Início Serviços na cidade Europa Bolonha – Atrações Gratuitas

Bolonha – Atrações Gratuitas

COMPARTILHE

Quando exploramos uma cidade, existem inúmeras oportunidades no roteiro. Há muitas atrações gratuitas entre museus, parques, locais públicoshistóricos, roteiros a pé… Depende do seu interesse em explorar essas opções e economizar para gastar com outras prioridades. Peço que contribua com alguma dica do que experimentou na sua viagem para que o próximo viajante desfrute desse momento. A minha filosofia de vida que acredito ser a missão dos viajantes é: Planejar. Viajar. Aprender. Compartilhar. Inspirar.

Cidades na Itália

Florença| MilãoGênovaRoma | Turim | Veneza | Pisa | Verona | Bolonha | Brindisi

Países na Europa

 Alemanha |  Áustria |  Bélgica |  Dinamarca |  Escócia |  Espanha |  Finlândia |  França |  Grécia |  Holanda |  Hungria |  Inglaterra |  Irlanda |  Irlanda do norte |  Itália |  Luxemburgo |  Noruega |  País de Gales |  Polônia |  Portugal |  Principado de Mônaco |  Republica Tcheca |  Suécia |  Suíça |  Vaticano

Local: Tour a pé pela Piazza Maggiore
Endereço: Piazza Maggiore, Bolonha, Itália
Comentário: Considerada a principal praça de Bolonha e grande centro da cidade, envolta por uma herança totalmente medieval. Uma série de belos palácios circunda a praça quadrangular, onde concentram-se as principais atrações. A Piazza Maggiore é composta pela Basílica de San Petrônio, uma das maiores do mundo; o canto noroeste abre para a Piazza Del Nettuno, com a Fonte de Netuno, símbolo de Bolonha construído em 1566; o canto nordeste se abre para a estreita Piazza Re Enzo, correndo ao longo dos flancos do Palácio Re Enzo que se funde ao Palazzo del Podestà; o Palazzo Comunale, sede da câmara municipal desde 1336; e o bairro histórico, conhecido como Quadrilátero, cheio de bares, lojas e restaurantes. É tão linda que você vai querer passar horas observando os transeuntes e habitantes da cidade! Durante os meses de verão, se transforma num grande cinema ao ar livre.
Viajando com Sergio Motta
Local: As “torres gêmeas” da Idade Média
Endereço: Piazza di Porta Ravegnana, Bolonha, Itália
Comentário: As torres são parte do espetáculo arquitetônico da cidade. Assim como ocorria em outras cidades da Itália, era comum as famílias da Idade Média construir torres nas suas casas. Em Bolonha, dizem que havia mais de 200 delas. Hoje em dia, pouco mais de 20 torres permanecem em pé! As torres Asinelli e Garisenda são duas delas. A torre Asinelli foi construída em 1109 é a mais alta, com quase 97,5 m de altura e cerca de 498 degraus até o topo. A torre Garisenda, a torre torta mede 47 m e foi construída na mesma época. Entortou desse jeito por conta do solo e da fundação. Inclusive, esta teve que ser diminuída no século 14 para não cair de vez. A diferença é que esta torre não permite a entrada.
Viajando com Sergio Motta
Local: Piazza Del Nettuno
Endereço: Piazza del Nettuno, Bolonha, Itália
Comentário: A Piazza Del Nettuno, onde está o Palazzo Re Enzo, também é cercada pela Via Rizzoli e Piazza Re Enzo. A fonte de Netuno, no centro da praça, é uma fonte monumental familiarmente chamado pelo Bolognese "the Giant", atribuída ao escultor flamengo Giambologna que a executou em 1565.
Viajando com Sergio Motta
Local: Fonte de Netuno
Endereço: Piazza del Nettuno, Bolonha, Itália
Comentário: Fonte cívica monumental situada na Piazza del Nettuno. A figura de bronze de Netunoé um trabalho de Giambologna, terminada em, aproximadamente, 1567. O logotipo da empresa de automóveis Maserati é baseado no tridente desta estátua de Netuno. Em 1920, um dos irmãos Maserati, o artista Mario Maserati, usou este símbolo no logotipo por sugestão do amigo da família Marquês Diego de Sterlich. Além disso, a estátua é um símbolo característico da cidade.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palazzo Comunale
Endereço: Piazza Maggiore, 6, Bolonha, Itália
Comentário: É um palácio italiano formado por um conjunto de edifícios que se uniram no decorrer dos séculos. Inicialmente, foi a habitação de Francesco Accursio, jurista e mestre de direito no Estúdio Bolonhês. Só em 1336 se tornou residência dos anciões (Anziani), a máxima magistratura da comuna e, deste modo, sede do governo da cidade. No século XV, foi reestruturado por Fioravante Fioravanti, que acrescentou, entre outros elementos, o relógio da Torre d'Accursio. Abriga uma exposição de arte. Destacam-se, na sua fachada, o relógio da torre e a estátua de bronze do Papa Gregorio XIII (que era bolonhês) em cima de um belo portal.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palácio de Podestà
Endereço: Piazza Maggiore, 1, Bolonha, Itália
