Início Serviços na cidade Europa Cidade do Vaticano – Atrações Gratuitas

Cidade do Vaticano – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Vaticano

Cidade do Vaticano

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Basílica de São Pedro
Endereço: Piazza San Pietro, Cidade do Vaticano, Vaticano
Comentário: A Basílica de São Pedro é a maior igreja do cristianismo no mundo. Suas dimensões são impressionantes: 186 m de comprimento, a nave central mede 46 m, a cúpula principal tem 136 m de altura e diâmetro de 42 m. A enorme fachada tem 114 m de largura e 47 m de altura, e todo o interior há uma área de 22.000 m2 e pode abrigar 20 mil pessoas. Possui 45 altares, 11 capelas e algumas das mais importantes obras de arte do mundo. É o ponto alto do passeio. Não pode ser fotografada do lado de dentro, nem tente! Não é permitida a entrada com ombros e joelhos nus. Vale para homens e mulheres, não importa a idade. A Basílica de São Pedro foi consagrada em 1626. A maior parte de sua decoração interna foi criada por Bernini, que trabalhou na igreja durante vinte anos. Dentro da igreja se conserva uma quantidade de obras-primas indescritíveis, listadas a seguir. Cruzando a magnífica nave central, chega-se ao Baldaquino de São Pedro, estrutura arquitetônica monumental construída por Bernini no século XVII. O bronze usado para as quatro colunas do baldaquino foi retirado do Pantheon. Na primeira capela da nave direita, está a majestosa ‘Pietà’ de Michelangelo. O então muito jovem artista à época da criação esculpiu-a a partir de um único bloco de mármore de Carrara. Uma obra de arte universal que hoje é protegida por uma parede de vidro à prova de balas, necessária após o ataque de vandalismo de 1972. No topo da grande cobertura da fachada, existem 13 estátuas do Redentor, de São João Batista e dos apóstolos (com exceção de São Pedro), e os dois grandes relógios nas extremidades. No pórtico, à direita, está a estátua equestre de Constantino e, à esquerda, a estátua equestre de Carlos Magno. E ainda tem a emblemática cúpula da basílica e um dos símbolos de Roma! Projetada por Michelangelo Buonarroti no final de 1546, possui mais de 133 m de altura, 41 m de diâmetro e 551 degraus. Foi erguida por Giacomo Della Porta, que seguindo os desenhos de Michelangelo, completou os trabalhos em apenas dois anos, com a ajuda de mais de 800 homens. Posteriormente, durante o pontificado de Clemente VIII, foi completada a construção da lanterna e a cúpula foi coberta com folhas de chumbo. Em 1593, a grande esfera encimada por uma cruz foi colocada na cúspide da lanterna. O panorama a partir da cúpula é emocionante: avista-se a Praça de São Pedro do alto, o Castel Sant’Angelo e o Rio Tibre. Mas tem um porém, precisa subir 551 degraus! Tem também a possibilidade de chegar até um certo ponto usando um elevador, mas depois precisa subir 320 degraus a pé! A basílica de São Pedro está aberta de segunda-feira a domingo, das 7h até 18h30 e 19h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Capela Sistina
Endereço: , Cidade do Vaticano, Vaticano
Comentário: Sua construção aconteceu entre 1473 e 1481, durante o mandato do Papa Sisto IV, a quem deve seu nome atual. O arquiteto encarregado da construção foi Giovanni de Dolci, sendo a única obra pela qual é lembrado. A Capela Sistina é um dos maiores tesouros do Vaticano, de Roma e do mundo em geral. O que chama a atenção não é sua arquitetura, mas os afrescos que cobrem totalmente as paredes e o teto. Alguns dos artistas mais importantes que trabalharam nela são Botticelli, Perugino, Luca e Michelangelo. Todos os afrescos do teto da Capela são obra de Michelangelo, que levou quatro anos para pintar a abóboda, de 1508 a 1512. As nove histórias do Gênesis ocupam a parte central e nela estão representadas as cenas desde a ‘Embriaguez de Noé’ até a ‘Separação da Luz e da Escuridão’. Sem dúvida, a ‘Criação de Adão’ é a imagem mais conhecida e está localizada na parte central da abóbada, representando o momento que Deus deu vida a Adão. Sobre o altar maior e com dimensões grandiosas (13,7 m por 12,2 m) está outra obra-prima de Michelangelo, o ‘Juízo Final’, que representa o Apocalipse de São João. Para decorar a abside Michelangelo gastou cinco anos da sua vida, desde 1536 até 1541. Foi uma encomenda do Clemente VII para cobrir os murais que existiam até aquele momento. Uma curiosidade: o ‘Juízo Final’, a pintura mais famosa da Capela Sistina, quase foi destruída nos anos que se seguiram após ser mostrada ao público. A Igreja contratou outro pintor para cobrir algumas das genitálias pintadas, não para desfigurar a obra de Michelangelo, mas para salvá-la da fúria daqueles que a consideravam obscena! Para entrar, seja corajoso(a) e faça uma caminhada para passar pelos turistas que se aglomeram pelo caminho. Mas, vale a pena!
Viajando com Sergio Motta
Local: Jardins do Vaticano
Endereço: , Cidade do Vaticano, Vaticano
Comentário: Se você puder, faça uma visita aos jardins do Vaticano, mas somente se o Papa não decidir dar uma passeada por ali bem quando você quiser visitá-los. Os jardins são maravilhosos e vale a pena o passeio para desfrutar da beleza local. São mais de 20 hectares e constituem quase metade de todo o território do Vaticano. O único porém é que só é possível entrar ali com visita guiada.
Viajando com Sergio Motta
Local: Praça São Pedro
Endereço: , Cidade do Vaticano, Vaticano
Comentário: Tem 340 metros de largura, enquanto a elipse tem uma grande extensão de 240 metros. A elipse é parcialmente fechada em ambos os lados por colunas formadas por 284 colunas e 88 pilares. Na parte superior de cada colunata, sobre os balaústres, estão apoiadas 140 estátuas de santos católicos. Na base da grande escadaria que leva à Basílica, há duas grandes estátuas enormes: uma de São Pedro e outra de São Paulo. Todos os domingos ao meio-dia, os fiéis se reúnem para participar do Angelus Domini e receber a benção do Papa, que aparece na janela de seu apartamento. Às quartas-feiras, é realizada a audiência geral, quando é possível ver o Santo Padre rodar com seu papa-móvel entre a multidão. No centro da praça, está o Obelisco do Vaticano com seus 25 metros e feito de granito vermelho sustentado na base por quatro leões de bronze. É o único obelisco em Roma que nunca caiu. Foi confeccionado no Egito por ordem dos romanos e, em seguida, levado a Roma por Calígula. Primeiro, foi colocado no Circo de Nero, e depois ao lado da antiga Basílica de São Pedro. Em 1586, o Papa Sisto V ordenou que fosse transportado para o centro da praça, onde se encontra até hoje.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus