Início Europa Bélgica Bruxelas – Atrações Gratuitas

Bruxelas – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Bélgica

Antuérpia | Bruges | Bruxelas

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tour a pé pela Grand Place
Endereço: Grand Place, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Coração de Bruxelas e o lugar mais disputado da cidade, seus monumentos e edifícios datam do século XVII. Passar algumas horas ali, sentado e degustando uma cerveja belga rodeado de tanta história e o movimento dos turistas indo e vindo não tem preço! É considerada uma das praças mais bonita do mundo. À noite, os edifícios históricos iluminados nos transportam para um cenário mágico, de uma beleza irreal. Em agosto de cada ano par, é criado um tapete decorativo com mais de 500 mil begônias! Ali, não sabemos para onde olhar primeiro: Hotel de Ville, Maison Du Roi, Maison des Ducs de Brabant. Entre os números 1e 19 da praça encontra-se um conjunto de edifícios neoclássicos formado por seis casas: Le Pigeon, onde residiu o novelista francês Victor Hugo durante o seu exílio na Bélgica em 1852; Le Renard (1690), Le Cornet (1697) e Le Roy d´Espagne. O Le Roy d’Espagne é o bar mais famoso da Grand Place porque, além da cerveja, oferece uma vista privilegiada. Um busto de Carlos II da Espanha, soberano da Bélgica no século XVII, paira em sua fachada. À esquerda da prefeitura, há uma estátua de bronze de Everad’t Serclaes, executado no século XIV enquanto defendia Bruxelas. Dizem que dá sorte para quem passa a mão em seu braço.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio Real de Bruxelas
Endereço: Rue Brederode, 16, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Ao sul do Parque de Bruxelas, na parte mais alta da cidade, está um dos edifícios mais famosos da capital belga, o Palácio Real de Bruxelas (Palais Royal). É a sede da monarquia belga, onde estão instalados os escritórios dos reis, alguns ministérios, salas de reuniões oficiais e salas para os chefes de estado convidados. Desde 1831, não é mais a residência real, os reis moram no Palácio de Laejen nos arredores de Bruxelas. Sua construção começou no princípio do século XIX por ordem de Guilherme I, rei dos Países Baixos. Durante o reinado de Leopoldo II, o palácio sofreu muitas remodelações e ficou como visual atual. O horário de visita é de terça a domingo, das 10h30 às 17h. Na visita, são exibidos vários espaços do palácio. Metrô Parc, linhas 1 e 5. Parada obrigatória!
Viajando com Sergio Motta
Local: Parque de Bruxelas
Endereço: Rue de la Loi, 3, Bruxelas, Bélgica
Comentário: É o principal lugar onde os habitantes da cidade param para relaxar e escapar da correria do dia a dia. Durante a época medieval, os Duques de Brabante utilizavam a zona como terreno de caça até que, em 1770, a área foi renovada e adquiriu o aspecto que tem hoje: um tranquilo parque cheio de fontes, esculturas e caminhos. O Parque de Bruxelas é delimitado pelo Palácio Real ao sul, a Rua Ducale, o Palácio da Nação (sede do Parlamento Belga) e a Rua Royale. Bem próximos, estão os museus Reais de Belas Artes, o de Instrumentos Musicais e a Igreja de St-Jacques-sur-Coundenberg. Metrô Parc, linhas 1 e 5.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Real de Belas-Artes (Les Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique)
Endereço: Rue de La Régence, 3, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Os museus são formados pelos quatro centros mais famosos da Bélgica que, juntos, possuem mais de 20.000 pinturas, desenhos e esculturas que datam do princípio do século XV até a atualidade. Incrível! Aberto de terça a sexta, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 11h às 18h. Pegue o bonde nº 92, 93 ou 94 ou o ônibus nº 20, 34, 38, 71, 95 ou 96. Entrada franca. Metrô Central Station ou Park, linhas 1 e 5.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Real das Forças Armadas e da História Militar
Endereço: Parc du Cinquantenaire, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Museu com uma incrível diversidade de artefatos, armamentos e veículos militares. Vale muito à pena a visita para quem gosta dessa área.
Viajando com Sergio Motta
Local: Notre Dame du Sablon
Endereço: Place du Grand Sablon, Bruxelas, Bélgica
Comentário: A igreja em estilo gótico foi erguida entre os séculos 15 e 16. Bonita por fora e impressionante por dentro! Seus vitrais coloridos, arcos góticos nas paredes e duas capelas em estilo barroco são magníficos! Do outro lado da rua, a praça do final do século 19 é cercada por 48 colunas góticas com pequenas estátuas de bronze em cima, representando profissões antigas. Encravada no meio da praça, está uma fonte e um monumento de estilo neo-renascentista flamengo de 1864, cercado de 10 estátuas grandes. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. Sábados e domingos, das 10h às 19h. Bonde Petit Sablon, linhas 92 e 94.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio da Justiça (Palais de Justice)
Endereço: Praça Poelaert, 1, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Localizado no alto de uma colina, o imponente Palácio de Justiça, inaugurado em 1883, é conhecido por ser a maior construção do século 19. Sua imensa cúpula de 116 metros de altura pode ser avistada de toda a cidade! A poucos passos dali, fica a charmosa e boêmia região de Marolles, com seus bares típicos e o famoso mercado de pulgas, realizado todos os dias na Place Du Jeu de Balle. Turistas, curiosos e bons negociadores se acotovelam em busca de pequenos tesouros: móveis antigos, objetos de arte, roupa de segunda mão, discos, livros, etc. O Palácio da Justiça de Bruxelas é um dos maiores e mais impressionantes edifícios que podemos contemplar na Europa. Hoje em dia, abriga os tribunais de justiça da Bélgica. De segunda a sexta, das 8h às 17h. Fechado aos finais de semana e feriados. Metrô Estação Louise, linhas 2 e 6.
Viajando com Sergio Motta
Local: Parque do Cinquantenaire
Endereço: Metrô Merode ou Schuman, Bruxelas, Bélgica
Comentário: O maior da cidade. Lá você encontra o Arco do Triunfo do Cinquantenaire, o Centro Cultural Islâmico da Bélgica, um museu com artefatos arqueológicos da pré-história, além de um gostoso espaço para piqueniques.
Viajando com Sergio Motta
Local: Manneken Pis Manneken Pis
Endereço: Rue de l' Étuve, Bruxelas, Bélgica
Comentário: A poucos passos da Grand Place! A pequena escultura de bronze de 61 cm retrata um menino fazendo xixi. A estátua original foi construída em 1618 e está bem guardada na Maison Du Roi. Existem várias lendas que cercam sua origem. Você pode achar a fonte um pouco sem graça, mas a parte mais legal é quando a estátua é vestida com roupas de temas diversos, o que acontece toda semana. Caso tenha interesse, há na Grand Place há um museu com o "guarda-roupa" completo do Mannekin Pis.
Viajando com Sergio Motta
Local: Les Galeries Saint Hubert
Endereço: Galerie Du Roi, 5, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Primeira galeria comercial da Europa, aberta em 1847 pelo Rei Leopoldo I. O espaço tem 200 metros de comprimento, 8 metros de altura e é coberto por uma enorme cúpula de vidro, o que faz dela uma das mais bonitas do continente. As mais de 50 lojas ficam dispostas dos 2 lados da galeria.
Viajando com Sergio Motta
Local: St. Michael e St. Gudula Cathedral (Cathedrale St-Michel et Ste-Gudule)
Endereço: Place Sainte-Gudule, Bruxelas, Bélgica
Comentário: Uma das mais bonitas catedrais da Europa, localizada no alto do monte Treurenberg. Considerada a primeira igreja do país, data do século 15. O nome faz referência aos santos padroeiros da Bélgica. Da base da escadaria, é possível ver boa parte da cidade. O interior impressiona por sua arquitetura gótica, pelo comprimento e altura do salão, vitrais gigantes e esculturas. Destaques para os 49 sinos do campanário (que fazem um barulho danado!) e o órgão gigante, com incríveis 4.300 tubos. No subsolo, há uma cripta com as fundações da capela do século 11, que também pode ser visitada. Horário de funcionamento: segunda à sexta das 7hs às 18hs, sábado das 8h30 às 18hs (visitas até às 15h30), domingo das 8h30 às 18hs (visitas até às 14h30) Metrô Parcor Gare Centrale, linhas 1 e 5.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus