil acesso e pelo estilo das pessoas que ali vivem. Aos sábados, acontece uma feira especial de antiguidades, artesanato e alimentação em Portobello Road, com mais de 1000 vendedores. O bairro também é conhecido por sediar o Carnaval de Notting Hill, criado em 1964 pela numerosa comunidade jamaicana que vive no local. Desça na estação de metrô Notting Hill Gate.
Viajando com Sergio Motta
Local: Feira de Portobello Road
Endereço: Portobello Rd, 65, Londres, Inglaterra
Comentário: Uma das mais famosas feiras do mundo, a Portobello Road acontece aos sábados na capital britânica próxima ao charmoso distrito de Notting Hill. Barraquinhas vendem antiguidades, bugigangas, brechós e comida. O local é encantador e agradável. Este mercado a céu aberto é um daqueles lugares imprescindíveis em qualquer bom roteiro em Londres.
Viajando com Sergio Motta
Local: Camden Lock e feiras de Camden Town
Endereço: Camden Town, Londres, Inglaterra
Comentário: A Camden Lock é reúne uma das mais famosas feiras e mercados em Londres. O local oferece de tudo: artesanato curioso, roupas que oscilam das mais descoladas às mais bregas, peças de design divertidas, acessórios diversos, comidas típicas indianas e chinesas e boas cervejas. Estima-se que aproximadamente 100 mil turistas e nativos passem ao longo do Regent’s Canal para visitar Camden Lock todo fim de semana. Não deixe de visitar! Desça na estação de metrô Camden Town.
Viajando com Sergio Motta
Local: Borough Market
Endereço: Borough Market, Borough High St, Londres, Inglaterra
Comentário: Um mercado dedicado à comida mais antigo de Londres, com mais de 1000 anos de história. Hoje, é paraíso gourmet, cheio de lojas e restaurantes. Desça na estação do metrô London Bridge. Fechado aos domingos. As segundas e terças, apenas parte do mercado fica aberta, e de quarta a sábado, o mercado fecha cedo, às 17h. Apenas às sextas, vai até às 18h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Mercado Brick Lane
Endereço: Brick Lane, Londres, Inglaterra
Comentário: O Brick Lane Market, na Old Truman Brewery, abriga feiras de artistas e designers emergentes. Nas redondezas, lojas de antiguidades e peças vintage.
Viajando com Sergio Motta
Local: tour a pé pelo Parque Saint James
Endereço: Parque Saint James, Londres, Inglaterra
Comentário: O mais antigo dos Parques Reais fica bem no centro de Londres, entre o Big Ben e o Palácio de Buckingham, onde ocorre a famosa troca da guarda. Ao contrário do agitado Hyde Park, o lugar é ideal para um piquenique ou um passeio mais tranquilo, para curtir a vista e a calmaria bem no meio da metrópole. Projetado em estilo francês, os 23 hectares de área verde abrigam grande variedade de flores, além de um lago central com um aviário para cisnes, patos e gaivotas.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de Ciências (Science Museum)
Endereço: Exhibition Rd, Londres, Inglaterra
Comentário: Conta a história da ciência através de exemplos práticos com fotos, vídeos, computadores, hologramas e todo tipo de engenhosidade imaginável! A poucos passos do Museu de Ciências, você encontra o Museu de História Natural e o Victoria & Albert Museum, além do Royal Albert Hall e do Kensington Gardens, mais adiante. Visitação das 10h às 18h, diariamente. Fecha entre 24 a 26/12. Estação de metrô South Kensington (Circle, District e Piccadilly Lines).
Viajando com Sergio Motta
Local: Hamleys
Endereço: Regent Street, Londres, Inglaterra
Comentário: A maior loja de brinquedos do mundo! Conta com sete andares destinados às crianças de todas as idades! Devido ao seu tamanho, à beleza de sua fachada e à variedade de produtos que vende, recebe mais de 5 milhões de visitantes todo ano. No Natal, a loja ganha uma iluminação especial e se torna um ponto ainda mais turístico. Desça na estação do metrô Piccadilly Circus (Piccadilly e Bakerloo Lines) ou Oxford Circus (Bakerloo, Central e Victoria Lines). Horários de funcionamento: segunda a quarta, das 10h às 20h; quinta e sexta, das 10h às 21h; sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 12h à 18hs.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus