Início Serviços na cidade Europa Nice – Atrações Gratuitas

Nice – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicos históricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Local: Caminhar pela Promenade des Anglais
Endereço: Promenade des Anglais, Nice, França
Comentário: O Passeio dos Ingleses é a rua mais famosa de Nice, uma charmosa avenida de ruas largas que beira a costa, banhada pela praia Baie des Anges. Esta área concentra a maior parte das atrações, sempre cheia de gente fazendo cooper, passeando, pedalando. Para curtir o local, a melhor forma é passear a pé, sem pressa, e admirar o visual composto pela água azul-turquesa e coqueirais. A orla de 7 km de extensão foi construída em 1820. Por ali estão o belíssimo Palais de La Méditerranée, o casarão Villa Masséna, o Parque Phoenix, o imponente hotel Le Negresco em estilo belle époque, além de uma dúzia de clubes de praia e ciclovias que chegam até às cidades vizinhas. Andando para esquerda de quem olha para o mar, a Promenade des Anglais vira o Quai des États-Unis. Seguindo esse sentido, em alguns minutos, você chega ao elevador que dá acesso à Colina do Castelo (Parc de la Colline du Chateau).
Viajando com Sergio Motta
Local: Hotel Negresco
Endereço: Prom. Des Anglais, 37, Nice, França
Comentário: O Hotel Negresco (que serviu de inspiração para o Copacabana Palace) tem mais de 100 anos e uma arquitetura exterior muito charmosa. O edifício tem uma cúpula rosada projetada por Gustave Eiffel, o mesmo que assina a torre da capital francesa. A fachada estilo belle époque chama a atenção. Em 2003, o governo francês outorgou ao prédio o status de Monumento Histórico Nacional. Infelizmente, não é permitida a visita de quem não esteja hospedado. Contente-se em contemplar a fachada, que fica mais linda ainda à noite com a iluminação.
Viajando com Sergio Motta
Local: Colina do Castelo (Parc de la Colline du Chateau)
Endereço: Colina do Castelo (Parc de la Colline du Chateau), Nice, França
Comentário: Há um elevador (próximo à Rue des Ponchettes) e um trenzinho (em frente ao Jardim Albert I) como opção para acessar a Colina do Castelo (Parc de la Colline du Chateau), 92 m do nível do mar. Embora não haja nenhum castelo, há um parque grande, bonito e com a melhor vista panorâmica da cidade e região. Foi o primeiro lugar a ser habitado em Nice. Porém, no século 19, as construções foram destruídas e o rei Luís XIV ergueu um imponente castelo, hoje em ruínas.
Viajando com Sergio Motta
Local: tour a pé pela Vieux-Nice Vieux-Nice (parte velha)
Endereço: Vieux-Nice (parte velha) , Nice, França
Comentário: Comece o passeio pela Vieux-Nice, a parte velha da cidade, e aprecie a arquitetura dos casarões coloridos, ruas estreitas, praças com fontes e jardins floridos. O bairro antigo não é muito grande, então você pode se perder à vontade pelas ruelas estreitas cercadas de construções centenárias de arquitetura barroca. A rua principal dessa área é a Cours Saleya, onde fica o Marchéaux Fleurs, mercado de flores cheio de restaurantes e barraquinhas com frutas, legumes, especiarias e doces variados. Funcionam todos os dias de manhã, exceto às segundas-feiras. Continue seguindo por pontos específicos como a Place du Palais, praça que recebe feirinhas de artesanato e também onde fica o Palácio da Justiça. Vale a pena passar pela Place Rossetti, onde fica a Cathédrale de Sainte-Réparate e uns cafés e sorveterias, além do Palais Lascaris, um palácio barroco do século 17.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu Matisse
Endereço: Avenue des Arènes de Cimiez, 164, Nice, França
Comentário: Dedicado ao famoso pintor francês Henri Matisse, reunindo uma das maiores e melhores coleções do mundo sobre seu trabalho. A exposição é traçada em ordem cronológica, seguindo todas as etapas de suas obras. Foi inaugurado em 1963. A coleção permanente do museu é composta por uma variedade de doações, principalmente as do próprio Matisse, que viveu e trabalhou em Nice de 1917 a 1954, e de seus herdeiros, bem como as obras doadas pelo Estado. O museu abriga 68 pinturas a óleo e guaches, 236 desenhos, 218 cópias, 95 fotos, 57 esculturas e 14 livros ilustrados por Matisse, 187 objetos pessoais, tapeçarias, cerâmicas, vitrais e documentos. Pegue o ônibus nº 15, 17, 20 ou 22 da Place Masséna até Arenes ou Monastére. Aberto das 10h às 18h. Fechado às terças. Entrada franca!
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de Arqueologia
Endereço: Avenue des Arènes de Cimiez, 160, Nice, França
Comentário: Dedicado à história antiga, criado em 1960. Originalmente, o museu ocupava o andar térreo do atual museu Matisse. Em 1989, ele foi transferido para um edifício de vista ultramoderno, situado no local das ruínas da antiga cidade romana de Cemenelum. Tem evidências arqueológicas da história antiga de Nice e coleções antigas de outros sítios. O museu também abriga exposições temporárias. Pegue o ônibus nº 15, 17, 20, 22 da Place Masséna até Arenas ou Monastére. Gratuito. Aberto de terça a sábado das 10h às 12h e das 14h às 18h, domingo das 14h às 18h.
Viajando com Sergio Motta
Local: MAMAC- Museu de Arte moderna e Contemporânea
Endereço: Place Yves Klein, Nice, França
Comentário: Inaugurado em 1990 e pertence ao trio cultural que inovou a cidade, juntamente com o Théatre Nacional de Nice e a Biblioteca Louis Nucera. É composto por quatro torres de mármore ligadas por corredores de vidro. É um ponto turístico incrível, principalmente pela arrebatadora arquitetura. Quanto ao acervo, prepare-se para ver obras de arte maravilhosas e passar um bom tempo apreciando-as! Aberto das 10h às 18h, fecha às segundas. Entrada franca.
Viajando com Sergio Motta
Local: Museu de Belas Artes
Endereço: Avenue des Baumettes, 33, Nice, França
Comentário: Seu nome completo é o Museu de Belas Artes Jules Cheret, porque o museu tem uma grande coleção do pintor e artista de cartaz morreu em Nice, em 1932. A cidade de Nice comprou a casa em 1925 para instalar o Museu de Belas Artes. A villa reformada foi inaugurada em 1928. As fachadas na arquitetura genovesa maneirista e telhados do edifício estão listados como monumentos históricos. Pegue o ônibus nº 38 até Cheret ou nº 3, 7, 12, 18 ou 22 até Grosso. Gratuito. Aberto de terça a domingo das 10h às 12h e das 15h às 18h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Igreja e Mosteiro de Cimiez
Endereço: Place du Monstére, Nice, França
Comentário: Em Cimiez, bairro local. A igreja abriga obras do artista italiano medieval Ludovico Brea. Em exibição, estão também mais de 300 documentos e obras de arte datadas do século 15 ao 18. Os pintores Henri Matisse e Raoul Dufy e o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1937, Roger Martin du Gard, encontram-se sepultados no cemitério próximo. Pegue o ônibus nº 15 da Place Masséna até Monastera. Gratuito. Aberto de terça a domingo das 10h às 12h e das 15h às 18h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palais Lascaris
Endereço: Rue Droite, 15, Nice, França
Comentário: É um edifício aristocrático do século XVII e, atualmente, um museu de instrumento musical. Localizado na parte velha de Nice, abriga uma coleção de mais de 500 instrumentos, o que o torna a segunda coleção mais importante da França. Construído na primeira metade do século XVII e alterado no século XVIII, o palácio foi propriedade da família Vintimille-Lascaris até 1802. Em 1942, foi comprado pela cidade de Nice para criar um museu. O museu foi aberto ao público em 1970. Em 2001, as coleções históricas de instrumentos musicais da cidade de Nice foram transferidas do Musée Masséna para o Palais Lascaris. Em 2011, a exposição permanente de instrumentos musicais foi finalmente aberta ao público. Vá até o Vieux Nice e siga as placas para o palácio. Gratuito. Aberto de terça a domingo das 9h30 às 12h e das 14h30 às 18h.
Viajando com Sergio Motta
Local: Igreja Notre Dame
Endereço: Rue d'Italie, 2, Nice, França
Comentário: Inspirada na igreja de mesmo nome de Paris foi construída em 1860 e tem uma linda fachada gótica. A basílica foi projetada por Louis Lenormand e é a maior em Nice, mas não é a catedral. Suas características mais proeminentes são as duas torres quadradas de 65 m de altura que dominam a frente leste, juntamente com uma grande rosácea com cenas da Assunção de Maria.
Viajando com Sergio Motta
Local: Notre-Dame du Port
Endereço: Place de l'Île de Beauté, Nice, França
Comentário: Também chamada de Igreja da Imaculada Conceição, localizada no primeiro porto da cidade. Foi erguida a partir de 1840 para 1853, de acordo com os planos do arquiteto Joseph Vernier. O estilo é neoclássico. A fachada com colunas foi adicionada em 1896 pelo arquiteto Jules Febvre. A igreja está listada como monumento histórico desde 1991 e parte do complexo arquitetônico Ile de Beauté construído no século XIX.
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral Russa Ortodoxa de São Nicolau
Endereço: Avenue Nicolas II, Nice, França
Comentário: A maior catedral ortodoxa fora da Rússia, inaugurada em 1912, foi financiada pelo imperador russo Nicolau II e se destaca pela arquitetura típica da antiga União Soviética. Funciona como lugar de adoração ao patriarcado de Moscou e inclusive pertence à Federação Russa. É um dos monumentos mais visitados de Nice e tem entrada gratuita.
Viajando com Sergio Motta
Local: Catedral de Nice
Endereço: Pl. Rossetti, 3, Nice, França
Comentário: A Catedral de Nice é também o lugar da Diocese da cidade e fica na parte antiga, na Vieux Nice. Foi construída até 1699, ano no qual se consagrou. Sua homenageia à Assunção da Virgem Maria e hoje é um dos principais pontos turísticos. Foi classificado como um monumento nacional desde 9 de agosto de 1906.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palais Nikaia
Endereço: Bd du Mercantour, 163, Nice, França
Comentário: É um teatro com capacidade máxima de 9.000 assentos. Tornou-se o quarto maior na região. Foi construído em 2000.
Viajando com Sergio Motta
Local: Observatório
Endereço: Boulevard de l'Observatoire, Nice, França
Comentário: O arquiteto foi Charles Garnier e Gustave Eiffel fez a cúpula do observatório. O telescópio refrator começou a funcionar em 1887, e é o maior (76 cm) em um observatório privado.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus