Início Matérias Comportamentais Livro Nazaré Em Tagba, Jesus operou o milagre da multiplicação dos pães

Em Tagba, Jesus operou o milagre da multiplicação dos pães

COMPARTILHE

Deixei o jardim e fui observar a vista panorâmica da região. À direita, localizei Tiberíades, mas distante. Na mesma direção, mais perto do monte, estava Tagba, onde Jesus operou o milagre da multiplicação dos pães. Do outro lado, ficava Cafarnaum, cidade de muitos dos sermões. O caminho para Tagba não oferecia dificuldades.

Uma rota de terra batida levava diretamente ao sítio histórico e, como para baixo todo santo ajuda, resolvi descer e ir até lá. Para tanto, voltei a pé pela estrada bem conservada. O dia continuava nublado. A beleza da paisagem natural, emoldurada pelo deslumbrante mar da Galileia, me dava uma sensação de felicidade ímpar. O som do silêncio convidava à reflexão.

Tagba é o nome árabe para Heptapegon, que significa “sete fontes” em grego. Foi palco de curas, milagres e ensinamentos de Jesus. Lá, ele pediu a Pedro que atirasse a rede ao mar em pleno dia, pois lhe garantiria a sobrevivência, trazendo-lhe grande quantidade de peixes.

Embora o horário usual para esse tipo de pesca seja à noite, Pedro deixou de lado o seu conhecimento, a sua experiência ou a sua habilidade, para entregar-se ao que Jesus dizia. A palavra do Mestre tinha o valor de um compromisso, embora não a compreendesse. A resposta do pescador foi bastante significativa: “Sobre a tua palavra o farei.” E o milagre aconteceu: os peixes pularam para dentro da rede.

Após cerca de vinte minutos de caminhada, cheguei a Tagba. A igreja da Primazia de São Pedro, uma construção modesta junto aos antigos degraus que conduziam à beira do mar, era de aparência bem simples por fora. Naquele trecho de praia da Galileia, em vez de areia, havia muitas rochas; as águas eram calmas. Pedras antigas, por onde teria passado Jesus, serviam de acesso ao local. Uma placa afirmava: “Os atos e milagres de Jesus não são acontecimentos do passado. Jesus espera por aqueles que ainda hoje estão preparados para correr riscos em obediência à Sua palavra, porque confiam totalmente no seu poder.”

O apóstolo nascido com o nome de Simão e batizado por Jesus como Pedro (petra ou pedra, em latim) ouviu ali de seu Mestre o pedido: “Alimenta meus cordeiros” (João 21:17). O templo chamava-se da “primazia” porque foi onde Jesus, depois de ressuscitar, levou os discípulos para tomarem com ele o café da manhã, ocasião em que anunciou que Pedro seria o chefe da futura Igreja: “E eu te darei as chaves do reino dos céus. E tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus; e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus” (Mateus 16:19). Rezei alguns minutos ao lado da pedra na qual, segundo os relatos, Jesus se sentou.

O rigoroso despojamento da igreja era acentuado pelas pedras de basalto pretas usadas em sua edificação. Erguida pelos franciscanos sobre fundações bizantinas, incluía a pedra conhecida como Mensa Christi ou Mesa de Cristo. Ali Jesus “manifestou-se outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades” (João 21:1) e comeram juntos. A luz que penetrava pelos vitrais dava à pedra uma coloração avermelhada.

Em frente à igreja, existia uma espécie de arena onde são celebradas missas e, ao lado, uma estátua retratando Jesus após a ressurreição, quando apareceu pela terceira vez aos seus discípulos. De acordo com o evangelho de São João, ele pousou a mão sobre a cabeça de Pedro e o empossou como o primeiro líder da Igreja Católica.

Durante incontáveis peregrinações, Jesus repetia com insistência: “Vim para ajudar as ovelhas perdidas de Israel.” É provável que não tenha se direcionado para os não judeus por saber que um dos apóstolos se encarregaria posteriormente de executar essa tarefa — no caso, Pedro. Seguro de quem deveria ajudar, estabeleceu-se em um raio de ação compreendendo cinquenta quilômetros a partir de sua residência, ensinando, curando e pregando.

Seu “alvo” específico permitiu-lhe manter-se concentrado no objetivo, sem perder de vista, porém, a premência de treinar elementos multiplicadores de suas ideias. Ele próprio sintetizou a abordagem em relação à liderança, mostrando aos discípulos como liderar, nos moldes do seu exemplo de prestar um serviço desinteressado. Exigiu essa mesma postura de todos aqueles que continuariam sua missão na terra. O estilo de liderança dele implicava dar o máximo em termos de servir, com o mais absoluto altruísmo.

Cidade em Israel

Tiberíades

País no Oriente Médio

 Israel

Leia mais

A igreja dos Pães e Peixes

Em Cafarnaum Jesus operou diversos milagres

Um passeio de barco pelo Mar da Galileia

Meu batismo no rio Jordão, onde Jesus foi batizado  

No monte das Beatitudes, Jesus proferiu o Sermão da Montanha

Conhecendo a cultura dos beduínos

Como comprovar a autenticidade dos lugares sagrados?

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

Nazaré – Os Dez Mandamentos da Liderança

Viagem de incentivo- Terra Santa

Soluções estratégicas para seu evento

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Pague menos e fique de olho nas oportunidades!

É bom conferir se está tudo ok com o veículo

Planejar muito bem para aproveitar as oportunidades e viver experiências incríveis

Em viagens estilo mochilão, quanto mais leve, mais prático

Mostre ao mundo que você não é menos capaz

O sucesso ocorre com “Planejamento Antecipado”

Em viagem, adote a mesma precaução que adota em seu país

Comunicar-se é mais fácil do que você imagina

Destinos desconhecidos costumam oferecer os mesmos atrativos

Uma viagem ao seu interior

eve para a viagem músicas que o motorista goste

Viajar barato qualquer um pode aprender e eu sou a maior prova disso

Fique esperto na hora de comer

Atrasos e cancelamentos de voos são comuns

Entrada de bens adquiridos no exterior

O investimento com um seguro-saúde é considerado relativamente baixo

Motivação para viajar pela Terra Santa

Faça uma viagem econômica na Terra Santa

Alguns cuidados na Terra Santa

Quem eram os autores dos evangelhos?

O significado das palavras Bíblia e Jesus

Por que os romanos eliminaram Jesus de forma tão sumária

Jesus era alegre? Sentia medo?

Você sabe de que Jesus morreu?

Novo Testamento: Versículos referentes aos locais sagrados

Tempo de viagem de carro entre cidades na Terra Santa

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus