Início Matérias Comportamentais Na Argentina, o principal produtor de vinhos encontra-se na cidade de Mendoza

Na Argentina, o principal produtor de vinhos encontra-se na cidade de Mendoza

COMPARTILHE

A melhor época para conhecer as vinícolas argentinas é entre fevereiro e março, no período de colheitas, quando as parreiras estão carregadas e bonitas.

Os vinhos argentinos são bastante procurados pelos brasileiros por causa da proximidade entre os países e são mais econômicos.

Na Argentina, o principal pólo produtor encontra-se na cidade de Mendoza, encravada no meio da Cordilheira dos Andes. A cidade, responsável pela fabricação de um dos mais prestigiados vinhos do tipo Malbec do mundo, tem mais de mil vinícolas, porém um pouco mais de cem são abertas à visitação.

Não se esqueça de checar a possibilidade de comprar garrafas, pois os preços saem mais em conta do que em mercados.

Os passeios podem ser feitos com e sem degustação e, se você comprar rótulos no local, a degustação sai grátis. A quantidade de garrafas que podem ser vendidas é, no entanto, limitada.

Há diversas agências de turismo que promovem tours pelas vinícolas de Mendoza. Contate umas destas ou mesmo no hotel em que você está hospedado para saber mais sobre tours especializados.

As vinícolas visitadas são pré-definidas e os preços variam. Para explorar bem as vinícolas, fique uns dois ou três dias a mais em Mendoza.

Você pode optar em ir às vinícolas mendocinas de bicicleta, ônibus, carro ou até mesmo a pé. Uma das formas mais baratas de fazer esse passeio é alugando uma bicicleta. Várias locadoras de bikes têm convênio com as bodegas e dão descontos caso você visite a vinícola parceira.

Para fazer as visitas de ônibus, programe-se bem quanto aos horários e o quanto terá que caminhar até chegar ao local. Se você tem condições de alugar um carro, vale bastante a pena. Assim, você aumenta a chance de conhecer um número maior de bodegas com mais conforto.

Além de optar por seu meio de transporte, planeje o horário de visitação. Saiba que almoçar nas bodegas sai mais caro. Para não pesar financeiramente, sugiro que se organize para fazer as visitas pela manhã e tome um café reforçadíssimo.

Se você é um apaixonado por vinhos, não exagere e não visite mais que três vinícolas por dia. Ao chegar à última, você não terá tanta vontade de beber assim, seu paladar não estará tão aguçado, principalmente se você tiver almoçado.

Há passeios muito interessantes para os apreciadores de vinhos espalhados pelo mundo todo, pois o enoturismo é uma atividade que sempre esteve em alta.

As visitações às vinícolas são passeios que valem muito a pena, pois além de permitirem contato com o processo de produção da bebida, o visitante é brindado com as belíssimas paisagens que só estes locais proporcionam e uma degustação do produto ao final.

A produção de cada tipo de vinho (tinto, branco, rosé, etc) depende de fatores como clima e tipo de solo para o plantio das uvas. Existem períodos mais favoráveis que outros para as visitações.

Entre as mais famosas estão:

  • Bodega Catena Zapata, Valle de Uco: oferecem um passeio bem estruturado e informativo. Por isso, é super procurado e lotado de turistas. Faça sua reserva antes.
  • Bodega Andeluna Cellars, Valle de Uco: tour de alta informação e organização. No final da visita guiada, você escolhe as amostras de vinhos que quer provar!
  • Bodegas Salentein, Valle de Uco: uma das 5 melhores de Mendoza, com instalações impecáveis. Tour bem estruturado e rótulos excelentes.
  • Bodega Luigi Bosca, Luján de Cuyo: ótimo local para uma boa degustação, que inclui até quatro rótulos. O local permite negociar preços de seus rótulos aos compradores, ou seja, dá para pechinchar! O tour é realizado por guias experientes.
  • Bodega Carmelo Patti, Luján de Cuyo: a visita tem bastante calor humano, pois a vinícola é familiar. Você é recebido pelo próprio dono, Carmelo, e familiares. Ótima pedida para saborear deliciosos vinhos e ouvir histórias mendocinas.
  • Bodega Lagarde, Luján de Cuyo: Excelente visita guiada! As explicações sobre o processo produtivo, da colheita das uvas ao engarrafamento são super didáticas.
  • Bodega Cavas de Weinert, Luján de Cuyo: a sede é um castelinho cujo dono é brasileiro. Além das caves e barris muito antigos, o lugar tem um barril monumental, com capacidade para 44 mil litros de vinho, e ainda em uso. Oferecem 10% de desconto para pagamentos em dinheiro na compra de seus rótulos.
  • Bodega Tapiz, Luján de Cuyo: além do cenário de sonho, vinhedos verdejantes e perfumados e a visão da Cordilheira, o diferencial deste passeio é que ele é feito em uma carruagem puxada por cavalos. É a única bodega em Mendoza que permite experimentar o vinho antes do final da visita.
  • Bodega Dominio del Plata, Luján de Cuyo: o tour inclui conhecer as instalações, linhas de produção e a degustação.
  • Bodega Terraza de los Andes, Luján de Cuyo: o tour explica sobre o envelhecimento dos vinhos, diferentes uvas e suas altitudes de cultivo. Esta última, aliás, dá a origem do nome ‘terrazas’. Possui Wine Bar e restaurante.
  • Bodega Séptima, Luján de Cuyo: aos pés da Cordilheira dos Andes! O local é grande e de arquitetura bonita. Além dos vinhos também fabricam, e oferecem degustação, de espumantes.
  • Bodega Chandon, Luján de Cuyo: famosa por seus espumantes. A possui um jardim magnífico. O passeio é super interessante. Esta é uma vinícola de produção em grande escala, com mais de 6 milhões de garrafas por ano).
  • Bodegas López, Maipú: outra bodega de produção em larga escala e uma das 5 maiores de Mendoza. Ali, você conhece o funcionamento de uma indústria de vinho. O tamanho dos equipamentos é espantoso. Tanto o passeio guiado quanto a degustação nesta bodega são gratuitos.
Cidade na Argentina

Mendoza

Países nas Américas

 Argentina |  Bolívia |  Chile |  Curaçao |  Estados Unidos |  Peru |  Uruguai

Sugestão do Blog

Palestra Motivacional + Livro + Viagem de Incentivo

 

Leia mais

Minha viagem com o padre Marcelo Rossi e o Gugu

A produção da bela Toscana remonta à ocupação humana na região!

A região do rio Douro é o berço do famoso e delicioso vinho do Porto!

A região é a mais importante na produção dos vinhos espanhóis!

No Chile tem que fazer um passeio e tomar uma taça

Um dos maiores prazeres ao visitar Bordeaux!

Entrevista I – A origem do Viajante Profissional

Biografia

Palestra Motivacional- Soluções Criativas para você e sua empresa

No seu evento com o profissional Sergio Motta

Livros de Viagens

Soluções estratégicas para seu evento

Fique esperto na hora de comer

Viajar no feriado pode acabar se transformando em um grande estresse

Berlim tem na comida de rua um de seus pontos fortes!

Certifique se elas curtirão o passeio

Berlim é um dos destinos gay friendly mais conceituados no mundo!

Em Florença, algumas ruas são verdadeiros redutos de compras!

Em Londres há muitas opções de transporte

Atlantic City dispõem de uma ótima infraestrutura para diversão!

É um local flutuante e chamativo em Buenos Aires!

Las Vegas é a cidade referência mundial em diversão!

Na charmosa Riviera Francesa é um dos mais luxuosos do mundo!

No balneário de Punta del Este, figura um dos principais do mundo!

Os britânicos apreciam uma boa cerveja na temperatura de 12 graus Celsius!

Os EUA sempre foram uma nação consumidora de cerveja!

Se o assunto é cerveja, a Alemanha é primeiro país que vem à mente!

A fábrica da Guinness é um destino de peregrinação para quem visita Dublin!

Na Holanda, a tradição da cerveja é mundialmente conhecida!

A Alemanha possui uma quantidade impressionante que são obras de arte!

A Inglaterra preserva o charme e a exuberância de seus palácios!

A Itália é um dos países europeus que mais abriga no continente

Os espanhóis impressionam por suas diferentes arquiteturas e histórias!

A Alemanha é o número um da cerveja e número dois do uísque!

Meu amigo de quatro patas Portuga

Meu encontro com Pachamama

Locação de filmagem de Bagdad Café

O Monte das Oliveiras, uma colina na parte oeste de Jerusalém

O muro das Lamentações na minha jornada espiritual

O túmulo de Maria ao pé do monte das Oliveiras

Na vida, na maioria das vezes, estamos negociando

Investir no bem estar das pessoas é redobrar a sua produtividade

Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar ao blog viajandocomsergiomotta sobre os erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao blog

Compartilhar

Preencha os campos abaixo para compartilhar esta postagem.

Indo Viajar

Gostaria de obter informações, dicas, sugestões, conselhos e quem sabe nos encontramos no local. Por isso estou deixando alguns dados para encontrar-me no Facebook do Grupo Viajando com Sergio Motta.
OBS: Seus dados ficaram por 6 meses após a data de partida expirar. Seja um VIAJANTE TOP.
NomeFacebookDestino(s)ChegadaPartidaStatus

Os 5 relatos das minhas Viagens Aprendizados pelo mundo

Viagens de Incentivo
Palestra Motivacional