Comentário: Onde ficava a antiga sede do governo, foi construído por volta de 1200. Fica na Piazza Maggiore, perto do Palazzo Comunale e de frente para a Basílica de San Petronio. Em 1245, foi ladeado pelo Palazzo Re Enzo, sobre o qual se ergue a Torre dell'Arengo, cujo sino foi usado para chamar o povo durante as emergências. O Palazzo Del Podestà é um edifício imponente, com um grande salão no piso superior. O piso inferior é uma arcada aberta dupla, o chamado Voltone Del Podestà , através do qual passam duas pistas de lojas.
Viajando com Sergio Motta
Local: Palazzo Re Enzo
Endereço: Piazza del Nettuno, 1/C, Bolonha, Itália
Comentário: Tem o nome de Enzio da Sardenha, filho de Frederico II, que ali esteve preso de 1249 até a sua morte, em 1272. Foi construído em 1245 como uma extensão do Palazzo del Podestà. Foi inicialmente conhecido como Palatium Novum ("Nova Palácio"). Há 2 destaques neste conjunto de edifícios: A Torre dell’Arengo, bem no centro e abriga o maior sino da cidade utilizado em outras épocas para alertar a população em situação de emergência; o Voltone Del Podestà, uma passagem que liga as Piazzas del Netuno à Re Enzo. Passando por entre os dois palácios, existe uma abóboda sustentada por 4 pilares laterais, formando uma cruz. Esse conjunto produz um efeito acústico interessante: se uma pessoa estiver de frente para um desses pilares e sussurrar alguma coisa, outra pessoa consegue escutar o que foi dito, estando de frente para o pilar do lado oposto.
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica de São Domingos
Endereço: Piazza Galvani, 5, Bolonha, Itália
Comentário: Uma das igrejas mais importantes, sede principal da ordem dos dominicanos. A basílica destinada a abrigar o túmulo de São Domingos (Domenico, em italiano), fundador da ordem dos dominicanos, começou a ser construída em 1221, logo após sua morte. Entre 1219 e 1243, a igreja e o convento de São Nicolau foram transformados em um grande complexo. A igreja foi aumentada (com a demolição da abadia e a ampliação da nave) e foi construída uma fonte românica voltada à bela Praça São Domingos. A Basílica passou a ser um modelo de numerosas igrejas ao redor do mundo. A igreja possui um frontão triangular e outras características românicas. Começou a adquirir obras de arte, acumulando com o tempo uma vasta coleção de renome, com maravilhas de Giunta Pisano, Nicola Pisano, Arnolfo di Cambio, Niccolo dell' Arca, Michelangelo, Iacopo da Bologna, Guido Reni, Guercino e Filippino Lippi. O destaque vai para a Arca di San Domenico, o túmulo do santo, ricamente decorado por artistas italianos como Nicola Pisano e o mestre Michelangelo (que trabalhou ali no início de sua carreira artística). Mas engana-se quem acha que todos os restos mortais do santo estão ali dentro. Sua cabeça foi separada do corpo, colocada dentro de relicário dourado e guardado num local específico atrás do sarcófago.
Viajando com Sergio Motta
Local: Basílica Santo Stefano
Endereço: Via Santo Stefano, 24, Bolonha, Itália
Comentário: Abrange um complexo de edifícios religiosos, localizada na Piazza Santo Stefano. É conhecida por Sette Chiese ("sete igrejas") e Santa Gerusalemme ("Jerusalem santamente"). Segundo a tradição, São Petrônio, bispo da cidade durante o século V, construiu a basílica sobre um templo da deusa Isis. O santo desejava ter um edifício que recordasse a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Trata-se de um conjunto de 4 igrejas interligadas (eram 7, originalmente) que estão reunidas embaixo de um mesmo telhado: Igreja do Crucifixo, simples e comprida, datada do século 11, fica logo na entrada do complexo; Basílica do Santo Sepulcro, também do século 11, abriga o túmulo de São Petrônio (o padroeiro da Bolonha), cujo desenho foi inspirado no Santo Sepulcro de Jerusalém; o pátio anexo, cuja lenda diz que a bacia da fonte que há no centro seria a lendária pia em que Poncio Pilatos lavou suas mãos na condenação de Jesus Cristo; Basílica de Santi Vitale e Agricola, ao lado da Basílica do Santo Sepulcro, se destaca por ser a mais antiga da cidade (data do século V) e também por possuir o túmulo destes santos que lhe dão o nome; Igreja da Trindade, atrás do pátio onde está a suposta pia de Pilatos. O destaque é o pequeno museu de arte sacra que há lá dentro.
Viajando com Sergio Motta
Local: Santuário da Madonna de San Luca
Endereço: Via di San Luca, 36, Bolonha, Itália
Comentário: Igreja basílica situada no topo de uma colina arborizada, Colle ou Monte della Guardia, a 300 metros acima da planície da cidade e sudoeste do centro histórico da cidade. Enquanto uma estrada agora leva ao santuário, também é possível alcançá-lo ao longo de um monumental telhado (Portico di San Luca) composto por 666 arcos, construído em 1674-1793. Foi concebido para proteger o ícone. Uma procissão anual da Catedral de San Pietro do centro de Bolonha ao Santuário segue por este caminho.
Viajando com Sergio Motta

Seja um VIAJANTE TOP! Insira sua experiência no destino e inspire novos viajantes.
Deixe aqui sua sugestão...

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus